Netbooks são ótimos para o dia a dia, mas eles têm um pequeno defeito: Nenhum deles possui um drive óptico. Para contornar esse problema, você tem a opção de comprar um gravador de CD/DVD externo, mas já que você está pensando nessa possibilidade, porque não comprar logo um Blu-Ray?
Pensando neste nicho, a LaCie lançou o LaCie Slim Blu-ray, que atrai os olhares de qualquer um pela sua finura. Capaz de gravar DVDs, Blu-Ray e os tradicionais CDs, o periférico é alimentado e conectado ao seu notebook/netbook pela porta USB. Confira a análise que o TechTudo fez deste gadget.

Design
Assim como o Wireless Space, o LaCie Slim Blu-ray possui um design muito simples, mas ao contrário do roteador, a beleza exterior deste aparelho parece nem ter sido cogitado quando ainda estava no papel. À primeira vista, a impressão que se tem dele é a de um gadget feio mesmo.
No entanto, o modelo é bem compacto, o que é ajuda quando o quesito é a portabilidade. Seu tamanho consegue acomodar perfeitamente a gaveta do CD, que funciona exatamente como os gravadores para desktops.
Recursos
Apesar de muitos gravadores de CD precisarem de fonte, o LaCie Slim Blu-ray não precisa de alimentação externa à parte. É possível gravar seus discos onde você estiver, sem se preocupar com fontes de alimentação e tomadas para ligá-lo: tudo é feito via USB.
As velocidades de gravação seguem o padrão dos modelos para notebooks: BD-R (Single Layer) 6x ; BD-R (Dual Layer) 4x; BD-RE (SL ou DL) 2x; BD-R LtH 6x; DVD±R 8x; DVD±R DL 4x; DVD±RW 8x; DVD-RW 6x; DVD RAM 5x; CD-R 24x; e CD-RW 10x.
Como reprodutor de DVDs ou CDs via USB, o LaCie Slim Blu-ray mostra um bom desempenho, sem travadas ou pausas. No entanto, a mesma performance não é vista durante as reproduções com Blu-Ray's, que às vezes – embora raramente – dá umas 'travadinhas' em vídeos FullHD. Obviamente, para reproduzir um Blu-Ray em alta definição você precisará de um notebook ou um netbook potente, com uma placa de vídeo dedicada como uma Nvidia GeForce ou uma ATI Radeon.

Software
O software do aparelho é a suíte da já conhecida Cyberlink, bastante completa e fácil de usar, embora não seja tão boa quanto a suíte Nero. Nela, é possível fazer o básico: gravar CDs, DVDs, Blu-Rays, editar alguns vídeos e outros.
Custo benefício
Se a quantidade e a qualidade de recursos do aparelho impressiona positivamente, o preço do aparelho impressiona negativamente: US$ 250 lá na terra do Tio San. Não é muito difícil encontrar esse aparelho por terras brasileiras a preço de ouro, mas pelo menos ele não ficará obsoleto tão cedo.
Ficha Técnica
Mídias Suportadas | BD-R; BD-RE; BD-R LtH DVD±R; DVD±R DL; DVD±RW; DVD-RW; DVD RAM ; CD-R e CD-RW |
Peso | 320 g |
Programas inclusos | PowerDVD 9 – reprodutor de DVD ,Power2Go 6 que grava dados, PowerDirector 8 e o PowerProducer |
Conteúdo da embalagem | Gravador de Blu Ray, DVD com Drivers, Cabo USB 2.0 |