Celular

NOTA tt
8.6

Review iPhone 5S

O novo top de linha da Apple tem tudo para brilhar no mercado, mas um preço que afasta muita gente. Confira no review se o iPhone 5S vale o preço que cobra.

Allan Melo
por
em

Ainda que o iPhone 5S já não seja mistério para mais ninguém, avaliar o smartphone da Apple meses após a sua chegada oficial ainda traz algumas revelações. Até porque, desde que foi anunciado, em setembro de 2013, ele ganhou atualizações no iOS 7, apps incríveis e otimizados para o seu poderoso processador e alguns novos problemas. Pois é... há muita coisa para se falar. Acompanhe no review do iPhone 5S.

iMessage pode impedir que SMS seja enviados de iPhone para outros sistemas

Design

Símbolo inegável de uma revolução móvel iniciada pela Apple em meados de 2007, o design icônico do iPhone já deixou de ser um mistério para o público, mas ainda desperta muita paixão - e inveja.

De lá pra cá - um período dividido por sete gerações de smartphones - muita coisa mudou em seu visual, mas os principais elementos que o caracterizam foram mantidos: o botão "home", centralizado abaixo da tela touch, que, por sua vez, é operável com apenas uma mão, e a simbólica marca da empresa desenhada em sua traseira.

iphone 5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A Apple melhorou um pouco, mas não apresentou grandes mudanças no questio design (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Nesta geração, entretanto, a Apple arriscou poucas mudanças. Por um lado, entende-se que sua construção tinha pouco a melhorar, uma vez que a empresa têm aplicado um processo de excelência em sua montagem que, definitivamente, o mantêm com cara de smartphone "premium". Por outro, comparado às últimas edições, o iPhone 5S ousou pouco. E isso também não é nenhuma surpresa na geração "S".

No geral, pode-se dizer que o upgrade estético eliminou algumas "micro frustrações", fazendo com que a percepção de uso mudasse sensivelmente, deixando toda a experiência ainda mais agradável.

Para tal, o botão home mudou, agora sem o familiar ícone quadrado, mas com a nova tecnologia do Touch ID de reconhecimento biométrico; e o flash LED mudou, eliminando o problema de distorção de cor causado pelo forte flash branco nas fotos noturnas. 

iphone-5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Entre as mudanças da geração anterior, o iPhone 5S trouxe o Touch ID (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Além dessas mudanças, cabe ressaltar um detalhe puramente estético: a chegada da versão dourada, tanto almejada e que realmente lhe confere um status diferenciado frente à concorrência. Aqui, entretanto, não há influência em performance. Mas nos testes, de fato ele se fez mais notável que os outros, e não era raro ouvir elogios a cor mesmo entre quem já tinha um 5S.

Tela

A tela Retina não é nenhuma novidade: trata-se do mesmo display que um dia já foi referência de qualidade no mercado, com 1136 x 640 pixels de resolução. Entretanto, mesmo que tenha sido superada em alguns quesitos pelas telas FullHD, ela continua mantendo sua glória.

iphone 5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A Apple optou por aplicar a já famosa e bem conceituada tela Retina no 5S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Convenhamos: reza a lenda que os engenheiros da Apple ainda não enxergaram necessidade em aprimorá-la, e para quem já usou um iPhone, essa conclusão é bem clara. A reprodução e fidelidade das cores somente foi alcançada por alguns poucos concorrentes do mercado agora, em 2014, e a densidade dos pixels é suficientemente boa para leitura, sem causar tanta fadiga. De fato, uma tela de 4 polegadas não precisa ser Full HD, e mesmo que fosse, nosso olho não seria capaz de perceber a diferença.

Ainda assim, mesmo que a tela seja muito boa, existem pontos que outras marcas já souberam superar. O excesso de reflexos no vidro é um deles: houve uma ligeira melhoria, mas smartphones como o Lumia 920 o superam de longe nesse quesito. Além disso, uma taxa de atualização mais rápida poderia eliminar alguns incômodos relativos a exposição contínua de imagens em movimento, como o próprio ato de rolar páginas da Internet para cima e para baixo.

Performance

Mantendo a tradição da geração "S", o grande destaque do iPhone 5S não é estético, mas sim a performance. E, novamente, a Apple fez o mercado repensar suas arquiteturas de processamento e correr atrás de resultados tão bons.

O responsável por tal revolução é o novo chip A7, com processamento em 64 bits e desempenhos até duas vezes mais rápidos que a geração anterior, tanto na CPU quanto nos gráficos.

iphone 5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Em questão de desempenho, o 5S mostrou ser até duas vezes mais rápido do que a geração atenrior (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Segundo a Apple, a promessa é que "O A7 (...) proporciona gráficos detalhados e efeitos visuais complexos que só eram possíveis em Mac, PC e consoles de jogos. A diferença é incrível. Por exemplo, considere os mundos imaginários de jogos. As texturas e sombras parecem mais reais. A luz do sol é refletida na água. Toda a experiência é muito mais realista."

Ainda que isso seja verdade, poucos jogos fazem uso de tais gráficos, como o Anomaly 2 e o Infinity Blade 3. E considerando que, entre os mais baixados, vemos títulos divertidos como Angry Birds, Perguntados, 2048 e Adventure Time, é propor o seu uso como um diferencial prático. 

iphone 5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Os jogos possuem uma experiência realista no smart (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Sejamos justos: o iPhone 5S é que o que há de melhor em arquitetura no ecossistema da Apple, mas não é para todos - e não é somente pelo preço que estamos fazendo esta consideração. Para quem nunca teve qualquer experiência com a marca Apple, modelos como o iPhone 5 e o iPhone 5C são capazes de oferecer experiências tão ricas quanto o 5S e por valores bem inferiores.

O coprocessador M7, por outro lado, se mostrou muito mais revolucionário na prática do que o A7. Isso porque este componente de baixíssimo consumo de energia é dedicado a capturar informações dos sensores do telefone, como o acelerômetro, o giroscópio e a bússola.

No dia a dia, o M7 atua de forma invisível, mas notável. Ao utilizar o GPS, por exemplo, o consumo de bateria é reduzido porque há trabalho continuo do processador em tentar ficar achando a direção que você está se deslocando. O mesmo serve para apps de corrida e contagem de passos, que se mostraram muito menos devoradores de bateria. Com a bateria cheia, era fácil cair de 100% a 80% usando o 4S em uma corrida com música ligada. No teste do 5S, ele desceu até uns 92% com a mesma tarefa.

Segundo a Apple, ele ainda detecta quando você vai dormir e reduz a frequência de atualizações dos apps na Internet para economizar bateria, mas é impossível mensurar isso quando se tem o hábito de deixá-lo carregando durante o sono.

Touch ID

Com o TouchID, a tarefa de se desbloquear a tela do iPhone 5S ficou mais cômoda e ágil, dispensando em muitos casos a senha numérica e eliminando aqueles sucessivos erros de digitação, habituais entre os consumidores mais experientes graças ao longo uso e rapidez na digitação - e que nos frustrava bastante.

Durante os testes, a nova tecnologia - quando funcionava no iOS 7.1 (problema já corrigido com o último update) - se mostrou tão natural e eficiente que rapidamente nos fez esquecer dessa época de tortura. 

iphone 5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O Touch ID do iPhone 5S permite até cinco inclusões no cadastro biométrico (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Um dos usos mais práticos dele é o de compras de apps. Antes, era necessário digitar a senha do Apple ID para confirmar qualquer nova aquisição, seja ela gratuita ou paga. Agora, com a sua biometria cadastrada, basta usar a tecnologia para desbloquear a compra.

Importante dizer: o cadastro biométrico permite até cinco inclusões, o que pode ser feito com dedos das mãos, dos pés e, como testado, até patinhas de gatos. Assim, entende-se que sua tecnologia busca mais atender o reconhecimento de uso comum e corriqueiro do que de segurança, como colocado em discussão na época de seu lançamento.

Prova disso é o fato da Apple manter a senha numérica do desbloqueio de tela. A função é especialmente útil para os casos em que o sistema falhe no reconhecimento ou você deixe outra pessoa usar seu telefone, como sua esposa ou filha (que saiba sua senha). Além disso, ainda é necessário digitar a senha do Apple ID ao tentar zerar o telefone ou instalar certificados.

Sistema

O iPhone 5S foi o primeiro smartphone da Apple a sair de fábrica com o iOS 7. Portanto, pode-se dizer que este modelo faz parte de uma nova era de usabilidade e recursos da empresa.

Por outra lado, não há muito o que se acrescentar sobre isso. O sistema já está instalado na grande maioria dos produtos ainda suportados, e pouco mudou desde a sua disponibilidade. O Siri continua não falando em português e o Apple Maps começa a tomar jeito, mas perde nos detalhes, como trânsito e transporte público.

Ao ecossistema, entretanto, cabe um elogio: a diversidade e qualidade dos apps e conteúdos disponíveis na Apple Store e no iTunes ainda superam - e muito - o Android e o Google Play. A oferta de revistas e o iTunes U são destaques à parte e mostram o quanto a plataforma está madura nesse campo.

Comparando de uma maneira rasa, é como se a Apple deixasse o crescimento da plataforma na mão dos desenvolvedores, e o Google preferisse assumir isso com as próprias mãos. O iOS 7 perde quando o assunto é sistema de notificações inteligentes ou recursos integrados, mas ganha em quesitos como a oferta de conteúdo.

Áudio

A Apple leva à sério o mercado musical desde o lançamento de seu primeiro iPod, e pode-se dizer que a mesma a qualidade foi implementada no iPhone. Dito isso, podemos afirmar com segurança que este smartphone é o melhor quando o assunto é música.

Para deixar claro: o quesito em avaliação aqui diz respeito não aos fones de ouvido, mas a qualidade da reprodução musical entregue em sua saída de áudio nativa.

iphone 5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O áudio do iPhone 5S entrega áudio sem distorção e com volume alto (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Mesmo após testar inúmeros smartphones - inclusive os recém-lançados Galaxy S5, LG G Flex e Nokia 1520 -, a Apple ainda se mantém à frente de seus concorrentes neste quesito.

Assim, o iPhone 5S faz a melhor entrega, deixando não apenas o áudio bem equilibrado para um consumidor comum e semi profissional, como também entregando o maior volume sem distorção.

Câmera

A câmera do iPhone 5S evoluiu, mas de uma forma curiosa. Ao invés das melhorias óbvias na lente (com o mesmo conjunto de cinco elementos protegido por um vidro desafiar) e no sensor (que se manteve com 8 megapixels), a Apple trouxe novidades graças a outros dois componentes: o flash LED e o processador.

iphone 5s câmera (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A novidade da câmera do 5S é o flash LED e o seu processador (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Por conta do novo flash - agora duplo, com um segundo LED na cor Âmbar -, a câmera do iPhone 5S finalmente conseguiu a correção de cor necessária para fotos noturnas. 

Foto retirada em ambiente fechado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Foto tirada em ambiente fechado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Antes, era comum registrar fotos enevoadas, ou com tons de pele pálidos, maquiagens estouradas, além de cores fracas e não naturais. 

o iPhone 5S possui cores vivas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O iPhone 5S tira fotos com cores vivas (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Já o processador trouxe os novos recursos que essa câmera é capas de fazer, incluindo o burst mode ultra-rápido, para tirar dezenas de fotos sequenciais em segundos, e o show motion, para capturar vídeos em 120 frames por segundo e conseguir reproduzir vídeos com efeitos de câmera lenta.

O resultado entregue é muito bom e sua câmera ainda consegue se destacar da maioria dos concorrentes. Para viagens ou para o dia a dia, seja um fotógrafo casual ou um aficionado por fotografia, o resultado entregue pelo smartphone da Apple é bem satisfatório. 

zoom iphone 5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Aplicação do zoom do iPhone 5S. A câmera possui 8 megapixels (Foto: Allan Melo/TechTudo)



Ainda assim, é importante dizer que seu conjunto - que volta e meia reconquista um posto de referência no ramo - perde para competidores de peso como o Lumia 1020, capaz de capturar imagens e ambientes muito escuros e sem flash, e com atuação espetacular na redução de ruído nos microfones.

Bateria

Sem economia: fizemos questão de abusar dos recursos do iPhone 5S nos testes. Usamos o GPS e 4G ligados, alternando para o Wi-Fi em alguns pontos fixos. Usamos apps de streaming, tiramos fotos, panorama e tudo mais. E o iPhone 5S aguentou o tranco de um dia bem agitado de viagem.

Os concorrentes da Apple estão deixando o Iphone para trás? Comente no Fórum do TechTudo

O teste de resistência aconteceu durante um passeio a Balneário Camboriú, onde usamos cerca de 45 apps usados entre 5 dias de viagens, entre jogos de alta qualidade, filtros de fotos, redes sociais, chats e GPS. No pior dos dias, chegou ao fim da noite com 2%.

Em momento algum precisamos usar bateria externa, mas também adotamos hábitos de uso moderados, tal como o desligamento da sincronização de apps inúteis e o bom senso de não jogar sabendo que precisaríamos dele mais tarde. O ponto é: não há milagre, mas é possível usar tudo sem ficar na mão no meio do dia. 

Conclusão

A experiência de uso do iPhone 5S e as melhorias feitas em seu hardware definitivamente fazem valer a compra, porém que sejam associados a planos, com muitos descontos e benefícios. Nada justifica pagar seu preço cheio. Quanto aos veteranos da marca com iPhone 5, sabemos que a câmera é ótima e o Touch ID prático, mas vale a máxima da troca: espere a próxima geração

Tabela iPhone 5S (Foto: Arte/TechTudo)Tabela iPhone 5S (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
8.6
Design
9
Desempenho
9
Tela
9
Câmera
9
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Acabamento impecável
  • Ótima câmera
  • Muitos acessórios
  • Ecossistema da Apple

Contras

  • Preço de importado
  • Tela poderia ser maior
  • Frágil sem proteções
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andreo Silva
    2015-09-14T14:45:17

    um resumo simples..quem tem samsung, sony, motorola etc, trocam por um apple....quem tem apple NÃO troca.

  • Mateus Oliveira
    2014-05-18T11:06:54  

    Sem Maldade o Iphone 5S é um dos melhores celulares na atualidade mas com esse preço vai ser dificil ele vende mais q outros como Moto X e Galaxy S5. E tem mais já estou ouvindo fala que a mania agora é o Android Puro, daqui a pouco marcas com LG (Nexus) inovam e lançam um celular com o mesmo desempenho e com custo menor e fodi de vez a Apple

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2014-05-18T11:06:54  

      Tenho um Xperia Z2 procurem a especificação tecnica leiam e comparem ainda não saiu um aparelho igual a esse no Brasil, todos ficam para traz...

  • Fernanda Voi
    2014-05-18T09:25:52  

    É fato... O iPhone 5S anda é o mais rápido, estável, seguro e elegante smartphone do mundo! Além do excelente processador de 64 Bits, o iPhone 5S tem também o fantástico sistema operacional iOS 7, que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho. Os fabricantes asiáticos não tem competência para fazer o próprio sistema operacional... eles só podem usar o sistema operacional "empestado" da americana Google. Se não fosse a Apple estaríamos usando computadores, smartphones e tablets da idade das pedras. Apple mil anos à frente da concorreria!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-05-18T09:25:52  

      O suporte da Apple também é maravilhoso! Qualquer problema é logo resolvido.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-05-18T09:25:52  

      È o melhor smartphone do mundo. Podem apontar as desvantagens como a duração da bateria, mesmo assim é melhor. Só acha o contrário quem não tem.

  • Wesley Araujo
    2014-05-19T10:47:24  

    Como Noticiado aqui à alguns dias, na Free Shop do Aeroporto de Guarulhos é possível comprar um iPhone 5S por apenas R$ 1.492,70, pois o Aeroporto é área de Livre Comércio e você não paga os impostos abusivos praticados no Brasil, ou seja, temos 1 iPhone 5S mais barato que muitos concorrentes e o custo da viagem ainda compensa, principalmente para quem mora no estado de SP, dá pra ir de ônibus de rodoviária e gastar menos de R$ 200,00 pra ir e voltar...

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2014-05-19T10:47:24  

      Vamos lá.. Alguns erros detectados: 1: Não será vendido sem impostos, a receita federal bloqueou a venda de produtos importados nos Free Shops. 2: Caso pudessem ser vendidos, seriam importados e consequentemente sem suporte ao 4G. 3: O Free Shop da FNAC fica no terminal de embarque e desembarque internacional, ou seja: Você só pode chegar na loja e comprar qualquer produto se tiver uma passagem internacional.. 4: Leia a reportagem por inteira e não somente a manchete.

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2014-05-19T10:47:24  

      Nossa só li asneiras no comentário desse Wesley Araujo.

  • Jacques
    2014-06-12T10:36:27

    Só esses fanboys alienados para comprar um celular que não inova mais nada, só maquiagem. E o que inivova é copiado da samsung.

  • Luiz Pezotti
    2014-05-18T12:01:53  

    Eu ia comprar um iPhone, mais comecei a olhar a configuração dele e desanimei. Acabei optando por um Sony Xperia e estou muitíssimo satisfeito, me ofereceu muito mais coisa, por uma menor preço.

    recentes

    populares

    • Luiz Pezotti
      2014-05-18T12:01:53  

      Luiz. É a história da raposa e das uvas.

    recentes

    populares

    • Luiz Pezotti
      2014-05-18T12:01:53  

      Fogo Eterno não estou desprezando o iPhone. Bem pelo contrário, uso Mac diariamente, meu Macbook Pro tenho a mais de 7 anos, e nunca me incomodei. O fato do gasto não é problema para mim, nunca foi e nunca será, se esse era o ponto que você veio querer me desmoralizar, dinheiro não é o problema. Como eu falei, observei a qualidade de Hardware dos aparelhos ao invés da marca. Apple é bom, sem dúvidas, mais está deixando a desejar ultimamente.

  • William Santos
    2014-05-18T11:02:23  

    Que teste comprado!! Não fala a verdade sobre a bateria, está só dura 6 horas. Globo fazendo globisse...

    recentes

    populares

    • William Santos
      2014-05-18T11:02:23  

      Só se for o seu. Eu tenho um Iphone 5 e a bateria dura um dia inteiro. Eu jogo um monte de jogos, uso a câmera, faço um monte de coisas que gasta bateria. No final do dia minha bateria está com uns 10%.

  • Adriano Barbosa
    2014-05-18T14:54:35  

    Agora a pergunta... Quanto a apple pagou por essa reportagem?

    recentes

    populares

    • Adriano Barbosa
      2014-05-18T14:54:35  

      Invejoso detected

    recentes

    populares

    • Adriano Barbosa
      2014-05-18T14:54:35  

      Idiota detected...

  • Wesley Araujo
    2014-05-19T10:41:15

    Quem Quiser comprar mais barato basta comprá-lo no aeroporto de São Paulo e pagar menos de R$ 1.700,00 no 5S de 16 GB, tudo dentro da Lei, pois o Aeroporto é área de livre comércio, então você compra sem pagar os impostos abusivos da ordem dos 40% do valor de final venda.

  • Alessandro
    2014-05-19T02:15:15

    Criar um review de um aparelho velho é fogo hein ? Pagar 2500 reais em um celular de 16 gigas porque ele é 5% mais rápido do que outro top de linha é realmente impressionante. Por um preço menor você compra um celular com 96 gigas, uma câmera muito superior com 20 megapixels, o dobro de memória RAM, uma bateria que dura MUITO mais, que não fica dependendo de itunes e numa tela bem maior (porque, do que adianta ter um processador 5% mais rápido se você nem consegue ver o que tem na tela...) Isso eles não colocam no review...

  • Caio Cruz
    2014-05-18T12:20:33  

    TODOS RECLAMÃO DO PREÇO MAS IMAGINA SE UMA FERRARI FOSSE BARATA ,TODO MUNDO IA TER UM ,A MESMA COISA O IPHONE QUAL A GRAÇA DE TER ALGO QUE TODO MUNDO TEM .

    recentes

    populares

    • Caio Cruz
      2014-05-18T12:20:33  

      Excelente comentário, no Brazil devemos ser exclusivos e únicos, aqui em NY todos tem IPhone,coisa de povão.

    recentes

    populares

    • Caio Cruz
      2014-05-18T12:20:33  

      Qual a graça de ter algo que todo mundo tem? O Smartphone é uma ferramenta, e ferramentas são feitas para serem úteis. Eu por exemplo não sinto a mínima necessidade de comprar um.

  • Jefferson Andrade
    2014-05-18T15:27:54

    A matéria não menciona o pós-venda, que é excelente. Enquanto TODOS os fabricantes aqui no Brasil FOGEM dos consumidores com problemas em seus aparelhos a Apple só deixa o seu cliente que está com problemas depois de tudo resolvido e no menor tempo possível! Isso para mim faz toda a diferença.

  • Gilmar Faustino
    2014-05-18T15:26:37

    Tenho um iPhone 3Gs e 4s além do Lumia 800, confesso que logo que eu puder passarei esse Lumia por outro iPhone Apple. Só peguei ele porque meu 4s está preso a Vodafone de Portugal! Gente a Apple é fantástica não adianta quererem inventar histórias contra essa poderosa empresa, se não gosta, consuma o que lhe agrada e pronto!

  • Sebastian Felipe
    2014-05-18T14:25:35  

    Engenheiros da apple? A tela é projetada pela LG! O design ainda desperta muita paixão e inveja? Claro que não! No Brasil comprar produtos que não valem o que custam e sinônimo de "status", e essa é a "força" do Iphone 5S. Se custasse metade do preço, já teria caído no esquecimento.

    recentes

    populares

    • Sebastian Felipe
      2014-05-18T14:25:35  

      Errado. Se custasse metade do preço seria asiático.

  • Gabriel Rosa
    2014-05-18T13:26:50

    Uso iphone a alguns anos, e preferi pagar mais caro um pouco para adquirir o 5s. Super satisfeito.

  • Diego Almeida
    2014-05-18T12:55:07

    Compre o que lhe agrada e não encha o saco dos outros.

  • Thais Lima
    2014-05-18T12:54:52

    Não vejo onde o teste é comprado. Tenho 5S e a bateria dura perfeitamente bem durante todo dia, muito melhor do que as versões anteriores. O problema é que as pessoas acham que bateria do Iphone é como as demais, que pode mexer no celular enquanto carrega ou coisa do tipo, mas quando a mesma "vicia" é impossível troca-la. Se reclamam tanto do celular, porque compram? Certamente nem tem o celular e ficam ai de frescura.

  • César Silva
    2014-05-18T12:51:24

    Uma coisa que a materia fala superficialmente, que esse é o primeiro iPhone com o iOS 7 nativo, é o exemplo do que considero o principal diferencial da Apple, em todas as plataformas: ela faz o conjunto completo, sendo responsavel pelo hardware e pelo software. isso faz uma difernça brutal na performance. Pode ate ter uma configuraçao de hardware inferior a alguns concorrentes, mas faz o que se propõe muito melhor.

  • Gabriel Oliveira
    2014-05-18T11:44:01

    Hoje vivemos em um mundo onde os celulares são mais inteligentes do que as pessoas, vivem em um mundo virtual, parecem zumbis que não largam o celular..

  • Silvania Katsuda
    2014-05-18T11:31:10

    eu tenho e recomendo muito bom

  • Rodrigo Sacco
    2014-05-18T11:14:10

    Apple sempre. Assistência liga para o meu celular para ajudar a resolver qualquer coisa. Só desliga com o problema resolvido. Troca o aparelho se nao funcionar. O resto só sabe fugir da responsabilidade de ter um aparelho com defeito.

  • Wolfgang Menke
    2014-05-18T11:09:43

    capaz, por favor.