Filmadoras

NOTA tt
6.0

Review JVC GZ-HM320

Uma filmadora pequena, leve e barata, mas sua qualidade não chega muito perto da que vemos na TV Digital. Acompanhe o nosso review!

Allan Melo
por
em

Em uma descrição superficial, a GZ-HM320 parece ser o segundo passo para quem não aguenta mais aquelas handycams que parecem um celular. Ela é uma filmadora, é pequena, leve e barata, mas sua qualidade não chega muito perto da que vemos na TV Digital. Mas o que a JVC economizou no sensor de captura (que é o grande culpado de não deixá-lo perfeito), aparecem outros itens de bom, como o processador, as lentes, o zoom de 20x e alguns recursos como o Time-lapse. Quase como um carro popular tunado.

JVC GZ-HM320_01JVC GZ-HM320 (Foto: Divulgação)

Design e materiais

As novas câmeras de vídeo da JVC tem acertado bastante no tamanho e no peso, e com a GZ-HM320, a experiência não é diferente. No geral, a fabricante ganha de todas as marcas nesse quesito. Seu cinto de mão ajuda o operador a ter uma boa pegada, seguramente confortável para apontar e filmar, e ela tem aproximadamente a largura da palma da mão de um homem grande. A única coisa que podemos reclamar, no máximo, é que a sua carcaça é de plástico.

Qualidade do vídeo

A câmera é barata. Ponto. Não espere ter a melhor qualidade de vídeo da categoria. Em alguns testes comparativos, a GZ-HM320 mostrou que deve um pouco neste aspecto. O culpado desse baixo desempenho é a economia da fabricante no sensor, optando por colocar um dos menores da categoria, que apesar de tirar fotos e vídeos em 1920x1080, não tem uma definição tão... digamos, cristalina. Mas para quem não espera filmar nada com aquela qualidade de Blu-Ray, tá valendo.

Funções e performance

JVC GZ-HM320_02JVC GZ-HM320 (Foto: Divulgação)

A GZ-HM320 tem dois recursos surpreendentes para o valor desta câmera, e que sinceramente a colocam como uma ótima opção de compra. A primeira é o "Auto REC", que só começa a gravar quando há algum movimento no cenário. Quando o cenário estiver parado, a câmara deixará de gravar cinco segundo depois, voltando à ativa novamente ao sinal de algum movimento.

A segunda, a mais surpreendente de todas, é o Time Lapse REC mode. Basta colocar a câmera em uma posição fixa e acionar o modo de gravação para que a filmadora registre a passagem de tempo. E ainda dá pra definir o intervalo das fotos. (Faça uma busca no YouTube para ver alguns exemplos de filmes em Time-lapse).

Zoom e lente

O sensor não é o dos melhores mas o zoom óptico de 20x e a lente Konica Minolta HD contribuem para dar uma qualidade melhor à imagem. Seu processador é potente e vem com bastantes recursos, e a tecnologia Super LOLUX melhora o baixo desempenho do sensor, deixando as imagens mais nítidas do que aparentemente deveriam ser. Junte isso tudo ao estabilizador de imagem que a GZ-HM320 tem (que acaba com a indesejável perda de foco causada pela trepidação ou por movimentos) e você terá em mãos uma câmera razoavelmente boa.

LCD e Menu

Se a JVC acha que touchscreen não vale tanto a pena, então deveria ter investido em algo que substituísse bem a ergonomia do menu. Para nossa sorte, eles fizeram: colocaram uma barra de rolagem sensível ao toque do lado, no lugar daqueles botões de zoom e REC. Um rastro azul é desenhado no sensor enquanto você o manuseia, e além de ser bem confortável, também tem um visual bem bonito. O problema, no entanto, é que a GZ-HM320 peca na organização do seu menu, muito longo e sem atalhos; e a qualidade (resolução) do LCD também é bem medíocre.

Outros Recursos

Com capacidade para dois slots de cartão SD e mais os 8 GB de memória interna, a GZ-HM320 consegue gravar várias horas de vídeos sem interrupção (se você for capaz, dá até pra trocar os cartões durante a filmagem, localizados em uma porta no canto inferior direito da câmera). Além disso, há várias maneiras de compartilhar os vídeos pelo software, como fazer o upload direto para o YouTube ou exportar os filmes para a biblioteca do iTunes.

Ficha técnica

Resolução Full HD (1920 x 1080) / 60P
Zoom ótico 20x
Zoom digital 200x
Processador de imagem HD Gigabrid Premium II
Tipo de sensor CMOS
Tela LCD 2,7”
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo MPEG-4 AVC/H.264
Cartão de memória SD/SDHC (até 32Gb)
Bateria Íon-Lítio
Fabricante das lentes Konica Minolta HD
Conexões HDMI e UBS 2.0
Dimensões 5,2 x 6,2x 11,5 cm
Peso 258 g com bateria
Itens inclusos bateria recarregável, adaptador A/C, cabo AV, CD ROM, tampa para lente, manual do usuário

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
6
Funcionalidades
8
Desempenho
6
Custo-benefício
7

Prós

  • * Tamanho e peso confortáveis.
  • * Gravação de time-lapse.
  • * Dois slots para cartão SD.

Contras

  • * Sensor de baixa qualidade.
  • * Tela não é touchscreen.
  • * Poucas operações manuais.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares