Celular

NOTA tt
8.2

Review LG Optimus 4X HD

Para quem busca um aparelho top de linha e não quer gastar tanto com Galaxy S3 ou o novo Galaxy Note 2, o LG Optimus 4X HD chega para ocupar esse posto. O aparelho é um quad-core Android 4.0 (com previsão de atualização para 4.1 Jelly Bean).

Rodrigo Bastos
por
em

Fazer o review do Optimus 4X HD em primeira mão não foi uma missão fácil, mas o TechTudo se antecipou ao lançamento oficial e destrinchou o primeiro quad-core da LG. O smartphone já era esperado para entrar na disputa com os concorrentes disponíveis no Brasil e no geral, o aparelho traz um belo conjunto entre hardware e software para atender aos usuários mais exigentes. Confira:

O LG Optimus 4X HD é o primeiro quad-core da empresa lançado no Brasil (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Optimus 4X HD é o primeiro Android quad-core da LG lançado no Brasil (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)


Design  

O Optimus 4X HD se mostra ainda mais fino que o seu concorrente, e com um melhor grip na parte traseira. Sua tela de 4.7 polegadas (0.1 menor que os 4.8 polegadas do Galaxy S3), atrai os olhares por onde passa.

O Optimus 4X HD lado a lado com o seu concorrente direto: O Galaxy S3 da Samsung (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Optimus 4X HD lado-a-lado com o seu concorrente direto: o Galaxy S3 da Samsung (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Suas laterais ganharam um melhor acabamento, deixando o aparelho com uma cara de "premium". Na parte traseira, a sua carcaça é toda de plástico, como a do seu concorrente. O diferencial são as suas ranhuras, que o deixa com uma melhor "pegada". O acabamento lembra muito o trabalho que foi feito com a terceira geração do LG Prada.

Hardware  

A combinação de seu processador quad-core de 1,5 GHz e chip gráfico Tegra 3 da NVIDIA, junto com a memória RAM de 1 GB e sua ótima tela True-HD IPS LCD, com resolução de 1280 x 720 e sua densidade de 312 (ppi) com Gorilla Glass, colocam o aparelho na relação dos melhores do mercado. Tanto para conteúdo multimídia como para jogos.

Um smartphone fino e compacto com um belo acabamento (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Optimus 4X HD é um smartphone fino e compacto com belo acabamento (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

O 4X HD não perde em nada no quesito hardware se comparado com o Galaxy S3. Tendo em sua tela o ponto forte do conjunto, ele até supera em brilho e com melhores ângulos de visão. A bateria é tão boa quanto a do S3, com seus 2.150 mAh, que entrega uma autonomia muito boa. Mesmo com o uso "pesado", dura em média o dia todo sem pedir carga.

O aparelho chega com 16 GB de memória interna (sendo 12 GB livres), e com opção para expansão com cartões microSD. O chip ou "SIM card" continua com o padrão antigo (nada de nano ou microSIM). 

Tabela Optimus 4x HD (Foto: TechTudo)Tabela comparativa com o Optimus 4X HD (Foto: Arte/TechTudo)


Software  

O UI 3.0 é o nome dado à interface que troca a cara do Android nos smartphones da LG. Alguns usuários poderão se sentir meio perdidos nos primeiros contatos com o aparelho, mas nada que venha a atrapalhar a usabilidade do mesmo.

O aparelho chega com a versão Android 4.0.3 (Ice Cream Sandwich) e tem planos de receber a atualização para a 4.1 Jelly Bean ainda esse ano ou no início de 2013.

Quick Memo, Android 4.0.3 e UI 3.0 da LG combinados entregam uma boa experiência para o usuário (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Quick Memo, Android 4.0.3 e UI 3.0 da LG combinados entregam uma boa experiência final para o usuário no Optimus 4X HD (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

O Quick Memo, é a grande novidade por trás do UI 3.0, com um atalho na janela de notificações, o usuário só precisa clicar nele para que a tela do aparelho "congele" e abra as opções das canetas para anotações por cima de qualquer tela (no navegador, dentro de apps ou nos e-mails).

A conectividade do smartphone é bem interessante. Ele vem com Wi-Fi, Bluetooth 4.0, A-GPS, MHL, DLNA pelo app Smart Share e o NFC, que funciona muito bem com as Smart Tags que a LG incluiu nos acessórios do aparelho (tag carro e escritório).

App "LG SmartWorld" é a loja própria da empresa para aplicativos Android. Nela, o usuário encontra alguns apps que são originalmente pagos no Google Play Store, mas com a parceria da empresa, acabam saindo de graça.

Player multimídia ganha uma interface parecida com o YouTube, com preview da linha do tempo do vídeo (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)O Optimus 4X HD possui player multimídia com interface parecida com o YouTube, com preview da linha do tempo do vídeo (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Na parte multimídia o player suporta muito bem vídeos em formato DviX/Xvid e MKV ambos em qualidade Full HD (1080p). Uma nova ferramenta interessante no player é a opção de se dar zoom na imagem em qualquer parte do filme. A interface do "preview" ganhou uma cara de YouTube, ao ativá-la, o usuário consegue visualizar as imagens em qualquer parte da linha do tempo do arquivo que está rodando na tela.

Câmera  

O sensor da câmera de 8 megapixels entrega todas as ferramentas padrões do Android ICS, como as fotos panorâmicas, disparo contínuo, e o HDR. O Time Machine também é um "plus" da câmera: quando habilitado, o recurso captura frames antes mesmo da própria foto ser clicada.

Galeria de imagens do LG Optimus 4X HD (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Galeria de imagens do LG Optimus 4X HD (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

As imagens ficam muito boas ao ar livre e com boa luz, e o foco é muito bom para captura de fotos, mas em vídeos ele apresenta alguns bugs na procura do foco. Não se pode contar muito com o flash da câmera para fotos com pouca ou nenhuma luz, já que parece faltar força. Tirando o problema do foco, a captura de vídeo é muito boa e funciona muito bem em HD (720p) ou no modo Full HD (1080p), ambos com 30 fps.

Custo-benefício

Para quem busca um aparelho top de linha e não quer gastar tanto com Galaxy S3 ou o novo Galaxy Note 2, o LG Optimus 4X HD chega para ocupar esse posto. Um quad-core com Android 4.0 (com previsão de atualização para 4.1 Jelly Bean), custando em média R$ 1.699. Com melhorias em sua interface e uma mistura de um smartphone compacto, fino, rápido para qualquer tipo de trabalho ou jogo, ela acaba sendo uma escolha bem interessante para o consumidor.

Ficha técnica

 Sistema Operacional Android 4.0.3 (Ice Cream Sandwich)
 Tela 4,7 True-HD IPS LCD (1280 x 720)
 Processador NVIDIA Tegra 3 - 1.5 GHz quad-core
 Câmera1,3 e 8 megapixels com flash LED
 Memória interna 16 GB (com expansão com slot para microSD)
 Memória RAM 1 GB
 Bateria 2.150 mAh
 NFCSim
 Dimensões 132,4 x 68,1 x 8,9 mm
 Peso 133 g


Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
9
Desempenho
7
Tela
9
Câmera
7
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Ótima Tela;
  • Boa bateria;
  • Quick Memo;
  • Preço interessante.

Contras

  • Câmera mediana;
  • Falta do controle de brilho;
  • Alto-falante.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares