Câmera

NOTA tt
7.0

Review Gradiente MPG 2C

Essa câmera é feita especialmente para crianças. Peca na baixa definição das fotos, mas possui recursos que vão além das capturas, e vão garantir horas de diversão. Além de serem iniciados na arte da fotografia, a câmera vai resistir bem com seu corpo resistente.

Stella Dauer
por
em

A câmera MPG 2C da Gradiente retoma o sucesso do antigo gravador Meu Primeiro Gradiente. Resistente, nostálgico e colorido, o gadget é ideal para os pequenos que estão dando os primeiros passos no mundo da fotografia. Confira o review da câmera especialmente produzida para crianças.

Visão geral da câmera (Foto: Stella Dauer)Câmera MPG 2C da Gradiente vista de frente (Foto: Stella Dauer)

Design e usabilidade

Cara de brinquedo é o que ela tem. Prateada, vermelha, azul e amarela, cheia de cores para chamar a atenção. Mas o que mais aparece são os pegadores vermelhos que ficam na laterais, bem maiores do que a câmera. Emborrachados, eles dão segurança à criança no manuseio, e ainda suavizam possíveis (e esperadas) quedas.

As borrachas vermelhas também estão presentes nos dois visores, que também ajudam as crianças a enquadrar e fotografar melhor. Seu corpo é de plástico fosco prateado.

Furo para corda de segurança está presente nos dois lados (Foto: Stella Dauer)Furo para corda de segurança está presente nos dois lados na Gradiente MPG 2C (Foto: Stella Dauer)

Na frente, temos a lente – que parece bem fraquinha e pequena, sequer tem proteção de vidro – e um flash. Embaixo, fica a entrada do cartão SD; no lado esquerdo, apenas o furo para inserir uma corda de segurança (que poderia vir no pacote); no direito, outro furo para a corda e também a conexão com a TV.

Na parte superior, apenas o botão de disparo, bem posicionado, e um microfone. Atrás fica todo o resto: dois visores, (uma pequena) tela LCD de 2 polegadas, saída de som, botão reset, seletor de atividade, teclas de zoom, ok, flash, liga/desliga, deletar, volume, menu e mais quatro botões direcionais.

Laterais são grandes para melhor pegada (Foto: Stella Dauer)Laterais são grandes para melhor pegada da MPG 2C (Foto: Stella Dauer)

Ela é bem pesadinha, tem 300 g, mas isso deve ajudar na pegada. Todas as conexões e entradas de cartão são protegidas com uma tampa de borracha, assim não entra poeira ou sujeira (até seu filho descobrir que elas abrem).

Ela não tem arestas e nada que possa ser engolido se desencaixa. Ela é grandalhona e, colorida desse jeito, é facilmente encontrável e difícil de perder (ou esconder). O local das pilhas - duas em cada pegador - é fechado com parafusos, e só poderão ser acessadas com uma chave de fenda.

É bem fácil conectá-la ao computador. Embora a conexão seja a antiga mini USB, é só plugar o cabo no desktop que ela aparece como um pen drive. Não é necessária a instalação de qualquer software.

Traseira é cheia de botões (Foto: Stella Dauer)Traseira da Gradiente MPG 2C é cheia de botões (Foto: Stella Dauer)

Qualidade das fotos e dos vídeos

Por mais difícil que possa ser, o calcanhar de aquiles dessa câmera é a qualidade das fotos. Com um sensor de apenas 2 megapixels e uma lente pífia, a resolução máxima das fotos é de 1600 x 1200 pixels.

Não esperávamos nada com definição Full HD, mas já existem smartphones que com bem menos fazem fotos bem melhores. Há opção de flash e até de zoom – que é digital, 2x –, mas nada disso consegue compensar a BAIXA qualidade.

Corpo em plástico (Foto: Stella Dauer)Corpo em plástico (Foto: Stella Dauer)

Em contrapartida, as imagens ficam em bom tamanho no computador, e até servem para revelação 10 x 15 cm. As cores são boas, mas as fotos ficam granuladas e com pouca acuidade. Não é tão ruim para crianças, mas poderia ser melhor.

A Gradiente MPG 2C se sai um pouco melhor na gravação de vídeos. Embora sejam pequenos - definição de 320 x 240 pixels (formato .avi) - eles têm qualidade interessante. O áudio é gravado bem alto, e a imagem é bastante razoável.

Nas configurações, você pode escolher a resolução das fotos, gerenciar a memória, escolher o idioma e até definir a frequência em que a câmera irá funcionar.

Pequeno visor (Foto: Stella Dauer)Pequeno visor (Foto: Stella Dauer)

Extras

Funções extras é o que não faltam nessa câmera. Para manter crianças distraídas, é preciso muito mais do que um obturador e seus cliques. E a MPG 2C tem bem mais do que isso: molduras, carimbos, edição, distorção de rosto e até jogos!

Quando a criança vai tirar a foto, ela pode acessar o botão Menu, e lá escolher quatro diferentes categorias de efeitos. O caleidoscópio dá o efeito multiplicado das fotos, muito bonito; em molduras, você pode escolher entre 11 modelos diferentes, e bonitinhos.

Jogos na memória (Foto: Stella Dauer)Jogos na memória da Gradiente MPG 2C (Foto: Stella Dauer)

Se escolher carimbos, terá 17 opções diferentes, entre chapéus de moça, bandana de pirata, fantasia de palhaço, óculos, entre outros. Na função “caras engraçadas”, seleciona-se uma das oito distorções de rosto disponíveis, rende horas de risada.

Na área de edição é possível colocar voz nas fotos, gravando alguma coisa para cada foto tirada, caso queira (um arquivo wav fica com o mesmo nome da foto). Também é possível editar as fotos depois de tiradas, aplicando tudo o que é possível aplicar na hora da foto.

São cinco os jogos disponíveis: Dance with me (dança), Fast match (combinação de figuras). Bounce around (estilo bola que quebra tijolos), Chicken Pix (fotografar galinhas, o melhor) e Jigsaw (quebra-cabeças). Todos são bem simples, e é um pouco complicado jogar na telinha, com todos aqueles botões, mas são divertidos.

Se quiser mostrar as fotos tiradas, a área de apresentação de imagens possui efeitos de transição, tempo de slide, ordem das capturas, entre outros. Útil na hora de conectar à TV.

Aceita cartão SD (Foto: Stella Dauer)Aceita cartão SD (Foto: Stella Dauer)

Bateria e armazenamento

A bateria dessa câmera depende de 4 pilhas AA, uma lástima. Pais já precisam de um estoque quase vitalício de pilhas para brinquedos variados, e vão precisar para essa também. A bateria é bem durável, passa das 700 fotos, mas vai precisar ser substituída.

A memória interna da câmera é de apenas 256 MB, mas isso não é um problema: como a foto também é pequena, cabem mais de 500 imagens ou 8 minutos de vídeo. Se você quiser mais do que isso, a MPG 2C aceita cartões de até 16 GB (onde cabem mais 32 mil fotos).

Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer)Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer)

O que vem na caixa

Essa colorida caixa traz a câmera, 4 pilhas AA já incluídas, um cabo áudio e vídeo para que você possa ver todas as imagens na TV, um cabo USB – para passar as fotos para o computador – e um manual de uso bem explicativo.

Exemplos de fotos

Efeito de moldura (Foto: Stella Dauer)Efeito de moldura disponível na câmera infantil da Gradiente (Foto: Stella Dauer)
Efeito de caleidoscópio (Foto: Stella Dauer)Efeito de caleidoscópio realizado pelo câmera da Gradiente (Foto: Stella Dauer)
À luz do dia (Foto: Stella Dauer)Exemplo de foto tirada à luz do dia com MPG 2C (Foto: Stella Dauer)
Com iluminação frontal (Foto: Stella Dauer)Foto tirada com MPG 2C com iluminação frontal (Foto: Stella Dauer)

Informações

Resolução 2 megapixels
Zoom óptico Não
Zoom digital 2x
Tela LCD 2 polegadas
Touchscreen Não
Armazenamento                                       156 MB de memória interna; aceita SD e SDHC                                                
Dimensões 15 x 8,7 x 5,3 cm
Peso 300 g
Itens inclusos Câmera, 4 pilhas AA, cabo A/V, cabo USB e manual

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Funcionalidades
8
Custo-benefício
6

Prós

  • * Acabamento emborrachado;
  • * Design infantil;
  • * Jogos incluídos;

Contras

  • • Preço elevado;
  • • Baixa resolução das fotos;
  • • Funciona com pilhas;
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares