Celular

NOTA tt
8.0

Review HTC HD Mini

Eduardo Moreira
por
em

O HTC HD Mini é um dos smartphones que pouco ouvimos falar por aqui, justamente porque ele não foi lançado em território nacional. Não há nenhum tipo de previsão de seu lançamento no Brasil e, caso ele chegue algum dia, fatalmente chegará defasado, pois não será um dos produtos que contam com recursos para uma eventual atualização para o sistema Windows Phone 7. Porém, ele pode surpreender aqueles que um dia usarem o produto, pelo seu leque de opções para quem quer se manter conectado e produtivo.

Além disso, é um aparelho que, ao longo dos testes, se demonstrou mais ágil do que se imaginava, mostrando um bom desempenho na execução de aplicativos, mesmo contando com uma tabela de especificações mais modesta que seus concorrentes. E o mais importante: com um desempenho que apagar um pouco a imagem negativa das versões anteriores do Windows Mobile.

Tela e acessibilidade

Ele conta com tela de 3,2″ touchscreen capacitiva, que apresenta as imagens em cores vivas e bom tom de preto. Ele exibe bem as fotos na tela, mas não é muito recomendado para rodar vídeos, por contar com uma resolução máxima de 320 x 480 em HVGA. Porém, essas especificações estão condizentes com o seu hardware.

Sua interface HTC Sense pode parecer um tanto quanto confusa para usuários mais inexperientes. Apesar de alguns itens do aparelho ficarem otimizados com esta interface da HTC (como o caso do Media Player), a disposição de seus atalhos e ícones ficam sem uma identificação clara para alguns programas. Alguns usuários precisarão recorrer ao manual de instruções do aparelho para ter uma idéia do que cada item na tela faz.

Internet

Ele é bem servido de conexões à web. Ele conta com 3G, WiFi, GPRS e EDGE, e conta com Opera Mobile pré-instalado, o que já garante uma boa velocidade de acesso às páginas. Sua conectividade é muito boa, e nos testes feitos, o aparelho teve um bom desempenho de navegação. Não teve problemas em detectar redes WiFi e se conectou ao 3G com facilidade. Isso, sem contar os recursos para redes sociais que o aparelho traz de forma nativa, para serviços como YouTube, Facebook, Flickr, entre outros, tornando seu acesso bem prático.

Câmera

Ele possui câmera de 5 MP, que garante fotos com qualidade acima da média dos dispositivos móveis. Sua câmera tem uma gama de recursos que deixam o processo de fotografia mais prático e com maiores chances de se obter uma boa fotografia. O principal desses recursos é o foco automático, que diminui consideravelmente as chances de fotos borradas e desfocadas. Conta ainda com flash LED, para fotos em curta distância, que não resolve, mas ajuda bastante nas fotos com baixa luminosidade.

Custo/benefício

Como já afirmamos, ele não possui comercialização oficial em território nacional. Logo, qualquer análise sobre seu valor em relação aos seus recursos pode ser precipitada. O que podemos dizer é que o HTC HD Mini é um ótimo aparelho, dentro daquilo que oferece. Mas pode não ser uma compra vantajosa para aqueles usuários que querem sempre ter a mais recente tecnologia.

Apesar do Windows Mobile 6.5 Professional ser bem melhor do que as suas versões anteriores, ele vai ficar ultrapassado com a popularização do Windows Phone 7. Logo, vale aqui dizer que para os usuários mais exigentes, o aparelho está levemente abaixo daquilo que temos hoje como configurações padrões dos smartphones considerados top. Mas para usuários iniciantes, ou que buscam ter um telefone para tarefas do dia-a-dia com um pouco mais de recursos, o HTC HD Mini é uma excelente opção. Prático e elegante.

Ficha técnica

  •  
Tela 3,2 polegadas
Resolução de tela 320 x 480 HVGA
Sistema operacional Windows Mobile 6.5 Professional, com HTC Sense
Rede GPRS/EDGE, 3G
Armazenamento 384 MB de armazenamento interno, além de slot para cartões microSD de até 32 GB
Câmera 5 MP
Flash Sim
Conectividade USB 2.0, WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1
Sincroniza com o PC Sim
Dimensões 103,8 x 57,7 x 11,7 mm
Peso 110g
Autonomia de bateria no modo GSM, 435 minutos de conversação, 340 horas em standby, 8 horas de reprodução de vídeo e 12 horas de reprodução de áudio
 
Itens inclusos smartphone HTC HD Mini, bateria, carregador, cabo USB, fones de ouvido e manuais
 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Desempenho
9
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • * Boa velocidade do software.
  • * Material bem resistente.
  • * Boa gama de recursos.

Contras

  • * Não está disponível no Brasil
  • * Usa Windows Mobile 6.5.
  • * Interface um pouco confusa.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares