Jogos de música

NOTA tt
7.5

Review Hatsune Miku: Project Diva F 2nd

Com melodias eletrônicas e vozes digitalizadas, o game musical apresenta poucas novidades. O visual mais bonito e os acessórios novos são exemplos.

Dário Coutinho
por
em

Hatsune Miku: Project Diva F 2nd é um jogo musical para Playstation Vita e PS3 que traz os mesmos elementos dos títulos anteriores da franquia. Embora o fenômeno Hatsune Miku não esteja tão evidente como há dois anos, a SEGA decidiu lançar mais um game com a musa virtual. A segunda versão é marcada por novas músicas e cenas animadas com muitos personagens.

Conheça os melhores jogos de Cavaleiros do Zodíaco

Project Diva F 2nd tem novidades, mas mantém a mesma jogabilidade do primeiro jogo (Foto: Divulgação) (Foto: Project Diva F 2nd tem novidades, mas mantém a mesma jogabilidade do primeiro jogo (Foto: Divulgação))Project Diva F 2nd apresenta novidades, mas mantém a mesma jogabilidade do primeiro título. (Foto: Divulgação)



Estrela virtual

Em um game musical, a parte mais atraente são sempre as canções. Em relação à isso, Hatsune Miku: Project Diva F 2nd não decepciona. Ao todo, são cerca de 40 músicas cantadas não apenas por Miku, mas também por outros “Vocaloids”, como Megurine Luka, Kaito, Meiko e os irmãos gêmeos Rin e Ren.

Novas músicas e novos Vocaloids (Foto: Divulgação)Novas músicas e novos "Vocaloids" marcam a segunda edição do game. (Foto: Divulgação)

Para quem não conhece, pode parecer não ter ocorrido mudanças, mas, na realidade, ele varia bastante em estilos, passando pelo Pop, Rock, baladinhas românticas e até um pouco de Jazz. Obviamente, há uma grande influência da cultura japonesa.

Visual aprimorado

As animações estão um pouco mais vivas. Além disso, existem muitas cenas não interativas passando ao fundo. O jogador não deve observá-las, mas se concentrar nos botões que surgem na tela e precisam ser pressionados. Porém, isso faz parte da natureza do game, além de funcionar como um “plus” para a dificuldade.


Cenas não interativas estão ainda mais bonitas (Foto: Divulgação)As cenas não interativas estão ainda mais bonitas. (Foto: Divulgação)

A qualidade dessas cenas melhorou bastante. Há uma grande variação de cenários, roupas e personagens. É claro que as animações seguem o padrão “videoclipe”. As reproduções dos shows, sempre muito próximas a realidade, são um dos momentos mais interessantes.

A mesma jogabilidade de sempre

Já no quesito jogabilidade, Hatsune Miku: Project Diva F 2nd permanece exatamente como o anterior. O jogador deve pressionar a sequência de botões no momento exato em que os símbolos passam por um marcador. No PS Vita, é possível usar os painéis touchscreen para realizar ações, tornando a interação mais divertida.

Por conta disso, a versão do PS Vita é mais recomendada. A jogabilidade combina mais com jogos portáteis, tanto no aspecto simples dos comandos como na proposta de diversão instantânea.

A jogabilidade é a mesma, e a dificuldade também (Foto: Divulgação)A jogabilidade é a mesma, e a dificuldade também. (Foto: Divulgação)

O jogo não é tão difícil. Apesar disso, conseguir a pontuação máxima em cada uma das músicas não será uma tarefa muito fácil. Para compensar o jogador, após cada música, você ganha “Diva Points” que podem ser utilizados em uma pequena loja virtual para adquirir novas roupas. A quantidade de acessórios impressiona e fará a alegria dos fãs de Miku.

Hatsune Miku: Project Diva F 2nd pode ser comprado no PS3 e PS Vita. O jogo tem suporte a “Cross-buy” e “Cross-save” permitindo que você compre nos dois consoles. É possível também alternar entre as duas plataformas com o mesmo progresso. A versão ocidental de Project Diva F 2nd foi lançada em novembro de 2014, com legendas em inglês e espanhol para todas as músicas.

Conclusão

Jogos musicais costumam apostar nos mesmos elementos: novas músicas. É justamente isso que Hatsune Miku: Project Diva F 2nd faz. O game apresenta pouquíssimas novidades, como um visual melhor e mais acessórios para os Vocaloids. Apesar de conter apenas músicas pop japonesas, o título funciona até mesmo para o jogador casual.

Qual jogo de PS Vita vale a pena investir? Opine no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
7.5
Gráficos
7
Jogabilidade
7
Diversão
7
Som
9

Prós

  • - Imperdível para os fãs da musa virtual
  • - Novas músicas
  • - Novas animações

Contras

  • - Jogabilidade pouco criativa
  • - Concentrado no gênero J-Pop
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares