Celular

NOTA tt
7.0

Review HTC Legend

O HTC Legend é um smartphone para quem quer ter controle e conectividade, além do máximo de compatibilidade com diversos sistemas operacionais, cortesia do sistema Android do Google que já vem instalado no smartphone...

Estêvão Soares
por
em

O HTC Legend é um smartphone para quem quer ter controle e conectividade, além do máximo de compatibilidade com diversos sistemas operacionais, cortesia do sistema Android do Google que já vem instalado no smartphone.

A resolução da tela não impressiona se você olhar para os 320×480 pixels HVGA, mas o fato de utilizar a tecnologia AMOLED, com certeza vai fazer a sua experiência com o HTC Legend ser muito mais agradável. A ótima construção por parte do HTC aliado ao Android fazem do modelo uma boa escolha para quem procura um smartphone confortável de segurar e recheado de recursos.

htcHTC Legend (Foto: Estevão Soares)

Desempenho

No geral, o desempenho do HTC Legend impressiona por se tratar de um processador de 600MHz. As transições e animações são fluidas e rápidas. Ainda não é possível comparar com o iOS 4 mas é bom lembrar que estamos falando do Android 2.1.

Algo a se destacar é o desempenho do browser, que proporciona uma ótima experiência de navegação graças a sua agilidade. Apesar de ser compatível com o Flash, páginas com conteúdo mais elaborado podem não carregar ou funcionar de forma insatisfatória.

Interface e Construção

A interface Sense (Sense UI) permite que você execute o movimento de pinch, ou “beslicar” a tela, para que ele traga todas os 7 menus disponíveis para sua visão. Na verdade é uma versão do Éxposé do Mac OS X para o Android. Infelizmente ele mostra somente screenshots das telas e não atualizações em tempo real, mas não deixa de ser uma ótima adição já que o recurso agiliza, de forma simples, a organização das telas.

HTCHTC Legends (Foto: Estevão Soares)

No HTC Hero, na parte inferior era possível encontrar uma bolinha que servia como mouse, já no HTC Legend, seguindo a tendência do mercado, ela foi substituída por um trackpad óptico em formado com um nível superior de precisão.

O sistema de encaixe para a bateria na parte traseira do HTC Legend é muito interessante, o encaixe é perfeito, tanto que impossibilita que terceiros criem baterias com maior capacidade, geralmente elas são um pouco maiores e, neste caso, o encaixe não seria perfeito, impossibilitando a entrada.

Câmera

A câmera possuí ótimos controles manuais como: exposição, contraste, saturação, nitidez, ISO de 100 a 800, equilíbrio de ponto branco, temporizador, geolocalização, entre outros.

Quando você se depara com um smartphone bem construído como o HTC Legend, você realmente aumenta suas expectativas em relação aos recursos disponíveis. Apesar da câmera de 5 megapixels e bons controles manuais, ele não grava vídeos em HD 720p, o que é praticamente uma obrigação para usuários mais exigentes e que trabalham com conteúdo multimídia. Mesmo para um smartphone que não produz filmes em 720p, a qualidade dos vídeos ainda deixou a desejar.

O áudio também merece um destaque já que a qualidade, tanto para reprodução no smartphone ou no fone, não deixam a desejar. Já não podemos fazer o mesmo elogio com relação à captura do áudio durante os vídeos. O som muitas vezes fica com excesso de sons médios e os agudos e graves não se distinguem com clareza.

As fotos podem sair com um tom mais lavado e cores menos vibrantes nas configurações automáticas. No entanto, o auto foco funciona muito bem e o flash agrada a quem costuma tirar fotos com pouquíssima ou nenhuma luz.

HTCHTC (Foto: Divulgação)

 

Widgets

Mesmo com o Android 2.1, os Widgets de calendário e mensagens são muito bonitos e bem polidos, o que dá uma ótima impressão ao sistema. O Widget FriendStream une, em uma única janela, os updates do Facebook, Twitter e Flickr. As contas já são configuradas assim que você inicia o celular pela primeira vez. Os Widgets de cadastro (subscriptions) de sites (através de feeds) também é muito funcional e com ótimo apelo visual.

Apesar de ser visualmente interessante, o FriendStream tem um sério problema de atraso nos updates. Alguns updates demoraram até 3 minutos para serem atualizados. Para algumas pessoas isso realmente não incomoda, mas para usuários que precisam de atualizações em tempo real, é algo a se lamentar

Integração com o Google

HTCHTC Legends (Foto: Estevão Soares)

Um ponto positivo dos smartphones Androids mais recentes é a integração sem precedentes com os serviços do Google. Tudo funciona muito bem e a sincronização é feita de forma transparente para o usuário. Quando você inicia o seu HTC Legend pela primeira vez, você tem a opção (altamente recomendado) de cadastrar uma conta do Google para que os serviços sejam integrados. É importante lembrar que é esta será a sua principal conta no Android Market, a App Store do Google.

Não se deixe enganar utilizando somente os aplicativos que já vem instalados por padrão no HTC Legend, a verdadeira beleza de você ter um smartphone com o sistema Android é justamente a possibilidade de expandir ao máximo os seus recursos através dos incríveis apps que existem no Android Market.

Idioma

Um fator que pesou contra o HTC Legend foi a impossibilidade de instalar o sistema com o Português do Brasil. Apesar de ser perfeitamente possível utilizar através do Português de Portugal, algumas pessoas podem se incomodar com o fato de não conseguirem utilizar o seu smartphone em seu idioma oficial.

Conexões

O HTC Legend trabalha com as redes GSM, EDGE e 3G para conexão via rede celular, além de vir equipado com WIfi e Bluetooth para a transferência de arquivos.

O sinal wi-fi do Android deixa na mão em alguns momentos, mas para quem usa predominantemente a rede 3G, isso não é um problema grave.

No entanto, é interessante notar que se você quer ficar atualizado com as últimas novidades do sistema Android, o HTC Legend possui um processador de 600MHz e que provavelmente será compatível com o Android 2.3.

Ficha técnica

Processador 600MHz
Memória RAM 384MB
Memória ROM 512MB
Tela AMOLED 3.2” polegadas (81mm)
Resolução de tela 320×480 pixels HVGA
Sistema operacional Android 2.1 (Éclair) com HTC Sense
HSPA/WCDMA 900/2100 MHz
GSM 850/900/1800/1900 MHz
Rede 3G
Armazenamento cartão de memória microSD (Compatível com o padrão SD 2.0) Suporta até 32GB
Câmera 5 megapixels com foco automático e Flash
Flash Sim
Conectividade WiFi IEEE 802.11 b/g, Bluetooth 2.1 com A2PP e Micro USB
Sincroniza com PC Sim
Peso 126 gramas
Autonomia de bateria * Stand by GSM: até 440 horas
* Conversação GSM: até 490 minutos
 
Capacidade da bateria 1300 mAh
Itens inclusos * Carregados de Bateria
* Cabo USB
* Bateria
* Fone de ouvido
 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
8
Desempenho
6
Custo-benefí­cio
6

Prós

  • * Tela AMOLED.
  • * Design em Alumínio.
  • * Boa performance do SO.
  • * A Interface agradável.
  • * Fácil de customizar.

Contras

  • * Wi-Fi deixa a desejar.
  • * Performance da bateria.
  • * Android versão 2.1.
  • * Câmera deixa a desejar.
  • * Ausência de câmera frontal.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares