Notebook

NOTA tt
8.3

Review HP SlateBook X2

O SlateBook x2 é o tablet Android da HP com design bonitinho, cara e conforto de netbook, mas com preço salgado. O TechTudo realizou os testes completos do produto e os resultados podem ser conferidos no review abaixo.

Luciana Maline
por
em

O HP SlateBook x2 é um tablet híbrido facilmente confundido com um netbook quando visto de longe. Com um teclado encaixável, pode-se dizer que ele possui o melhor dos dois mundos no quesito conforto e possibilidades de uso. Porém, como nem tudo são flores, ele roda Android, o que o deixa um pouco mais restrito quando comparado a sistemas de desktops, e chegou em terras nacionais com o salgado preço de R$ 1.899. Quer conhecer o híbrido em sua intimidade? O TechTudo conta no review abaixo.

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O SlateBook x2 é o tablet da HP que vem com o teclado "encaixável" (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Design

Apesar do formato de netbook, saltam aos olhos as “curvas” e a modernidade do SlateBook x2 quando comparado aos modelos tradicionais de desktop disponíveis no mercado. Ele é bem bonito, e não é menos robusto ou resistente do que os demais.

Slatebook X2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Slatebook X2 possui design moderno e cheio de curvas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Ainda de olho nas curvas, o encontro entre os perfis igualmente arredondados da parte superior do tablet e da inferior do teclado facilita muito na hora de carregá-lo nas mãos. O efeito gerado se encaixa muito bem e proporciona segurança ao usuário. 

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O tablet, mesmo pesado, é fácil de carregar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Aliás, por falar na fusão das duas partes em um único corpo, o movimento de encaixe e desencaixe entre display e teclado é feito de forma fácil. Há uma espécie de “trava” localizada na parte superior do teclado, ao centro, no lugar de contato entre ambos. O movimento correto é indicado por uma seta que aponta para a esquerda.

trava entre a tela e o teclado do HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)"Trava" entre a tela e o teclado do HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



No quesito portabilidade, no entanto, ele não é dos melhores. Com o conjunto teclado e tablet, ele pesa 1,4 kg. É inegável que, depois de um tempo na bolsa ou na mochila, ele começa a incomodar. Completa-se, ainda, a tabela de medidas ingratas ao transporte com 284 x 212 x 20 mm. Aliás, vale ressaltar que seu carregador é semelhante ao de netbooks, e ainda mantém aquele clássico formato “tijolo”, um adicional no peso a ser carregado em casos de uso mais prolongado.

Entre as possibilidades de entradas, o teclado apresenta quatro delas: três no lado direito (HDMI, carregar e “play”) e uma no esquerdo (USB), além do espaço para fone de ouvido. Na tela, as entradas ficam localizadas na parte de baixo do display, ocultadas quando em contato com o teclado. São elas um slot de cartão SD, porta de carga própria e um fone de ouvido e microfone.

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)As entradas do teclado ficam escondidas quando há o encaixe com o tablet (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Na parte inferior da tela ficam as caixas de som, localizadas nos extremos. Com a ideia de projetar o som para frente, elas funcionam bem e ainda são bem localizadas, ao passo que não disputam a posição com os dedos na hora da pegada. Na parte de cima, há a antena a WLAN, câmera frontal e iluminação para webcam.

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)As posições dos botões e da caixa de som foram soluções felizes trazidas pelo HP (Foto: Luciana Maline/TechTudo)




Em termos de escolhas e usabilidade, um acerto: os dedos ficam disponíveis, na verdade, para acessar os botões da traseira, quando em posição vertical. Eles estão localizados nos cantos superiores do tablet: à direita o liga/desliga e, na esquerda, os botões de volume.

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Botões traseiros de volume do SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Diferente da LG, que também utilizou o recurso de botões na traseira em seus novos modelos de celular, só que emparelhados ao centro, a HP coloco-os na laterais e separados. Ou seja, a pressão na tela feita ao apertar os botões é mais amena e evita confusões na hora de efetuar os comandos. A grosso modo: quem quiser abaixar ou aumentar o volume, não corre o risco de, sem querer, apagar a tela.

Teclado

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O SlateBook x2 vem com a opção de acoplar um teclado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O recurso do teclado acoplável é um diferencial do tablet e realmente funciona bem. Para muitos usuários que ainda não ganharam o hábito de digitar na tela e necessitam usar o computador para escrever textos, é uma boa pedida. Aliás, um outro ponto positivo é que, quando unidos, ele não elimina a função touchscreen da tela. Somado ao conjunto de vantagens, suas teclas ainda são macias e o trackpad responde muito bem.

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O teclado do SlateBook x2: confortável, porém, frágil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Além disso, ele possui um espaço confortável para apoio de mãos enquanto digita. Esse ponto, paradoxalmente, acaba por resultar em uma consequência desagradável: o teclado em si muito apertado no centro, com pouco espaço entre as teclas. Durante nossos testes, foi comum esbarrar na tecla errada por engano.

Tela

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A tela do SlateBook x2 possui 10,1 polegadas e resolução em Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A tela WUXGA, de 10,1 polegadas é bem tranquila de ser usada. Com uma boa resolução Full HD, ela ainda apresenta a vantagem de ter um zoom em ícones menores, o que facilita a leitura. Porém, a saturação de cor e brilho deixam um pouco a desejar em alguns ângulos. Ela apresenta um constante tom amarelado em muitos momentos. Além disso, apesar de a empresa prometer uma visão ótima mesmo inclinado, não são todos os ângulos de visão que apresentam uma experiência favorável.

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O tablet, na verdade, não apresenta experiência favorável em todos os ângulos de visão. No ângulo frontal, no entanto, ele possibilita boa visualização (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Desempenho

O desempenho, no geral, é considerado favorável para o que se propõe. O Android Jelly Bean 4.2.2 flui bem graças ao processador móvel Nvidia Tegra 4. Ele é, aliás, capaz de rodar jogos pesados sem engasgos, como o Fifa 14, por exemplo. O desempenho em aplicativos convencionais, como Facebook e Skype, também não deixa a desejar. 

Além desses fatores, ele também não demora muito tempo até ligar e aparecer a interface do Android, ponto extra no quesito praticidade e economia de tempo ocioso do usuário. Em um panorama geral: apps que não travam, com respostas imediatas aos comandos e, ao menos durante o período de testes, sem travamentos.

Slatebook X2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Slatebook X2 conta com um processador Tegra 4, da NVIDIA (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Vale destacar, entretanto, que os encantados com o design semelhante a um netbook devem estar cientes que o sistema operacional em questão pode causar um certo estranhamento aos acostumados com os programas comuns em desktops, como Windows. Ele provavelmente não vai ser capaz de substituir o seu computador de casa. Por rodar Android, ele funciona melhor como um tablet do que como um notebook.

HP SlateBook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela com a interface do Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Somado a esse conjunto, ele vem com 2 GB de RAM, 16 GB para armazenamento e expansão via cartão de memória de até 32 GB.

Ainda no campo do uso, a bateria também é um ponto a favor do gadget. Ele já vem acompanhado de duas baterias, uma localizada na tela e a outra na dock e, em conjunto, ela dura em torno de 11 horas. Ou seja, pode-se usar e abusar do gadget sem precisar correr para a tomada. Para realizar a recarga completa do aparelho, necessita-se de duas horas e meia, mais ou menos.

Câmeras

O HP SlateBook x2 possui duas câmeras: uma traseira, com 2 megapixels, e uma frontal, apenas VGA. Ambas possuem recursos para regular a qualidade da imagem ao contexto, mas sem muitas novidades quando comparadas às câmeras de tablets. Há cinco opções de balanço de branco;  Modo de Cena; opção de controle de exposição; HDR; escolha do Local de Armazenamento e o tamanho da imagem para ser armazenada. Na frontal, pode ser em HD, VGA ou QVGA. 

Câmera frontal do Slatebook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Câmera frontal do tablet (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Na traseira, há oferta de armazenamento em FHD, HD, VGA e QVGA, além de realizar fotos panorâmicas, controle de exposição e HDR. Apesar no desempenho regular das câmeras de tablets no geral - e as do SlateBook x2 não fogem da linha - alguns pontos não devem deixar de ser pontuados. Primeiro, a compensação gerada pelo balanço de branco não é um ponto no qual o usuário deverá se apegar, quando posto no automático. Durante os testes em ambientes fechados, a imagem aparecia com inclinação perceptível para uma cor específica, seja amarela ou azul.

Câmera Traseira do Slatebook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Câmera traseira do Slatebook x2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Além disso, apesar de ter uma categoria para estabilizar a imagem, ela não é muito potente em atuação em vídeos do tablet. Ela captura movimentos sutis e, muitas vezes, demora um tempo para retomar a nitidez após um “esbarrão”. Aliás, por falar na produção de vídeos (HD 720 p), ela conta com um microfone tranquilo de usar em videoconferências, mesmo sendo sensível a ruídos externos, a voz pode ser ouvida do outro lado com nitidez. Ponto positivo na hora de efetuar conversar via vídeo.

Custo-Benefício

Entre a lista de vantagens que o híbrido da HP possui, que conta com um design moderno, processador top, teclado acoplável e memória interna de respeito, o preço desarmoniza um pouco. Por R$ 1.899, valor sugerido pela empresa, o tablet com Android 4.2 consegue ser mais caro do que, por exemplo, o iPad Air de 16 GB, tablet top de linha da Apple que pode ser encontrado por R$ 1.749 na loja oficial da marca no Brasil. Sem contar que o produto só possui versão de conectividade para Wi-Fi.

Porém, há quem ainda não esteja habituado a escrever em um tablet e priorize a presença do teclado, mesmo com o conjunto de pesares peso-Android-preço. Aos que curtiram o produto e não precisam de um tablet para ontem, talvez seja mais interessante esperar e tentar a sorte em uma promoção.  

Achou caro? Opine no Fórum sobre o tablet mais em conta do mercado

Tabela Slatebook X2 (Foto: Arte/ TechTudo)Tabela Slatebook X2 (Foto: Arte/ TechTudo)



Nota TechTudo

NOTA tt
8.3
Design
9
Funcionalidades
8
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • Design moderno
  • Teclado aclopado
  • Ótimo processador
  • Bateria duradora

Contras

  • Preço alto
  • Apenas Wi-Fi
  • Pesado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares