Jogos de corrida

NOTA tt
9.0

Review GRID 2

O games traz um visual ainda mais realista e mudanças que tornam a jogabilidade ainda mais agradável.

Diego Borges
por
em

GRID 2 é o mais recente título de corrida da Codesmasters, que vem cada vez mais se consolidando com uma das principais no gênero. O games traz um visual ainda mais realista e mudanças que tornam a jogabilidade ainda mais agradável. Confira:

Grid 2 (Foto: Divulgação)Grid 2 (Foto: Divulgação)

Tornando-se referência

GRID 2 é o sucessor do ótimo GRID, um dos primeiros títulos do gênero a se popularizar na atual geração de consoles. O jogo de estreia da franquia jogo impressionou por apresentar gráficos de ponta e uma jogabilidade bem adaptada. O que mais se destacava no título era o incrível efeito de velocidade que o game proporcionava aos jogadores. Ao atingir certos níveis de velocidades, o seu veículo apresentava leves solavancos e um início de um descontrole em que cada movimento errado poderia acarretar em uma espetacular colisão.

Dessa forma, a Codemasters começava a se tornar referência no gênero, o que acabou se concretizando com o lançamento de títulos como DiRT 3 e os jogos oficiais da Formula 1. O lado ruim de tudo isso é que diante de games tão bem aceitos pela críticas e pelos jogadores, GRID 2 chega ao mercado com uma expectativa bem maior do que os outros games da produtora.

Felizmente, a empresa fez o dever de casa e, em cima de uma nova engine, trouxe praticamente o mesmo jogo com pequenas melhorias notáveis. O que torna o game obrigatório para os fãs do gênero, mesmo na reta final desta geração de consoles.

Grid 2 oferece muita velocidade e modos de jogo (Foto: Divulgação) (Foto: Grid 2 oferece muita velocidade e modos de jogo (Foto: Divulgação))Grid 2 oferece muita velocidade e modos de jogo (Foto: Divulgação)

Buscando a popularização de seu evento

GRID 2 foca na evolução do piloto em uma competição, a WSR, que busca se tornar um evento conhecido. Para isso, é necessário popularizar a atração, atraindo mais fãs com feitos incríveis, como vencer duelos e provas disputadíssimas. A cada quantidade alcançada de público, criam-se mais provas e o evento ganha ainda mais destaque, até mesmo com chamadas em programas de televisão. Claro que tudo não passa de uma brincadeira de uma parceria entre a empresa e um canal de esportes americano.

E assim como no primeiro game, também é preciso cumprir objetivos impostos por patrocinadores, que vão desde terminar a prova em uma determinada colocação, até realizar proezas dentro de uma corrida, como ultrapassar um determinado número de oponentes. Cumprindo esses objetivos, mais provas e veículos são liberados.

Variedade incrível de modos de jogo

GRID 2 conta com um incrível leque de modalidades que fazem parte tanto do modo principal, quando de provas descompromissadas. São eles:

Corrida Modo de corrida comum onde vence quem chega na frente
Contra o relógio Corrida contra o relógio onde você precisa marcar o melhor tempo da pista
Derrapagem Popular modo Drift, onde a cada derrapagem você precisa acumula ponto. Vence quem somar mais
Eliminação Prova em que a cada 20 segundos, o último colocado é eliminado
Ultrapassagem Ultrapasse o máximo de oponetes, sem colisòes, para somar pontos
Tougue Vence quem abrir mais de 5 segundo de vantagem sobre seu adversário primeiro
Confronto Duelos contra um oponente onde vence quem chega na frente
Ponto de Controle Corra para alcançar o máximo de checpoints possíveis e adicionar alguns segundos ao seu tempo. Vence quem ficar mais tempo na pista.
Resistencia Prova com um determinado tempo estipulado. Vence quem estiver em primeiro quando esse tempo terminar

Mesmo assim, nenhum deles tem tanto destaque quando o modo em que o trajeto se torna totalmente aleatório. Ou seja, o jogador não conta com um mapa e as retas e curvas aparecem de uma forma inesperada. Isso exige uma pilotagem cautelosa e ao mesmo tempo muito reflexo.

Grid 2 (Foto: Divulgação)Grid 2 (Foto: Divulgação)

Pilotagem em que você dita o ritmo

A jogabilidade de GRID 2 continua sendo o ponto alto do game. Apesar de não rodar a 60 frames por segundos, ele apresenta movimentos que retratam muito bem o realismo de disputas em alta velocidade, com uma ótima progressão de dificuldade. Em outras palavras, enquanto no início de sua jornada, os veículos, as pistas e os adversários não são apavorantes, conforme o avanço do game, sua habilidade é cada vez mais exigida, tanto para se manter no trajeto correto, quanto para chegar na frente.

Outro ponto interessante do game é a liberdade do jogador para pilotar em seus traçados. Existem curvas de todos os tipos para os mais variados veículos, dessa forma, cabe ao jogador optar pela ousadia ou por fazer o básico. Ou seja, a todo momento você pode decidir por simplesmente atacar uma curva, exigindo o máximo dos freios e pneus, ou simplesmente contorná-la da maneira mais segura possível - claro que há exceções para tudo, e algumas curvas exigem movimentos muito mais precisos.

A maior prova desta liberdade é a ausência da já popular linha auxiliar de traçado. Praticamente todos os jogos de corrida lançados nesta geração contam com a famosa linha colorida que mostra o traçado ideal. Com sua ausência em GRID 2, volta-se ao antigo e tradicional costume de buscar conhecer melhor o trajeto antes de dominar determinadas pistas. Mas se o jogador ainda encontrar alguma dificuldade - ou cometer um grave erro - o modo replay, que continua intacto, poderá ser ativado. Ele permite que os jogadores voltem até um certo ponto da corrida, podendo alterar seus últimos movimentos.

Grid 2 (Foto: Reprodução/TechTudo) (Foto: Grid 2 (Foto: Reprodução/TechTudo))Grid 2 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Visual que encanta ainda mais

Visualmente, GRID 2 está ainda mais bonito. O que mais chama atenção são os veículos, que apresentam uma incrível similaridade com os modelos reais das principais montadoras. Todos contam com um sistema de personalização de cores e adesivos que ajudam a incrementar o estilo e deixar os carros de acordo com o seu gosto.

O sistema de colisão também está mais realista. Chega a ser angustiante ver peças do seu carro, como portas e para-choques, pendurados depois de um acidente. Eles podem impactar visualmente como também podem interferir diretamente no seu rendimento durante a corrida. Porém, é possível desabilitar os danos durante as provas - tanto no visual quanto na jogabilidade.

Para completar, a ambientação do jogo também se mostra bem eficaz. Seguindo a linha de evolução do game, o jogador inicia em provas vazias em pequenas localidades ao redor do planeta, como trechos em subidas de montanhas. Com o seu avanço, o evento se torna popular o bastante para ser disputado em circuitos populares, como o de Indianápolis e Emirados Árabes.

GRID 2 tem curvas perigosas no PS3, Xbox 360 e PC (Foto: Divulgação) (Foto: GRID 2 tem curvas perigosas no PS3, Xbox 360 e PC (Foto: Divulgação))GRID 2 tem curvas perigosas no PS3, Xbox 360 e PC (Foto: Divulgação)

Conclusão

GRID 2 mantém os elementos que consagraram o primeiro título e mais uma vez se destaca entre os outros games do gênero. Com uma nova engine que proporciona gráficos ainda mais realistas, o game encanta e diverte graças a uma jogabilidade que permite variar o seu estilo de pilotagem. A dublagem em português amplia ainda mais a diversão e faz do jogo um título obrigatório para os fãs de corrida.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
9
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Gráficos de ponta
  • - Modos inovadores
  • - I.A. Apurada
  • - Jogabilidade precisa

Contras

  • - Personalização limitada
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junior Queiroz
    2017-12-13T22:52:46

    Da para jogar duas pessoas no mesmo pc esse game?

  • Geraldo Oliveira
    2014-07-01T16:46:13

    o meu nao fica em portugues de jeito nem um ja fis de tudo ja estalei de novo e nada

  • Antonio Duarte
    2013-07-08T13:33:18  

    Esse da para jogar de dois ou mais jogadores off-line se não galera me indiquem algum de corrida para xbox que tenha esse recurso, comprei forza horizon e ele não joga de duas pessoas. O game é muito bom mas peca nessa parte, game de corrida o legal dele é jogar de dois e/ou mais pessoas, off-line* !

    recentes

    populares

    • Antonio Duarte
      2013-07-08T13:33:18  

      Bom até quem fim uma analise correta da globo, antônio da sim, entre no game, seleciona wsr e entao procure a ultima opção tela dividida e se divirta

  • Everson Oliveira
    2013-06-17T10:06:39

    outra coisa q n concordei com o game foi o Huayra e o Agera R serem de drift... Agera R corre mais do q o Veyron, demora quase o dobro do tempo do Veyron pra frear...

  • Nicolas Torres
    2013-06-10T22:40:24

    esse jogo e mt loco a jogabilidade e muito boa

  • Elano Oliveira
    2013-06-08T22:48:09

    Ótimo jogo tanto o GRID 2 quanto o GRID,tenhos os 2 pra PC e recomendo! Gráficos mt realistas!

  • Marcos Sousa
    2013-06-07T11:57:53

    o Cara do video so pode ser cego!!! kkkkkkkkkkkkk

  • Felipe Silva
    2013-06-07T11:35:21

    vou comprar!

  • Adriano Patricio
    2013-06-07T11:02:12

    pessoal comprando o jogo em vez de baixar crakeado, pra falar a verdade só o modo campanha q presta o modo online n é la essas coisas. FICA DICA !

  • João Barbosa
    2013-06-07T11:01:20

    Se esse cara não tava usando o controle com o PÉ, ele só pode ser cego...

  • Carlos Aguiar
    2013-06-07T10:38:55

    esse jogo é uma porcaria assim como o grid 1

  • Diego Paula
    2013-06-07T09:27:10

    vou comprar hoje mesmo.

  • Daniel Oliveira
    2013-06-07T10:39:31  

    será que tem a camera dentro do carro ?

    recentes

    populares

    • Daniel Oliveira
      2013-06-07T10:39:31  

      tem não cara tem a camera do para choque, do capô do carro e a que vc ve o carro inteiro, essa tem dois tipos de zoom (mais perto e mais longe)

  • Alexandre Alessi
    2013-06-07T10:31:20  

    compra-lo-ei

    recentes

    populares

    • Alexandre Alessi
      2013-06-07T10:31:20  

      comprar ja-lo-comprei... to esperando chegar... kkkkkkkkkkk

  • Paulo Nunes
    2013-06-07T09:46:25  

    MEU DEUS... O CARA Q TA JOGANDO NO VIDEO ACIMA É MTO RUIMM... KKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Paulo Nunes
      2013-06-07T09:46:25  

      eu ja estou jogando e no começo sofri muito pq os carros qualquer virada pro lado ja inicia um drift, qund vc vai pegando o getio e fazendo curvas sensacionais o jogo fica muito mais interessantes,fora a customizaçao dos carros.

  • Lauri Silvo
    2013-06-11T03:55:50  

    o grafico ea jogabilidade sao otimas mais falto a camera do kockpit

    recentes

    populares

    • Lauri Silvo
      2013-06-11T03:55:50  

      não tem camera do cockpit? caramba então nem vou comprar o que eu curto mais em jogos de corrida é camera de dentro, não consigo jogar com visão de fora. que pena!