TV

NOTA tt
9.0

Review LA6610

Novo modelo da LG conta com bons recursos, como busca por voz pelo controle e interface renovada com mais conteúdo em apps e jogos.

Thiago Barros
por
em

A LG LA6610 é uma Smart TV de 47 polegadas LED, com resolução Full HD (1080p), reprodução de conteúdo em 3D e acesso à Internet Wi-Fi. Ela possui as características necessárias para proporcionar ao usuário tudo o que espera de uma TV completa. O TechTudo testou o aparelho, em sua versão de 47 polegadas, e preparou este review completo do produto.

Confira lista de 'Smart TVs 2.0' que trazem sensores de voz e movimento

Modelo da LG tem 47 polegadas, 3D, resolução Full HD e novo controle com busca por voz (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Modelo da LG tem 47 polegadas, 3D, resolução Full HD e novo controle com busca por voz (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

O televisor possui um formato de tela widescreen, com o ângulo de visão de 178º x 178º e um brilho 400cd/m2. Ele reproduz imagens em 2D e 3D, com a resolução Full HD com 1920 x 1080 pixels. A LG LA6610 trabalha com a frequência Trumotion e MCI (Hz) 480 Hz. O chip Triple XD Engine completa as especificações que garantem a melhor imagem.

Além de LED e Full HD, o painel da LG LA6610 tem tecnologia IPS. Esta combinação dá aos usuários as melhores configurações possíveis de brilho, cor, contraste e claridade – que podem ser customizados nos Modos de Imagem: Vivo, Padrão, Eco, Cinema,Jogos, Expert1 e Expert2.

TV tem ótima qualidade e vários modos de imagem com apps e jogos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)TV tem ótima qualidade e vários modos de imagem com apps e jogos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

No áudio, ela é equipada com os recursos Smart Sound Mode e Clear Voice II, além do Virtual Surround Plus. A potência dos alto-falantes é de 20W RMS. Seu sistema de som 2.1 com woofer integrado também conta com Modos de áudio: Padrão, Música, Cinema, Esportes, Jogos, Pagode, Sertanejo, Funk Brasileiro.

As conexões do televisor são suficientes: uma entrada de vídeo componente, uma de áudio e vídeo, uma de LAN, uma de áudio PC, uma para a TV a cabo e outra para a TV aberta, além de uma saída digital e uma de fone de ouvido. Três portas HDMI e três USB (uma preparada para o Time Machine) completam suas especificações.

Desempenho do áudio e vídeo

Mas o que todas essas especificações técnicas significam para o usuário comum? Que a LG LA6610 é um televisor bem completo, com ótimas qualidades – de áudio e de vídeo. Seja para assistir TV, assistir um Blu-Ray, jogar videogame ou até mesmo ouvir música, ela garante uma experiência bastante adequada.

Com 3 entradas USB e 3 entradas HDMI, modelo oferece boa conectividade para consoles e outros dispositivos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Com 3 entradas USB e 3 entradas HDMI, modelo oferece boa conectividade para consoles e outros dispositivos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Graças a seu número de conexões, você pode ter um decodificador de TV a Cabo, um console de nova geração e ainda mais um dispositivo conectado via HDMI. Incrementar sua experiência com um Home Theater pode tornar a LG LA6610 ainda mais potente e gerar uma experiência mais imersiva.

O TechTudo testou a LG LA6610 com um PlayStation 4, TV a cabo da operadora NET, com HD, e serviços de reprodução de filmes, como o Netflix. Em todos os casos, sua qualidade de imagem foi muito boa. E como ela possui vários modos de imagem, você pode customizá-la da maneira como preferir. No áudio idem.

O volume é bastante satisfatório. Sendo alto, mas na medida correta, sem exageros. O som sai bem limpo, sem qualquer tipo de ruído. Nos jogos de tiro do PS4, como Call of Duty: Ghosts, então, seu desempenho foi muito bom. Ouvir música, com CDs, ou com aplicativos, também é bem agradável.

Smart: Internet, jogos e aplicativos

A LG LA6610 é uma Smart TV. Portanto, possui conexão à Internet. O TechTudo testou o televisor conectado à NET Virtua Wi-Fi de 15 MB e ele agradou. O browser abre sites com rapidez e a navegação é bem intuitiva, especialmente quando se utiliza um controle Magic Remote, incluso na TV, que tem um botão de scroll e navega com o cursor por gestos.

Acesso à web ocorre com a tela da TV compartilhada (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Acesso à web ocorre com a tela da TV compartilhada (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Além do navegador, a TV tem uma loja de jogos e aplicativos que poderão ser comprados e/ou baixados sem custo. Entre eles, Netflix e YouTube, por exemplo. Há uma quantidade grande de conteúdo, tanto de streaming de vídeos como também de entretenimento geral, como o jogo “Where’s My Water” e o programa de música “Deezer”.

Além disso, há ainda redes sociais, como o Facebook, e o Social Hub da LG, que cria um visual todo diferente para quando a pessoa quer ver TV e comentar sobre a programação. Neste caso, a tela fica exibida de um lado e do outro a página da rede social, com o layout adaptado ao Social Hub, permitindo fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Novo modelo do controle Magic Remote tem ótima usabilidade e melhorias na busca por voz (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Novo modelo do controle Magic Remote tem ótima usabilidade e melhorias na busca por voz (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

A LG oferece ainda uma sessão somente com conteúdo 3D, com filmes e desenhos que tenham a reprodução de imagens tridimensionais nativa. Portanto, para quem tem aquela dúvida do que a Internet pode agregar a uma televisão, a resposta da LG LA6610 é: muito conteúdo, dos mais variados tipos.

3D: convertas as imagens 2D em 3D

A TV vem com 4 óculos e, no controle, uma tecla 3D ativa o modo de imagens 3D. Ele dá ao usuário uma série de opções, com vários tipos de reprodução tridimensional. Note que a primeira, e mais comum, é de converter o que está passando em 2D para 3D. Portanto, mesmo que não possua um Blu-Ray com 3D, você poderá ver conteúdo 3D na sua TV.

Smart TV vem com dois pares de óculos 3D (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Smart TV vem com dois pares de óculos 3D (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Testamos o 3D tanto com o conteúdo já oferecido pela TV como também na conversão de imagens de canais de TV fechada e nos jogos do PlayStation 4. Ele funciona bem na maioria dos casos. Em alguns, a imagem parece um pouco borrada, mas quando possui qualidade máxima, é como estar em um cinema.

É possível jogar videogame em 3D ou em 2D; testamos o Call of Duty Ghosts (Foto: Thiago Barros/TechTudo)É possível jogar videogame em 3D ou em 2D; testamos o Call of Duty Ghosts no PS4 (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Um ponto interessante é que, mesmo que você não possua um reprodutor 3D para ver filmes com esta qualidade, além de converter o que está em 2D, o televisor da LG tem uma aba dedicada somente a conteúdo 3D que você pode baixar para assistir. É muito interessante. Há demonstrações, grátis, e também filmes completos pagos.

Smart Share: compartilhe seus arquivos

Outra funcionalidade interessante da LG LA6610 é o seu Smart Share, que permite que o usuário compartilhe arquivos de outros dispositivos com a televisão. É possível enviar um vídeo do celular para visualizar na telona de 47 polegadas da TV, por exemplo, ou mandar as fotos do computador para a TV.

E o melhor de tudo é que ela não funciona somente outros produtos da LG. No teste feito pelo TechTudo, foi possível compartilhar conteúdo de um notebook Dell e também de um smartphone Samsung para a TV. Sem precisar de cabo nenhum, apenas com todos eles conectados à mesma rede WiFi.

Time Machine: gravação de programas na TV

Com a nova função Time Machine II, a LG LA6610 permite gravar seus programas de TV direto na memória interna do televisor. A funcionalidade é boa e prática, porém acaba que é desnecessária para quem tem um plano HD de uma operadora, pois normalmente elas oferecem este serviço.

Time Machine II é bem limitado para gravação de programações (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Time Machine II é bem limitado para gravação de programações (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Até porque o espaço de armazenamento deste televisor é pequeno, somente 4 GB, e não exclusivo para gravações. Aplicativos e jogos, por exemplo, ocupam o mesmo espaço. A função Time Machine é interessante, porque permite gravar na hora, agendar gravação e controle total dos programas, podendo pausar, retroceder e avançar.

Porém, para quem utiliza um combo completo de uma operadora de televisão, acaba que é inútil, já que tudo isso normalmente é oferecido, e até com especificações melhores – o espaço de armazenamento de operadoras como Sky e Net, por exemplo, é de 500 GB. E ter uma TV como essa e não ter um plano HD não é a mesma coisa.

Além disso, o Time Machine II, devido a questões contratuais, só permite a gravação dos produtos transmitidos em TV aberta. Sendo assim, é um recurso até interessante, porém muito limitado e que não é tão agradável quanto parece pelo divulgado pela LG. Vale mais ter uma operadora de TV que ofereça essa função.

Óculos Dual Play e Câmera não estão inclusos

A LG LA6610 ainda tem alguns recursos bem interessantes, mas que só poderão ser utilizados se forem adquiridos acessórios separadamente. É o caso do Dual Play, um modo que divide a tela para que duas pessoas possam jogar um game tendo a visão completa dele no display. Para isso, são precisos óculos diferenciados da LG.

Dual Play não funciona com óculos 3D comuns; óculos para jogos e câmera não estão inclusos, são vendidos separadamente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Dual Play não funciona com óculos 3D comuns; óculos para jogos e câmera não estão inclusos, são vendidos separadamente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Comandos de voz e gesto, além de chamadas no Skype, também são possíveis, mas mediante a compra de uma Câmera da LG para Smart TVs, que não vem no pacote e pode ser adquirida em lojas do ramo. Assim como um cabo MHL para ver conteúdo da tela do smartphone na TV.

Custo-benefício

A conclusão que se chega ao analisar a LG LA6610 é que ela tem tudo o que um usuário pode querer de uma televisão. Decepciona pelo fato de não possuir óculos Dual Play e a câmera, que precisam ser adquiridos separadamente para uma experiência completa, e ainda tem um preço caro, custando, no mínimo, cerca de R$ 3 mil, segundo o Zoom.

NBA2K14 no PS4 com ótima imagem na Smart TV LG LA6610 (Foto: Thiago Barros/TechTudo)NBA2K14 no PS4 com ótima imagem na Smart TV LG LA6610 (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

No entanto, para quem tem condições financeiras para comprá-la, é uma aquisição bem inteligente, pois ela não é só 3D, só Full HD ou só Smart TV. Mas sim reúne tudo isso no mesmo local. Tem um visual bonito e arrojado, é fácil de usar, possui um número regular de conexões e seus diferenciais são bem interessantes.

Ficha técnica

Tabela LG LA6610 (Foto: TechTudo/Arte)Tabela LG LA6610 (Foto: TechTudo/Arte)

Qual é a melhor TV do mercado? Opine no Fórum do TechTudo

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • * Visual bonito com bordas finas;
  • * Conversor TV Digital Integrago;
  • * Internet sem fio Wi-Fi;
  • * Boa quantidade de apps e jogos;
  • * Gravação de programas e compartilhamento de conteúdo com outros dispositivos;

Contras

  • * Não vem com óculos Dual-Play;
  • * Câmera comprada a parte;
  • * Time Machine II é muito restrito;
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Diniz
    2014-03-31T10:23:32  

    Comprei no ponto frio de 47 polegadas por R$1350.00 e parcelei em 10x sem juros Consegui comprar a este valor só pq ela saiu de linha .... adorei esta tv

    recentes

    populares

    • Antonio Diniz
      2014-03-31T10:23:32  

      Amigo, eu duvido que voce comprou o modelo LG LA6610 47 por esse valor..

  • Gregory Porto
    2014-04-30T00:39:23

    Outro ponto negativo é o input lag,atraso, que é muito alto,ao contrário que diz na reportagem.Acho que o review teve uma pequena contribuição do fabricante.

  • Gregory Porto
    2014-04-30T00:39:09

    O que o review nao fala é que não le legendas via DLNA,ou seja, as legendas via Smartphone não irão aparecer. Outro ponto ruim é o borrão que aparece nos conteudos que sao transmitidos a 1080x como as novelas da globo,Desabilitando o truemotion melhora um pouco,mas nao elimina completamente o borrao.Achava que era defeito,mas fui em varias lojas na hora do novela e a mesma coisa acontece. Chamei alguns amigos para ver e alguns perceberam outros não,ou seja, vai de sua sensibilidade visual.Pesquisando me disseram que é devido ao processador da tv.

  • Ruan Oliveira
    2014-02-24T02:28:24

    Comprei na Fastshop por 2,680 e ainda levei junto o suporte de parede. Achei a tv show de bola, imagem bem detalhada, sem exposições de pixel em nenhum momento. Seja jogando vendo filmes em 3d ou não. Tenho usado a tv de monitor do computador para trabalho também e tem sido excelente. Recomendo a compra do produto, excelente qualidade da tv e dos periféricos que a acompanham.

  • David Coelho
    2014-02-03T16:56:07

    Na FAST sai por: R$ 2.899,00 à vista

  • Marcos Silva
    2014-01-31T18:10:39

    Comprei faz uns 15 dias e é um espetáculo de tv, consigo juntar o pc o smartphone tudo em um só aparelho, vale a pena e ainda da pra gravar a programação da tv a cabo pelo modo de video rca é show...

  • Frank Silva
    2014-01-30T16:03:21

    EU TENHO UMA DESSA. A MINHA É DE 47, NÃO ME ARREPENDO NEM UM POUCO. ESSA TV É FANTÁSTICA. E O 3D DELA DÁ DE 10 NO 3D DO CINEMA. EU QUE SOU UM APAIXONADO POR FILMES E SÉRIES RECOMENDO.

  • Fabio Viana
    2014-01-30T15:37:09

    Agora faltou o vídeo no review.

  • Fabio Viana
    2014-01-30T15:24:06

    Comprei esta TV da LG no Ponto Frio na promoção por R$ 2936,00. Pesquisei bastante até chegar a este modelo e marca, ainda não chegou em minha casa, não vejo a hora pra curti ela com a família. E depois deste review do techtudo, aí que tive a certeza de ter escolhido a melhor Smart TV 3D.