Câmera

NOTA tt
9.0

Review GoPro HD Hero 2

Confira o review da GoPro HD Hero 2, a câmera ideal para aventureiros. Pequena, resistente e poderosa, ela é ótima para os amantes de esportes, sejam eles radicais ou não.

Thiago Barros
por
em

Fazer fotos e vídeos de aventuras é uma tarefa bem agradável com a GoPro HD Hero 2. Voltada justamente para este tipo de público, a câmera oferece muitas opções interessantes para registrar momentos inesquecíveis em situações em que não é possível utilizar uma compacta ou uma DSLR tradicional.

GoPro HD Hero 2 vista de frente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)GoPro HD Hero 2 vista de frente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Obviamente, por seu tamanho, a GoPro apresenta muitas vantagens e desvantagens. As dimensões da câmera são ótimas para facilitar o manuseio, porém fazem com que ela tenha um sensor não tão avançado e também seja difícil de segurar com mãos firmes em alguns momentos, o que pode gerar fotos um pouco tremidas e pixelizadas.

No geral, a qualidade das imagens não se equivale a de câmeras mais avançadas. Apesar disso, ela vale pela praticidade e pelo fato de permitir cliques em ocasiões em que máquinas tradicionais e profissionais ficam de fora, como no fundo do mar ou no capacete de quem está andando de bicicleta, por exemplo.

Visual e dimensões da Hero 2

Visualmente, a GoPro não é uma câmera das mais atrativas. Ela não tem sequer aquela tradicional tela na parte traseira, para visualizar imagens. Ou seja, para capturar as fotos e vídeos, é preciso ir “na sorte”. E este é um dos pontos negativos que a câmera tem por ser tão pequena. “Ossos do ofício”.

GoPro HD Hero 2 tem dimensões bem pequenas (Foto: Thiago Barros/TechTudo)GoPro HD Hero 2 tem dimensões bem pequenas (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

A Hero 2 mede apenas 5 cm de altura, 3 cm de largura, 7 cm de comprimento e pesa só 280 g – sem o case à prova d’água e de choque. Mesmo com o acessório, ela tem um “grip” agradável, cabendo tranquilamente na palma da mão e com a usabilidade bem agradável para o usuário.

Especificações técnicas da GoPro

A Hero 2 tem especificações técnicas mais avançadas do que a de sua antecessora, a GoPro HD Hero Original. A principal delas é a sua capacidade pra fotografar com até 11 megapixels – a Original clicava com somente cinco. Ela também grava em Full HD, com 1080p, graças ao seu sensor de imagem CMOS 1/2,3″. As especificações técnicas do modelo Hero 2 da GoPro são bem interessantes.

GoPro HD Hero 2 fotografa com 11 megapixels (Foto: Thiago Barros/TechTudo)GoPro HD Hero 2 fotografa com 11 megapixels (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

A GoPro HD Hero 2 tem lentes de vidro duas vezes mais nítidas, processador duas vezes mais rápido que sua antecessora, ângulo de visão amplo (170º), médio (127º) e estreito (90º) nos vídeos, fotos com FOV completo (170º) e médio (127º), além de modo de disparo contínuo (10 fotos de 11 mp por segundo) e timelapse (fazendo uma foto de 11 megapixels a cada 0,5 segundos ou em mais, dependendo da configuração).

Ela ainda tem microfone embutido, entrada para microfone externo e slot para cartão de memória de até 32 GB. A Hero 2 vem equipada ainda com caixa à prova d’água, faixa para capacete, faixa para cabeça, dois suportes adesivos para superfície curva, dois suportes adesivos para superfície plana, bateria de Li-On recarregável, cabo USB e braço ajustável em três direções.

Qualidade de fotografias e vídeos

As fotografias e vídeos feitos com a GoPro, especialmente em ambientes com boa luz, têm uma qualidade boa. Não são excepcionais como de câmeras DSLR, mas regulam com fotografias de alguns celulares do momento, por exemplo. Porém, também há um problema ou outro na captura, especialmente de imagens estáticas.

Exemplo de fotografia feita com a Hero 2 nas Cataratas do Iguaçu (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Exemplo de fotografia feita com a Hero 2 nas Cataratas do Iguaçu (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Não há visor, então, para fotografar, é preciso “arriscar”. Além disso, ela demora para que seja realizado o clique. E, como é muito pequena, ela pode ter fotos tremidas quando são feitos cliques sem tripé, já que é complicado segurar um produto tão pequeno por alguns segundos, em uma das mãos, sem se mexer.

Fotografia tirada com GoPro HD Hero 2 (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Fotografia tirada com GoPro HD Hero 2 (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Se você tiver mãos firmes, porém, não terá problemas. As fotos só saem pixelizadas nas situações de baixa luz, o que é natural, pois ela não tem flash. Os vídeos também têm a qualidade boa e a captura de áudio de quem está utilizando a câmera é ótima. E, claro, a experiência com a GoPro HD Hero 2 fica ainda melhor com alguns acessórios extras.

Acessórios vendidos separadamente

A experiência com a GoPro HD Hero 2 pode ser levada a um nível acima com o uso dos acessórios vendidos separadamente que são compatíveis com a câmera. No site oficial da empresa, é possível visualizar uma lista com todos eles. Muitos estão à venda no site mesmo, enquanto outros podem ser encontrados em páginas especializadas.

GoPro HD Hero 2 vem equipada com diversos acessórios (Foto: Thiago Barros/TechTudo)GoPro HD Hero 2 vem equipada com diversos acessórios (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Além do case à prova d’água e da faixa para cabeça que vêm no kit da Hero 2, há muitas coisas que você pode comprar para usar na sua GoPro. Um monitor para visualizar suas fotos na parte traseira é uma delas. Outro é sistema 3D Hero, que adiciona outra lente pra dar ao usuário a opção de gravar e fotografar imagens tridimensionais.

Há também suporte para adicionar a guidão e capacete, cinturão de fixação peitoral, uma ferramenta para torná-la compatível com redes Wi-Fi, a Wi-Fi BacPac, que permite até um controle remoto, caixa para pulso, suporte para colocar um tripé na câmera e também os suportes para diversos tipos de esportes, como o surfe.

Custo-benefício

Se você é um esportista e gosta de registrar suas aventuras, seja andando de bicicleta ou de moto, fazendo mergulhos, saltando de paraquedas ou realizando um determinado tipo de atividade que não pode ser registrada por câmeras tradicionais, vale bastante investir e adquirir uma GoPro Hero 2 – especialmente se comprar no exterior, onde custa menos.

GoPro Hero 2 pode ser comprada mais em conta no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Thiago Barros)GoPro Hero 2 pode ser comprada mais em conta no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

No Brasil, muitas lojas online não têm mais o modelo e estão vendendo a Hero 3, porém ainda é possível encontrá-la. Claro, buscando em páginas como o Mercado Livre, é possível encontrá-la até mais barato. Se você levar em conta este preço, há duas formas de pensar.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Funcionalidades
10
Custo-benefício
9

Prós

  • * Boa resolução;
  • * Diversos modos de captura;
  • * Compatível com acessórios.

Contras

  • * Não tem display traseiro;
  • * Fotos noturnas ruins;
  • * Preço alto.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares