Jogos de aventura

NOTA tt
9.0

Review The Legend of Zelda: Twilight Princess

Um dos melhores capítulos da saga The Legend of Zelda retorna em uma remasterização imperdível para os fãs. Confira a análise completa

Thomas Schulze
por
em

The Legend of Zelda: Twilight Princess HD é uma remasterização do jogo lançado originalmente para GameCube e Nintendo Wii em 2006. A versão em alta definição do Wii U apresenta jogabilidade e recursos aprimorados, e prova que o clássico game da Nintendo envelheceu muito bem. Leia o review completo e confira todos os acertos e erros de The Legend of Zelda: Twilight Princess HD:

Veja os melhores momentos de The Legend of Zelda: Twilight Princess

Um conto de dois reinos

Tal qual Majora’s Mask, Twilight Princess é um dos capítulos mais sombrios da série. Até literalmente, já que dessa vez as sombras do misterioso reino de Twilight Realm estão se espalhando por todo o território de Hyrule, e cabe ao Link resolver o problema.

Legend of Zelda Twilight Princess HD remasteriza o clássico do Wii e GameCube (Foto: Reprodução/YouTube)Legend of Zelda Twilight Princess HD remasteriza o clássico do Wii e GameCube (Foto: Reprodução/YouTube)

Ao entrar em contato com a escuridão, o herói se transforma em lobo, e apenas a sarcástica Midna, uma misteriosa criatura da raça Twili, parece disposta a ajudá-lo. Isso é, desde que o herói também lhe dê uma mãozinha para eliminar os inimigos da Twilight Realm.

Embora a Princesa Zelda também seja bem participativa na trama, o verdadeiro charme e destaque do game reside na dinâmica entre Link e Midna, que brilham tanto do dialogo afiado (infelizmente sem localização para português) como na jogabilidade totalmente reinventada para o Wii U.

Midna e Link detonam em Legend of Zelda Twilight Princess HD (Foto: Reprodução/YouTube)Midna e Link detonam em Legend of Zelda Twilight Princess HD (Foto: Reprodução/YouTube)


Familiar até demais

Os jogos da franquia The Legend of Zelda contam com uma excelente direção artística em todos os consoles por onde passam, apresentando visuais que dificilmente ficam datados a despeito de quaisquer limitações do hardware de suas respectivas épocas.

Como a versão de 2006 ainda é bastante agradável aos olhos nos dias de hoje, pouco foi melhorado na remasterização em relação ao visual. Texturas foram retrabalhadas e o mundo vibra com ainda mais detalhes que o de costume, mas fica a impressão de que, ao menos do que diz respeito às aparências, 10 anos não foram tempo o bastante para o jogo merecer maiores retoques.

Assim, é mais fácil encontrar motivos para revistar Twilight Princess nos fantásticos dungeons e enigmas do game que, sem dúvida, figuram entre os mais elaborados e criativos de toda a série. A marcante trilha sonora de Toru Minegishi e Asuka Ohta também é digna de elogios e atenção.

Veteranos corajosos podem até se arriscar no Hero Mode, versão mais difícil da jornada que é liberada desde o princípio dessa vez. Independente da escolha do jogador, a extensa jornada diverte e conta com muitas opções de missões paralelas, colecionáveis para caçar e pessoas para ajudar.

Legend of Zelda Twilight Princess HD não aprimorou muito seus gráficos (Foto: Reprodução/YouTube)Legend of Zelda Twilight Princess HD não aprimorou muito seus gráficos (Foto: Reprodução/YouTube)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Vantagens do GamePad

A versão original de Twilight Princess costuma ser lembrada por dividir com Wii Sports o posto de carro-chefe no lançamento do Nintendo Wii. Como tal, o game usava bastante o controle Wii Remote, exigindo que o jogador balançasse o braço para desferir espadadas ao longo de toda a longa jornada.

Para tristeza de alguns e alegria de outros, o recurso foi totalmente removido na remasterização, que deixa a ação restrita aos botões do GamePad. Os controles são bem parecidos com os da remasterização de Wind Waker, e possibilitam o gerenciamento de inventário em tempo real pela tela de toque, o que ajuda muito e melhora consideravelmente a experiência.

Um dos melhores recursos é a possibilidade de transferir toda a ação da televisão para a tela do GamePad em um único clique. O joystick também pode ser inclinado para direcionar as flechas de Link com maior precisão mas, no fim das contas, os jogadores puristas ficarão felizes por poder curtir a aventura inteira sem precisar trabalhar os músculos ou apontar o controle para a tela.

Legend of Zelda Twilight Princess HD é beneficiado pelo bom uso do Gamepad (Foto: Reprodução/YouTube)Legend of Zelda Twilight Princess HD é beneficiado pelo bom uso do Gamepad (Foto: Reprodução/YouTube)


Tesouro de amiibo

A versão física do game é vendida em um bundle bem atraente para colecionadores, já que o disco de Twilight Princess HD é acompanhado pelo amiibo da Midna montada no Wolf Link. O boneco é muito bonito e bem esculpido, mas sua utilidade vai muito além da decoração. Afinal, ele libera acesso à inédita Cave of Shadows, a mais desafiadora dungeon do jogo, criada especialmente para o Wii U.

Outros amiibo da série Zelda também podem ser utilizados no game para diversos fins: a princesa Zelda e Sheik recuperam os corações do herói, o amiibo de Link restaura seu abastecimento de flechas, e Ganondorf aumenta o dano causado pelos inimigos. Entretanto, cada amiibo só pode ser utilizado uma vez por dia.

Legend of Zelda Twilight Princess HD fica ainda melhor com amiibo (Foto: Reprodução/YouTube)Legend of Zelda Twilight Princess HD fica ainda melhor com amiibo (Foto: Reprodução/YouTube)


Conclusão

The Legend of Zelda: Twilight Princess HD apresenta um dos mais aclamados capítulos da série para uma nova geração de consoles e jogadores. Os personagens, dungeons e desafios continuam tão cativantes quanto em sua versão original, mas os leves retoques gráficos indicam que ainda era cedo demais para relançar o game, cuja versão de Wii é retrocompatível com o Wii U. Ao menos os consideráveis aprimoramentos na jogabilidade e o lindo amiibo de Wolf Link servem como ótima motivação para os fãs revisitarem a Twilight Realm.

O que você achou do novo The Legend of Zelda para Wii U? Comente no fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
7
Jogabilidade
10
Diversão
10
Som
9

Prós

  • Um lindo amiibo do Wolf Link acompanha a versão física do game
  • Grande aprimoramento da jogabilidade
  • Personagens e dungeons inesquecíveis
  • Bela direção artística e trilha sonora
  • Jornada longa, divertida e cheia de coisas para fazer

Contras

  • Poucas melhorias gráficas em relação ao original
  • Cedo demais para remasterizar
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares