Fone de ouvido

NOTA tt
6.5

Review Jabra Evolve 40 UC Stereo

Testamos o Evolve 40 UC Stereo da Jabra que oscila entre fone profissional e pessoal, além de prometer reduzir barulhos externos. Mas será que isso justifica seu preço? Veja na análise completa.

Maria Clara Pestre
por
em

O Evolve 40 UC Stereo é um modelo intermediário da Jabra que possui uma unidade de acesso, microfone integrado, promete reduzir o ruído em ambientes internos e mais uma série de vantagens. Mas será que suas funções compensam o preço? Leia o review e veja se vale a pena comprar o produto.  

Fone de ouvido bluetooth funciona como pendrive e recarrega smartphones

Jabra Evolve 40 UC Stereo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Fone da Jabra foi criado para reduzir ruído em ambientes de trabalho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Funcionalidades

Para entregar a praticidade prometida, o Evolve 40 Stereo vem com uma unidade de acesso, que é, basicamente, um pequeno controle acoplado ao fone. O acessório é muito bem-vindo e permite configurar volume, atender e desligar chamadas ou deixar o microfone no mudo rapidamente. Ele ainda acende uma luz vermelha para indicar que o usuário está em uma ligação – o que é muito útil em ambientes coletivos. 

Jabra Evolve 40 UC Stereo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Unidade de acesso possui botões de volume, mudo e para atender ligações (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Mas a praticidade acaba por aí. Isso porque, para utilizar essas funções – com exceção do volume – é necessário instalar a suíte de programas da marca em seu computador, o que é, não só inconveniente, como inviável em muitas máquinas compartilhadas. Além disso, por ser conectada via USB, a unidade de controle só pode ser utilizada no computador. Já o fone pode ser ligado a computadores, tablets, celulares e telefones fixos. 

Design

Com um design modesto, o Evolve 40 Stereo possui algumas particularidades interessantes. Começando pelo microfone, que pode ser facilmente integrado a headband por meio de um imã e indo até suas almofadas que se adaptam anatomicamente a cada usuário e giram para facilitar o armazenamento.  Nesses momentos, entretanto, o microfone fica sobrando, tornando o repouso do fone nos ombros incômodo e desconfortável. 

Jabra Evolve 40 UC Stereo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Ao girar as almofadas, microfone fica em uma posição desconfortável (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Já o visual do fone é discreto. Leve e com almofadas pequenas o produto é ideal para quem prefere não chamar atenção na rua, mas não quer abrir mão de um bom som. Seu tamanho reduzido, entretanto, significa um isolamento acústico prejudicado, já que suas "almofadas" não envolvem por completo o ouvido do usuário.

Essa característica, por outro lado, faz com que o fone seja mais confortável, sem apertar ou esquentar a orelha de quem o usa. As cores do fone, presentes em toda a linha, funcionam bem juntas e garantem ao produto um visual agradável. 

Jabra Evolve 40 UC Stereo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Visual do fone é ideal para quem não quer chamar atenção nas ruas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Desempenho

Como mencionado, o isolamento acústico do Evolve 40 Stereo não impressiona. Nas configurações de volume mais altas o som “escapa” do fone, revelando para qualquer um que esteja por perto o que você está ouvindo. E, infelizmente, é necessário aumentar o volume. Isso porque a proteção de ruído do produto simplesmente não dá conta do recado e o fone não consegue vedar por completo o barulho externo.  

Fone Bluetooth 3.0 é compatível com 4.0?Saiba no Fórum do TechTudo.

Durante chamadas, seu microfone funciona sem maiores problemas: o cancelamento de ruído é eficiente e as mensagens emitidas são claras e precisas. Por falta de flexibilidade horizontal, entretanto, não é possível configurar a distância do microfone ao rosto do usuário, o que pode tornar seu uso desconfortável. 

Custo-benefício

Jabra Evolve 40 UC Stereo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O fone é ideal para quem prefere discrição a desempenho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


De modo geral, o Evolve 40 Stereo da Jabra é um fone com particularidades interessantes e qualidade de som e isolamento acústico intermediárias. Seu preço é, entretanto, significativamente alto para suas características: R$ 229. Mesmo assim, o produto pode ser recomendado para usuários que busquem por um fone discreto, que possa ser usado tanto no trabalho quanto para fins pessoais, desde que não esperem um desempenho extraordinário.  

Tabela_Jabra Evolve 40 UC Stereo (certo) (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações do Jabra Evolve 40 UC Stereo (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
6.5
Design
7
Funcionalidades
7
Desempenho
6
Custo-benefício
6

Prós

  • Microfone embutido
  • Unidade de controle
  • Discreto

Contras

  • Isolamento acústico ruim
  • Qualidade de som baixa
  • Preço alto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Saad
    2015-04-27T12:17:45

    pensei em comprar o fone pois achei muito bonito, mas a review me ajudar a escolher o HyperX Cloud II, muito show