I am Setsuna é um novo RPG japonês produzido pela Square Enix e lançado no PS4 e PC. O título chama a atenção por ter um estilo retrô, apesar dos gráficos mais modernos, e por ter claras inspirações em jogos clássicos, como Chrono Trigger. A comparação é proposital, justamente para que o game siga o estilo antigo. Confira nossa opinião:
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Nós Somos Setsuna
Apesar de dar nome ao jogo, a jovem Setsuna não é exatamente a personagem principal. Esse papel fica com Endir, um mercenário que tem como missão proteger a menina ao longo de sua jornada. Assim, a história do game começa de forma simples, ainda sem Setsuna, e com foco no guerreiro, que deve descobrir mais de sua saga a cada passo.

A evolução do enredo em I Am Setsuna é uma das melhores coisas a respeito dele. O estúdio Tokyo RPG Factory, que é parte da Square Enix, foi montado justamente com o objetivo de ter RPGs que evocassem a época do Super Nintendo e do primeiro PlayStation, onde ficávamos impressionados com as histórias, e não apenas com gráficos e mecânicas.
Por conta disso, I Am Setsuna tem bastante diálogo. Não espere poder passar por eles sem ler o que está escrito, principalmente por conta das importantes dicas que eles dão na hora de avançar a história do jogo – como por exemplo saber onde precisamos ir.

Não há nada "de outro mundo" no enredo, mas o game faz bem o que propõe, com muitos diálogos condizentes. Todos os personagens são bem construídos e interessantes, Keel, Kuon, Yomi, Julion, apesar de trazerem alguns clichês na bagagem. Mas tudo bem, já que o clima de nostalgia permite esse tipo de inserção em um RPG japonês bem tradicional.
Jogo na neve
A jogabilidade de I Am Setsuna segue o mesmo esquema da história: simples, mas cativante. Neste ponto o jogo lembra Chrono Trigger, principalmente nas batalhas. Por exemplo, para quem estava com saudade, a barra de tempo para agir em uma batalha está de volta. Ela esteve presente não apenas em CT, mas também em jogos da série Final Fantasy durante muito tempo.

Em I Am Setsuna, o jogador controla toda a equipe de heróis durante as lutas, definindo as ações por meio da barra de tempo sempre ativa. Há ataques, magias e itens, tudo bem simplificado e direto. Alguns golpes podem ser concentrados para aplicar mais dano ou ter efeitos adicionais, enquanto há habilidades que podem ser combinadas entre os personagens.
As batalhas são interessantes, pois são variadas e divertidas. Os inimigos comuns ficam espalhados pelos cenários, e é preciso chegar perto deles para iniciar o combate – sem transição de tela ou carregamento adicional do jogo. Se você viveu boa parte da adolescência ou juventude nos anos 90, e se jogou algum RPG da Squaresoft nessa época, tudo que citamos aqui sobre a jogabilidade deve soar familiar.

Todos os personagens possuem habilidades configuráveis, níveis, elementos terciários que vão te fazer "perder um tempo" pelos menus, além de itens e colecionáveis que vão nos deixar mais tempo grudados no controle, já que é preciso coletar alguns para melhorar armas. Mas tudo é bem simplificado, pois Setsuna, apesar de ser um RPG demorado como todos os outros, não tem pretensões de oferecer complexidade aos jogadores.

O cenário é bem montado e apresentado, apesar da pouca variedade que um continente totalmente coberto de neve pode causar. Porém, os ambientes internos e também a variedade das “masmorras” são o suficiente para deixar a exploração de I Am Setsuna agradável.
Clássico até na decoração
I Am Setsuna passa o sentimento de clássico mesmo em elementos secundários. Ainda que o visual seja em 3D, todo o desenho dos personagens é inspirado por títulos como Final Fantasy Tactics e similares. A trilha sonora é outro destaque, e as vozes dos personagens estão apenas em japonês – com o restante do texto em inglês.

É uma pena que poucos elementos sonoros decepcionem, como sons repetitivos do avanço dos menus e diálogos, ou outros pequenos pontos ao longo da história e desenvolvimento dos personagens também estão presentes. Porém, isso pode ser proposital para passar o efeito de "nostalgia" da forma certa.
Conclusão
I Am Setsuna é um RPG que traz de volta a época do Super Nintendo e do primeiro PlayStation. Gráficos 3D simples, porém bonitos, fazem com que ele seja agradável aos olhos e, combinados a uma jogabilidade acertada, traz aos fãs um título legitimamente inspirado em clássicos como Final Fantasy 7 e Chrono Trigger. O game tem problemas, como algumas partes sonoras e a falta de variedade do cenário, mas nada que tire seu brilho nostálgico e jogabilidade simples e divertida.
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