Notebook

NOTA tt
8.0

Review Lenovo IdeaPad S400 Touch

Dispositivo da Lenovo traz tela de 14 polegadas LED sensíveis ao toque e Windows 8. Descubra se vale a pena.

Elson de Souza
por
em

O IdeaPad S400 Touch é a grande aposta da Lenovo para conquistar quem busca um ultrabook com tela sensível ao toque e preço mais em conta. Com design enxuto e proporções inferiores, o gadget traz ainda o Windows 8, já atualizável para versão 8.1. No entanto, vale a pena investir no dispositivo? Confira no teste completo do TechTudo!

Lenovo ideaPad S400 Touch é um ultrabook com tela touchscreen e preço em conta (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lenovo IdeaPad S400 Touch é um ultrabook com tela touchscreen e preço em conta (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Design

O IdeaPad S400 Touch é um ótimo ultrabook para quem procura mobilidade. Ainda que não seja a opção mais fina e leve do mercado, com cerca de 2,3 cm de espessura e 2,1 kg, o aparelho da Lenovo cabe facilmente em mochilas com um tamanho médio e não incomoda ao ser carregado debaixo do braço.

Lenovo IdeaPad S400 Touch tem processador dual-core, 4 GB de RAM e design enxuto (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lenovo IdeaPad S400 Touch tem processador dual-core, 4 GB de RAM e design enxuto (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O slot para cartão de memória e as portas para conexões HDMI, USB, áudio e rede ficam distribuídos nas laterais do aparelho. O IdeaPad tem duas entradas USB 2.0 e uma de padrão 3.0 facilmente acessíveis, assim como o plug da energia, na parte superior direita da base. Já a entrada para o cabo de rede tem uma tampa que torna o processo de encaixe menos intuitivo.

IdeaPad S400 Touch é fino, leve e traz as portas e conexoes espalhadas por sua lateral (Foto: Luciana Maline/TechTudo)IdeaPad S400 Touch é fino, leve e traz as portas e conexoes espalhadas por sua lateral (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O IdeaPad tem um touchpad com suporte a múltiplos toques, que facilitam tomar algumas ações sem recorrer à tela touchscreen. Enquanto, isso o teclado físico Accutype tem teclas macias e com bom espaço entre si, o que torna a digitação mais confortável. No entanto, há alguns botões e caracteres localizados em lugares diferentes do que nos teclados de desktops, o que deve exigir um certo tempo de adaptação.

Lenovo IdeaPad S400 Touch tem teclado AccuType com digitação confortável e touchpad multitoque (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lenovo IdeaPad S400 Touch tem teclado AccuType com digitação confortável e touchpad multitoque (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O dispositivo da Lenovo aparenta boa resistência, com linhas mais fortes e dobradiças bem firmes na junção entre a tela e o teclado. No entanto, sua traseira preta e fosca parece muito sensível a arranhões, o que obrigará os usuários a usar uma capinha ou adesivo na tampa para preservar seu dispositivo por mais tempo. Outro problema encontrado nessa região são as marcas de dedos, que se destacam e dão aparência de sujo ao dispositivo.

IdeaPad S400 Touch, com tela 14 polegadas LED, tem design discreto, mas sucestível às marcas de dedo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)IdeaPad S400 Touch, com tela 14 polegadas LED, tem design discreto, mas sucestível às marcas de dedo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela touchscreen

O IdeaPad tem uma tela LED de 14 polegadas com resolução HD de 1024 x 768 pixels. O dispositivo da Lenovo é uma boa opção para quem deseja assistir filmes, já que a vidro da tela não reflete muito a claridade e tem um bom ângulo de visão, que chega bem próximo aos 180º.

O Touchscreen do IdeaPad é mesmo o grande atrativo do dispositivo. Com suporte a até dez toques, o recurso se sai muito bem em aplicativos como o Fresh Paint, da Microsoft, além de mudar a forma de interagir com o sistema Windows 8.

Lenovo IdeaPad S400 Touch com tela touchscreen e Windows 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lenovo IdeaPad S400 Touch com tela touchscreen e Windows 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Durante os nossos testes, porém, o ultrabook deixou de reconhecer os comandos na tela por alguns instantes. O problema durava por alguns minutos e voltava a funcionar logo após sem ter sido causado, aparentemente, por um comando ou tecla.

Outro detalhe importante sobre a usabilidade da tela é que o S400 Touch não pode ser aberto em um ângulo tão grande quanto o Yoga, por exemplo. Sendo assim, os usuários que desejam dar os comandos no display terão que se acostumar com um leve incômodo causado pela parte inferior do dispositivo, que impede que os braços do usuário chege mais próximo à tela do dispositivo.

Lenovo IdeaPad S400 Touch, com tela de 14 polegadas LED, é bastante discreto (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lenovo IdeaPad S400 Touch, com tela de 14 polegadas LED, é bastante discreto (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Desempenho

Com o intuito de ser um ultrabook com preço mais acessível do que os concorrentes, o IdeaPad S400 Touch economiza justamente nas configurações. O aparelho tem um processador dual-core Intel Inside, com 1,5 GHz e 2 MB de Cache, placa de vídeo integrada e memória RAM de 4 GB.

IdeaPad S400 Touch, da Lenovo, tem processador dual-core Intel Celeron e 4 GB de RAM (Foto: Luciana Maline/TechTudo)IdeaPad S400 Touch, da Lenovo, tem processador dual-core Intel Celeron e 4 GB de RAM (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Com tais componentes, o dispositivo da Lenovo apresenta-se como uma ultrabook para tarefas básicas e sem grande complexidade, como acessar a Internet e editar documentos do Office. Já usuários que buscam abrir ferramentas mais pesadas como Adobe Photoshop, Corel Draw ou mesmo jogos com gráficos mais completos deverão ter dificuldade em utilizar o S400 Touch.

O ultrabook da Lenovo tem bateria de quatro células com 32 HW. O componente tem autonomia satisfatória, durando entre 3h30 e 4h longe da tomada com um uso regular com navegação na Internet. Há ainda um disco rígido de 500 GB, que combina bem com as configurações da máquina e deve ser suficiente para usuários menos exigentes.

Lenovo IdeaPad S400 Touch tem bateria que dura até quatro horas longe das tomadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lenovo IdeaPad S400 Touch tem bateria que dura até quatro horas longe das tomadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Assim como a maioria dos dispositivos da categoria, o Lenovo IdeaPad S400 Touch não vem com driver de CD/DVD ou Blu-Ray. Dessa forma, se você ainda utiliza bastante esse tipo de mídia, será necessário comprar o componente separado.

Sistema

Equipado com o Windows 8, atualizável para a versão 8.1 desde 17 de outubro, o dispositivo da Lenovo chega tambem com alguns aplicativos exclusivos da companhia. Além disso, o usuário também pode encontrar diversas opções na loja virtual Windows Store, o que faz da oitava versão do sistema uma opção mais completa que o Windows 7.

Lenovo IdeaPad S400 Touch vem com Windows 8, já atualizável para o Windows 8.1 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lenovo IdeaPad S400 Touch vem com Windows 8, já atualizável para o Windows 8.1 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O sistema da Microsoft, aliás, ganha uma outra vida em um dispositivo sensível ao toque. Quem não gosta da experiência do Windows 8 nos computadores convencionais, que não chega a ser ruim, deve gostar bastante de utilizado em um touchbook. Os viciados em redes sociais, por exemplo, poderão baixar os apps do Twitter e Facebook na loja oficial da plataforma e utilizá-los em uma mesma tela.

Câmera

O IdeaPad S400 Touch chega equipado com uma webcam integrada com resolução HD. O dispositivo promete ser mais do que suficiente para videoconferências via Skype, Facebook e outros serviços. Nas fotos, ele não se destaca, embora esse nem seja o propósito. Afinal, quem vai sair por aí fotografando com um notebook?

Custo-benefício

IdeaPad S400 Touch aposta no design e na tela touch, mas economiza no desempenho (Foto: Luciana Maline/TechTudo)IdeaPad S400 Touch aposta no design e na tela touch, mas economiza no desempenho (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Com preço sugerido de R$ 1.849, o IdeaPad S400 Touch é um notebook para quem deseja muito se aventurar nos novos ultrabooks com tela sensível ao toque sem gastar muito. O dispositivo tem ainda suas dimensões menores e mais leves como ponto forte. No entanto, se nada disso é o seu objetivo, é possível encontrar aparelhos com configurações mais potentes na mesma faixa de preço ou até mais barato.

Lenovo IdeaPad S400 Touch (Foto: TechTudo)

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
7
Custo-benefício
8

Prós

  • * Tela touchscreen;
  • * Portátil;
  • * Windows 8;
  • * Bateria satisfatória.

Contras

  • * Traseira sujeita a riscos e marcas de dedos;
  • * Configurações muito simples.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aldo Oliveira
    2014-10-01T21:26:24  

    Eu possuo esse notebook e já tive de trocar o HD e agora estou com problema na tela touch que simplesmente parou de funcionar...técnicos da Lenovo tentaram consertar pelo serviço Logmein123, mas não conseguiram, um dos técnicos da Lenovo me informou que os computadores Lenovo estão tendo problemas com a atualização do Windows 8.1, eu achei difícil de engolir, mas como não tinha argumentos não quis insistir e brigar com o técnico... alguém teve o mesmo problema com notebook Lenovo S400 touch?

    recentes

    populares

    • Aldo Oliveira
      2014-10-01T21:26:24  

      Pois é, eu também não sei o que faço, não sei se o código do consumidor nos protege desse tipo de coisa, pq a Lenovo diz que não é responsável pq não foi nenhum programa dela que fez isso, foi culpa da Microsoft e ela não pode se responsabilizar por isso... se alguém souber o que podemos fazer eu agradeço...

    recentes

    populares

    • Aldo Oliveira
      2014-10-01T21:26:24  

      Tenho um ultrabook desses só que preciso comprar a carcaça de cima pois quebrou nas laterais e não consigo encontrar pra comprar aqui na cidade onde moro. Alguém pode me ajudar por favor

  • Sandranara Cardoso
    2014-05-06T17:41:22  

    Boa tarde! Adquiri o aparelho e estou bastante satisfeita. porém, sou uma pessoa bem pouco interessada em mecanismos tecnológicos, por esta razão, volta e meia tenho dificuldades operacionais. Não sei por que o touch screen do meu not desativou! e já dei umas pesquisadas, mas não consigo reativar. Alguém pode me ajudar? obrigada!

    recentes

    populares

    • Sandranara Cardoso
      2014-05-06T17:41:22  

      Seu notebook deve estar com o mesmo problema do meu... vc atualizou ele para o windows 8.1? se fez isso a causa é justamente essa... se não foi isso entre em contato com a Lenovo...

    recentes

    populares

    • Sandranara Cardoso
      2014-05-06T17:41:22  

      ghgh

  • Heber
    2015-08-11T21:06:32

    o meu aparelho não funciona o touch da tela. o que fazer?

  • Marcio
    2015-05-03T12:59:29

    não consigo usar o touch do meu lenovo S400 idea ped

  • Ricardo Dantas
    2014-11-29T01:23:08

    adquiri um s400 ideapad touch e estou muito arrependido, a barra de espaços só funciona se for pressionada no centro, nas extremidades não funciona, daí quando precisamos digitar um pouco mais rápido dá problemas de digitação, o problema do touch que Sandra faz referência é porconta da atualização do windows 8 pra 8.1 o pior de tudo é a postura da empresa, os problemas citados existem e eles informam que estão buscando uma solução que nunca vem, quanto a barra de espaços, inicialmente achei que era defeito o suporte informou que era assim mesmo que eu teria que me adaptar..lenovonuncamais

  • Mateus Oliveira
    2013-11-11T16:04:47

    Curiosamente eu olhei tudo que pude a respeito do aparelho ONTEM. Estou querendo um. Isso me fez sentir envergonhado de ler Techtudo. O aparelho é básico sim, terá um pouco de dificuldade em abrir photoshop e tal, mas vamos aos erros. Primeiro, a tela é 1366x768. Igual quase todo notebook. O preço é 1440 no ponto frio, longíssimo desses 1850 da matéria. O modelo com inside já saiu de venda faz tempo e o atual é o com processador é um I3 com clock de 1.8ghz que emula quad core (comum em quase todos os Intel i x), mas com 3 MB de cachê, não 2, o que muda bastante.

  • Mateus Oliveira
    2013-11-11T16:03:40

    Curiosamente eu olhei tudo que pude a respeito do aparelho ONTEM. Estou querendo um. Isso me fez sentir envergonhado de ler Techtudo. O aparelho é básico sim, terá um pouco de dificuldade em abrir photoshop e tal, mas vamos aos erros. Primeiro, a tela é 1366x768. Igual quase todo notebook. O preço é 1440 no ponto frio, longíssimo desses 1850 da matéria. O modelo com inside já saiu de venda faz tempo e o atual é o com processador é um I3 com clock de 1.8ghz que emula quad core (comum em quase todos os Intel i x), mas com 3 MB de cachê, não 2, o que muda bastante.

  • Elton John
    2013-11-10T12:07:58

    com metade desse valor da pra encontrar um note com as mesmas configuracoes que este aki no brasil

  • Artur Vieira
    2013-11-10T11:57:15

    Tenho um Lenovo antigo que nunca funcionou direito. A Assistência Técnica me tapeou afirmando que estava consertado e a Lenovo não tomou nenhuma providência. Não confio nesta marca. Cuidado.

  • ALBERTO MACEDO
    2013-11-10T11:48:14

    Um tanto caro para um hardware fraco.

  • Ralffer Barbosa
    2013-11-10T10:25:07

    Pago um pouco mais pra levar algo melhor, mas não levo uma dessas pra casa nem a pau! Melhor ficar sem.