GPS

NOTA tt
8.0

Review GPS TomTom 330 XL

Robusto, simples (porém não simplório) e elegante, será seu novo companheiro tanto no cotidiano como em suas aventuras. Com sua tela grande e falante poderoso, não tira sua atenção da rua, o que te traz mais conforto e segurança...

Caio Facchinato
por
em

Se você está pensando em comprar um GPS, o TomTom 330 XL é uma ótima escolha. Robusto, simples (porém não simplório) e elegante, será seu novo companheiro tanto no cotidiano como em suas aventuras. Com sua tela grande e falante poderoso, não tira sua atenção da rua, o que te traz mais conforto e segurança.

TomTom 330 XL BrasilTomTom 330 XL Brasil (Foto: Divulgação)

Tela

A tela deste aparelho chama a atenção, pois é bem grande, com pequenas bordas que dão a sensação de ser ainda maior. O brilho é ótimo, e não faz feio mesmo durante o dia sob a luz do sol. Mesmo sem contar com sensores de luminosidade, ele ajusta automaticamente o brilho e as cores do mapa pelo horário (que pega dos satélites), sem te incomodar em momento algum.

Sua tela LCD é resistiva, daquelas que ao apertar passa uma impressão de gotas d’água. Você vai ficar com pena de tirar a película protetora. O tamanho de 4,3 polegadas (na diagonal) garante uma boa visibilidade tanto do mapa, quanto das letras.

Som

Na parte de trás do aparelho você encontra um círculo com relevo, furos e 3 pequenas pontas de ferro, onde você encontra uma caixa de som de boa qualidade. Com volume alto, claro e preciso em todas as situações, o alto-falante chega até a incomodar em seu volume máximo, algo que é necessário quando se está andando por ruas muito movimentadas nos grandes centros urbanos. Em português do Brasil existem apenas 2 vozes, uma masculina e a outra feminina, ou seja, enquanto nos Estados Unidos a TomTom inova trazendo vozes famosas como Homer Simpsons e Darth Vader, aqui no Brasil só temos as mesmas vozes de sempre.

Interface Gráfica / S.O.

Com um sistema criado pela própria TomTom, navegar pelos menus é algo simples e rápido. Todos os botões são grandes, quase que o mesmo tamanho exato de um dedo e as legendas dos ícones são grandes e de fácil leitura. Quando você cria uma rota a seguir, tem como simular a rota criada pelo aparelho, ver imagem a imagem todas as curvas que necessitará fazer, ver o mapa por cima e ter um resumo do trajeto, mostrando um mapa do trajeto completo, a distância e o provável período de tempo gasto para se locomover de um ponto a outro.

Na tela principal, quando você está navegando pelo percurso, a quantidade em metros ou quilômetros para a próxima manobra é apresentada de maneira clara, além do tempo provável para você chegar ao seu destino, da hora local, da velocidade real de locomoção, e da distância até o destino final. Abaixo do ponteiro no mapa você pode ver a rua em que está no momento. Quando o percurso planejado é apresentado, você pode selecionar em uma tela vermelha chamativa (respondendo “sim” ou “não”) tudo aquilo que você quer evitar, e isto vale tanto para pedágios, quanto para vias não pavimentadas, o que é ótimo para quando você não quer entrar com seu carro numa rua de terra.

O único problema deste aparelho são os mapas e a demora para se atualizar. Com nossas estradas sendo reformadas diariamente (com novos retornos ou construções) você pode se perder no mapa, o que é compreensível, já que este é feito por uma única empresa brasileira que os vende para todas as empresas. Mas por outro lado temos o fantástico MapShare, uma tecnologia da TomTom, onde os próprios usuários alteram seus mapas (apenas as direções da rua), atualizam seu software, mandando esta informação para os servidores da TomTom, que depois é enviada para seu aparelho, ajudando a minimizar os erros de mapas de contramão, ponto para a TomTom por esta incrível iniciativa.

Hardware

O aparelho é robusto, com um case de plástico que parece ser muito resistente. O produto é bem acabado e não tem sequer um parafuso à mostra. O processador é bem rápido para o aparelho. Quando precisamos criar uma rota e sair andando ele responde rapidamente, e quando perdemos a entrada de rua, ele recalcula o percurso com uma velocidade impressionante.

A rapidez do aparelho, somado ao seu sistema enxuto faz deste um dos mais rápidos aparelhos de GPS que encontramos. Falando de GPS, o que mais prezamos é pela força de seu sinal, e este é o ponto forte do TomTom 330 XL, pois não existe chuva, tempo fechado ou lugares inabitados com sinal fraco. Testamos este aparelho diariamente em diversas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e não nos perdemos uma única vez. Uma das coisas que mais chama atenção neste aparelho é sua base, com uma construção pequena, simples e elegante, que não ocupa muito espaço do vidro do seu carro e não ocupa nem metade do porta-luvas do seu carro.

Ficha técnica

Tipo Automotivo
Cores 64000
Tamanho 4.3 "
Resolução 480 x 272
Visualização 3D Sim
Mapas Pré-Carregados Sim
Downloads de Mapas Sim
Duração da Bateria 3 Horas
Dimensões (L x A x P) 119, 81 e 22mm

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
8

Prós

  • * Tela grande.
  • * Volume e qualidade do som.
  • * Tecnologia MapShare.

Contras

  • * LCD resistivo.
  • * Mapas desatualizados.
  • * Pouca personalização.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares