O IdeaPad S400 Touch é a grande aposta da Lenovo para conquistar quem busca um ultrabook com tela sensível ao toque e preço mais em conta. Com design enxuto e proporções inferiores, o gadget traz ainda o Windows 8, já atualizável para versão 8.1. No entanto, vale a pena investir no dispositivo? Confira no teste completo do TechTudo!

Design
O IdeaPad S400 Touch é um ótimo ultrabook para quem procura mobilidade. Ainda que não seja a opção mais fina e leve do mercado, com cerca de 2,3 cm de espessura e 2,1 kg, o aparelho da Lenovo cabe facilmente em mochilas com um tamanho médio e não incomoda ao ser carregado debaixo do braço.

O slot para cartão de memória e as portas para conexões HDMI, USB, áudio e rede ficam distribuídos nas laterais do aparelho. O IdeaPad tem duas entradas USB 2.0 e uma de padrão 3.0 facilmente acessíveis, assim como o plug da energia, na parte superior direita da base. Já a entrada para o cabo de rede tem uma tampa que torna o processo de encaixe menos intuitivo.

O IdeaPad tem um touchpad com suporte a múltiplos toques, que facilitam tomar algumas ações sem recorrer à tela touchscreen. Enquanto, isso o teclado físico Accutype tem teclas macias e com bom espaço entre si, o que torna a digitação mais confortável. No entanto, há alguns botões e caracteres localizados em lugares diferentes do que nos teclados de desktops, o que deve exigir um certo tempo de adaptação.

O dispositivo da Lenovo aparenta boa resistência, com linhas mais fortes e dobradiças bem firmes na junção entre a tela e o teclado. No entanto, sua traseira preta e fosca parece muito sensível a arranhões, o que obrigará os usuários a usar uma capinha ou adesivo na tampa para preservar seu dispositivo por mais tempo. Outro problema encontrado nessa região são as marcas de dedos, que se destacam e dão aparência de sujo ao dispositivo.

Tela touchscreen
O IdeaPad tem uma tela LED de 14 polegadas com resolução HD de 1024 x 768 pixels. O dispositivo da Lenovo é uma boa opção para quem deseja assistir filmes, já que a vidro da tela não reflete muito a claridade e tem um bom ângulo de visão, que chega bem próximo aos 180º.
O Touchscreen do IdeaPad é mesmo o grande atrativo do dispositivo. Com suporte a até dez toques, o recurso se sai muito bem em aplicativos como o Fresh Paint, da Microsoft, além de mudar a forma de interagir com o sistema Windows 8.

Durante os nossos testes, porém, o ultrabook deixou de reconhecer os comandos na tela por alguns instantes. O problema durava por alguns minutos e voltava a funcionar logo após sem ter sido causado, aparentemente, por um comando ou tecla.
Outro detalhe importante sobre a usabilidade da tela é que o S400 Touch não pode ser aberto em um ângulo tão grande quanto o Yoga, por exemplo. Sendo assim, os usuários que desejam dar os comandos no display terão que se acostumar com um leve incômodo causado pela parte inferior do dispositivo, que impede que os braços do usuário chege mais próximo à tela do dispositivo.

Desempenho
Com o intuito de ser um ultrabook com preço mais acessível do que os concorrentes, o IdeaPad S400 Touch economiza justamente nas configurações. O aparelho tem um processador dual-core Intel Inside, com 1,5 GHz e 2 MB de Cache, placa de vídeo integrada e memória RAM de 4 GB.

Com tais componentes, o dispositivo da Lenovo apresenta-se como uma ultrabook para tarefas básicas e sem grande complexidade, como acessar a Internet e editar documentos do Office. Já usuários que buscam abrir ferramentas mais pesadas como Adobe Photoshop, Corel Draw ou mesmo jogos com gráficos mais completos deverão ter dificuldade em utilizar o S400 Touch.
O ultrabook da Lenovo tem bateria de quatro células com 32 HW. O componente tem autonomia satisfatória, durando entre 3h30 e 4h longe da tomada com um uso regular com navegação na Internet. Há ainda um disco rígido de 500 GB, que combina bem com as configurações da máquina e deve ser suficiente para usuários menos exigentes.

Assim como a maioria dos dispositivos da categoria, o Lenovo IdeaPad S400 Touch não vem com driver de CD/DVD ou Blu-Ray. Dessa forma, se você ainda utiliza bastante esse tipo de mídia, será necessário comprar o componente separado.
Sistema
Equipado com o Windows 8, atualizável para a versão 8.1 desde 17 de outubro, o dispositivo da Lenovo chega tambem com alguns aplicativos exclusivos da companhia. Além disso, o usuário também pode encontrar diversas opções na loja virtual Windows Store, o que faz da oitava versão do sistema uma opção mais completa que o Windows 7.

O sistema da Microsoft, aliás, ganha uma outra vida em um dispositivo sensível ao toque. Quem não gosta da experiência do Windows 8 nos computadores convencionais, que não chega a ser ruim, deve gostar bastante de utilizado em um touchbook. Os viciados em redes sociais, por exemplo, poderão baixar os apps do Twitter e Facebook na loja oficial da plataforma e utilizá-los em uma mesma tela.
Câmera
O IdeaPad S400 Touch chega equipado com uma webcam integrada com resolução HD. O dispositivo promete ser mais do que suficiente para videoconferências via Skype, Facebook e outros serviços. Nas fotos, ele não se destaca, embora esse nem seja o propósito. Afinal, quem vai sair por aí fotografando com um notebook?
Custo-benefício

Com preço sugerido de R$ 1.849, o IdeaPad S400 Touch é um notebook para quem deseja muito se aventurar nos novos ultrabooks com tela sensível ao toque sem gastar muito. O dispositivo tem ainda suas dimensões menores e mais leves como ponto forte. No entanto, se nada disso é o seu objetivo, é possível encontrar aparelhos com configurações mais potentes na mesma faixa de preço ou até mais barato.
