Computadores

NOTA tt
7.0

Review Iomega Home Media Network Hard Drive Cloud Edition

O Iomega Home Media Network Hard Drive Cloud Edition 2TB foi anunciado na CES de 2011 como uma solução de armazenamento de mídia para ser usado em casa

Gustavo Ats
por
em

O Iomega Home Media Network Hard Drive Cloud Edition 2TB foi anunciado na CES de 2011 como uma solução de armazenamento de mídia para ser usado em casa. No entanto, preferimos chamá-lo de concentrador de arquivos, pois não há tantos recursos multimídia como gostaríamos.

Iomega home media (Foto: Divulgação)Iomega Home Media (Foto: Divulgação)

Design

Definitivamente este aparelho não foi feito para agradar os mais fanáticos por design. Pelo contrário! O aparelho tem um design bastante simples e não é algo que você queira deixar a vista pela casa.

A facilidade de uso é um ponto a favor deste aparelho. As portas USB são colocadas de forma que não atrapalham a operação das demais funções do aparelho mesmo que você use um outro HD externo ou um pendrive conectados nela.

Uso

Como um pequeno NAS, o aparelho é muito fácil de usar e de configurar, basta ter um pouco de paciência para ler o manual e seguir todas as instruções que lá estão. Na prática, basta colocar o aparelho na rede, ligar e rodar o aplicativo que vem com o aparelho.

O aparelho já vem com pastas pré-configuradas. Existem pastas para mídia (que fazem Stream de áudio e vídeo na rede), as pastas de backup (time machine, Backups e Quick Transfer), além de pastas específicas para documentos. Claro que você pode modificar as pastas, habilitar ou desabilitar Streaming e mexer nas outras funções utilizando a interface de configuração WEB do aparelho.

Como ferramenta de backup, o destaque é a porta USB frontal e seu botão “quick copy”, basta colocar um pendrive ou um HD externo na porta e apertar o botão que seu backup estará feito em questão de minutos (ou horas, dependendo do tamanho e da velocidade do drive). Além disso, ele é compatível com o Time Machine, da Apple.

Na rede local, não é necessário que você tenha nenhum programa instalado no computador. Basta acessar o NAS via SMB, ou seja, pelo próprio ambiente de rede do Windows.

Desempenho

Como NAS não há do que reclamar deste Iomega. Ele é rápido, fácil de usar e sua configuração é tão simples que até uma criança consegue fazê-lo funcionar, mas alguns pontos nos decepcionaram.

As portas USB são bastante lentas. A transferência de 1GB de dados pela USB demorou muito, mesmo usando um pendrive de última geração.

O servidor torrent tem poucos recursos. É uma pena para quem gosta de baixar torrents e outros arquivos e ter controle total deles.

Embora esses problemas sejam por muitas vezes irrelevantes, o que realmente nos decepcionou foi o serviço de Home Cloud. Para começar, o computador remoto deve ter um software especial instalado e as duas conexões a internet devem ser de no mínimo 10Mbps. Tentamos com velocidades entre 1 e 10 Mbps e o resultado foi desastroso.

Testamos várias e várias vezes o recurso e acabamos por desistir de usa-lo em velocidades baixas (3G? Esqueça...).

Mas nem tudo são trevas. Como já comentamos, o aparelho é um ótimo NAS e tem velocidades de escrita e leitura bem altas. Nos nossos testes, ele atingiu velecidades de 293 Mbps de escrita e 442 Mpbs de leitura.

O DLDNA também funcionou muito bem com TVs compatíveis. E os torrents? Bom, conseguimos baixar várias coisas por lá.

Custo-benefício

Como um NAS de baixo custo, o aparelho é uma compra excelente, principalmente o modelo de 2TB, que costuma estar uns 10 a 15 % mais caro do que o modelo com a metade da capacidade. Uma boa pesquisa de preços pode encontrar este NAS por até R$ 550,00. Então, aí está a dica para quem quer concentrar os arquivos em casa.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Funcionalidades
7
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • * Fácil de usar.
  • * Fácil de instalar.
  • * Suporte a DLDNA.

Contras

  • * Torrents com poucos recursos.
  • * Cloud exige conexão rápida.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares