Filmadoras

NOTA tt
7.0

Review Kodak Zx1

Lançada para competir com a Flip HD da Cisco, uma verdadeira febre nos Estados Unidos, a filmadora de mão Zx1 da Kodak veio para entrar de cabeça nesse mercado e aproveitar a onda.

José Antonio Oliveira
por
em
kodak_zx1_001Kodak  Zx1 (Foto: Márcia Oliveira)

Lançada para competir com a Flip HD da Cisco, uma verdadeira febre nos Estados Unidos, a filmadora de mão Zx1 da Kodak veio para entrar de cabeça nesse mercado e aproveitar a onda. Atualmente é possível comprar uma por R$ 200,00, o que é um bom preço para esse tipo de equipamento.

A Kodak Zx1 é o tipo da câmera “aponte e filme”. Com uma interface espartana, ela cumpre o que promete, filma com qualidade HD (1280×720) em até 60 quadros por segundo. Basta apontar a câmera e apertar o botão de gravação para fazer vídeos de boa qualidade com 720 linhas.

Bateria

Definitivamente é um ponto positivo a Zx1 vir com pilhas recarregáveis AA, não pelo fato de serem recarregáveis, mas pela facilidade de encontrarmos pilhas AA no mercado. Com isso, se você ficar sem bateria no meio de um passeio, pode comprar duas pilhas em qualquer lojinha de souvenirs que vai poder continuar filmando enquanto seu cartão de memória tiver espaço.

Fizemos um teste com pilhas recarregáveis e com alcalinas. A duração de duas recarregáveis de 2000mAh foi de pouco mais de 40 minutos em HD com 30 quadros por segundo e a duração das duas alcalinas foi quase 60 minutos com a mesma qualidade de vídeo.

O teste foi só com gravação. Se tivéssemos parado o filme para assistir, certamente elas teriam durado menos tempo.

kodak_zx1_002Kodak Zx1 (Foto: Márcia Oliveira)

Uso de memória

Como dissemos acima, filmes em alta qualidade consomem bastante espaço. No teste de pilhas filmamos durante 97 minutos ocupando 7,33GB de memória, o que dá o equivalente a 77,4MB por minuto de gravação.

É possível gravar em qualidade VGA (640×480 @30fps) e em HD60 (1280×720 @60fps). Na primeira, o vídeo fica menor por causa da qualidade mais baixa. Na segunda, com o dobro de quadros por segundo, o tamanho fica quase o dobro da qualidade normal HD.

Materiais e acabamento do produto

Segundo a Kodak, a câmera é “weather proof“, ou seja, é resistente a chuva moderada, neve e areia, com certificação nível IP43, o que já deixa o usuário mais à vontade para encarar alguns passeios sem medo de inutilizar a filmadora.

Ela é toda emborrachada e a parte da frente é feita de uma folha fina de aço escovado com detalhes em plástico e borracha. Todos os conectores são protegidos por uma capa de borracha bem grossa, que impede a entrada de líquidos e poeira.

É possível comprar a câmera com a capa rosa, vermelha e preta. Vejam abaixo fotos da câmera com a cor preta.

Conexões

Pela lista de itens incluídos na caixa, dá para se ter uma idéia das conexões disponíveis. É possível ligar a câmera diretamente na TV através de um cabo HDMI e exibir os vídeos em alta qualidade.

Caso o televisor não tenha entrada HDMI, também é possível ligar a filmadora através do cabo A/V com conectores RCA para vídeo e áudio stereo.

Para transferir os dados para o computador, você pode escolher entre ligar a Zx1 com o cabo USB, ou usar um leitor de cartões SD para descarregar os vídeos para o PC.

Interface com o usuário

Lembram da interface espartana lá de cima? Pois é, aquilo foi um elogio. A interface da Zx1 é simples até demais.

Para se ter acesso ao menu de 4 opções, é preciso apertar simultaneamente o Stop e o Play da câmera. Isso revela as opções de acertar a data e hora, som de gravação (o bip na hora de filmar), Sistema de vídeo (NTSC e PAL) e formatar o cartão de memória.

Para mudar a qualidade do vídeo, é preciso apertar as teclas para direita ou para esquerda antes de começar a gravar e escolher um dos três modos de vídeo, VGA, HD e HD60, ou o modo de foto.

Outra coisa ruim é o diálogo de excluir vídeos e fotos. O botão de lixeira parece com um Stop de chapéu, e fica logo acima do próprio botão Stop, confundindo o usuário.

Depois de apertar o botão de apagar, aparece um “x” e um “√” para você escolher. Intuitivamente apertamos o “x” para apagar, mas ele serve para cancelar a função de apagar. O correto é escolher o “√” para apagar.

Na reprodução de vídeos, é possível acelerar ou assistir em câmera lenta na própria tela da Zx1. Ela também tem alto-falante para reprodução dos vídeos.

kodak_zx1_003Kodak Zx1 (Foto: Divulgação)

Software incluído

Quando se conecta a Zx1 ao PC, ela executa um programa (ARCSOFT MEDIA IMPRESSION) que permite descarregar os vídeos e fotos, ou fazer o upload do vídeo direto para o Youtube. Você também pode copiar tudo para o PC pelo leitor de SD e editar os vídeos antes de enviar para o Youtube.

Vídeos

A seguir temos um filme em cada qualidade (VGA, HD e HD60) para vermos as diferenças entre os três. Provavelmente você não verá diferenças entre o HD e o HD60 porque não havia movimentos na cena.

FilmeVGA
Filme HD
Filme HD60

Caso a filmagem não tenha muitos detalhes de movimento, a qualidade normal é a mais indicada. A VGA é indicada para quem quer ou precisa economizar espaço. A qualidade HD60 é a que gera os maiores arquivos, mas registra mais detalhes dos movimentos da cena. Ela é indicada para filmar esportes, por exemplo.

A Zx1 não tem estabilizador de imagem, por isso, os vídeos podem tremer mais do que o normal. Filmagens à noite podem ficar borradas por causa da abertura maior por causa da baixa luminosidade.

Para filmar sem tremedeiras, a Zx1 pode ser acoplada a um tripé normal com o parafuso de uma câmera comum (1/4″). Isso facilita muito a vida de quem está atrás da câmera.

No geral, as imagens ficam muito bem nítidas e têm pouca granulação (exceto à noite ou com pouca luminosidade). É possível fazer filmes com alta qualidade e em formato 16:9 facilmente.

Som

A câmera registra os sons do ambiente com muita nitidez, guardando o som estéreo com 48kHz. O único senão é o barulho (um “pop”) que fica gravado quando se aperta um dos botões de zoom. Como o zoom é digital, o que diminui a qualidade da imagem, esse barulho é mais um motivo para não usar zoom nas filmagens.

Fotos

A Zx1 também fotografa. É possível tirar fotos com resolução de 3.0Mpx (interpolada) em ambientes com iluminação, já que ela não possui flash. Como ela não foi feita para fotografar, considere essa função como um “plus” para ser usada em casos de emergência.

Ficha Técnica

Resolução 720p
Zoom ótico Não
Zoom digital 2x
Tipo de sensor CMOS de 1/4,5 – tipo 1,6 MP CMOS
Tela LCD 2 polegadas
Formato de imagem JPEG
Formato de vídeo MOV
Cartão de memória não incluído (128MB internos com 30MB disponíveis)
Bateria 2 pilhas recarregáveis 2000mAh
Conexões USB, HDMI, A/V
Dimensões 5,01 × 10,7 × 2 cm
Peso 90g (sem as pilhas)
Itens inclusos Cabo HDMI, cabo USB, cabo A/V, capa sobressalente, cordão de pulso, bolsa de tecido, carregador de pilhas, pilhas recarregáveis de 2000mAh.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
8
Funcionalidades
6
Desempenho
7
Custo-benefício
9

Prós

  • * Preço em conta.
  • * Qualidade dos vídeos..
  • * Compatibilidade com tripés.
  • * Resistente ao calor e umidade.
  • * Conexão direta com a TV.

Contras

  • * Falta um cartão de memória.
  • * Não tem estabilizador de imagem.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares