Computadores

NOTA tt
7.0

Review Lenovo ThinkCentre M90z

Existem no mercado opções mais poderosas, com preço compatível. Porém, vale destacar que é difícil encontrar um All-in-One com 23 polegadas de monitor.

Pedro Cardoso
por
em

Computadores All in one é uma tendência iniciada pela Apple e o seu iMac, mas que está sendo seguido por diversas empresas do ramo da informática. Para não ficar para trás, a Lenovo adicionou este conceito à sua linha de computadores desktop ThinkCentre.

Este modelo tinha tudo para ser um top do mercado, mas a Lenovo optou por ficar no meio do caminho e apresentar um produto mais comedido, talvez com o objetivo de apresentar um preço minimamente competitivo.

Design

O ThinkCentre M90z apresenta um design sóbrio, com jeito de computador corporativo, assim como todos os produtos da Lenovo. Ele é todo preto, com cantos quadrados. Sem dúvida, funciona muito bem em escritórios, mas não seria a melhor opção se você se importa com beleza e a decoração da sua sala ou home office.

De qualquer maneira, o objetivo principal é ocupar menos espaço do que ocupararia um desktop torre, e isso ele cumpre muito bem.

Lenovo Thinkcentre M90zLenovo Thinkcentre M90z (Foto: Divulgação)

Tela e placa gráfica

Sua tela, talvez o maior destaque do produto, tem 23 polegadas FullHD e é sensível ao toque. Se você tem um quarto pequeno, esse tamanho de tela já se torna uma boa opção para assistir filmes ou para um designer conseguir visualizar a sua peça sem problemas.

Porém, o calcanhar de aquiles desse tudo-em-um é o seu chip gráfico fraco, o que impede de rodar jogos mais modernos, com todos os recursos que encantam nossos olhos.

Hardware

Enquanto os concorrentes do segmento como HP e Itautec optaram por colocarem discos rígidos de 500 GB e 750 GB em seus produtos, o ThinkCentre M90z vem com um de 320 GB. Consideramos um espaço pequeno, se você levar em consideração que um computador desktop é a opção central de uma casa, onde estarão concentrados todos os jogos, programas pesados e a coleção de filmes e séries da família.

Outro ponto negativo é o fato dele vir com apenas 2 GB de memória RAM (limitado pelos 32 bits do Windows), novamente atrás da concorrência que já trabalha com computadores similares com 4 GB. Essa opção se entenderia para um computador de baixo custo, mas criou-se um gargalo quando usado com o processador Core i5 650, um dos mais atuais do mercado.

Outros recursos

Mais uma vez a Lenovo poderia ter terminado a prova em primeiro lugar, liderou boa parte da corrida, mas parou na última volta por falta de combustível. Eles escolheram colocar o Windows 7 Professional, o que seria um ponto positivo, mas optaram pela versão 32 bits, sem levar em consideração o que poderiam aproveitar com o ótimo processador.

Um ponto positivo do ThinkCentre M90z é o fato dele vir com Bluetooth, sem a necessidade de adaptador, e por consequência, ocupar uma entrada USB. Nem todos os produtos vem com esse recurso, mas o que todos parecem concordar é que receptor Wi-Fi já se tornou um padrão.

Também faltou capricho da Lenovo quanto ao som, pois os alto-falantes embutidos não conseguem reproduzir os sons mais graves.

Ficha técnica

Monitor 23"
Sistema operacional Windows 7 Pro
Processador Intel Core i5 650 de 3.2 GHz
Memória RAM 2GB
Vídeo Intel GMA HD integrada
Mídia ótica DVD
Armazenamento 320 GB
Conectividade Wi-Fi, Bluetooth, USB

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Funcionalidades
8
Desempenho
7
Custo-benefício
6

Prós

  • * Tela de 23 polegadas FulHD
  • * Bom processador Core i5
  • * Bluetooth integrado

Contras

  • * Apenas 2GB de RAM
  • * HD pequeno
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares