Celular

NOTA tt
9.2

Review LG G2

A aposta da LG para retornar ao mercado de Androids top de linha não deixou a desejar: um belo design, processador de ponta, boas câmeras e uma bateria que não te deixará na mão. Confira todos os detalhes sobre o G2 neste review.

Luciana Maline
por
em

O LG G2 foi a grande aposta da LG para retomar a sua fatia no mercado de tops de linha e, de fato, a empresa sul coreana fez um ótimo trabalho com seu novo Android. O smartphone, que reúne um belo design, conjunto interno robusto e bateria que dura quase dois dias completos, tem roubado a cena. Quer saber mais? É só conferir o review do LG G2 preparado pelo TechTudo.

LG G2  (Foto: TechTudo/ Luciana Maline)LG G2 é aposta da marca para o mercado de tops de linha (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)



Design

Com um conjunto de medidas de 138,5 mm de altura, 70,9 mm de largura e 9,1 mm de espessura, seu corpo é maior do que o de seus principais concorrentes no mercado. A LG também optou por bordas mais arredondadas para essa nova empreitada, o que fez do celular leve e fino, sem deixar de ser moderno. Com tudo isso, ele possui uma boa “pegada”, mas manuseá-lo com apenas uma mão causa uma sensação de insegurança. É muito mais confortável utilizá-lo com as duas.

LG G2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O LG G2 é leve, apesar de ter a tela grande (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A grande novidade do G2 e o ponto que tem chamado a atenção do grande público quando se fala no modelo são os seus Smart Buttons. São três, localizados na traseira, emparelhados logo abaixo da lente da câmera, e não nas laterais, como de praxe no mercado de celulares. São eles, de cima para baixo: o de aumento de volume, o liga/desliga e o de reduzir o volume. Quando pressionado por um tempo mais longo, o botão de volume para baixo funciona como um atalho rápido para a câmera traseira.

LG G2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Os botões do LG G2 ficam localizados em sua traseira (Foto: Luciana Maline/TechTudo)




A vantagem dos botões estarem na traseira, no entanto, só vem com o hábito de uso. Inicialmente, pelo fato de não estarem à vista, os comandos tendem a ser trocados. Ao passo que, quando tenta diminuir o som, o usuário pode, sem querer, apertar o botão para aumentá-lo. Ou o pior: acabar apertando o liga/desliga e a tela apagar. Aliás, esse mesmo botão apresenta uma aparência frágil: dá a constante impressão de que é possível "afundá-lo" ao aplicar um pouco mais de pressão.

Há, ainda, três teclas virtuais, localizadas a frente do display. O usuário pode escolher a posição desejada. São eles: a de voltar, a de tela inicial e a menu. Além disso, seus alto-falantes ficam localizados bem abaixo do display, fato que, na composição do design do aparelho, é muito bem-vindo pois não sobrecarrega as laterais e nem eleva a sua espessura.

Tela

Descubra onde encontrar acessórios para o LG G2 no Fórum do TechTudo.

A LG trabalhou para produzir um telefone cuja frente fosse composta apenas pelo display, sem qualquer competição visual com botões. Com isso, sua tela True HD IPS com 5,2 polegadas (1080 x 1920 pixels) e tecnologia Gorilla Glass 3 superou o tamanho de muitos de seus concorrentes diretos, sem deixar de gerar uma excelente experiência aos seus usuários.

Ótimo brilho, nitidez, cores saturadas na medida certa. A iluminação da tela do G2 ainda se adapta de acordo com a oferta de luz externa. Se você for acordado com o celular tocando ou com uma mensagem, não passará pela experiência desagradável de ter um clarão nos olhos.

O tamanho da tela do LG G2 acabou por gerar, por consequência, um teclado virtual que merece destaque. As letras e os números são expostos ao mesmo tempo, sem precisar apertar qualquer botão, o que significa mais um ponto a favor do dinamismo na troca de mensagens via SMS, WhatsApp e cia. Além de todo esse conjunto, seu touch supersensível também não passa despercebido. 

Desempenho

Em termos gerais, o LG G2 apresenta um ótimo desempenho: rápido, com comandos precisos, bateria duradoura e uma série de atalhos personalizáveis.

Em primeiro lugar, seu sistema operacional é o Android 4.2. 2 (Jelly Bean), que roda muitíssimo bem graças ao conjunto processador Snapdragon quad-core de 2,3 GHZ e 2 GB de memória RAM. Um hardware, sem sombra de dúvidas, digno do top de linha que o LG G2 é. As respostas aos comandos são imediatas e, durante o período de testes, não houve qualquer travamento.

LG G2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)LG G2 roda bem o Android 4.2. 2 (Jelly Bean) e possui um processador de ponta (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Para não dizer que foi invencível, ao longo de análise houve um episódio no qual o celular não respondeu de forma satisfatória. Certa vez, quando foi acionado para realizar uma ligação, ele apagou de vez. Após algumas tentativas de religar e conectar ao carregador, ele só voltou a funcionar após cerca de 30 minutos. Neste caso, uma outra desvantagem do aparelho ficou evidente: o fato de a bateria não poder ser retirada, possibilitando, assim, que o aparelho seja reiniciado.

Aliás, por falar em bateria, seu tempo de resistência é assustadoramente alto perto do que se vê hoje em dia no mercado. Ela possui 3.000 mAh e, com a utilização de GPS, câmera, Facebook, WhatsApp, Instagram entre outros apps cotidianos, ela dura em torno de 37 horas, o que significa quase dois dias inteiros de uso sem precisar correr para a tomada mais próxima. Para efetuar a recarga completa, são necessárias 2 horas e 15 minutos, mais ou menos.

Apesar desse completo aparato, há um ponto chato no quesito armazenamento. São somente 16 GB e, para piorar a situação, não há espaço para micro SD. A chegada da versão de 32 GB para território nacional não está nos planos da LG, ao menos por enquanto.

- Funções

Entre um conjunto de pequenas funções práticas ou, simplesmente, agradáveis trazidas pelo G2, esrão o Qslide e o QuickMemo. O primeiro é um atalho rápido para que, a partir de qualquer tela, o usuário possa acessar o bloco de notas, calendário e muitos outros. Já o QuickMemo garante ao usuário a experiência de poder desenhar "à mão" ou capturar qualquer tela do celular. Ele é fácil de usar e possui vários tipos de caneta, cor de “tinta” e borracha.

Um terceiro recurso, o Quick Remote, merece destaque. Ele permite transformar o smartphone em controle remoto universal que pode manipular a distância a sua TV, o aparelho de TV a cabo, o som, o DVD, o Blu-Ray, o ar condicionado, ou projetor de imagens. Ele possibilita, ainda que se escolha um aparelho por cômodo da casa. Na maioria das vezes, apresenta um resultado satisfatório, porém, seu problema maior está na identificação do controle da TV a cabo. Por não apresentar as opções de operadoras nacionais, não há como sincronizá-los com os canais brasileiros.

- Áudio

Durante as ligações, o celular apresentou um desempenho muito bom, arrancando elogios de quem estava nos dois lados da linha, mesmo em ambientes mais barulhentos. Um ponto em seu desempenho auditivo, no entanto, deixou um pouco a desejar. A mesma posição dos alto-falantes que é um ponto positivo no design funciona de forma estranha. Quando o telefone está em posição de uso, o som é projetado para baixo e fica abafado, prejudicando a qualidade seja da música, seja do som da fala, quando em modo viva voz.

LG G2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A escolha pelos alto-falantes abaixo do display não foi muito boa (Foto:Luciana Maline/TechTudo)



- Fone de ouvido

O fone de ouvido é ligeiramente pesado, mas não o suficiente para que haja quedas constantes do ouvido. Ele é composto por um material metálico com a logo da LG e tem sua ponta inclinada, de modo a encaixar no ouvido. Em seu fio, ele possui três botões de comando: de aumento e diminuição de volume e liga/desliga.

Durante as ligações, ele cumpriu bem a sua função. A audição era boa e, do outro lado da linha, também não houve reclamações. Seu microfone é sensível à captação de áudio até para respiração, quando mais próximo. Na função de antena de rádio, entretanto, ele não é dos melhores. Apresenta muitos ruídos até em lugares bem cobertos por antenas menos competitivas no mercado. 

Câmera

O celular apresenta duas câmeras, uma traseira e a outra frontal, e ambas estão bem afinadas com o pacote de qualidade que o G2 traz. Não se pode comparar, por exemplo, com as do Lumia 1020, naturalmente, mas são câmeras interessantes aos olhos de quem gosta de fotografia.

LG G2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)LG G2 possui um bom conjunto de câmeras (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



- Traseira

A câmera traseira fica localizada logo acima dos Smart Buttons. Com tecnologia OIS, um sensor de respeito e 13 megapixels de resolução, ela consegue uma experiência satisfatória em ambientes iluminados e pode alcançar um zoom de até 8x com ruídos existentes e prejuízos na nitidez, porém, fotos claras.

LG G2 (zoom) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O zoom máximo do G2 apresenta alguns ruídos, mas mantém a imagem clara (Foto: Luciana Maline/TechTudo)




Seu flash LED, entretanto, não mostrou um resultado muito satisfatório, principalmente em fotos em ambiente de luz mais escassa. Nesses casos, ele tende a concentrar o foco de luz somente nos objetos iluminados e escurecer o restante.

LG G2 (flash) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Com o flash, somente o primeiro plano fica iluminado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Quanto exposto a uma forte iluminação, seu sensor é bem preciso na seleção do balanço de branco e do ISO, não prejudicando a coloração vista a olho nu. Porém, em ambientes cuja luz não é das melhores, as fotos tendem a ficar menos nítidas e a seleção dos pontos dignos de elogios no cenário anterior, agora, deixam um pouco a desejar. Há, no entanto, uma forma de melhorar o resultado final.

Para esses o outros casos, o LG G2 disponibiliza 12 modos diferentes de composição fotográfica, trazendo recursos para a criatividade do fotógrafo. Elas estão dividas em Normal, Disparo e Reparo, Tom Dinâmico (HDR), Automático Inteligente, Esporte Noite, além de Panoramica, Panoramica VR, Disparos contínuos, Câmera Dupla e, por fim, Captura prévia de imagens. Todos bem testados e definitivamente aprovados.

- Frontal

LG G2 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A câmera frontal também cumpre bem a sua função (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



A câmera frontal, de 2,1 megapixels, também enche os olhos perto do que se vê por aí no mercado. Ela produz boas fotos em ambientes noturnos, sem granular em excesso, além de funcionar super bem em vídeochamadas para os dois lados da linha. O estabilizador, por sua vez, também permanece cumprindo bem a função a que se propõe.

Custo-benefício

Quem está atrás de um top de linha com tudo o que quem direito, o LG G2 é uma boa pedida. Superprocessador, câmeras boas, design e display de respeito e bateria que, definitivamente, não te deixa na mão são alguns dos bons motivos para investir no aparelho. Além de todo esse conjunto de vantagens, ele ainda custa R$1.999 - valor bastante alto, mas aquém dos celulares de porte do mercado.

Não se pode esquecer, entretanto, do espaço restrito de armazenamento da versão disponível no Brasil, com 16 GB, sem possibilidade de cartão SD. Assim, se você gosta de guarda a vida no celular, talvez, essa não seja a melhor opção. Quanto às cores, por aqui ele está disponível apenas em sua versão preta, mas a LG já disse que pretende trazer a branca em breve.

Tabela LG G2 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela LG G2 (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
9.2
Design
9
Desempenho
9
Tela
10
Câmera
9
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Design bonito e prático
  • Tela bem iluminada e nítida
  • Touch sensível
  • Boas câmeras
  • Respostas rápidas aos comandos
  • Bateria que dura quase dois dias inteiros

Contras

  • Smart Buttons de difícil adaptação
  • Sem possibilidade de retirar a bateria
  • Alto-falantes propagam o som para baixo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kenny Silva
    2013-12-06T14:30:11

    Comprei um desse para minha esposa, paguei R$1300 na promoção lacrado da fábrica, e no site que peguei já chegou ele na cor branco. Achei muito bom o aparelho, e ainda mais por esse preço. Ele tem umas funções interessantes, ao receber uma ligação e encostar no ouvido ele atende a ligação, 2 toques na tela liga ou desliga. Acho que vale mto a pena pegar ele, ia comprar o Nexus 5 porém só vai chegar aqui ano que vem, pensei em comprar do ebay, mas o preço tá absurdamente caro e ainda pagaria impostos não iria compensar. A bateria do G2 pelo que vi é melhor que a do N5.

  • Danilo Lima
    2013-12-06T07:37:46  

    O Nexus 5 foi feito em cima do G2, android KitKat, e com atualizações direto do Google. Porque eu compraria um G2 da LG?

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-12-06T07:37:46  

      Cara, to com uma Nexus 5 mas querendo trocar pra esse, a bateria do N5 n dura nada =/

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-12-06T07:37:46  

      Lucas Gonçalves O povo que tem o G2 conseguem 8, 9 horas de tela no Kitkat... O que é incrível. Com muito, muito o meu bate 6... Xperia Z1.

  • WELLINGTON GREGORIO
    2013-12-06T14:49:03  

    O celular passou 30 minutos fora de operação e o cara diz que o teste foi sem problemas! pra mim isso foi um problemão. Viva Windows Phone 8.

    recentes

    populares

    • WELLINGTON GREGORIO
      2013-12-06T14:49:03  

      Isso foi um caso ISOLADO, nao quer dizer que TODO aparelho G2 que for vendido vai vir com esse problema.

    recentes

    populares

    • WELLINGTON GREGORIO
      2013-12-06T14:49:03  

      Fala como se o WP não fosse livre de bugs! P I A D A! Acontecem em todos os softwares, tanto nos bons como iOS até os simplistas e capados como o WP!

  • Walter Carneiro
    2013-12-06T14:24:10  

    Aí vai uma perguntinha capciosa e técnica que ninguém, até agora, teve a coragem de responder: O QUE FAREI COM ESSE FABULOSO E CARÍSSIMO SMARTPHONE LG QUANDO SUA BATERIA FIXA NÃO ACEITAR MAIS NENHUMA RECARGA? O CONJUNTO TODO VAI PRA O LIXO ECOLÓGICO, JUNTO COM O MEU PREJUÍZO?...?...

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2013-12-06T14:24:10  

      Troll Fail

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2013-12-06T14:24:10  

      Coisa fácil que qualquer autorizada troca. Pra que se preocupar com uma coisa que só irá trocar em 2 anos ou mais? Em que mundo você vive?

  • Lucas Meyer
    2013-12-06T12:35:31  

    aparelho reinicia ... isso nao acontece no IOS ... até da uns BUG ... mas isso ai de ficar meia hora até religar é coisa do ANDROID...

    recentes

    populares

    • Lucas Meyer
      2013-12-06T12:35:31  

      Luan Leal o mesmo pode ser feito nos Android's "oficiais", nos ching lings isso já não é garantido.

    recentes

    populares

    • Lucas Meyer
      2013-12-06T12:35:31  

      Oq tem de criança com um iphone na mao hoje em dia é coisa de louco, se eles ficassem no canto deles tava bom, o pior é que vem em uma materia da LG, JA com a intensão de chamar atenção, vai caçar uma louça pra lavar que é a melhor coisa que vc faz.

  • Gutierrez
    2013-12-17T22:20:09  

    Tem que ser muito corajoso para pagar isso num LG

    recentes

    populares

    • Gutierrez
      2013-12-17T22:20:09  

      Também não pagaria num S4

    recentes

    populares

    • Gutierrez
      2013-12-17T22:20:09  

      O LG G2 tem um potencial superior ou igual ao do s4! para de preconceito. LG já foi ruim, mas ta mostrando que não é mais!

  • Luiz Mascarenhas
    2013-12-06T12:12:43  

    Comprei um aparelho smartphone LG e tenho encontado a maior dificuldade em encontrar um representante/assistencia tecnica oficial, aqui em S.Paulo(Capital)!!

    recentes

    populares

    • Luiz Mascarenhas
      2013-12-06T12:12:43  

      Isso é realmente preocupante. Se na "capital" do país tá assim, imagine o perrengue que passa a galera do interiorzão.

  • Helbert Junior
    2013-12-06T19:52:30

    Esse Flash ficou maravilhoso. A foto mais perfeita q sem ele.

  • Jonatas Souza
    2013-12-06T13:14:11

    tirar a bateria para reniciar o aparelho??Ate onde eu sei os android tem atalho para reniciar, no meu caso segurar o botao volume baixo + power

  • Henrique
    2013-12-06T12:29:10

    @ dias inteiros com gps ligado. kkkkkkkkkkkkkkkkk. duvido.