Roteador

NOTA tt
9.0

Review LaCie Wireless Space

Se você tem dois ou mais computadores dentro de sua casa, provavelmente já deve ter passado alguns maus momentos tentando transferir algum arquivo de um PC para o outro. Ou então, no mínimo, se a sua rede estiver bem configurada, ter tido algum problema para achar algum arquivo. Seja qual for sua situação, um servidor NAS seria de grande utilidade, e já ...

Gustavo Ats
por
em

Se você tem dois ou mais computadores dentro de sua casa, provavelmente já deve ter passado alguns maus momentos tentando transferir algum arquivo de um PC para o outro. Ou então, no mínimo, se a sua rede estiver bem configurada, ter enfrentado algum problema para achar os seus arquivos.

Seja qual for sua situação, um servidor NAS seria de grande utilidade para a sua rede, não? Servidores NAS, para quem não sabe, são computadores usados para armazenar arquivos de uma mesma rede, deixando tudo acessível de qualquer terminal que você acessar.

Mas, e se ao invés de colocar um computador dedicado para isso, você pudesse simplesmente usar um HD externo à rede? Pois saiba que já existe alguns gadgets com esta funcionalidade no mercado, e o LaCie 2 Wireless Space é uma das opções mais econômicas. Confira o noss review e conheça todas as suas funcionalidades.

Roteador LaCie Wireless Space (Foto: Divulgação)Roteador LaCie Wireless Space (Foto: Divulgação)

Design

Na construção da sua rede sem fio, este é o tijolinho que faltava! Com um design em forma de paralelepípedo, pintado em Black Piano, o aparelho não parece negar a comparação com o material de construção. Mas quem dera todos os tijolos fossem tão bonitos! O responsável pelo design foi o escocês Neil Polution - que, com uma pesquisa rápida no Google, descobrimos ser um cara muito competente no que faz. E o truque do design é justamente esse: não parece design.

A única coisa que estraga o layout do aparelho é a USB frontal. Não que ela não seja útil, mas acaba deixando um ponto brilhante no pequeno paralelepípedo.

Recursos

Se você já tem um roteador sem fio, pode jogá-lo no lixo. O aparelhinho da LaCie substitui seu roteador com excelência. Em nossos testes, pudemos verificar que ele tem um sinal bem melhor do que a maioria dos roteadores disponíveis no mercado.

Outra coisa interessante é que ele trabalha com acesso à rede em alta velocidade: São 4 portas Gigabit Ethernet, e o Wireless segue o padrão N. Ou seja: Você consegue uma velocidade de transmissão de dados de até 300 Mbps.

O gerenciamento de torrents também é um recurso muito interessante, dando-lhe a capacidade de baixar milhares de arquivos enquanto a banda de internet não estiver sendo usada.

Para aumentar o espaço de 2 TB do HD, você pode conectar outros HDs externos ou até pen drives nas três portas USB disponíveis. Mas sentimos falta de alguma entrada eSATA, o que acaba deixando o aparelho incompleto para servir como uma solução completa de backup.

Completando a sua extensa lista de recursos, o LaCie 2 Wireless Space é capaz de transmitir vídeos diretamente para a sua TV, caso ela seja compatível. E além disso, o pequeno aparelho também é compatível com a tecnologia Time Machine da Apple (ou seja, é compatível com o iTunes também!).

Vista traseira do LaCie Wireless Space (Foto: Divulgação)Vista traseira do LaCie Wireless Space (Foto: Divulgação)

Interface

Gerenciado por uma interface web bastante amigável, não é difícil fazer alterações no sistema por sua plataforma, mas, sem dúvida, o recurso mais interessante dessa interface é a possibilidade de se enviar um arquivo .torrent e deixar o aparelho fazer todo o trabalho sozinho para baixar os arquivos.

O aparelho não tem recursos avançados de gerenciamento de banda, nem tem controles para bloquear a conexão de outras pessoas na sua rede. Mas nem podemos considerar isso um problema, já que o gadget foi feito para redes residenciais. Por outro lado, a segurança e o DNS trabalhados nele fazem seguem o padrão de quase todos os aparelhos vendidos por aí: WEP, WPA e WPA2. E só isso.

Custo benefício

Se você estava pensando em comprar este equipamento, é melhor começar a avaliar um pequeno desfalque de R$ 1.300. Por custar o mesmo preço de um computador popular (que poderia também ser usado para este mesmo fim), fica a seu cargo avaliar a sua necessidade. Mas prestando por seu objetivo, mesmo sendo meio caro, a quantidade de recursos incluso no brinquedo compensa a compra.

Ficha Técnica

Velocidade Máxima 300 Mbps
Entrada de energia Fonte de alimentação bi-volt (110~240V)
Botão ON/OFF
Conectores LAN 4 portas
WAN 1 porta
DSL Não
Protocolos 802.11b, 802.11g, 802.11n
Segurança WEP, WPA, WPA2
Dimensões 17,27 x 11,57 x 3,26 cm
Peso (com fonte) 216 gr.
Itens inclusos Roteador
Manual
Cabo Ethernet
CD
Adaptador de energia 12V

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
8

Prós

  • * Design compacto.
  • * 3 portas USB.
  • * Rede de alta velocidade.

Contras

  • * Preço elevado.
  • * Não tem eSata.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Domingos
    2012-11-05T10:44:37

    Comprei esse wireless space, mas não consigo por nada configurá-lo como cliente (repetidor) wireless da minha rede. uso um roteador TPLINK. se alguém souber de uma dica, agradeço.