Acessórios

NOTA tt
9.0

Review iNPOFi Wireless Charging System

Sistema tem tecnologia que garante recarga ultra rápida para a bateria do smartphone e ainda vem com capinha bem estilosa para o usuário do top de linha da Samsung.

Thiago Barros
por
em

O iNPOFi Wireless Charging System for Samsung Galaxy SIII é um sistema que oferece o carregamento sem fio à bateria do smartphone. Apresentado na MWC 2013, ele começa a chegar ao mercado internacional e promete tornar as recargas do Galaxy S3 da Samsung mais rápidas e práticas.

É preciso remover a parte traseira do S3 para acoplar case (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: É preciso remover a parte traseira do S3 para acoplar case (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Capa do iNPOFi Wireless Charging System encaixada no Galaxy S3 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O TechTudo testou o sistema, que contém uma capa para o telefone, uma plataforma de carregamento, um cabo USB e um conector para tomada. Utilizando uma tecnologia que foi patenteada pelos desenvolvedores, o iNPOFi Wireless Charging System tem como atrativos a velocidade com que carrega o aparelho e o design arrojado.

Como funciona a tecnologia

O funcionamento do iNPOFi Wireless Charging System para o Galaxy S3 é bem simples. O usuário que compra o produto deve, primeiro, retirar a “tampa” traseira do seu celular e acoplar em seu lugar a capa preta que vem no pacote. É preciso apertar bem e verificar o encaixe para que o sistema funcione perfeitamente.

Este é o dispositivo que realiza o carregamento do celular (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Base do iNPOFi Wireless Charging System, que é plugada na tomada (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Depois disso, basta conectar o cabo USB com a tomada na plataforma de carregamento e plugá-la em uma fonte de energia. Uma luz vermelha vai acender, indicando que o produto está ligado. Agora, basta posicionar o S3 sobre a plataforma. A luz fica branca, um indicador aparece na tela do celular e a bateria inicia o processo de recarga.

Carregamento muito rápido

A empresa diz que o carregador tem “alta eficiência, com conversão de energia de 90% e carregamento rápido para o telefone”. De fato, a velocidade com que ele carrega a bateria do smartphone é muito boa. Não chega a ser nada de outro mundo, mas não deixa nada a desejar. Nos testes realizados pelo TechTudo, o acessório aumentou 10% da autonomia do aparelho, que estava ligado, em pouco mais de 10 minutos.

Desempenho do sistema é ótimo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Desempenho do iNPOFi Wireless Charging System é ótimo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Normalmente, um S3 costuma levar de quatro a oito horas para ser carregado com o carregador tradicional que acompanha o aparelho. O sistema de iNPOFi consegue manter ou até melhorar esta média. Destacam-se ainda os fatos de o sistema não emitir radiação, ser compatível com as entradas USB e tomadas, não produzir calor e ter compatibilidade com todas as capas com capacidade de carregamento sem fio da iNPOFi.

Design arrojado e eficiente

O aspecto visual do carregador é praticamente perfeito. A base, que mede 5,9 x 3,4 x 0,2 polegadas, poderia ser um pouco menor para facilitar na portabilidade, mas por outro lado tem um peso bem pequeno, de apenas 140 g. O acabamento é muito bem feito e o seu revestimento “metálico” torna o produto bastante estiloso.

Carregador sem fio para o S3 é bem eficiente (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Carregador sem fio para o S3 é bem eficiente (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Conteúdo da caixa do iNPOFi Wireless Charging System (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A capa, que é utilizada no smartphone para o carregamento, também é bonita, preta, e tem um flip na parte frontal. Ela lembra capinhas comuns e pode ser utilizada como elas, no dia a dia, sem precisar ser removida novamente. A parte de trás tem um revestimento mais resistente, pois substitui a traseira do aparelho ao invés de ser posta sobre ela.

Custo-benefício

O iNPOFi Wireless Charging System for Samsung Galaxy SIII começou a ser vendido recentemente em alguns países, mas ainda não está disponível oficialmente no Brasil. Entretanto, é possível adquiri-lo em páginas internacionais, como a Amazon. Neste site, particularmente, o aparelho custa U$ 82,99 (cerca de R$ 170 em conversão direta).

Aparelho está à venda na Amazon (Foto: Divulgação/Amazon)iNPOFi Wireless Charging System está à venda na Amazon (Foto: Divulgação/Amazon)

O valor é relativamente alto já que o carregador, apesar de eficiente, é bem simples. O produto não tem uma case que o mantenha mais tempo carregado, nem funciona sem qualquer fio. Ele é inovador, sim, e prático, mas gastar um preço desses em um produto que não é essencial talvez não seja um custo-benefício tão bom.

Isso, obviamente, muda se o público em questão tiver o intuito de usar o sistema para oferecer um serviço de carregamento sem fio em ambientes profissionais ou comerciais. Para tais objetivos, o INPOFi Wireless Charging System tem tudo para cumprir às expectativas e oferecer um desempenho bem positivo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • * Carregamento rápido;
  • * Visual arrojado;
  • * Capa bonita e funcional;
  • * Compatibilidade com tomadas;
  • * Compatibilidade com USB.

Contras

  • * Preço alto;
  • * Não disponível no Brasil.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Rebelo
    2013-09-05T14:51:51

    que coisa mais idiota. Se tem que colocar o celular em cima da base, que por sua vez tem q estar ligada na tomada, por que não colocar no carregador de uma vez....