Eletrônicos

NOTA tt
8.0

Review Home Theater Sony DAV-TZ130

Se você não quer gastar alguns milhares de reais com esse aparelho, pois a grana tá curta e ainda não quer arriscar numa marca desconhecida. Então, a melhor opção é este Sony DAV-TZ130, modelo que avaliamos para vocês neste review...

Gustavo Ats
por
em

Você já tem aquela TV LED de resolução incrível, uma poltrona superconfortável, um micro-ondas para fazer pipoca e um refrigeramnte de dois litros. Tudo pronto para curtir sua maratona de Star Wars, até que você percebe que o som da TV não proporciona aquela imersão completa no filme, tal como no cinema. A solução é comprar um home theater, certo?

Certo, mas você também não quer gastar alguns milhares de reais com esse aparelho, pois a grana tá curta e ainda não quer arriscar numa marca desconhecida. Então, a melhor opção é este Sony DAV-TZ130, modelo que avaliamos para vocês neste review.

Home Theater Sony (Foto: Divulgação)Home Theater Sony (Foto: Divulgação)

Design

Como um Home Theater é um aparelho dividido em várias partes (central, subwoofer e caixas de som), a gente precisa avaliar peça por peça. Então, comecemos pela central.

A central do home theater também é um DVD Player, mas quando olhamos pela primeira vez temos a impressão de olhar um Vídeo Cassete. Acontece que essa parte é bem mais gordinha do que a maioria dos DVDs normais e pode ficar meio esquisito quando você o coloca numa estante. O botão de volume é bem interessante e dá até um ar “vintage” no aparelho, bem grande e posicionado a direita do reprodutor.

A caixa central é feita em MDF (o mesmo material usado em caixas de som para carros, por exemplo) e isso garante uma ótima fidelidade de áudio. Acontece que o MDF não vibra como o plástico ou mesmo o metal e isso garante que somente o som do home theater seja reproduzido, sem vibrações.

As caixas satélites (as pequenas) não têm a mesma qualidade de construção e acabamento. Elas são feitas de plástico e não têm a mesma qualidade de áudio que desejariamos. Quando a gente aumenta um pouco o volume do som, percebe que há uma certa vibração nas caixas pequenas.

Assim como o reprodutor central, as caixas de som têm um acabamento meio vintage. A central é grande, revestida com uma tela preta e com um buraco no meio onde é localizado o subwoofer. Já as pequenas caixinhas satélites têm o acabamento igualmente simples em plástico preto com a grade metálica tapando o alto-falante.

Desempenho e configurações

Se a gente esquecesse a tradição da Sony em aparelhos de som de qualidade acima da média, ao olhar o design, jamais imaginaríamos que por trás dessa cara de aparelho barato existe um som forte e de qualidade.

O som do home theater tem óitima qualidade, graças as suas pequenas caixinhas de 30W espalhadas pela sala e também temos uam caixa grande com subwoofer e um auto-falante de 80W que prioriza os diálogos enquanto as pequenas cuidam do som ambiente. Claro que, para um melhor aproveitamento, é necessário chamar um instalador especializado para posicionar essas caixas na melhor posição possível e também que seus filmes tenham som de 5 canais.

Quando colocamos um filme cujo som seja compatível com os 5 canais de áudio, a diferença de um som comum é perceptível. Como extra, o aparelho tem uma porta USB frontal, para usar pendrives (nos nossos testes não funcionou com HDs externos) e ver os vídeos, além de contar com saída HDMI.

Nem tudo são flores com esse aparelho. O player só reproduz arquivos de baixa definição, nada de upscaling nem Divx ou xVid Full HD, só a resolução comum de DVD. Pode ser frustrante à primeira vista, mas quando você lembra que esse aparelho custa apenas R$ 600,00 tudo compensa.

Ficha técnica

Entradas USB (1) e Analógico para audio (1). Saídas - HDMI (1) e vídeo composto (1)
Consumo 67W e menor que 1W em stand-by
Sistema em cores PAL e NTSC
Resolução 720×480p ou 720×576p
Potência de áudio 43W x 2 caixas frontais, 89W caixas centrais, surround 43W x 2, subwoofer 89W e total de 350W
Surround Sim
Dolby Digital Sim
Conteúdo da embalagem 1 Cabo HDMI, 1 controle remoto, 1 par de pilhas, 1 antena monofilar e 1 manual de instruções
Voltagem 127 a 240 VAC
Dimensões aproximadas do produto - cm (AxLxP) Unidade principal - 36x5,5x34,2cm, caixas acústicas frontais - 9,1x11,2x10,1cm e subwoofer - 19x34,5x34,6cm
Peso liq. aproximado do produto (Kg) 8 kg (tudo)
Peso liq. aproximado da embalagem c/ produto (Kg) 10 kg

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
5
Funcionalidades
10
Desempenho
8
Custo-benefício
10

Prós

  • * Ótimo desempenho.
  • * Baixo custo.
  • * Inclui Cabo HDMI.

Contras

  • * Não reproduz FULLHD.
  • * Não é compatível com HD externo.
  • * Não tem Blu-ray.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares