Tablet

NOTA tt
8.0

Review Inspiron Duo

Finalmente chegou ao Brasil o Inspiron Duo – o notebook-tablet da Dell, custando R$ 1.800,00 na configuração básica e única disponíveis para terras tupiniquins, mas será que ele realmente vale a pena? É o que vamos descobrir nesse review!

Gustavo Ats
por
em

Finalmente chegou ao Brasil o Inspiron Duo – o notebook-tablet da Dell, custando R$ 1.800,00 na configuração básica e única disponíveis para terras tupiniquins, mas será que ele realmente vale a pena? É o que vamos descobrir nesse review!

Na época da CES, especulava-se que o Inspiron Duo fosse um notebook totalmente conversível. Mais ou menos como se colocassem um Samsung Galaxy no monitor de um notebook, daí para usar as funções de tablet, bastaria remover o monitor. Para usar o notebook, bastaria plugar o monitor lá e iniciar o Windows, mas quem sonhou com isso levou um grande balde de água fria ao ver que o Inspiron parece mais com um daqueles antigos Tablet PC da HP: Um computador Windows com Touchscreen e só.

Inspiron Duo (Foto: Divulgação)Inspiron Duo é tablet + netbook (Foto: Divulgação)

Design

O Inspiron Duo é um netbook bastante peculiar. A começar pela forma em que ele se transforma em tablet. Ao contrário dos antigos tablet-pcs, você não precisa abrir totalmente o notebook, girar a tela e encaixar, o Inspiron Duo gira em torno de seu próprio eixo, localizado no meio da tampa.

Tirando essa peculiaridade, temos um netbook com o acabamento no padrão da Dell, ou seja, excelente.

Quando abrimos o conversível em modo netbook, notamos uma pequena estranheza nas bordas da tela. Acontece que elas são muito grossas quando comparadas a outros netbooks, o que dá a impressão de que sobra borda e falta tela no aparelho. Esse problema é causado justamente pelo fato de o netbook se transformar em tablet, afinal, é necessário um espaço maior para que o monitor possa se virar.

Em modo tablet, o excesso de borda é disfarçado pelo acabamento colorido da tampa do notebook, mas nesse modo o que causa estranheza é o peso do aparelho: 1.5kg, enquanto a maioria dos tablets não passa de 600 gramas.

Configurações e desempenho

Como notebook, não pudemos deixar de reparar que ele é bem mais rápido do que vários outros aparelhos da categoria, mas observando as especificações já descobrimos o motivo: Ele tem um processador Atom N550 (Dual Core), enquanto os notebooks “normais” vem com Atom N450 (single core).

Outro ponto acima da média neste netbook, é a tela. Acontece que ela está acima da média da maioria dos seus concorrentes, com resolução de 1366x768 (contra 1280x600 da maioria).

Enfim, como netbook não há o que reclamar do aparelho, mas é como tablet que o conversível deixa muito a desejar: Para começar, o Windows Seven não é otimizado para o uso com os dedos, o que torna o uso do aparelho como tablet um tanto quanto difícil, mesmo com a interface adaptada pela Dell.

Outro ponto que atrapalha muito o uso deste conversível como tablet é seu peso. Enquanto o iPad pesa 680 gramas, o Inspiron Duo pesa 1.5kg e por mais que isso pareça pouco, atrapalha muito na hora de usar como tablet.

Usar o aparelho com a ajuda de uma caneta stylus melhora muito a experiência dele como tablet, mas mesmo assim não é nem de longe a experiência que esperávamos deste aparelho.

Custo-benefício

O custo-benefício desse netbook é bem contraditório. Se como netbook ele é meio caro, sai muito mais barato do que comprar um tablet e um net. Além disso, o desempenho superior do Netbook acaba sendo um bom negócio para quem quer um computador portátil com um processador um pouco mais rápido.

Você pode encontrar assuntos relacionados a esse produto visitando a página oficial da Dell. Para isso, basta clicar aqui.

Ficha técnica

Processador Intel Atom Dual Core N550
Placa de vídeo Intel HD graphics
Memória 2GB DDR 3
Armazenamento 250 GB SATA
Conexões 802.11b/g/n Wi-Fi/ Gigabit Ethernet/ :, 2x USB 2.0, HDMI, VGA
Webcam 1.3-megapixel HD webcam
Tamanho da tela 10  polegadas
Resolução da tela 1355 x 768

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
10
Desempenho
8
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Diversidade de uso.
  • * Facilidade de conversão.
  • * Bom desempenho como notebook.

Contras

  • * Interface não-amigável a dedos.
  • * Poucas cores.
  • * Pesado como tablet.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares