Caixas de som

NOTA tt
9.3

Review JBL Boombox

Caixa da JBL, considerada a melhor do mundo em 2018, traz visual bonito, som de qualidade e uma pegada de nostalgia

Marlon Câmara
por
em

A JBL Boombox é uma caixa de som Bluetooth que chama a atenção, e não à toa foi considerada o melhor alto-falante portátil do mundo em 2018, pela Associação Europeia de Imagem e Som (EISA). O modelo, que remete aos aparelhos de som homônimos famosos nos anos 80, tem uma qualidade de som impressionante e ótimos índices de duração de bateria, além de um visual bastante interessante.

Porém, ela parece ter sido construída muito mais para ficar parada do que para ser transportada com facilidade. Levando em conta que seu preço é bem salgado (R$ 2.499 no mercado nacional), é importante levantar todos os prós e contras antes de se decidir por investir no modelo.

Caixa de som Bluetooth da JBL: veja modelos com preço justo no Brasil


Design

As boombox eram caixas consideradas portáteis nos anos 70 e 80. Eram aparelhos de som com uma alça e duas entradas para toca-fitas, famosas por serem posicionadas sobre os ombros do usuário. A Boombox da JBL funciona de forma semelhante: tem uma alça para facilitar o transporte e uma base de borracha para ser colocada sobre o ombro - trocando, obviamente, os toca-fitas por uma conexão Bluetooth.

JBL Boombox remete às caixas dos anos 80, carregadas nos ombros (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)JBL Boombox remete às caixas dos anos 80, carregadas nos ombros (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

A caixa tem um visual sóbrio – apenas seis botões na parte frontal –, preto e com textura, o que a torna bonita e elegante. Além disso, ela conta com dois subwoofers, um em cada extremidade, que a deixam bem imponente. Parece com uma versão das atuais caixinhas de som da JBL, como a Flip 3, mas muito maior – o modelo tem 49,5 cm de comprimento, 19,5 cm de largura e 25,4 cm de altura (a título de comparação, a Flip 3 não chega a 17 cm de comprimento).

Se for para ser colocado em algum lugar da casa e ficar, a Boombox é um ótimo apetrecho. Porém, se a ideia é carregá-la para lá e para cá, já fica mais complicado: a caixa pesa mais de 5 kg e tem uma construção bem firme e sólida. Isso a deixa com uma boa impressão de qualidade e durabilidade, mas dificulta o seu transporte, se comparada com as caixinhas portáteis que têm feito sucesso ultimamente.

JBL Boombox tem subwoofers nas duas extremidades (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)JBL Boombox tem subwoofers nas duas extremidades (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Outro ponto baixo é em relação à sujeira. A textura que cobre quase todo o aparelho acumula bastante poeira e pode ficar manchada com facilidade, o que deixa ela com um visual de "velha" em pouco tempo. A base de borracha também tem uma negativa: em superfícies lisas e claras, ela acaba se soltando um pouco, deixando riscos pretos.

Qualidade de som

Ao ligar a caixa da JBL você já vai se surpreender: o som que o aparelho faz para mostrar que ligou impressiona logo de cara, pela profundidade do grave. E você acabou de ligá-la! Esse é o grande diferencial da Boombox: a qualidade e performance das frequências mais baixas. Ao colocar uma música eletrônica ou um hip hop com graves bem destacados, é realmente de cair o queixo.

Detalhe do visual da JBL Boombox (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Detalhe do visual da JBL Boombox (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Nos demais quesitos de áudio, o dispositivo também é equilibrado. Por isso, a caixa funciona com qualquer tipo de música e estilo de forma muito satisfatória. O volume também é muito bom, suficiente para municiar uma festa pequena, com cerca de 20 pessoas. Com um detalhe: ela começa a distorcer o som quando se alcança os pontos mais altos do volume.

Para resolver a questão da distorção, porém, o acessório conta com um modo ambiente externo, que dá um ganho na potência e nos graves, melhorando a qualidade dos volumes mais altos. Assim, caso seja necessário colocar a caixa para tocar em algum lugar mais barulhento, basta selecionar a opção – que fica na parte de baixo do modelo – e aproveitar a função para poder aumentar mais o volume sem tanta perda de definição.

Parte inferior da JBL Boombox tem apoio de borracha para os ombros (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Parte inferior da JBL Boombox tem apoio de borracha para os ombros (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Funcionalidades

A Boombox é um aparelho bem simples, só conectar e tocar, sem grandes complicações. Mas ela possui algumas funcionalidades extras bem interessantes. A começar pelo fato de ser à prova d'água: um aparelho desse tamanho e com essa qualidade poder ser usado dentro da piscina, por exemplo, é um baita diferencial. O Bluetooth também funciona com perfeição, conectando rapidamente e pareando de imediato com os dispositivos.

Além disso, por ter tanto entrada quanto saída Bluetooth, ele pode servir como um powerbank para carregar celulares e iPods, por exemplo. É um ótimo uso da enorme bateria de 20.000 mAh, que ajuda a música continuar rolando até se a energia do dispositivo que está tocando começar a acabar. Um ponto negativo, porém, é a ausência do cabo USB para fazer uso da funcionalidade – pelo preço do aparelho, era bastante básico que ele trouxesse os fios necessários já na caixa.

Boombox tem entrada e saída USB e pode funcionar como powerbank (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Boombox tem entrada e saída USB e pode funcionar como powerbank (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Outro ponto diferente e legal para se considerar é o dos já citados modos de ambientes interno e externo. Quando a caixa estiver sendo usada dentro de casa ou em ambiente menor e mais silencioso – ou seja, tocando em volumes mais moderados – o modo ambiente interno é realmente ideal: o áudio fica mais equilibrado nas suas frequências.

Porém, caso você esteja em um lugar aberto, local com muitas pessoas ou muito barulho, existe a opção do modo externo. Ele dá um ganho principalmente no grave da caixa, para o som ser "sentido" no ambiente mesmo que esteja difícil escutar detalhadamente as músicas. Isso permite também aumentar mais o volume sem distorcer tanto o áudio. Basta pressionar um botão na parte inferior do produto e a mágica já acontece.

O restante das funcionalidades da caixa está em um acessório extra: o app JBL Connect. Com o programa, disponível para Android e iPhone (iOS), dá para acompanhar o nível da bateria da Boombox (o que não pode ser feito no próprio aparelho), além da possibilidade de parear o aparelho com outros produtos da JBL – tanto no modo festa, que permite até 100 caixas simultâneas, como no modo estéreo, que divide o som direito e esquerdo entre duas caixinhas.

Qual é a melhor caixa de som Bluetooth? Comente no Fórum do TechTudo

Boombox da JBL traz alça para ser carregada com mais facilidade (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Boombox da JBL traz alça para ser carregada com mais facilidade (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)





Bateria

O modelo da JBL promete uma duração de 24 horas de música mas, por incrível que pareça, nos testes o aparelho durou até um pouco mais. Principalmente quando é usado em um volume moderado para baixo, e com músicas que não exigem tanto do seu grave, pode ter certeza que ela vai durar o tempo prometido tranquilamente.

Uma vantagem, que ajuda a bateria a durar mais, é que ele desliga automaticamente quando fica muito tempo sem tocar. Para quem gosta de ouvir música para dormir, por exemplo, é excelente: pode ter certeza que ele vai estar desligado e sem ter gastado muita energia durante a noite.

O ponto ruim da bateria é o tempo que ele demora para carregar: cerca de seis horas. É justo, visto o tamanho da caixa e o quanto ela fica ligada, mas ainda assim é um tempo considerável.

JBL Boombox pesa 5,5kg e pode ser carregada nos ombros (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)JBL Boombox pesa 5,5kg e pode ser carregada nos ombros (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


Custo-benefício

O preço da JBL Boombox no Brasil chega a assustar: R$ 2.499. Um valor até dez vezes maior que outros aparelhos mais modestos até da mesma marca. Para quem busca uma caixinha de som Bluetooth com som legal para ouvir suas músicas do celular, é sensato dizer: esse modelo é um grande exagero. Ele é voltado para audiófilos, quem busca alta definição de som, ou para alguém que queira fazer pequenas festas e animar com apenas um dispositivo de som Bluetooth.

Considerando a tecnologia envolvida, a qualidade do áudio e a própria construção da caixa, o preço é até válido. Mas dificilmente o usuário convencional vai estar procurando por tudo isso – e aí uma Flip 3, por exemplo, pode ser uma pedida muito melhor e em conta, além de ser muito mais prática e fácil de levar para qualquer lugar. Agora, se você estava atrás da "melhor caixa de som do mundo", como ela foi eleita em 2018, pode vir que não vai se arrepender.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Design
8
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
9

Prós

  • Som de qualidade
  • Graves profundos e poderosos
  • Bonita e bem construída
  • Muitas funcionalidades

Contras

  • Volume máximo distorce
  • Muito grande e pesada
  • Mancha com facilidade
  • Preço alto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ley Silva
    2018-08-18T13:54:26

    Minha boombox não acende os leds que mostram o nível da bateria. Existe algum mecanismo?

  • Kleber Cassoli
    2018-05-19T11:55:52  

    Fala-se de uma caixa de som que é capaz de sonorizar um ambiente com aprox 20 pessoas mas não fala da potência RMS da mesma !!! Matéria pobre de informações !!

    recentes

    populares

    • Kleber Cassoli
      2018-05-19T11:55:52  

      Amigos a cx boombox tem uma potência de 60 rms, 30 em cada alto falante. Isso ligada diretamente à corrente elétrica. Tocando com a bateria ela alcança 40 rms, 20 em cd alto falante. Produto muito muito bom. Não me arrependi de comprar. E olha, onde vc leva todos ficam impressionados com a qualidade do som. Qualidade e não volume.

    recentes

    populares

    • Kleber Cassoli
      2018-05-19T11:55:52  

      Penso que vale mais comprar 2 Xtremes e usar em modo stereo (2 x 40W = 80w RMS).

  • Rodrigo Strong
    2018-05-19T10:32:52  

    Com esse valor compro um X bomm da LG

    recentes

    populares

    • Rodrigo Strong
      2018-05-19T10:32:52  

      hahahahah

    recentes

    populares

    • Rodrigo Strong
      2018-05-19T10:32:52  

      hahahahah

  • Shuma Lory
    2018-06-25T18:57:41

    Acho engraçado como o Techtudo trata leitor como favelado. Fica chamando de caro aqui que eles não podem pagar... Ainda bem que não são vendedor por que iam morrer de fome se tivessem que vender produtos de luxo

  • Mister Caramba
    2018-05-19T10:25:58  

    Não tinha uma gatinha para sair na foto ??

    recentes

    populares

    • Mister Caramba
      2018-05-19T10:25:58  

      Tu é liso para compra um LG

    recentes

    populares

    • Mister Caramba
      2018-05-19T10:25:58  

      Só não dá pra comprar dicionário. "escultar".

  • Luiz Araujo
    2018-05-19T09:03:13

    agora sim minha vida vai mudar.................

  • Tiago Alves
    2018-05-19T10:44:21

    Falou, falou e não colocou nenhuma música pra tocar pra ver o som da caixa.

  • Gustavo Santos
    2018-05-19T10:42:17

    reportagem paga...