E-reader

NOTA tt
9.0

Review Kindle Paperwhite

O Kindle Paperwhite é o eletrônico para quem ama ler e faz questão de ter sempre um livro por perto. Com o extra da iluminação traseira, ele torna a leitura agradável mesmo em ambientes pouco iluminados, sem cansar a vista.

Isadora Díaz
por
em

O Kindle Paperwhite é a maior aposta da Amazon para o mercado de e-readers. Com a vantagem de oferecer retroiluminação para a tela - que pode ser desativada ou ativada, segundo a vontade do usuário -, o dispositivo sai na frente da maioria dos leitores digitais do mercado. Confira o review do Kindle Paperwhite preparado pelo TechTudo e descubra se ele é o e-reader ideal para você.

Kindle Paperwhite, o e-reader da Amazon com tela iluminada (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Kindle Paperwhite, o e-reader da Amazon com tela iluminada (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Tela

A tela do Kindle Paperwhite é ótima. A tecnologia e-ink proporciona um visual muito parecido com o do papel convencional, o que garante que o e-reader seja a melhor opção entre os eletrônicos para leitura. O tamanho, de 6 polegadas, faz com que a experiência de leitura seja semelhante à de um livro de bolso, com a diferença de que é possível escolher o tamanho da fonte apresentada. Outro pró é o contraste: com uma tela bem próxima do branco e letras em preto, fica fácil ler.

Kindle Paperwhite pode ser facilmente segurado com uma das mãos (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tela de 6 polegadas do Kindle Paperwhite faz com que experiência de leitura se assemelhe à de um livro de bolso (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Entre os irmãos da família Kindle, o Paperwhite tem a vantagem de oferecer a melhor proporção de pixel por polegada: são 221 ppi, acima dos 167 ppi oferecidos pelo Kindle tradicional e pelo Kindle Keyboard, que é a versão com teclado. Em uma tela convencional, a resolução do aparelho já seria considerada razoável, e é ótima para o e-ink.

Devido à tecnologia e-ink, aliás, o Paperwhite só exibe páginas, mesmo as com ilustrações, em preto e branco. Não é exatamente um problema para a maioria dos leitores, mas talvez seja o caso de se pensar duas vezes caso sua intenção seja, por exemplo, ler quadrinhos em cores. Também a taxa de atualização da tela e-ink, famosa pela lentidão, não chega a incomodar durante a troca de páginas.

Menu superior do Kindle Paperwhite (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Resolução da tela do Kindle Paperwhite é considerada boa para e-readers (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Ler no Paperwhite não cansa a vista, ainda que com a retroiluminação ativada. Por recomendação do próprio aparelho, o usuário deve configurar a taxa de brilho de acordo com a iluminação do ambiente. Quando menos luz houver, menor deve ser essa taxa, de forma a não agredir os olhos. O resultado é uma tela amigável que, mesmo durante horas de leitura no escuro, não gera desconforto.

Tela do Kindle Paperwhite com iluminação desativada, acima, e com brilho no máximo, abaixo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tela do Kindle Paperwhite com iluminação desativada, acima, e com brilho no máximo, abaixo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Apesar de ter tantas qualidades, o maior ponto negativo do Kindle Paperwhite também está na tela. Mais especificamente, na sensibilidade ao toque. O problema vem desde a geração anterior de leitores Amazon, com o Kindle Touch. O aparelho reconhece uma série de toques, mas a resposta geralmente é decepcionante. É comum que o usuário toque acidentalmente na tela durante a leitura, o que resulta em um salto de página involuntário - o que pode ser bastante irritante.

Embora o touch facilite e muito o uso do teclado para anotações, o Kindle convencional, que usa botões físicos para navegação, se sai melhor quando o quesito é a leitura. Os botões físicos para passar as páginas costumam ser mais confiáveis, mas nada que um período de adaptação (com uma curva de aprendizado ligeiramente acentuada, diga-se de passagem) não resolva.

Teclado do Kindle Paperwhite facilita na hora de fazer anotações em livros (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Teclado do Kindle Paperwhite facilita na hora de fazer anotações em livros (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Design

O Kindle Paperwhite é um dispositivo pequeno e com "carinha" de bem acabado. Com dimensões de 169 x 117 x 9,1 mm e pesando apenas 213 g, ele é daqueles aparelhos que pode ser segurado com apenas uma das mãos sem maiores complicações. Falando em segurar com uma mão só, vale citar o acabamento da traseira do Kindle. Emborrachada, ela deixa o aparelho com uma boa "pegada".

Traseira emborrachada do Kindle PaperWhite (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Traseira emborrachada do Kindle PaperWhite (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Pouco maior do que um foblet (o Galaxy Note 2, a toque de comparação, tem tela de 5,5 polegadas) e leve o suficiente para ser carregado em bolsas ou mochilas, ele é um gadget ideal para o dia a dia.

Especificações

A memória interna do Kindle Paperwhite é muito pequena. São apenas 2 GB, e não há entrada para cartão de memória. O que pode parecer um problema à princípio, é contornável. Isso porque os arquivos .mobi, que são os livros digitais para a plataforma do Kindle, têm tamanho reduzido. Dentro desses 2 GB, no fim das contas, é possível carregar mais de mil livros, número de dar inveja a muita biblioteca por aí. O Kobo Glo, concorrente direto deste Kindle, no entanto, se sai melhor justamente por suportar cartões microSD de até 32 GB.

Botão de liga/desliga e entrada microUSB do Kindle PaperWhite (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Botão de liga/desliga e entrada microUSB do Kindle PaperWhite (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A bateria, por outro lado, tem desempenho impressionante. Justamente por causa da tecnologia e-ink da tela, a taxa de consumo de energia do aparelho é ínfima. Com o Wi-Fi ou 3G (caso seu Kindle oferece suporte à rede) desligados, é possível reduzir a frequência de carga para apenas uma por mês - ou menos do que isso, se seu uso do aparelho não for diário. Ele é realmente um ótimo companheiro, que dificilmente te deixará na mão.

Recursos extras

O foco do Kindle é a leitura, e não há dúvidas disso. Por isso, não espere muito das funções extras do aparelho. Ele tem, por exemplo, um navegador experimental, mas seu desempenho no e-ink é sofrível. Só mesmo para casos emergenciais ou uma consulta rápida. O mesmo pode ser dito dos jogos, desenvolvidos especialmente para o e-reader. Não são exatamente bem lapidados, e funcionam de maneira duvidosa no dispositivo.

Navegador experimental do Kindle Paperwhite (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Navegador experimental do Kindle Paperwhite (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Os dicionários, porém, fazem toda a diferença na hora da leitura. Com o touch, é possível selecionar uma palavra da página para que o verbete correspondente do dicionário apareça no melhor estilo pop-up. Um recurso excelente e coerente com a proposta do gadget.

Custo-benefício  

Com preço abaixo do visto para boa parte dos tablets do mercado, o Kindle tem ótimo custo-benefício, embora sua função seja apenas uma: ler. E, nesse quesito, ele dá um show. Embora seja difícil para a maior parte dos leitores se desapegar da ideia do livro físico, de papel, e aderir ao e-reader, o Kindle Paperwhite garante que essa transição seja mais suave e muito menos dramática.

No fim das contras, ele é o eletrônico perfeito para quem ama ler e não abre mão de ter um livro sempre à mão aonde quer que vá. Se esse é o seu caso, talvez o Kindle acabe se tornando um companheiro mais constante do que o seu próprio celular. Decididamente, vale a pena dar uma chance ao e-reader da Amazon.


Kindle Paperwhite (Foto: TechTudo)Tabela com as configurações do Kindle Paperwhite (Foto: TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Desempenho
9
Tela
7
Custo-benefício
10

Prós

  • Não cansa a vista;
  • Iluminação ajustável;
  • Boa "pegada".

Contras

  • Touch sofrível;
  • Navegador fraco;
  • Não suporta microSD.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares