Celular

NOTA tt
9.0

Review LG G3

O LG G3 é o novo top da companhia. O smartphone chega para assumir o lugar mais alto do pódio e, de fato, ele é o melhor em muitos aspectos. Confira o review completo do G3 e descubra por que ele é, sim, tudo isso.

Isadora Díaz
por
em

O LG G3 é o novo top de linha da companhia, e chegou ao Brasil cheio de promessas. Com tela quad HD, design refinado e uma câmera com superfoco, o aparelho pretende se posicionar no pódio dos melhores smartphones do mercado. O TechTudo testou o G3, e traz boas notícias: ele é, sim, tudo isso. Confira, no review completo, o que faz dele um top de respeito.

Veja, abaixo, o review em vídeo do LG G3

Design

A LG fez muito, muito bonito no G3. O aparelho tem design minimalista e é muito bem acabado, com bordas levemente arredondadas e uma frente quase toda dominada pela tela. A traseira é ligeiramente abaloada, o que faz com que o smartphone tenha ótimo encaixe nas mãos - o que não é exatamente tarefa fácil, já que ele é bastante grande.

Confira, também, o review completo do concorrente Sony Xperia Z2

Testamos a versão branca, que tem uma coloração que lembra o pérola. Embora ele seja um celular que chame a atenção por si só, estivemos também com a versão em preto em mãos e podemos afirmar que ela é superior. O motivo é um só: em preto, a parte frontal fica mais uniforme, dando a impressão de uma tela contínua quando o visor está apagado.

O tela do LG G3 ocupa quase toda a parte frontal do smartphone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O tela do LG G3 ocupa quase toda a parte frontal do smartphone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Outra solução inteligente no G3 foi emprestada do seu último top, o LG G2: os botões na traseira. Dessa vez, a ideia veio mais refinada, com o botão central metalizado (parecido com o anel que rodeia a lente da câmera) e os de volume feitos de uma espécie de plástico texturizado. Eles são encontrados com facilidade na traseira, e, depois de certo tempo de uso, se torna "instintivo" buscar por eles por lá.

A empresa ressalta que os botões na traseira são uma boa forma de prevenir acidentes, já que parte das quedas acontece quando o usuário tenta alcançar os botões laterais. A teoria se provou verdadeira durante nossos testes. Usamos o G3 durante algumas semanas, e ele não escorregou nenhuma vez de nossas mãos nesse período. Isso pode, claro, ser apenas um golpe de sorte, mas vale o registro.

Botões na parte traseira do LG G3 diminuem o risco de queda (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Botões na parte traseira do LG G3 diminuem o risco de queda (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


As entradas para cartão microSD e chip de operadora ficam escondidas sob a tampa traseira, que pode ser removida sem muito esforço. Expostos ficam só a entrada para fones de ouvido e a microUSB. A saída de som também fica na parte de trás, "recortada" na tampa.

Falando em tampa, não podemos deixar de pontuar que, apesar de imitar o aspecto de metal escovado, é o bom e velho plástico. A imitação da LG até convence, e não dá ao aparelho aquele aspecto de smartphone barato. Mas, ao preço de lançamento de R$ 2.299, um alumínio de verdade até que não cairia mal.

Entradas para fone de ouvido e microUSB ficam localizadas na parte inferior do LG G3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Entradas para fone de ouvido e microUSB ficam localizadas na parte inferior do LG G3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Desempenho

A LG não economizou no G3. Para encaixá-lo como um dos tops de linha mais potentes do mercado, ela recheou o aparelho com super especificações técnicas. E o resultado foi impecável. O smartphone não engasgou, não travou e nem deu sinais de estar sobrecarregado, mesmo executando jogos pesados. Em termos de game, aliás, ele foi posto a prova com o pesado Asphalt 8 e o Minion Rush, título baseado no filme "Meu Malvado Favorito", que tem gráficos em 3D.

Ainda sobre desempenho, é necessário comentar a capacidade de executar aplicativos em multijanela. Isso significa que você pode, simplesmente, aproveitar o espaço da tela para rodar dois programas ao mesmo tempo, um na parte superior e outro na inferior, por exemplo. O recurso é útil, e realmente só faz sentido existir em smartphones com um hardware potente.

Recurso de multijanela permite dividir a tela do LG G3 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Recurso de multijanela permite dividir a tela do LG G3 (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Para quem não exige muito e fica satisfeito em rodar apps cotidianos, como Facebook, WhatsApp e Instagram, cabe saber que ele é o tipo de aparelho que dificilmente dará dor de cabeça. Apesar disso, usar o LG G3 para checar e-mails dá uma certa sensação de estar "desperdiçando" tanto poderio com aplicativos que exigem pouco.

Tratemos de números. O LG G3 tem um senhor processador: o Snapdragon 801, da Qualcomm. O chip é um quad-core de 2,5 GHz, que trabalha com auxílio dos 2 GB de RAM. Em relação ao armazenamento interno, uma decepção: apenas a versão de 16 GB chegou ao Brasil. O número é compensado pela presença da entrada para cartão microSD de até 128 GB.

O LG G3 conta com um processador Snapdragon 801, da Qualcomm (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O LG G3 conta com um processador Snapdragon 801, da Qualcomm (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


O G3 é impressionante, mas a concorrência é bastante acirrada. No mundo dos smartphones, ele perde em RAM para o Xperia Z2, top da Sony que traz 3 GB. Se incluirmos os foblets na jogada, o mesmo acontece quando comparamos com o Galaxy Note 3, da Samsung.

No mundo das conectividades, não há nada que o G3 não faça. Bluetooth, NFC, 3G e 4G, como manda a cartilha. Um mundo de diferença está na bateria, de 3.000 mAh. O componente é suficiente para aguentar pouco mais de um dia de uso moderado, que inclui reprodução de músicas no Rdio, de vídeos no YouTube e uso espaçado das redes sociais ao longo de todo o dia.

O Android do smartphone é uma versão modificada do 4.4.2 (KitKat). A alternativa da LG para o desenho original do Google foi bastante feliz. Trata-se de uma ROM limpa, sem muitas modificações desnecessárias, em que prevalece a usabilidade e os ícones grandes, com tons pastéis.

O LG G3 conta com Android 4.4.2 (KitKat), Bluetooth, NFC, 3G e 4G (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O LG G3 conta com Android 4.4.2 (KitKat), Bluetooth, NFC, 3G e 4G (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Além da mudança visual, a LG acrescentou algumas invenções no aparelho. A primeira delas, e, sem sombra de dúvidas, a que mais usamos durante o período de testes, é o Knock Code. O sistema substitui a senha comum por uma série de toques pré-configurados na tela. A vantagem é que o código pode ser realizado com a tela apagada, um ótimo jeito de poupar tempo na hora de checar suas notificações no telefone. O lado ruim? O Knock Code aparentemente só funciona se os sensores na parte superior estiverem "descobertos". Tentar desbloquear o celular enquanto ele estava dentro de uma bolsa ou mochila se revelou frustrante.

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

Há outras coisas bacanas a serem destacadas. A LG, assim como a Samsung, tem um sistema de controle por gestos. A tecnologia permite atender uma ligação passando a mão por cima do aparelho ou mesmo silenciar uma chamada ao "virar" o telefone na mesa. Uma segunda novidade, também nada inédita, é a possibilidade de espremer recursos como o teclado para poder usar o aparelho com uma mão só. É prático e fácil de ser ativado.

E isso não é tudo. Algumas saídas são menos usadas, mas também se mostraram funcionais. Uma é o modo convidado, que é a maneira perfeita de impedir que amigos e colegas tenham acesso aos seus arquivos, ao mexerem no smartphone. Por fim, temos as "smart tips", que são dicas inteligentes para facilitar seu dia a dia. Acontece que... Bem, nem sempre elas são tão inteligentes assim. Às vezes elas são lembretes ótimos, como um alerta para sair de casa com um guarda-chuva porque a previsão para o fim da tarde é de tempestade. Mas às vezes o G3 se limita a dizer coisas óbvias, no estilo "Está nublado".

Tela

Esse é o ponto alto deste review. A tela do LG G3 é nada menos do que impressionante. Já testamos alguns tops de linha, mas o que vimos no smartphone o coloca na frente da concorrência. Trata-se de um display quad HD (1440 x 2560 pixels), ou seja, com quatro vezes mais resolução que o HD comum. É humanamente impossível enxergar os pixels na tela e as cores e imagens exibidas são muito realistas.

O LG G3 tem um tela de 5,5 polegadas. O tamanho caberia tranquilamente em um flobet. (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O LG G3 tem um tela de 5,5 polegadas. O tamanho caberia tranquilamente em um flobet (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O display é menos brilhante e tem um contraste menos gritante do que o de smartphones com tela Amoled, a exemplo do Galaxy S5, mas isso se mostrou uma vantagem. As cores não são tão lavadas como as que vimos em antepassados da própria LG, como o Nexus 4, e têm a saturação ideal.

São 5,5 polegadas, um número que caberia em qualquer foblet. O G3 é, naturalmente, grande, mas o espaço mínimo entre a tela e a borda do aparelho faz com que ele ainda se encaixe na categoria "smartphones". O display recebeu ainda o vidro Gorilla Glass 3, que tem proteção contra quedas e riscos, o que não impediu que o aparelho apresentasse arranhões após algum tempo.

Saiba como apagar todos os aplicativos do Android de uma vez

O aparelho que recebemos para testar, no entanto, apresentou um problema na tela. Logo de início, notamos uma pequena mancha clara na parte superior, perceptível quando posicionamos o G3 contra a luz. Esse foi o primeiro e único relato que vimos até então, e talvez não signifique lá grandes coisas.

Câmera

No quesito câmera, o G3 até se esforça, mas não empolga. Ele tem o disparo mais rápido das redondezas, já que a companhia colocou nele um sistema de foco a laser. O foco é impressionante de tão rápido, mas as imagens obtidas só são boas quando a luz é ideal. Em ambientes internos e durante a noite, nem adianta insistir.

Foto tirada pelo LG G3. Qualidade da câmera do smartphone não é muito boa. (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Foto tirada pelo LG G3. Qualidade da câmera do smartphone não é muito boa. (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


O sensor da câmera têm 13 megapixels de resolução e vem acompanhado de um flash dual-LED de duas cores, no melhor estilo iPhone 5S. As cores de disparos com flash são bem equilibradas. Ainda há de aparecer um smartphone top de linha que tenha uma câmera tão boa quanto vimos na linha Nokia, em modelos como o Lumia 925 e Lumia 1020.

Confira abaixo alguns exemplos de fotografias tiradas em três ocasiões: em um dia de sol, em um ambiente interno bem iluminado e em outro pouco iluminado.

Foto tirada pelo LG G3, em ambiente interno mal iluminado (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Foto tirada pelo LG G3, em ambiente interno pouco iluminado (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



Foto registrada pela câmera do LG G3, em dia de sol (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Foto registrada pela câmera do LG G3, em dia de sol (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



Foto tirada, em ambiente interno bem iluminado, pelo LG G3 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Foto tirada, em ambiente interno bem iluminado, pelo LG G3 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


A câmera frontal cumpre seu papel. Ela tem 2,1 megapixels de resolução, o que é suficiente para um selfie de vez em quando e para realizar vídeochamadas.

Custo-benefício

O LG G3 não é mais barato ou mais caro do que outros tops lançados no mercado brasileiro. Isso, no fim das contas, significa que ele é caro. Por R$ 2.299 você leva para casa um dos melhores smartphones do mercado que, em alguns quesitos, é superior ao Galaxy S5.

A supertela, o design de ponta e o desempenho para ninguém botar defeito, no entanto, tentam equilibrar a balança. Com paciência, é possível encontrar promoções e preços mais próximos dos R$ 2 mil.

LG G3 (Foto: Arte/TechTudo)LG G3 (Foto: Arte/TechTudo)


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Desempenho
10
Tela
10
Câmera
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Tela de alta qualidade
  • Foco super rápido
  • Ótimo desempenho

Contras

  • Traseira de plástico
  • Câmera mediana
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thallita
    2016-05-26T14:06:55

    Olá, queria saber por que os celulares lg não bloqueiam a tela durante uma chamada ?

  • Alexandre Vargas
    2014-09-11T14:04:11  

    lg pior telefone que ja inventaram processador muito lento e o telefone nao vale nada,qualquer outro é melhor que o LG,NAO RECOMENDO

    recentes

    populares

    • Alexandre Vargas
      2014-09-11T14:04:11  

      Com certeza um snapdragon 801 é super lento, qual você recomenda então? Seu comentário foi embasado em quê? No seu "conhesimentu".

  • Igor Almeida
    2015-09-17T16:33:33  

    estou em dúvida entre o Lg G3 e o Moto x Play, qual vale mais a pena ?

    recentes

    populares

    • Igor Almeida
      2015-09-17T16:33:33  

      Os dois são bem similares só que o LG é mais barato.

  • Caio Rosa
    2015-10-12T16:32:53

    Tenho o LG g3 e tenho também o Lumia 925 e garanto que a câmera do LG g3 é infinitamente melhor que o Lumia. Não tem nada de mediana a câmera. É extremamente nítida. Acho que o problema foi o fotógrafo.

  • Marcos Nathan
    2014-12-01T14:23:19

    excelente celular, não me arrependo de te-lo comprado. preço muito bom tambem, pra quem quer gastar pouco e ter um celular completo, está ai a melhor opção.

  • Augusto Horta
    2014-10-22T10:14:37

    Quem paga mais de r$500,00 reais em um celular é trouxa.....

  • Carlos Filho
    2014-09-11T11:52:03  

    porquê será que dificilmente se fala aqui dos verdadeiros tops do momento: Sony Z1 , Z2 ... tá faltando um por fora ?

    recentes

    populares

    • Carlos Filho
      2014-09-11T11:52:03  

      O Z1 tem um problema gravíssimo para um smartphone top, a tela com tecnologia TFT. É muito escura e sem graça. O Z2 não tem nem como comentar, pois a Sony não esperou nem 4 meses após o lançamento do Z2 e já lançou o Z3. Tenho um LG G3, e entre todos meus colegas de trabalho o meu aparelho é o único que deu 41500 pontos no Antutu 5.0.

  • Lula Molusco
    2014-09-11T12:18:12  

    ---"Snapdragon" -----------------SÃO PROCESSADORES DE BAIXA QUALIDADE FABRICADOS PELA "QUALCOMM" CUJA FABRICA FICA NA CHINA ONDE OS TRABALHADORES SÃO EXPLORADOS COM UM SALÁRIO MÍNIMO EQUIVALENTE A R$ 364,00 mensais. --------O CUSTO DE FABRICAÇÃO DESSES APARELHOS É $100 dólares. -----------------------QUEM COMPRA OS APARELHOS COM ESSES PROCESSADORES TAMBÉM SÃO CÚMPLICES DESSA EXPLORAÇÃO E TRABALHO ESCRAVO. ----E VÃO QUEIMAR NO MÁRMORE DO lNFERN0.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-11T12:18:12  

      Marcio ---- POIS É COMPANHEIRO MARCIO. ---A ALGUNS MESES COMPREI 2 TÊNIS DA NIKE POR 300 REAIS CADA ---APÓS A COMPRA FIQUEI CURIOZO E QUERIA SABER ONDE A NIKE FABRICA OS TÊNIS. ------MINHA SURPRESA FOI SABER QUE A NIKE NÃO FABRICA NADA. ---TERCEIRIZA TUDO. ---E RESPONDE A PROCESSOS POR EXPLORAÇÃO DE MÃO DE OBRA INFANTIL. -------------------------EU TAMBÉM VOU lNFERN0 POR COMPRAR ESSE PRODUTO. ----------A GENTE SE VÊ LÁ.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-11T12:18:12  

      Marcio Cara vocês que se auto denominam "companheiros", não passam de pessoas que sofreram lavagem cerebral pelo PT. E não estou defendendo as empresas que exploram pessoas em países "paupérrimos" como um de vocês disseram. Sobre isso concordo, mas não exite no Brasil um político honesto sequer. Política no Brasil é igual a carreira de jogador de futebol, só pra ganhar dinheiro. O verdadeiro motivo pra existir política e governo no Brasil já foi deturpado há céculos. Agora nosso governo não passa de uma empresa onde roubar não é errado, mas sim palavra de ordem.

  • Saulo Silva
    2014-09-15T12:30:07

    O melhor!!! Experiência própria, não me arrependo de tê-lo comprado.

  • Fabio Santos
    2014-09-11T16:34:25

    Moto X mandou um abraço!

  • Antonio Matni
    2014-09-11T15:53:38

    não comprem xperia. comprei um numa loja da sony em Miami. no mesmo dia deu problema. Fui lá e eles me deram outro "novinho". Hoje eu só uso ele para tira fotos e ver emails.

  • Willy Milane
    2014-09-11T15:39:26

    O vídeo dessa matéria é uma piada de mau gosto. Não tinha uma narradora pior não?

  • Marco Girotto
    2014-09-11T07:16:41  

    Eu ainda estou com uma dúvida enorme entre comprar o G3 ou o Moto X 2 =S

    recentes

    populares

    • Marco Girotto
      2014-09-11T07:16:41  

      G2 deixando o Note 3 na poeira? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa eu ri...

    recentes

    populares

    • Marco Girotto
      2014-09-11T07:16:41  

      Compra o Moto X2. Mais barato e com o Android Puro ele vai ter um desempenho melhor que o do G3.

  • Paulo Campos
    2014-09-11T11:54:14

    Top!!! Pelo que vi na Econovia, é comum encontrá-lo na casa dos R$ 1.700,00. Vale uma pesquisa antes de comprar.

  • Wagner Lima
    2014-09-11T10:40:04

    olha a Motorola agora comprada pela le novo ta muito bem de atualizações eu tenho um moto E, e um lg g2 o meu g2 não troco por nada a câmera bateria e tela fora o resto são poderosos da de mil a zero na concorrência. Mais ai vem um porém as atualizações da LG tão devagar quase parando se vc não liga para atualizações ...Olha o kitkat so apareceu no meu lg em julho e olhe que foi lançado aqui no brasil em Abril