Jogos de aventura

NOTA tt
9.5

Review LEGO Dimensions

LEGO Dimensions inova o gênero “toy to life” com sacadas únicas. Confira análise:

Felipe Vinha
por
em

Lego Dimensions chegou ao mercado e foi lançado para Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PS4 e Nintendo Wii U. O objetivo é viver uma aventura Lego, mas utilizando os brinquedos de forma literal: montando, desmontando e dando vida às pecinhas da marca. O gênero conhecido como “toy to life” alcança um novo nível por aqui. Leia a análise e confira os motivos:

Star Wars, Marvel, Batman: veja os melhores games da franquia LEGO

Uma aventura Lego

LEGO Dimensions mistura diversas marcas que já foram lançadas nos brinquedos, e outras que ainda vão sair oficialmente, em uma aventura completa e com toda a cara de videogame. Tudo começa quando Batman, Gandalf e Wildstyle são retirados de suas devidas dimensões – Gotham City, Terra-Média e Terra Lego – para lidar com uma ameaça que pode destruir todos os mundos.


O game se inicia de forma hilária, com o trio de heróis encarando encontros inesperados, como Gandalf sendo salvo do Balrog de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, com a ajuda do Homem-Morcego. Tudo segue o mesmo humor leve que vemos em outros games da série Lego, com direito à excelente dublagem (apenas em inglês) para todos os personagens.

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)Veja a análise de Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

Enquanto isso, um tipo de vilão cósmico está roubando artefatos de vários universos para criar uma arma suprema. Assim ele obtém o Um Anel, de O Senhor dos Anéis, as sapatilhas vermelhas, de O Mágico de Oz, uma Kryptonita, vinda de Gotham City. O “chefão” é ajudado por outros vilões das séries presentes no jogo, como Coringa, Saruman e por aí vai.

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

O trio principal de heróis precisa se unir para viajar entre dimensões, a partir de um portal encontrado na base, lidar com as ameaças e restaurar os artefatos perdidos. Também é preciso resgatar aliados que foram raptados e manter a ordem em cada um dos mundos viajado. A história, apesar de simples, funciona bastante, principalmente por conta de sua narrativa direta.

Brinquedos vivos

LEGO Dimensions funciona com brinquedos reais, que são transportados para o game. Neste quesito ele é bem similar aos concorrentes, como Skylanders e Disney Infinity. O jogo utiliza todo o potencial da marca Lego, inclusive com ações de montar e desmontar os brinquedos, e por isso sua inovação e elemento o fazem superior aos outros. 

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

Todas as pecinhas presentes no jogo vêm desmontadas na caixa: desde os bonecos, passando pelos veículos e até mesmo o portal/base que lê os objetos e os transporta para o game. Apenas os personagens são construídos com instruções no papel – todo o restante é montado apenas quando o game pede, com instruções mostradas na tela.

A montagem faz parte da narrativa do game, o que o torna mais interessante. Além disso, ao longo da aventura, será preciso modificar alguns dos elementos já montados, como o portal e veículos distintos. O Batmóvel, por exemplo, pode assumir três formas diferentes, e o jogo reconhece cada uma delas, então é preciso não errar nenhuma peça.

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

O restante do game é formado pela jogabilidade simples e divertida que conhecemos da série Lego. Cada personagem possui sua habilidade específica e pode ser usado em vários pontos do cenário para avançar na história. Os comandos são básicos, como pulo, golpe e poderes especiais e também é possível alternar entre os heróis com um simples pressionar do botão.

O modo multiplayer sempre presente é outra característica que deixa Lego Dimensions ainda mais imperdível. Para jogar com outra pessoa basta ligar o segundo controlar para direcionar o segundo personagem. É possível sair a qualquer momento, o que torna as coisas ainda mais simples.

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

Como qualquer outro game da série Lego, em Dimensions temos ainda inúmeros colecionáveis, com várias passagens secretas pelas fases, para que o jogador sempre explore e aproveite seu jogo por mais tempo do que simplesmente teria se apenas avançasse pelos cenários. No geral, a jogabilidade está equilibrada e bem trabalhada.


O fator dinheiro

Como qualquer game do gênero “toy to life”, ou “brinquedos trazidos à vida”, Lego Dimensions já possui inúmeras expansões que adicionam novos capítulos ao game, mais mundos para se explorar, brinquedos adicionais e, claro, prolongam a diversão. Porém, para aproveitar a campanha principal não é necessário comprar nenhum destes pacotes extras.

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

É verdade que o game será mais proveitoso se o jogador tiver pelo menos duas ou três expansões. Mas a campanha não exige nada além do jogo base, com os três personagens centrais. Vale registrar que ela dura pouco mais de oito horas, isso se o usuário apenas avançar sem coletar os extras de cada fase, o que pode prolongar esse tempo.

Os extras são divididos em três tipos: o primeiro é o pacote de fases, que acompanha personagens, veículos e novas fases; o segundo é o pacote de equipes, apenas com personagens e veículos; e por fim os pacotes de diversão, apenas com um personagem e geralmente um veículo adicional.

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

Apenas o primeiro deles é o mais importante, que somam mais fases, e também os mais caros. Os outros tipos de pacotes são ainda mais dispensáveis, a não ser que o jogador queira, além de aproveitar um pouco mais de seu game, também colecionar mais bonecos da marca Lego. É claro que tudo tem um preço, e adquirir todos os extras da aventura pode sair por até US$ 800, ou mais de R$ 3 mil, segundo a cotação atual do dólar. Mas, cabe lembrar novamente: nada disso é obrigatório.

Os extras são bem caprichados e seguem outros mundos presentes em Lego Dimensions, como Jurassic World, Doctor Who, Caça-Fantasmas, De Volta Para o Futuro, Ninjago, além de outros heróis dos quadrinhos DC Comics.

Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)Lego Dimensions (Foto: Divulgação/Warner)

Apesar do fator “preço”, o game continua divertido como deveria ser e realmente inovador para o gênero. É possível aproveitá-lo até o fim e depois voltar para as fases e realizar ações adicionais, como coletar itens.

Em termos gráficos, Lego Dimensions é o mesmo game da série Lego que já estamos acostumados a ver, com muitos efeitos de qualidade e dignos de nova geração, ainda que não seja um game que faça frente a outros títulos extremamente visuais. A já citada boa dublagem acompanha uma bem trabalhada trilha sonora, o que complementa bem a experiência.

Conclusão

Lego Dimensions é o melhor game do gênero “toys to life” disponível no mercado. Com ideias realmente inovadoras e diferentes, além de gráficos bonitos e sons bem trabalhados, o jogo tem aventura que dura bastante apenas com a coleção básica, sem a necessidade de comprar expansões. É claro que os extras adicionam bem mais conteúdo à experiência, mas ter a coleção completa será um luxo para poucos, devido ao seu alto custo. 

Qual jogo você gostaria que tivesse uma versão em LEGO? Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.5
Gráficos
9
Jogabilidade
10
Diversão
9
Som
10

Prós

  • Multiplayer divertido e fácil
  • Personagens
  • Controles
  • Criativo e inovador
  • Bom uso do brinquedos

Contras

  • Extremamente caro
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Helena Lira
    2018-02-10T16:57:05

    Boa tarde, perdemos a personagem feminina do trio inicial do jogo. Ainda nao tinhamos completado a historia. Ganhamos um pack novo e o jogo nao quer prosseguir. Tem alguma saida?

  • Zuleica Carvalho
    2016-12-26T10:49:05

    bom dia, comprei de natal o pacote midway arcade, ocorre que o personagem aparece, mas a fase não abre para jogo, tem alguma dica, o Harry potter nem aparece o boneco na tela. Meu filho está muito triste porque não funcionou.