Jogos

NOTA tt
5.3

Review Ghostbusters

Apesar de não ser baseado no novo filme, game faz de tudo para ser bem próximo. Confira o review:

Felipe Vinha
por
em

Ghostbusters é o novo game de ação para PS4, Xbox One e PC que tenta pegar carona no filme Caça-Fantasmas, remake/reboot inspirado pelo clássico dos anos 80. Porém, o jogo traz uma dinâmica inédita, além de personagens novos e que não estão em nenhum filme, como forma de tentar inovar. O esforço é válido, mas o resultado fica bem longe do esperado. Confira o review e entenda:

Top 10: Melhores jogos baseados em filmes

Quem podemos chamar?

A pergunta parece errada, mas é proposital. A questão “quem você vai chamar?”, que acompanha a série Caça-Fantasmas há décadas, parece perdida aqui. Frente ao novo game, quem podemos chamar? A quem recorrer para nos salvar do que vem adiante? É verdade que a intenção foi boa, mas não se trata de um título digno da história da saga.

Ghostbusters é o nov game da série Caça-Fantasmas (Foto: Divulgação/Activision)Ghostbusters é o nov game da série Caça-Fantasmas (Foto: Divulgação/Activision)

Ghostbusters começa tranquilo e promissor, com uma tela de título pomposa e que chama a atenção, mas logo se inicia o show de problemas. As cenas do game que contam a história, e como tivemos a reunião desse novo grupo, são mostradas com gráficos bem básicos, que parecem ter saído de um desenho animado em computação gráfica do início dos anos 2000.

Isso já seria problema o suficiente, se não fosse pelo fato de que o game é pouco otimizado para rodar em qualquer uma de suas três plataformas em que saiu. O resultado disso se traduz em “cutscenes” lentas e que transmitem um sentido de “trabalho mal realizado”, ou, no mínimo, realizado com pouco capricho.

Ghostbusters (Foto: Divulgação/Activision)Ghostbusters (Foto: Divulgação/Activision)

Os mínimos detalhes parecem não salvar um game que já nos mostrou ter problemas nos seus primeiro segundos, mas a história até que não é ruim. Ela diverte no ponto ideal da saga Caça-Fantasmas, com personagens carismáticos, marcantes e diversificados. Tudo lembra um desenho animado dos anos 90 bem produzido, com exceção dos problemas técnicos já citados.

Veja ofertas e promoções do Ghostbusters na Amazon.com.br

Prepare os prótons!

Vamos à jogabilidade: ao menos ela deve salvar o jogo, certo? Na verdade não é bem assim. A falta de capricho – e de preocupação – atingiu até mesmo o ponto principal do game. Seus controles são bem básicos e não comprometem, mas a diversão fica lá embaixo, com cenários repetitivos, chatos e pouco empolgantes.

Ghostbusters (Foto: Divulgação/Activision)Ghostbusters (Foto: Divulgação/Activision)

Ghostbusters é um jogo de tiro com alavancas analógicas, ou seja, controlamos o personagem em cenário 3D e visão isométrica com uma das alavancas, enquanto com a outra miramos os tiros que precisam ser direcionados aos inimigos – neste caso fantasmas e criaturas similares.

O problema é que os personagens realmente usam tiros, armas de fogo modificadas com algum tipo de tecnologia fantástica, e não sua mochila de raio de prótons, que só é utilizada com golpes especiais e contra chefões, mais adiante.

Ghostbusters (Foto: Divulgação/Activision)Ghostbusters (Foto: Divulgação/Activision)

As fases não ajudam em nada em favor ao jogo. Elas são praticamente iguais e chatas de se terminar. Os inimigos se repetem, há pouca emoção envolvida e não há muito a ser feito a não ser por atirar em todos os lados e ver quem atinge. Contra os chefões a coisa muda um pouco de figura, mas nada que vá te salvar do completo tédio.

Outro problema é que o game depende muito do seu modo cooperativo, entre até quatro participantes, mas ao mesmo tempo ele não oferece multiplayer online. Ou seja: se você não tem mais três amigos ou amigas, e três controles, prepare-se para passar frustração em boa parte de Ghostbusters – principalmente na versão PC, que complica a questão “controles disponíveis”.

Ghostbusters (Foto: Divulgação/Activision)Ghostbusters (Foto: Divulgação/Activision)

Ghostbusters ao menos tem visual simpático, seja na fase ou fora delas. Como dissemos, os personagens são carismáticos, mas o jogo acaba não desenvolvendo essa história e pano de fundo. Apesar de tudo, a trilha sonora clássica está presente e os efeitos sonoros não comprometem, porém não é como se precisasse, já que todo o resto do game é pouco recomendado.

Conclusão

Ghostbusters chega junto com o novo filme das Caça-Fantasmas, mas não respeita o legado da série e apresenta um jogo que soa até incompleto. Controles básicos, porém pouco inspirados, fases que não empolgam, velocidade do game extremamente lenta, pouca coisa a se fazer nos cenários e entre eles, enfim, uma série de problemas atingem o título – ao menos ele te visual criativo e simpático, mas não chega a salvá-lo do restante dos percalços. Aqui os fantasmas dominaram.

Quais os melhores MMORPGs para navegador? Opine no Fórum TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
5.3
Gráficos
7
Jogabilidade
3
Diversão
4
Som
7

Prós

  • Trilha sonora
  • Visual está caprichado em alguns pontos

Contras

  • Bugs de lentidão
  • Poucas fases presentes
  • Controles sem graça e sem novidades
  • Fases sem emoção ou variedade
  • Depende muito do multiplayer
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willian G
    2016-07-17T13:10:44  

    O erro de português logo na chamada foi demais. "Pegão" ou pegam carona? A coisa está feia hein Globo!

    recentes

    populares

    • Willian G
      2016-07-17T13:10:44  

      Jogo baseado em filme eu passo longe. Geralmente é uma bomba.

    recentes

    populares

    • Willian G
      2016-07-17T13:10:44  

      É o jogo que hoje esta R$ 200,00, daqui a uma semana R$ 150,00, um mês eles anunciam 50% desconto, com 02 meses 75% e com 03 meses sai de graça para os assinantes da Live