Celular

NOTA tt
7.0

Review HTC Desire A

Conheça detalhes do modelo e saiba quais são as nossas impressões sobre o seu conjunto de recursos.

Eduardo Moreira
por
em

O HTC Desire A chegou ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2011, mas no mercado externo, já tem algum tempo de estrada, recebendo o nome de HTC Wildfire, contando com algumas diferenças no seu exterior. De qualquer modo, o Desire A é um modelo que, apesar do seu design diferenciado, possui recursos de hardware simples, tornando o mesmo uma opção válida apenas para aqueles que se seduziram por sua beleza. Vamos conhecer mais detalhes do modelo e passar nossas impressões sobre o seu conjunto de recursos.

HTC Desire A (Foto: Divulgação)HTC Desire A (Foto: Divulgação)

Design

Aqui está o grande trunfo do HTC Desire A e ele faz com que algumas pessoas o desejem mesmo. É um aparelho muito bonito, de tamanho compacto e linhas bem cuidadas. O seu acabamento mistura partes metálicas e emborrachadas, que tornam o telefone elegante. O seu agarre também é muito prazeroso, justamente pelas suas dimensões reduzidas.

O aparelho pode ficar bem acomodado em mãos pequenas, e mesmo no caso de usuários com mãos grandes, o uso é bem aceitável. Sem falar que o modelo conta com poucos botões, o que torna o seu uso ainda mais simples.

Funcionalidades

O HTC Desire A conta com a interface Sense UI, que atua por cima do sistema operacional Android 2.1 já instalado no telefone. Apesar de alguns usuários mais tradicionais preferirem o Android em "estado puro", temos que reconhecer que, para quem nunca teve um contato direto com o Android, isso não fará a menor diferença, e a interface Sense UI deixa o primeiro contato mais amigável.

Widgets grandes e bem visíveis, cores chamativas e funções que utilizam muito a tela de toque, que possui uma excelente resposta. A experiência de uso é bem intuitiva, e mesmo para aqueles que se sentirem perdidos com os comandos na tela, ainda podem utilizar a roda central (ou touch wheel) para navegar entre as telas. Ou seja, o HTC Desire A é perfeito para usuários iniciantes, que não possuem muita intimidade com smartphones.

Desempenho

O Desire A possui um desempenho aceitável para o hardware que possui, mas muito abaixo do que os modelos que chegaram ao mercado nos últimos meses. Com uma versão 2.1 do Android e apenas 528 MHz de velocidade total de processador, o smartphone faz apenas o básico, como gerenciamento de contas de e-mail e tarefas, navegação simples na web e acesso à redes sociais. Não é um aparelho recomendado para quem quer rodar jogos, ou acessar vídeos no YouTube. Não que ele não seja capaz de fazer isso. Ele faz, mas não tão bem quanto os modelos mais avançados.

Nos testes realizados, não encontramos muitos problemas de travamentos e bugs no aparelho, mas percebemos essa dificuldade na execução de atividades multimídia. Quanto à sua autonomia de bateria, o modelo segue os padrões dos smartphones Android. Ligado apenas no WiFi, ele pode aguentar mais de um dia sem uma recarga. Com o 3G ligado, fatalmente você terá que recarregar a sua bateria durante o dia.

Vale registrar que, lá fora, o seu similar (HTC Wildfire) recebeu atualização para o Android 2.2 (Froyo) via HTC, e por meios não-oficiais, para o Android 2.3 (Gingerbread). No Brasil, não encontramos nenhuma informação até o momento sobre uma atualização do sistema operacional do Desire A.

Custo-benefício

Quando foi lançado no Brasil, o HTC Desire A custava R$ 900, e já estava com uma certa desvantagem em relação aos concorrentes, pelas suas características de hardware. Hoje, temos modelos com processadores melhores e maior quantidade de memória RAM, que faz com que a opção pelo HTC Desire A só se justifique se for pela questão da beleza.

Para quem não vai se importar em ter um aparelho com um sistema limitado pelo hardware e pela ausência de atualizações, pode ser uma opção válida. Mas recomendamos um aparelho que conte com, pelo menos, o Android 2.2 de fábrica, para um melhor desempenho e proveito dos recursos do aparelho.

Ficha técnica

Tela 3,2 polegadas
Resolução de tela 240 x 320 pixels
Sistema Operacional Android 2.1, com interface HTC Sense UI
Rede quadriband GSM/GPRS/EDGE (850/900/1800/1900 MHz)
Câmera 5 megapixels
Flash sim, flash LED
Conectividade Bluetooth 2.1, WiFi 802.11 b/g
Bluetooth sim, 2.1
Dimensões 106,75 x 60,4 x 12,19 mm
Peso 118 gramas
Memória Interna 512 MB

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
9
Desempenho
8
Custo-benefí­cio
6

Prós

  • * Design diferenciado.
  • * Tamanho compacto.
  • * Boa tela de toque.

Contras

  • * Baixos recursos de hardware.
  • * Android 2.1.
  • * Preço elevado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Quirino
    2012-03-30T10:31:59

    Muito bom o site, só ERROU feio no modelo do aparelho! Esse não é o desire, é o Wildfire!