Por Juliana Pixinine; Por TechTudo

TechTudo

A JBL continua apostando no mercado das caixas de som portáteis, agora com a Pulse, uma caixa de som diferenciada e que promete despertar o interesse de muita gente. Além de acessar música via bluetooth, a caixinha possui um painel iluminado por LEDs que se movimentam de acordo com a música, o que é a grande novidade e destaque do modelo. 

JBL Pulse possui conexão via bluetooth e tela iluminada por LED (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

A JBL Pulse possui um design compacto e sofisticado, combinando com qualquer ambiente. Disponível na cor preta, ela pesa 540 gramas, distribuídas por seu corpo cilíndrico de 180 mm de altura por 90 mm de diâmetro. Seu peso e tamanho facilitam o transporte da caixinha em qualquer bolsa, por exemplo, sendo ótima para levar para festas em casas de amigos, por exemplo.

O design da caixa permite que você posicione ela em pé ou deitada (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

O design da Pulse é feito para que você escolha se deseja deixar a mesma em pé ou deitada, pois possui uma parte reta na lateral, onde há a entrada mini-USB para conectar o carregador, permitindo que o usuário posicione a mesma como preferir. Porém, se você for mexer muito nos botões de som e luzes, o melhor é deixar a caixa em pé, pois os botões ficam no topo dela e, assim, o manuseio fica mais simples.

A caixa é simples e possui poucos botões, todos localizados na parte superior. No centro tem o botão liga/desliga, cercado pelos botões para aumentar (+) e diminuir (-) o volume, ativar/desativar o bluetooth e o de ligar/desligar ou modificar a sequência do LED. Ao redor, há botões touch para controlar a intensidade e as cores das luzes, podendo escolher entre uma das cores disponíveis ou combinações entre elas.

Botões na parte superior da caixa (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Este é, sem dúvidas, o diferencial do aparelho que, com 64 LEDs, provoca interesse de todos logo de cara. Você pode escolher entre diversas opções de cores, como amarelo, rosa, verde, azul e vermelho, além de poder combinar cores, até mesmo todas elas juntas, selecionando, no topo da caixa, o botão com três pontos. 

As luzes acompanham o ritmo da música, tornando esta funcionalidade ainda mais interessante. Você pode escolher entre os cinco temas que já vem pré-programadas no aparelho, além de poder criar as suas próprias sequências utilizando o aplicativo JBL Music, disponível para dispositivos com Android ou iOS.

Você pode escolher uma cor ou combinar sequências com diversas cores (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

A qualidade do LED é boa e suficiente para animar um ambiente pequeno. Já em lugares maiores, a luz não faz tanto efeito, passando quase despercebida, caso não esteja bem escuro. Se o seu objetivo é utilizar em casa ou em salões pequenos, ela cumpre bem esse papel, mas não consegue causar o mesmo efeito em ambientes maiores.

Aplicativo JBL Music utilizado com a caixa de som JBL Pulse (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine) — Foto: TechTudo

A Pulse possui dois amplificadores de 6 W de potência, dando um total de 12 W para a caixa, o que é superior ao modelo anterior da JBL, a Flip, que tinha ao todo, 10. Com auto-falantes de 40 mm, ela é ótima para animar ambientes menores e ser utilizada em festas em casa ou em salões pequenos. 

O som é de excelente qualidade e não apresentou qualquer problema de equalização, nem mesmo no volume máximo, que é bem alto. Aliás, durante os testes realizados, o volume máximo só foi colocado para verificar qual era, porque menos que isso foi suficiente para animar e agradar.

JBL Pulse apresenta bom desempenho no som (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo) — Foto: TechTudo

Também não foi encontrado nenhum problema com diferentes tipos de música, com batidas distintas. A caixa respondeu bem a qualquer som reproduzido e teve desempenho muito satisfatório durante os testes. Ela só falhou uma vez, “quebrando” a música, quando estava prestes a desligar com a bateria descarregando. Como não falhou em outros momentos, acredito que isso tenha acontecido por causa da bateria fraca.

A caixa possui conectividade via bluetooth, podendo ser sincronizada com os mais diferentes aparelhos do mercado, com smartphontes e tablets com iOS (iPhone a partir do 4S e iPad Mini e 3ª e 4ª gerações) ou Android (a partir do Cupcake), além de Mac Mini, MacBook Air, MacBook Pro, iPod Touch, Apple TV, Blackberry (do 1.0 ao 10 OS), etc. A conexão se dá de forma simples, com o gadget facilmente identificado pelos aparelhos. 

Depois que a primeira conexão entre o aparelho e a caixa de som for feita, ela ficará gravada na lista de conexões bluetooth do mesmo, sendo mais fácil realizar a conexão nas próximas vezes. Apesar da conexão bluetooth ser uma ótima funcionalidade, falta a possibilidade de conectar aparelhos diretamente à Pulse, como o iPod Nano, por exemplo.

JBL Pulse (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

O bluetooth pode ser ativado a uma distância de até aproximadamente cinco metros, falhando quando chega perto disso, antes de ser desativado. Para melhor resultado, recomenda-se que o aparelho que será conectado à caixa esteja mais próximo.

O desempenho da bateria foi excelente, durando muitas horas. Com o LED ligado o tempo todo, e o som em um volume médio, ela durou um pouco menos de seis horas. Com o som um pouco mais alto, porém sem LED, a duração foi de 10 horas. Isso mesmo, 10 horas sem necessidade de carregar novamente. Para recarregar por completo, ela demora aproximadamente uma hora e vinte minutos. 

Entrada mini-USB (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Mais um diferencial entre a Pulse e a Flip é a alimentação mini-USB, permitindo carregar o aparelho via cabo mini-USB, algo que antes não era disponível e fazia falta. O aparelho ainda vem com dois adaptadores de tomada para o carregador, facilitando a vida do usuário.

O único ponto negativo da bateria é a falta de aviso de sua carga. Quando ligamos o aparelho, aparece sinalizado por uma luz LED na lateral qual o nível da bateria, e o mesmo acontece quando ela está prestes a descarregar. Porém isso só acontece nesses momentos e, caso você queira saber o nível de bateria durante o uso, é necessário desligar e ligar novamente o aparelho.

JBL Pulse apresenta excelente desempenho, mas é cara (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

A JBL Pulse agradou bastante, mostrando excelente desempenho em todos os testes feitos. O preço, porém, é bem salgado. Quem quiser levar a caixa para casa terá que desembolsar R$ 999, preço pelo qual é vendida no Brasil. A caixa vem com termo de garantia de um ano, manual, carregador e dois adaptadores de tomada.

Qual a melhor caixa de som para o PC? Opine no Fórum do TechTudo.

O valor não é barato, mas se você estiver disposto em investir em uma caixa portátil de qualidade, vale a pena pagar esse preço, pois ela apresenta excelente desempenho. Ainda mais porque, além da facilidade proporcionada pelo bluetooth, a Pulse ainda tem a novidade do LED.

Tabela configurações JBL Pulse (Foto: TechTudo/Arte) — Foto: TechTudo

9.5

Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
9

Prós

  • Som excelente
  • Diferentes temas de LED
  • Bateria dura bastante
  • Recarregável via tomada ou cabo mini-USB

Contras

  • Preço alto
  • Nível de bateria não fica visível o tempo todo

Mais do TechTudo