Mouse

NOTA tt
9.0

Review IRIScan Mouse

Scanear documentos importantes e pagar contas com códigos de barra ao alcance da sua mão. Parece clichê, mas é o que oferece o IRIScan Mouse, o all-in-one da IRIS, que agrega ao mouse a função scanner.

Carol Danelli
por
em

O IRIScan Mouse é da linha de scanners móveis da IRIS. Disponível somente para Windows, o mouse é bastante útil quando se trata da leitura de código de barras. Com diversas opções de edição e compartilhamento de arquivos, é possível digitalizar, selecionar apenas a parte desejada e enviar para a nuvem ou para redes sociais. Confira tudo no review abaixo.

IRIScan é um all-in-one que associa as funções mouse e scanner (Foto: Carol Danelli/TechTudo)IRIScan é um all-in-one que associa as funções mouse e scanner (Foto: Carol Danelli/TechTudo)




Design

O mouse é bastante anatômico, pois é grande e deixa a mão em uma posição confortável. É leve e fácil de utilizar. Na lateral, há o botão que habilita a função scanner. Ele é bem localizado, fazendo com que não haja dificuldade para utilizar a função.

Com o botão na lateral, não há dificuldades de habilitar a função scanner (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Com o botão na lateral, não há dificuldades de habilitar a função scanner (Foto: Carol Danelli/TechTudo)


A tela de digitalização fica localizada na parte traseira do gadget. Para iniciá-la, basta apertar o botão "scan", repetindo o movimento para finalizar.

A tela de digitalização se localiza na parte traseira do mouse (Foto: Carol Danelli/TechTudo)A tela de digitalização se localiza na parte traseira do mouse (Foto: Carol Danelli/TechTudo)



Funcionalidades

O gadget funciona como mouse via USB. Com tecnologia plug-and-play, não é necessário instalar software para usá-lo. Diferentemente da função scanner, que necessita instalar o software de digitalização que acompanha o produto. No programa digitalizador é possível:

Editar, alterando a saturação, iluminação, contraste, tonalidade e cor do fundo, além da função borracha;

Tela de edição (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Tela de edição (Foto: Carol Danelli/TechTudo)


Salvar em PDF, Word ou XML e imprimir;

Para salvar no formato que quiser, basta clicar em guardar (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Para salvar no formato que quiser, basta clicar em guardar (Foto: Carol Danelli/TechTudo)


Compartilhar no Facebook, Twitter, Flickr e por e-mail;

Com o IRIScan é possível compartilhar os arquivos digitalizados nas redes sociais (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Com o IRIScan é possível compartilhar os arquivos digitalizados nas redes sociais (Foto: Carol Danelli/TechTudo)


Disponibilizar na nuvem com o Evernote ou enviar para o Google Tradutor;

Além das redes sociais, é possível enviar os documentos para o Evernote ou para o Google Tradutor (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Além das redes sociais, é possível enviar os documentos para o Evernote ou para o Google Tradutor (Foto: Carol Danelli/TechTudo)


E copiar como imagem ou como texto e colar diretamente no local em que deseja, como, por exemplo, um código de barras.

Para enviar o código de barras para o pagamento de contas, basta clicar em "Colar como texto" (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Para enviar o código de barras para o pagamento de contas, basta clicar em "Colar como texto" (Foto: Carol Danelli/TechTudo)



Na opção "Guardar" é possível escolher um nome para o arquivo e criar uma sequência de digitalizações, além de selecionar a qualidade das imagens (alta, média ou baixa). 

Desempenho

Não é possível desempenhar as duas funções, mouse e scanner, ao mesmo tempo, e o software é compatível apenas com Windows. Em sua função de mouse, o produto não deixa a desejar, devido ao seu design e leveza. Já como scanner, sua qualidade dobra. Por causa de sua tecnologia OCR, o IRIScan Mouse reconhece mais de 130 línguas, incluindo dialetos asiáticos e arábicos.

A nitidez e a qualidade das cores são outros pontos positivos. A resolução já configurada do scanner é de 300 dpi. É possível, também, editar diretamente no Word, Outlook, Excel e Photoshop, entre outros.

A digitalização é fiel às cores dos arquivos (Foto: Carol Danelli/TechTudo)A digitalização é fiel às cores dos arquivos (Foto: Carol Danelli/TechTudo)


Porém, um ponto negativo é que, devido à distância do leitor da lateral do mouse, torna-se complicado digitalizar documentos em formato de livreto.

Em formato livreto, a digitalização corta o canto da página, devido à distância do leitor da lateral do mouse (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Em formato livreto, a digitalização corta o canto da página, devido à distância do leitor da lateral do mouse (Foto: Carol Danelli/TechTudo)



Custo-benefício

O IRIScan Mouse agradou bastante, apesar de não estar disponível para Mac, depender do fio, o que pode atrapalhar um pouco na hora da digitalização, e não ler QR-Codes. O modelo pode ser encontrado pelo preço médio de R$ 315, o que é um pouco alto para um mouse. Sendo assim, o custo-benefício só é bom devido ao ótimo desempenho da função scanner.

Está tendo problemas com o mouse?Descubra como solucionar no Fórum do TechTudo.

Tabela configurações IRIScan Mouse (Foto: TechTudo/Arte)Tabela configurações IRIScan Mouse (Foto: TechTudo/Arte)


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
8
Custo-benefício
8

Prós

  • Fácil de usar
  • Boa qualidade de imagem
  • Opções de compartilhamento
  • Diversas possibilidades de edição de arquivos
  • Reconhecimento de mais de 130 línguas

Contras

  • Não digitaliza cantos de página
  • Não lê QR-Codes
  • Incompatível com Mac
  • Conectividade com fio
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Lima
    2014-04-04T14:46:58  

    Nossa, que porcaria de matéria! Lugar de mulher ainda é na cozinha. Carol Danelli, compra um mouse no camelô e fica mostrando essa besteira.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-04-04T14:46:58  

      É verdade. hehehehe