Notebook

NOTA tt
9.0

Review HP Pavilion DM1

A HP lançou recentemente no mercado brasileiro o HP Pavilion DM1, que apesar da empresa considerá-lo um notebook, ele tem claramente as características e funcionalidades de um netbook, mas com recursos atualizados.

Eduardo Moreira
por
em

A HP lançou recentemente no mercado brasileiro o HP Pavilion DM1, que apesar da empresa considerá-lo um notebook, ele tem claramente as características e funcionalidades de um netbook, mas com recursos atualizados. O resultado final é um portátil que surpreende pelo ótimo desempenho, pela possibilidade de atualização de hardware, e pelas funcionalidades, que tornam o modelo um “laptop reduzido”, e não um mini-portátil.

O mercado de netbooks está em pleno declínio, dando espaço para os tablets, que conquistam cada vez mais os usuários. Afinal de contas, é uma proposta que oferece uma maior facilidade na hora do transporte, além de oferecer um uso mais simples que um equipamento cheio de teclas e botões. Porém, os netbooks ainda resistem, pois uma grande parcela de usuários necessitam da produtividade que o teclado físico oferece.

Abaixo, nossas impressões sobre o produto.

HP Pavilion DM1 (Foto: Divulgação)HP Pavilion DM1 (Foto: Divulgação)

Tela

A tela do HP Pavilion DM1 é de 11,6 polegadas, com resolução de 1336 x 768 pixels. A tela possui um bom nível de brilho, e com uma capacidade de reproduzir imagens contra a luz com nível de visualização satisfatório. Reproduzir vídeos em alta definição para essa tela não é um problema, já que o Pavilion DM1 possui uma placa de vídeo competente. As dimensões da tela permitem uma interação confortável com todos os elementos do sistema operacional, aumentando assim a produtividade do usuário.

Outro detalhe interessante de sua tela é que ela pode se mover até a posição de 180 graus, ficando paralela ao corpo do netbook. Esse recurso pode ser útil para quem deseja usar o produto em situações alternativas, como computador de bordo para o carro, ou terminal público de inserção de dados.

Design e detalhes físicos

O laptop possui linhas modernas, com um design que deve agradar os usuários mais jovens. Sua carcaça em tom cinza, com um acabamento externo em preto com detalhes impressos formam uma combinação visual bem interessante. Por não contar com um conector para cabos de rede, o modelo é mais fino do que os antigos netbooks, o que o torna bem cômodo para transporte na mochila ou na bolsa.

O seu teclado também merece destaque. Por contar com uma tela maior, a dimensão do teclado também aumenta. Segundo a HP, o teclado do Pavilion DM1 possui 95% do tamanho total de um teclado de notebook convencional, e na prática, temos um teclado muito confortável.

A fabricante aproveitou bem a área de espaço, deixando poucas sobras nas laterais, e com teclas de tamanho confortável o suficiente para uma digitação tranquila. Não se perde tempo com adaptação ao seu layout, já que o conjunto das teclas são as mesmas de um teclado convencional. Algumas teclas possuem pequenos LEDs, indicando que elas estão ativas, facilitando a identificação visual dessas funções.

HP Pavilion DM1 (Foto: Divulgação)HP Pavilion DM1 (Foto: Divulgação)

A sua área de touchpad é ampla, e conta com recursos de zoom in e zoom out em formato de pinça, tornando a navegação na web mais prática. Porém, durante os testes, o touchpad se revelou bem sensível, o que pode atrapalhar um pouco durante a digitação, principalmente se o usuário esbarrar alguma parte da mão no touchpad.

Outro destaque interessante é que o HP Pavilion DM1 não possui nenhum tipo de parafuso prendendo a tampa inferior do portátil. Ele possui uma espécie de tampa plástica removível, como se fosse uma tampa de um celular, que protege os componentes interno do aparelho. Isso permite um upgrade de hardware mais prático e simples. Essa tampa plástica possui uma emissão de calor bem mais tolerável que outros netbooks com as mesmas características, tornando mais suportável o seu uso no colo do usuário.

Funcionalidades e desempenho

O HP Pavilion DM1 se mostrou excelente durante os testes práticos. Mesmo na sua versão mais básica (DM1-3250br, com 2 GB de RAM, 320 GB de HD e Windows 7 Starter), seu desempenho é bem melhor do que os concorrentes com as mesmas características. Isso se explica pelo seu processador AMD E-350, que apesar de ter velocidade de 1,66 GHz, é um processador de dois núcleos, que trabalhando em parceria com uma placa gráfica AMD Mobility Radeon HD 6310, pode oferecer ao usuário um desempenho final semelhante a alguns notebooks com processadores mais potentes.

HP Pavilion DM1 (Foto: Divulgação)HP Pavilion DM1 (Foto: Divulgação)

Sobre sua autonomia de bateria, mais um ponto positivo para o laptop da HP. Nos testes feitos, o modelo facilmente alcançou as 5 horas de uso longe da tomada, com vários recursos ativos (um dia de uso normal, com WiFi e Bluetooth ligado, navegação na internet constante, produção e textos e visualização de alguns vídeos), e dependendo dos ajustes de brilho de tela e recursos ativos ou desligados, essa autonomia pode ser ainda maior.

O programa de gerenciamento de energia da HP é competente, e produz a economia de bateria sem reduzir o desempenho do portátil.

Tanto na versão com Windows 7 Starter quanto na versão com Windows 7 Home Basic, o desempenho do sistema operacional foi muito bom, com boa resposta de abertura de páginas de internet e execução de aplicativos. O que atrapalha um pouco são os já tradicionais programas e recursos que são acionados durante a inicialização do sistema, mas que podem ser personalizados pelo usuário, para melhorar o desempenho de inicialização.

Relação custo/benefício

Para quem precisa de mobilidade, mas um desempenho próximo aos notebooks convencionais, o HP Pavilion DM1 é uma escolha excelente. Pelo preço oferecido (entre R$ 998,00 e R$ 1298,00, dependendo da configuração escolhida), ele oferece uma performance de um notebook tradicional, mas em um produto com dimensões reduzidas.

Além disso, para aqueles usuários que necessitarem de uma performance ainda maior, o modelo permite um upgrade de memória RAM para até 8 GB, permitindo o uso de uma versão do Windows 7 de 64 bits. Isso torna a relação custo/benefício do modelo excelente, e uma das melhores propostas para aqueles que não querem abandonar a produtividade de um teclado QWERTY.

Atualização: Corrigindo a informação passada no review, o netbook HP possui uma pequena entrada para cabo de rede, localizada ao lado da entrada VGA. A entrada não fica visível como os demais modelos, ficando "oculta" e integrada no seu design. Isso mostra mais um ponto de eficiência do modelo, e o compromisso da HP em aproveitar o seu design ao máximo, uma vez que essa porta RJ-45 está integrada no ponto com maior espessura do netbook (no lado oposto, temos o conector de energia).

Ficha técnica

Tamanho de tela: 11,6″
Resolução de tela: 1336 x 760
Sistema operacional: Windows 7 (Starter/Home Basic)
Processador: AMD E-350 dual-core, de 1,66 GHz
Memória RAM: 2 GB RAM (3 GB na versão DM1-3260br), expansível até 8 GB
Vídeo: AMD Mobility Radeon HD 6310
Mídia ótica: não
Armazenamento: 320 GB de HD (500 GB na versão DM1-3260br)
Webcam: sim
Conectividade: WiFi, Bluetooth, USB, HDMI
Dimensões: 29 x 2 x 21 cm (L x A x P)
Peso: 1,57 kg
Autonomia de bateria: até 5 horas de uso
Itens inclusos: notebook HP Pavilion DM1, fonte de alimentação, cabo de energia, manuais e certificados

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
10

Prós

  • - Baixo preço
  • - Teclado amplo
  • - Tela de 11,6 polegadas
  • - Resolução em HD
  • - Hardware avançado

Contras

  • - Teclado sem retro-iluminação
  • - Touchpad muito sensível
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Carvalho
    2012-02-15T22:33:14

    Eu tenho um netbook desses,comprei hoje por 799.Para mim que tenho 16 anos e vou simplesmente usar somentes redes sociais ele é perfeito,afinal ele é um Hp né!

  • Tiago Rigueto
    2012-03-07T21:30:51  

    É possível trocar o processador dele ?? Qual é a placa mãe deste notebook ?Qual é o socket do procesador??

    recentes

    populares

    • Tiago Rigueto
      2012-03-07T21:30:51  

      Nenhum notebook permite trocar o processador.

    recentes

    populares

    • Tiago Rigueto
      2012-03-07T21:30:51  

      Ao contrário amigo, a maioria permite a troca do processador. Geralmente os notebooks que possuem APU, no qual a gpu é integrada ao processador que não permitem a troca. Eu tinha um Lenovo Edge 14 que vinha com i3 mas aceitava um upgrade de até um i7 primeira geração. Não conheço esse hp, mas acredito que não seja possível trocar por possivelmente ser um APU.

  • Professor
    2014-11-18T14:17:14

    Tenho esse lixo, ah..se arrependimento matasse..!

  • Renato Assunçao
    2011-10-23T20:39:07  

    Bom Noite, obrigado pelo bom Review. Se for possivel gostaria de saber se este Netbook "musculoso" da HP dispõe de conector de entrada para microfone adicional externo

    recentes

    populares

    • Renato Assunçao
      2011-10-23T20:39:07  

      Ele possuí uma entrada que que faz as duas funções, então vc deve ter um fone com microfone embutido

  • Gerson Santos
    2013-07-12T18:17:08

    Eu possuo um notebook destes, quanto à performance, razoável. invista em um ultrabook que vai ficar mais satisfeito. Eu comprei esse dm1 em fev 2012 e já está pedindo bateria nova, não sei como pode exigir troca em tão pouco tempo. E olha que sou cuidadoso nas recargas e descargas dentro da margem de segurança, nunca descarregando por completo a bateria. Tive que comprar um drive de DVD . Não recomendo, é minha opinião. Quer ficar satisfeito invista mais e compre um ultrabook sem pensar duas vezes.

  • Viviane Araujo
    2013-09-18T11:45:28

    Comprei um desses em janeiro de 2012. Assim que acabou a garantia de fábrica, a placa mae deu problema. Tenho de trocá-la e a assistencia tecnica me cobra 480,00, mais da metade que paguei pelo netbook. Não recomendo, uma porcaria, trava demais e é muito lento. O windows 7 starter que vem nele tb não presta! Comprem outra marca, pq HP deixou muito a desejar!

  • Helvecio Tedesco
    2012-04-07T08:33:59

    tenho a versão mais simples (starter),ele está PESADÃO e o desempenho está uma beleza... RECOMENDO.plano de energia usado:alto desempenho

  • Sisley Rocha
    2012-03-03T00:33:36

    Tenho um Hp pavilion dm1.. adoro o notebook pelo tamanho, praticidade e principalmente desempenho e bateria (que dura mesmo até 5h ou mais). O unico problema (que nem é tão grande assim) é que o note só tem uma entrada para microfone e fone de ouvido (a mesma). Para quem precisa de mobilidade super recomendo ele.. quem quer jogos fica a dica... eu tenho the sims 3 (com uma qualidade mediana de gráficos) roda normalmente.

  • Delfim Pereira
    2013-01-11T08:58:10

    FAVOR INFORMAR COMO COMPRAR O NOTEBOOKS ACIMA HP PAVILION DM1 E ONDE POIS NO SITE NAO CONSEGUI ESTA INFORMAÇÃO FICO NO AGUARDO

  • Eduardo Silva
    2011-09-06T15:54:50

    Belenos e André, Agradeço pelos comentários sobre o conector de cabo de rede. O review está sendo alterado. Admito que não observei a existência do mesmo por estar muito bem integrado ao design do produto. Quando à sensibilidade do touchpad, sim, ele deixa de funcionar enquanto está se digitando. Porém, o intervalo de inoperância ao final da digitação de uma palavra ou frase é muito curto, e para os usuários que digitam com as mãos rentes ao teclado, invariavelmente, os esbarrões acontecem, provocando acidentes. Porém, esse é um feedback pessoal. Os resultados podem variar. Abraços.

  • Belenos Govannon
    2011-09-06T14:13:59

    Tenho este notebook e ele tem entrada para cabo de rede, sim. Fica na lateral esquerda, dentro de uma tampinha, ao lado da porta VGA. E garanto que não há perigo em esbarrar no touchpad (neste caso, é um "clickpad"), já que ele é desativado automaticamente quando o teclado está sendo usado -- a única tecla que funciona com ele é o Ctrl.

  • Andre Quintaes
    2011-09-06T12:22:27

    Tenho este note, é realmente muito bom. Ainda mais se levar em consideração o preço. Porém, há um erro grave nesse review... O HP dm1,TEM SIM ENTRADA PARA CABO DE REDE. Ela fica escondida por uma "portinha" no canto. Vacilou quem fez o review, poderia, ao menos, ter lido o manual.