Notebook

NOTA tt
7.0

Review Lapdock Motorola para Atrix MB860

A Motorola criou o lapdock, uma base sem cérebro que só funciona com o Atrix conectado. O aparelho é bem simpático e útil.

Stella Dauer
por
em

Alguém lembra do Palm Folio, espécie de netbook sem cérebro da Palm, que só funcionava junto ao PDA? Trata-se daquele aparelho que foi um fracasso tão grande que nem chegou a ser lançado, uma das âncoras que afundou a Palm e levou à compra da empresa pela HP.

Pois é, quando todos achavam que ninguém teria coragem de ressuscitar um projeto desses, a Motorola foi e criou o lapdock, uma base sem cérebro que só funciona com o Atrix conectado. Este lapdock, por sua vez, é bem simpático e útil.

Lapdock Motorola para Atrix MB860Design do Lapdock fechado (Foto: Stella Dauer)

 

Design e tela

O design é fino, bonito e discreto, sendo revestido todo de aço escovado, o que impede marcas de dedos. Incomoda um pouco apenas a traseira do aparelho, que fica “para fora”, como um rabo. E é nesse local que desdobramos uma porta para conectar o Atrix - a única parte do aparelho que esquenta.

Lapdock Motorola para Atrix MB860Tela de 11,6 polegadas (Foto: Stella Dauer)

Há um trackpad bem espaçoso, botões de mouse e bastante espaço para apoiar as mãos. Apesar de ser apenas um acessório, ele possui tela de 11,6 polegadas com resolução de 1366 x 768 pixels, deixando-o bem grandinho a ponto de pesar pouco mais de 1Kg. Isso é praticamente o mesmo peso do MacBook Air, que traz processador e tantas outras coisas embutidas.

Lapdock Motorola para Atrix MB860Trackpad espaçoso (Foto: Stella Dauer)

Atrás encontramos duas portas USB, sendo possível conectar um mouse, teclado ou impressora. O teclado é simples e confortável, com teclinhas no estilo chiclete ligeiramente afundadas e bem espaçadas. Não há tecla Windows ou Command, porque não há qualquer sistema operacional desse tipo.

Lapdock Motorola para Atrix MB860Duas portas USB (Foto: Stella Dauer)

Foi bem difícil conectar o Atrix nele, requer todo um “jeitinho” para encontrar a melhor posição para as conexões microUSB e HDMI. Depois de plugado, o lapdock se liga. Não há qualquer botão de energia e apresenta um desktop muito parecido com vários sistemas operacionais, possuindo até um dock na parte inferior da tela.

Lapdock Motorola para Atrix MB860Conexão microUSB e microHDMI (Foto: Stella Dauer)

 

USO com Atrix

A Motorola não informa o que roda precisamente no lapdock. Uma pesquisa na Internet informou que se trata de uma versão do Linux bem básica, virtualizado totalmente pelo Atrix no aplicativo Webtop, o cérebro do conjunto. Mesmo sendo um Linux, nem pense em tentar instalar qualquer coisa no lapdock, pois não é possível. Deveriam ter instalado logo um Chrome OS, já que o funcionamento de ambos é muito parecido. E o Atrix é um Android. Tudo o que você fizer deverá ser no aparelho conectado, nos dispositivos externos ou direto na nuvem.

Dispõe de apenas alguns aplicativos, que visam facilitar a vida do usuário. Um deles abre a tela do telefone dentro do computador, permitindo acessar qualquer coisa nele. Há, também, um gerenciador de arquivos – que funciona com o Atrix e com pen drives e HDs –, um pad telefônico, agenda, mensagens, central de lazer e até um Firefox completo, versão 3.6.16.

Lapdock Motorola para Atrix MB860Teclado completo do tipo chiclete. (Foto: Stella Dauer)

Uma de suas principais funções é a de entretenimento. A interface de lazer possibilita navegar por vídeos, músicas e fotos de forma fácil. O Atrix permite que sejam exibidos filmes em Full HD, que são bem exibidos no display. O som é baixo, mas com ótimo estéreo.

Se você está navegando no Atrix, a página é passada ao lapdock quando a conexão é realizada. A função de utilizar o browser deve ser a principal para este aparelho. Proporciona navegador completo, alta definição e Flash Player 11. Seu desempenho foi como esperado. Apesar de passar vídeos, músicas e fotos sem problemas, ele é um pouco lerdinho para abrir aplicativos e navegar no smartphone. Aceitável, já que é o processador do Atrix que está tomando conta de tudo.

Lapdock Motorola para Atrix MB860Marcas de dedos por todos os lados. (Foto: Stella Dauer)

É importante notar que o lapdock só funciona com o Atrix conectado. Sem o smart, ele se desliga na hora. A bateria de três células permite até oito horas de uso, e uma fonte exclusiva do lapdock deve ser usada para recarregá-lo, mas não necessariamente para usá-lo.

O aplicativo Webtop, permite que, caso alguém te ligue enquanto o aparelho estiver conectado, a um dock ou lapdock, a ligação não se perca. Basta desconectar o aparelho e atender a chamada. Ou atender na base mesmo, usando um vivavoz. O Webtop guarda todas as suas configurações, não importa onde você o conecte para usar o Atrix.

Ficha Técnica

Tela 11,6 polegadas
Resolução máxima 1366 x 768 pixels
Sistema operacional Linux
Memória RAM n/d
Vídeo n/d
Mídia ótica não
Armazenamento não
Webcam não
Conectividade USB, microHDMI
Peso 1kg
Autonomia de bateria oito horas
Itens inclusos lapdock, cabo de energia

 

 

 

 

 

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Funcionalidades
9
Desempenho
7
Custo-benefício
6

Prós

  • * Boa tela para ver filmes;
  • * Funciona sem fonte;
  • * Fino e leve.

Contras

  • * Sem sistema operacional;
  • * Não funciona sem o Atrix;
  • * Som externo muito baixo.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ayrton Lima
    2012-03-19T02:44:03

    Achei muito legal e aposto nessa tecnologia, o fato de não funcionar anteriormente acredito que foi por não ter um sistema operacional bom como o android, tenho um galaxy note e não me vejo com um celular de tela menor ao mesmo tempo em algumas situações é incomodo um aparelho com este tamanho, mas se existice a possibilidade de estar agregando as funções de acordo com um dispositivo que se adeque ao momento que estamos utilizando, seria fantástico. Poder transferis as musicas e atender chamada no relógio de pulso, depois estar com celular e depois um note, realmente muito bom!!!