Por Aline Batista; Por TechTudo

TechTudo

A Charge3 é uma caixa de som da JBL, que parece ser uma evolução da Charge2+. Além de transmitir o áudio do celular via Bluetooth, o que dispensa fios e cabos, o acessório ainda funciona como um carregador portátil, que recarrega seu smartphone, enquanto a música continua tocando.

Um dos destaques do modelo é a certificação IPX7, que faz do aparelho resistente à água. No Brasil, a JBL Charge3 tem preço de R$ 999. Veja neste review se as funcionalidades da caixa de som fazem valer seu preço.

JBL Charge3 (Foto: Aline Batista/TechTudo) — Foto: TechTudo

É inegável que a Charge3 tem um design bonito, além de ser portátil e fácil de transportar. A caixa de som tem formato cilíndrico e é compacta, com peso de apenas 800g e medidas de 21,3 x 8,7 x 8,85 cm. Ela está disponível nas cores preta, azul e vermelha.

A caixa da JBL foi desenvolvida com material de tecido resistente para maior durabilidade do produto, segundo a fabricante. Suas laterais e a base para apoiar são emborrachadas. A vantagem é que a Charge3 permanece firme, mesmo com a vibração da música, e não escorrega em superfícies planas. É possível usá-la tanto na horizontal, quanto na vertical com segurança.

JBL Charge3 (Foto: Aline Batista/TechTudo) — Foto: TechTudo

Os botões físicos são usados para os seguintes comandos: ligar/desligar, aumentar/diminuir o volume, ativar/desativar o Bluetooth, dar play ou pause e emparelhar com outra caixa.

Um dos seus destaques, como dito antes, é a certificação IPX7, que a deixa resistente à água. Isso significa que a Charge3 pode ficar submersa em até 1,5 metro de profundidade por 30 minutos, desde que suas entradas estejam bem tampadas. Esse tipo de proteção garante maior segurança para usar o acessório na chuva, perto da piscina ou em outras situações em que ela pode molhar. Sem dúvidas, a Charge3 permite levar música para qualquer lugar.

Charge3 é resistente à água (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo) — Foto: TechTudo

Para facilitar o uso da Charge3, a JBL desenvolveu um aplicativo para celular, o JBL Connect, disponível para dispositivos com Android e iPhone (iOS). Por meio dele, é possível emparelhar duas ou mais caixas de som Bluetooth da marca para ter um som ainda mais potente. Essa função não foi testada por falta de uma segunda caixa de som.

Além disso, o app permite habilitar a função de assistente de voz para usar o aparelho com a ajuda da Siri ou do Google Now. O usuário ainda pode usar o JBL Connect para atualizar o software da Charge3.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

JBL Charge3 (Foto: Aline Batista/TechTudo) — Foto: TechTudo

O design da Charge3 é ótimo, mas o que interessa em uma caixa de som é a forma como ela reproduz os áudios. E, nesse quesito, a caixa da JBL não decepciona. Ela tem ótimo desempenho durante a reprodução de músicas. Vale lembrar que é possível conectá-la ao celular via Bluetooth.

JBL Charge3 (Foto: Aline Batista/TechTudo) — Foto: TechTudo

A potência da caixa surpreende, visto que é um acessório pequeno, mas que alcança volumes bem altos, sem distorcer o som. A Charge3 tem um radiador passivo e promete graves poderosos, que chegam a vibrar as laterais da caixa.

A relação sinal-ruído, ou seja, a gama de intensidades que ocorre na caixa, é maior que 80 decibéis. Considerando que o ouvido humano percebe sons até 120 dB, é um número satisfatório.

JBL Charge3 (Foto: Aline Batista/TechTudo) — Foto: TechTudo

No geral, os graves e os agudos são bem definidos e a Charge3 funciona bem com diferentes tipos de música. Os áudios são limpos, mas, às vezes, é possível sentir como se a música "pulasse" rapidamente. A impressão que dá é que o áudio falhou, mas é algo muito rápido e, talvez, os usuários mais distraídos nem percebam esse detalhe.

O uso com o assistente de voz do smartphone, mencionado acima, surpreende pela praticidade. O recurso funciona da seguinte maneira: no aplicativo, você vai definir se o botão de play/pause da caixa será usado para tocar e pausar músicas ou se ele ira ativar o assistente de voz (Siri ou Google Now) do seu celular. Assim, sempre que tocar no botão de play/pause, você pode pedir músicas sem precisar encostar no aparelho. Nossos testes foram realizados em um smartphone com Android e o recurso funcionou perfeitamente. Vale ressaltar que a função de assistente de voz precisa estar habilitada no seu telefone.

JBL Charge3 (Foto: Aline Batista/TechTudo) — Foto: TechTudo

Outra possibilidade interessante é a de conectar até três dispositivos ao mesmo tempo na Charge3. Assim, é possível alternar entre os aparelhos para definir quais músicas serão reproduzidas. Além disso, é possível atender uma ligação em viva-voz enquanto a caixa de som estiver tocando alguma música.

A Charge3 tem ótima bateria de 6.000 mAh, que proporciona até 20 horas de reprodução de música. Ela ainda conta com luzes de LED, que indicam seu percentual. Além da excelente duração, um outro ponto positivo é que ela também funciona como uma bateria portátil, que recarrega seu celular. A função é muito útil, principalmente se considerarmos que ficar ouvindo música por um longo período no smartphone, com o Bluetooth ativado, acaba com a bateria do aparelho.

JBL Charge3 (Foto: Aline Batista/TechTudo) — Foto: TechTudo

A parte ruim de uma bateria tão poderosa é que ela demora cerca de quatro horas e meia para carregar. Por outro lado, a vantagem é que é possível deixar o alto-falante carregando enquanto a música está tocando.

A Charge3 é uma excelente caixa de som, perfeita para animar festas e reuniões com os amigos. Além de não precisar se preocupar com água, ela tem uma boa potência e oferece recursos como compartilhamento de dispositivos, uso da assistente de voz e emparelhamento com outras caixas. O seu maior problema é o preço. Afinal, é possível encontrar outros modelos de caixas de som Bluetooth custando bem menos. Se você tiver R$ 999 para comprar uma caixa de som portátil, o investimento será muito válido.

Qual a melhor caixa de som Bluethooth? Comente no Fórum do TechTudo.

9

Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • Carrega o celular
  • Permite o uso com assistente de voz
  • Bateria de longa duração
  • Aplicativo melhora o uso

Contras

  • Às vezes, o áudio "pula"
  • Preço alto

Mais do TechTudo