MP3 Player

NOTA tt
8.0

Review iPod Nano - geração 7

Novo mp3 player da Apple tem tela com excelente desempenho e muita velocidade, mas preço muito alto.

Marlon Câmara
por
em

O iPod nano, em todas as suas gerações, sempre foi um aparelho com bom funcionamento que apresentava um aspecto de produto "básico", principalmente se comparado com seus irmãos iPod touch. A Apple, porém, parece ter mudado isso com o lançamento do seu último modelo: desta vez, o nano não parece mais um aparelho simples, mas simplesmente uma versão do iPod touch para quem gosta de dispositivos bem portáteis.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Design

A aparência da mais recente versão do iPod nano é muito bem trabalhada. Com cores metalizadas bem vibrantes e agradáveis e um formato que remete diretamente aos principais produtos da Apple, o player pode ser descrito como um iPhone 5 ultraportátil e colorido. Sua telinha de 2,5 polegadas se encaixa perfeitamente na harmonia do desenho, juntamente com o pequeno botão Home. Só à vista ele já se mostra um aparelho bem interessante.

O grande destaque do design, no entanto, é a leveza do modelo. Apesar de ser bem pequeno, é difícil imaginar que o mp3 player possa ser tão leve quanto ele é. Tanto que segurá-lo na mão pela primeira vez causa bastante surpresa. No bolso da calça, por exemplo, ele é totalmente imperceptível.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A desvantagem do iPod, porém, é que ele é muito feminino. Não só pelo visual colorido e bonitinho, mas principalmente pelo seu tamanho. Ser compacto é bom, mas o aparelho é tão pequeno que em mãos grandes ele se torna totalmente desconfortável. Tentar usá-lo só com uma das mãos é um suplício, principalmente para os homens.

Tela

É difícil encontrar um aparelho com um display tão pequeno - 2,5 polegadas - e uma resolução e iluminação tão boas. Mesmo sendo um aparelho destinado prioritariamente ao áudio, a tela do iPod nano é surpreendente: prepare-se para ter vontade até de assistir vídeos, mesmo com uma janelinha bem pequena - pois pela qualidade do display, vale a pena.

A resposta dos toques na tela são outro destaque. Tudo acontece tão rápido que até assusta. Ao colocar uma música para tocar, por exemplo, você dá o toque no seu título e imediatamente ela já está chegando aos seus ouvidos. Dá até a impressão de que o dispositivo já sabia o que você iria fazer antes de você mesmo.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Som

O áudio dos iPods sempre foi o principal atrativo da marca. O nano mantém a tradição, e traz um som de muita qualidade e alto volume. As opções de equalização do áudio, com diferentes estilos musicais - Rock, Jazz, Pop, etc - e os "boosters" - como o destinado a aumentar o grave das músicas, por exemplo - também são ótimos para modificar a "cara" do seu som de acordo com sua preferência.

Se não bastasse o som natural de qualidade do iPod, ele ainda acompanha os bons fones EarPods, lançados pela própria Apple juntamente com o aparelho. Os EarPods, aliás, também já ganharam um review pelo TechTudo. Os acessórios combinam perfeitamente com o dispositivo, proporcionando um som cristalino e com boa separação de todos as frequencias - graves, médias e agudas.

Earpods acompanham o novo iPod nano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Earpods acompanham o novo iPod nano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Funcionalidades

O grande ponto negativo do iPod nano é o fato de o mp3 player ser um aparelho com sistema e funções completas, mas não ter algumas tecnologias essenciais nos dispositivos móveis atualmente. No caso, as grandes ausências estão no Wi-Fi e na câmera fotográfica.

Não que um reprodutor de áudio precise desses recursos para ser bom, mas o iPod nano apresenta boas funções - álbum de fotos, de vídeos, reprodutor de podcasts, etc - mas se limita a obter dados somente por Bluetooth - que no iOS é muito limitado - e conectando o aparelho ao iTunes do computador.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Logo, esses recursos ausentes não vão atrapalhar o uso do iPod nano, mas com uma tela tão bonita e um desempenho impressionante, vão acabar fazendo falta em algum momento - ainda mais porque o iPod touch, irmão mais velho do nano, possui todos eles.

Bateria

A bateria também não é um forte do nano. Enquanto os iPods antigos duravam várias horas de uso frequente, o novo modelo da Apple desaponta bastante. Com a carga cheia, não espere conseguir ouvir mais de 10 horas de músicas - a média, na realidade, são cerca de 8 horas, principalmente se a tela for muito acionada. Bem pouco para um reprodutor de músicas tão portátil, mas bastante justificado por toda a complexidade do sistema, do display e do hardware do modelo.

iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPod nano geração 7 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Custo-benefício

O iPod nano de geração 7 custa, no site oficial da Apple, R$ 749 com 16 GB de armazenamento. Apesar de ser um aparelho com desempenho impecável em grande parte dos aspectos, o valor chega a ser absurdo para um mp3 player. Porque, com a ausência de internet Wi-Fi e de uma câmera - itens presentes no iPod touch -, isto é tudo o que o nano é: um mp3 player com um sistema operacional complexo.

Pelo menos valor, seria possível comprar um tablet de 7 polegadas ou até um smartphone de modelo mais básico. Afinal: é mesmo necessário ter um mp3 player com desempenho tão bom e com plataforma tão avançada? Afinal, não dá pra fazer muito mais que ouvir música com ele.

Ficha técnica

Tela 2,5 polegadas
Sistema Mac: 10.6.8 
Armazenamento 16 GB (no Brasil)
Entrada e saída Conector Lightning; conector de fone de ouvido estéreo de 3,5 mm
Tamanho 7,65 x 3,96 x 5,4 mm
Peso 31 g
Itens inclusos EarPods; iPod touch loop; cabo de Lightning para USB; guia rápido;

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
10
Funcionalidades
6
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • * Bonito
  • * Leve
  • * Ótima tela
  • * Bom volume

Contras

  • * Bateria ruim
  • * Ausência de Wi-Fi
  • * Muito pequeno
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rumo Apm
    2017-07-27T23:59:40

    É possível transferir e visualizar arquivos PDFs no IPOD nano 7?

  • Lourival Everton
    2013-03-25T20:29:29  

    serio dessa vez eles erram feio na bateria logo em um dispositivo de músicas,mas a galera ta esquecendo que o ipod e mais pra galera que só curte músicas(na minha opnião) quer wi-fi e tudo mais?compra um celular meu

    recentes

    populares

    • Lourival Everton
      2013-03-25T20:29:29  

      O wifi cairia bem hoje em dia por conta dos streamings de música, né? Tá merecendo uma atualização com wifi, esse nano

  • Rander Teles
    2016-01-08T00:23:46  

    Estou dando uma de coveiro e desenterrando esse post kkkkkkk mais erraram feio... sobre a bateria o tempo de carga que è 3 horas ja a autonomia è de 30 hs de reprodução , e seu antecessor o ipod 6 G dura 24 hs

    recentes

    populares

    • Rander Teles
      2016-01-08T00:23:46  

      o negócio é que se você só escutar música, talvez dure por aí, mas se você ficar mexendo direto pra mudar as músicas e ainda mais se o brilho da tela estiver alto, já come mais bateria e se você for usar fone bluetooth, aí dura umas 5h mesmo.

  • Alessandro Pelópidas
    2013-03-25T20:49:41

    Acredito que postaram errado sobre essas horas ai... o correto seria: Tempo de reprodução de música: até 30 horas com carga total Tempo de reprodução de vídeo: até 3,5 horas com carga total tenho um Nano 6ª geração que é metade do tamanho desse e dura 24h de musica... TECHTUDO ERRANDO FEIO..

  • Digão Stickers
    2013-03-29T15:38:32  

    Tenho esse ipod nano, e falar que a bateria dele dura só 3 horas é sacanagem, escuto musica direto, no rádio no mp3 e a bateria dele dura a semana toda rindo rindo, impossível um reprodutor de musica a sua bateria durar 3 horas, não paguei esse preço absurdo que é aqui no Brasil, comprei importado, ele é um ótimo reprodutor, pessoal essa review ai não ta com nada é até uma piada falar isso kk

    recentes

    populares

    • Digão Stickers
      2013-03-29T15:38:32  

      Eu uso ele poucas vezes por dia e carrego ele mais de uma vez por semana. Ele não dura uma viagem. Então deve ter uns com defeito no mercado, isso não deve durar 5 horas. Estourado chuto umas 8.

  • Felipe Neves
    2014-08-28T14:28:56

    Acho que o cara do review esqueceu que este é um nano!!!!! Se quiser mais funções compre outro mais completo - Segmento de mercado. o preço concordo esta salgado.

  • Anderson Figueira
    2013-11-16T21:05:52

    Alguém me informar se é possível instalar aplicativo no Ipod nano 7g?

  • Bruno Ribeiro
    2013-03-25T21:52:59

    Estagiários, o sistema do iPod nano de sétima geração não é o iOS 6 e sim o OS1.0.2 Mac, um sistema desenvolvido especificamente para o iPod!!!

  • SANDRO BERNARDO
    2013-03-25T20:44:07

    4 horas de música já mata esse ipod nano 7ª geração, por esse problema deveria custa menos da metade desse atual valor. Prefiro o meu humilde iPod Shuffle 2GB que dura dobro ou mais durante toda minha semana em academia e caminha no fds na praia.

  • André Gambelim
    2013-03-25T18:20:07

    Não vale a pena !! eu tenho um Galaxy Player 4.2, tem Android 2.3, Wi-fi e tudo mais, é praticamente um Galaxy S2 mas sem a função de ligação...e a bateria dele dura quase 3 dias ouvindo música !!!

  • Gigi Santos
    2013-03-25T17:33:37

    Tenho um nano antigo e a bateria ainda dura muito. Sem uma boa bateria, esse valor é mais que absurdo para um "simples" mp3.

  • Luis Klem
    2013-03-25T15:12:09

    Com certeza essa informação da bateria não é certa. Eu tenho 1 e dura MUITO mais do que o informado aqui nessa reportagem.

  • Pedro Simon
    2013-03-25T11:29:35

    E claro, só vale a pena se alguém puder trazer de fora, pq 750 pila é absurdo!

  • Pedro Simon
    2013-03-25T11:28:52

    grande vantagem dele é ter o pedometro e o aplicativo nike+. Não tem GPS, mas vc pode calibrar e armazenar as corridas e caminhadas. Ponto negativo é a autonomia e os ear pods que vem sem controle, então a gente tem que tirar do bolso pra pular alguma música...

  • Augusto Zamataro
    2013-03-25T11:21:15

    Pensei em comprar um, mas de 3-4 horas de musica é uma piada. Já desisti

  • Marcelo Teixeira
    2013-03-25T11:20:39

    Então faz a mesma coisa que o anterior fazia, e ainda aumentou o tamanho... prefiro o anterior. Deve ser porque a Apple está para lançar o seu relógio e os usuários do antigo estão utilizando-o no pulso, daí tiveram que aumentar para não canibalizar o próximo produto que está por vir...

  • Samuel Voltolini
    2013-03-25T07:23:25

    o iPhone faz tudo isso mas pra quem tem dinheiro e gosta de correr, caminhar, praticar esportes esses iPods são bom em minha opinião.

  • Diogo Santos
    2013-03-25T13:28:35

    Comprei o meu nos EUA e viajei de lá ate aqui usando ele! Ou seja, umas 9 horas de bateria, sem duvida! Essa informação do site ta muito suspeita

  • Demis Rodrigues
    2013-03-25T12:26:05

    ganhei um da minha mulher de presente mais nao utilizo nao ! ele e bacana mais acho q nao vale apena nao mesmo sendo mais barato aqui nos estados unidos ! so serve para pessoas q querem fala q tem um! pq com o valor pago nele so mais compra um iphone ou um galaxy . Mais se a intenccao for so tem um Mp3 aqui tem varios outros ate mais baratos com otima qualidade o dobro da memoria com bateria q dura umas 5o hrs de uso e Glaro vc pode colocar qualquer musica griar varias pastas Sem a necessidade de ficar preso ao Itunes pois os aparelhos da apple so se conecta com Itunes

  • Juliana Iunes
    2013-03-25T12:40:11  

    Realmente por esse preço é absurdo, mas por 150 dólares se torna muito mais acessivel! Eu tenho um e amo!

    recentes

    populares

    • Juliana Iunes
      2013-03-25T12:40:11  

      Juliana, gostaria de saber onde comprou o seu. Desde já obrigada !

  • Risoleta Miranda
    2013-03-25T12:37:42  

    Vocës esqueceram de analisar um item fundamental - pelo menos para mim - no Nano: o clip! Faz toda a diferença. E ele deixou de ter.

    recentes

    populares

    • Risoleta Miranda
      2013-03-25T12:37:42  

      Liana R como não, eu tenho um iPod NANO de 8gb com clip.. ele eh estilo o shuffle soh que tem tela... e o iPod Nano 6th

    recentes

    populares

    • Risoleta Miranda
      2013-03-25T12:37:42  

      O Ipod Nano 6 geração tem clip! E sim, o diferencial do nano era o clip.

  • Matsumoto Trassaku
    2013-03-25T11:29:52  

    O grande atrativo da apple sempre foi design e status. Qualquer site sério internacional que não seja de fanboy da apple fala que o som dos ipods não são tão bons como os de alguns concorrentes mais baratos em que a bateria dura o triplo, como o sony walkman. 3h só pode ser piada, não dura nem uma viagem de avião curta... dá para correr um dia e recarregar e só, senão acaba no meio da corrida do segundo dia, enquanto seus rivais você usa sem recarregar por mais de uma semana

    recentes

    populares

    • Matsumoto Trassaku
      2013-03-25T11:29:52  

      Mano eu posso até concordar contigo em relação a duração da bateria que é muito pequena e tambem o preço elevado ( No Brasil ) mas falar que os fones da apple são ruins é porque voce nunca usou por um bom tempo e dpeois voce usa outro para voce notar a diferença, os fones da apple é um grave muito bom e um agudo não muito distorcido, com certeza q qualidade do fone da apple ganha da maioria que tem hoje no mercado da mesma faixa de preço.

    recentes

    populares

    • Matsumoto Trassaku
      2013-03-25T11:29:52  

      É verdade Samuel. Tenho um Ipod Touch há quase dois anos, e não tenho do que reclamar, o som é ótimo e bateria dura quase a mesma coisa de quando eu comprei, quase 20 horas tocando direto, se deixar.

  • Rachel Cunha
    2013-03-26T02:22:43  

    Acabei de comprar o novo ipod aqui na Australia e custou cerca de R$ 336 reais, nao sei porque que no Brasil o preco dos produtos da Apple, eletronicos e tenis sao tao mais caros, R$ 749, um absurdo de caro, fala serio

    recentes

    populares

    • Rachel Cunha
      2013-03-26T02:22:43  

      Meu amigo são os impostos, IPI, PIS, CONFIS, SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.... ETC é isso que eles fazem o produto é barato só que esse nosso governo, quer tirar proveito disso, grande parte do dinheiro dos produtos importados vendidos no Brasil, vai para o governo.

  • Alessandro Pelópidas
    2013-03-25T20:51:56

    Redator, pare de comer cocô e corrija isso rsrsrrss

  • Josemar Torres
    2013-03-25T12:36:18  

    Pensei que a ideia fosse ser "nano"?... Eu gostava bastante do designer da versão anterior que poderia ganhar uma case e virava um relógio, bem bacana, se essa versão mantivesse esse designer (do anterior) e viesse com um bom fone bluetooth seria muito bom. Mas, com essa bateria e esse designer (que daqui a algumas versões vai estar do mesmo tamanho do touch), é mais uma bola fora da Apple. Saudades do Jobs...

    recentes

    populares

    • Josemar Torres
      2013-03-25T12:36:18  

      Saudades do tempo que as pessoas sabiam a diferença entre DESING (estilo, modelo, formato) e DESIGNER (nome do profissional que gria DESIGNS).

    recentes

    populares

    • Josemar Torres
      2013-03-25T12:36:18  

      Paulo Nogueira ...Opa!!!. Falha nossa... anotado aqui....