Celular

NOTA tt
8.2

Review LG Optimus G Pro

No geral, o LG Optimus G Pro é top. Ele é leve, elegante, tem uma excelente tela, uma boa autonomia de bateria, é rápido, roda qualquer vídeo (com legendas) e tem uma bela suíte de aplicativos. Confira o review.

Fabrício Vitorino
por
em

Fazer o review do LG Optimus G Pro parece tarefa difícil, mas não é. Afinal, o foblet da sul-coreana ainda é um dos aparelhos mais completos, velozes e versáteis do mercado. Tem um preço bem atrativo, levando-se em consideração os rivais e suas configurações. E ainda tem a vantagem de uma tela realmente grande, com imagem impecável – ainda que, para uns, o tamanho possa ser considerado um ponto negativo. 

LG Optimus G Pro: foblet impressiona pela velocidade. E pelo tamanho... (Foto: TechTudo / Luciana Maline)LG Optimus G Pro: foblet impressiona pela velocidade. E pelo tamanho... (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Hardware

Para começo de conversa, é preciso saber o poder que temos em mãos: uma tela Full HD 5,5 polegadas, 2 GB de RAM e um processador Qualcomm Snapdragon 600 quad-core de 1,7 GHz. Para se ter uma ideia, o Galaxy S4 roda o mesmo Snapdragon 600, só que a 1,9 GHz. O aparelho vem com 16 GB de memória interna, com entrada para cartão microSD. Ele conta ainda com uma câmera de 13 megapixels e uma respeitável bateria de 3.040 mAh, o que garante uma autonomia maior do que a maioria dos rivais - ainda que estes tenham telas menores e configurações mais modestas.

LG Optimus G Pro sai da caixa: configurações de respeito (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)LG Optimus G Pro sai da caixa: configurações de respeito (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)



Design e usabilidade

O Optimus G Pro vem em uma caixa elegante, com detalhes prateados, e chama atenção assim que a tampa é retirada. Ao lado do G Pro, seu smartphone vai virar uma criança. E essa sensação vai te acompanhar sempre: seja ao assistir a um vídeo no metrô, puxar o celular para atender uma ligação, tirar uma foto, jogar ou ainda digitar algum texto, o top da LG chama atenção.

G Pro chega com estilo: detalhes da caixa (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)G Pro chega com estilo: detalhes da caixa (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


No entanto, a mesma tela que enche de orgulho pode afastar muita gente. “Eu, hein...” e “O que é isso? Um tablet?” são alguns dos comentários que você pode ouvir. Mas tudo bem, afinal, nenhum smartphone agrada a todos mesmo. Basta se acostumar com a pegada do aparelho – tenha você mãos grandes ou pequenas – que voltar para os smartphones tradicionais vai ser um processo sofrido.

G Pro (3º de cima para baixo) com rivais iPhone 4, S4, Nexus 7 e iPad 3 (Foto: TechTudo / Luciana Maline)G Pro, o terceiro de cima para baixo, com rivais iPhone 4, Galaxy S4, Nexus 7 e iPad 4 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O Optimus G Pro tem apenas um botão central físico. Ambos os laterais (voltar e menu) são virtuais e permanecem apagados. Na base, o conector microUSB (para recarga e dados) e o microfone. No topo, outro microfone e um sensor infravermelho (sim, aparelhos modernos têm isso). 

Em suas laterais, o G Pro traz, à direita, o botão liga e desliga. À esquerda, os mais legais do aparelho: o volume e o botão de atalhos, que vem pré-configurado de fábrica para acessar o QuickMemo (do qual falaremos mais adiante), mas pode ativar o que você quiser. Na traseira, o G Pro exibe sua câmera (com um visual bem simplório) e o flash LED, além das ranhuras do alto-falante.

Detalhe do botão liga / desliga do LG Optimus G Pro (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)Detalhe do botão liga / desliga do LG Optimus G Pro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)



Botões "quick memo" e "volume" do LG Optimus G Pro (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)Botões "quick memo" e "volume" do LG Optimus G Pro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Aliás, a traseira tem a “assinatura” da LG: o padrão “pixelado”, recheado de quadradinhos, emprestado do Nexus 4 (que também é da LG). Sobre isso, aliás, muita gente elogia o acabamento do aparelho feito em parceria com o Google, um enorme vidro. O G Pro, no entanto, traz uma tampa traseira de plástico. O vidro pode ser mais elegante e nobre, mas quebra com facilidade e é um problema caro trocá-lo. O plástico, por sua vez, é mais resistente, embora seu encaixe – com puxadores “à unha” – seja irritante e dê uma sensação eterna de “agora ele quebra”.

Detalhe do acabamento traseiro, câmera e flash LED do G Pro (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)Detalhe do acabamento traseiro, câmera e flash LED do G Pro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Uma vez aberta a tampa (não, ela não quebrou...), vemos a enorme bateria, os contatos NFC e os slots para microSIM e microSD. Aliás, esse padrão de “esconder” os chips é uma tendência da qual apenas Sony e Nokia vêm fugindo, eventualmente, com slots de abertura laterais, que facilitam a colocação e a retirada dos chipzinhos. Ou seja, no caso do G Pro, cada vez que você precisar trocar ou tirar um dos chips, lá vamos nós estalar a tampa traseira de novo…

Bateria, sensores e slots de chips do G Pro (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)Bateria, sensores e slots de chips do G Pro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Usar o G Pro é o grande "X" da questão. Mãos grandes irão se acostumar rápido e, praticamente, não irão sentir a diferença. Mãos menores, no entanto, precisarão de um tempo de adaptação. Mas esse, afinal, é o grande barato dos foblets: ter uma experiência semelhante a dos tablets sem abrir mão da portabilidade e da funcionalidade dos smartphones.

Uso do G Pro com as duas mãos para os "menores"  (Foto: TechTudo / Luciana Maline)Uso do G Pro com as duas mãos para os "menores" (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Pegada do G Pro: plástico é menos "ensaboado" que vidro (Foto: TechTudo / Luciana Maline)Pegada do G Pro: plástico é menos "ensaboado" que vidro (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para os puristas, o G Pro vem de fábrica com um excelente par de fones de ouvido. O QuadBeat Pro é equilibrado e tem um acabamento que funciona surpreendentemente bem como isolante passivo de ruídos. O cabo flat (estilo macarrão) é garantia de durabilidade e resistência. Enfim, não vai deixar nada a desejar às marcas top disponíveis. O único ponto negativo é o detalhe LG, no maior estilo "cheguei", exatamente no tampo dos fones. 

Detalhe do fone de ouvido do G Pro: som nota 10, acabamento duvidoso... (Foto: TechTudo / Luciana Maline)Detalhe do fone de ouvido do G Pro: som nota 10, acabamento duvidoso... (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Câmera

Mas agora vamos falar de coisa boa. Vamos falar da câmera do Optimus G Pro. Ela é boa, não chega a ser excelente, mas consegue um resultado bem acima da média. Com seus 13 megapixels – e features como disparo por voz, até 20 cliques múltiplos e um HDR bem honesto, nas condições normais de iluminação - as fotos impressionam. O foco é lento (a Apple segue imbatível nisso) e o contraste é fraco (deixa alguns pontos bem esquisitos na imagem), mas o balanço de cores é bem próximo do ideal. Como toda câmera de smartphone, quando ampliadas, as fotos sofrem com ruídos. 

Foto tirada com o LG Optimus G Pro (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)Em condições ideais de luz, boa profundidade de campo e fotos ótimas (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Em ambientes escuros, o G Pro sofre um pouquinho mais. E o flash LED só ajuda quando tudo o que não está em primeiro plano é importante. Para um aparelho deste tamanho, talvez o jogo de lentes possa ser repensado, já que há (muito) mais espaço para isso. Mas, no geral, o aparelho produz fotos bem equilibradas. No comparativo com um iPhone 4S, em condições extremas de luz, o G Pro consegue maior profundidade de campo, mas o rival da Apple consegue menos chroma noise e uma maior nitidez. Ou seja, perto do gigante, o pequenino ainda faz bonito nas fotos. 

À esquerda, foto do iPhone 4S; à direita, foto em condição extrema do G Pro (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)À esquerda, foto do iPhone 4S; à direita, foto em condição extrema do G Pro (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)


A câmera do G Pro tem alguns recursos, como o filtro de imperfeição (que corrige a pele) e usar a frontal e a traseira ao mesmo tempo, fazendo uma esquisita montagem com o fundo, da câmera principal, e seu rosto, da câmera secundária. Aliás, esta é um dos pontos baixos do aparelho. Apesar de ter 2,1 megapixels e ser Full HD, as imagens parecem VGA, dada a pobre qualidade de captação. O aparelho também faz fotos panorama, em excelente qualidade, aliás.

Quando o assunto é vídeo, o G Pro surpreende: o som é ótimo (os filtros de ruído da LG vão muito bem, obrigado) e o foco fica mais rápido do que a média – o que é bem intrigante. A 1080p, se você tiver a mão firme, os vídeos saem com uma qualidade excelente. Mas basta a luz não ser favorável para o simples jogo de lentes começar a bater pino de novo…

Tela e interface

Da tela não é preciso falar muito. São 5,5 polegadas, operando na resolução de 1920 x 1080, com cores vivas, brilho equilibradíssimo e resposta rápida – que às vezes dá até a impressão de que você nem precisou tocar a tela. O aparelho é quase “borderless”, ou seja, sem bordas. E o painel IPS é o responsável pelas imagens nítidas não importa o ângulo do qual você observe.

Tela grande o suficiente para executar versões "full" dos sites (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)Tela grande o suficiente para executar versões "full" dos sites (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)




Tela original com os aplicativos nativos da LG no G Pro (Foto: Reprodução / Fabrício Vitorino)Tela original com os aplicativos nativos da LG no G Pro (Foto: Reprodução)

O aparelho conta ainda com recursos “tela inteligente”, que a deixa ligada quando o aparelho detecta seus olhos, e “vídeo inteligente”, que pausa o mesmo quando você desvia o olhar.

O LG Optimus G Pro vem de fábrica com Android 4.1.2, o Jelly Bean, alterado pela fabricante para trazer os aplicativos nativos, no pacote chamado Optimus UI. Os apps são separados por abas: nativos, downloads e widgets, otimizando bastante o espaço. 

Versão do Android e ferramentas de bateria do G Pro (Foto: Reprodução / Fabrício Vitorino)Versão do Android e ferramentas de bateria do G Pro (Foto: Reprodução)


No pacote LG, destaque para três aplicativos: o LG Backup, que faz exatamente aquilo que propõe, o Quick Remote, que transforma o foblet em um controle remoto universal (funcionou em todos as TVs, DVDs e etc. testados) e o QuickMemo, o mais legal de todos. Ao iniciá-lo, você pode escrever recados rápidos na tela e salvá-los, de modo a não perder nada – como o telefone de alguém com quem está conversando, por exemplo, ou comentários sobre uma apresentação ou foto.

QuickRemote: seu foblet poderoso vira um...controle remoto! (Foto: Reprodução / Fabrício Vitorino)QuickRemote: seu foblet poderoso vira um...controle remoto! (Foto: Reprodução)


QuickMemo: você pode anotar a tela e depois salvar apenas apertando um botão (Foto: Reprodução / Fabrício Vitorino)QuickMemo: você pode anotar a tela e depois salvar apenas apertando um botão (Foto: Reprodução)


Ainda sobre a interface do LG Optimus G Pro, vale a pena uma dica: a primeira coisa que você deve fazer é trocar o teclado virtual nativo, que é bem ruim – pouca sensibilidade, teclas mal posicionadas, demora no tempo de resposta e autocorretor que vai te colocar numa fria logo, logo. O mais popular do mercado, SwiftKey, funciona que é uma maravilha no foblet. Talvez por isso muita gente sinta falta de uma caneta stylus, como no rival Galaxy Note 3, da Samsung. Mas temos que concordar: esse negócio de canetinha já era, né? Para que ter uma, se você irá perdê-la em dois tempos? Dá para fazer tudo com os dedos. Trocando-se o teclado, claro…

Mais funções do G Pro: NFC, Miracast e opções para uso com uma das mãos (Foto: Reprodução / Fabrício Vitorino)Mais funções do G Pro: NFC, Miracast e opções para uso com uma das mãos (Foto: Reprodução)



Conclusão

Com seu hardware de respeito e um sistema operacional redondo, o Optimus G Pro entrega velocidade, conforto e segurança. O aparelho roda multitarefa tranquilamente – é possível ver um vídeo Full HD enquanto lê um documento ou navega pela Internet. De fato, nos testes feitos com o AnTuTu Benchmark, o G Pro ficou praticamente empatado com gente grande como o Galaxy S4 (quad) e bem à frente do rival Galaxy Note 2

Para quem procura um aparelho versátil (e grande), o G Pro é ótima opção (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)Para quem procura um aparelho versátil (e grande), o G Pro é ótima opção (Foto: TechTudo / Fabrício Vitorino)


No geral, o LG Optimus G Pro é top. Ele é leve, elegante, tem uma excelente tela, uma boa autonomia de bateria, é rápido, roda qualquer vídeo (com legendas), tem uma bela suíte de aplicativos. Sua câmera, no entanto, não é excepcional, mas não vai te deixar na mão.

Embora não figure como tal no mercado (com seu preço entre R$ 1.500 e R$ 2.000), trata-se de uma excelente opção de aparelho poderoso que substitui seu tablet, seu e-reader, sua câmera fotográfica compacta e ainda faz e recebe ligações. O difícil mesmo é evitar que seu aparelho vire “cobaia” para ver quem tem mão grande e mão pequena.

* Colaboraram Anna Kellen Bull, Luciana Maline e Bruno Alves



Nota TechTudo

NOTA tt
8.2
Design
7
Desempenho
9
Tela
10
Câmera
7
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Ótimo desempenho geral
  • Tela IPS Full HD com imagem perfeita
  • Bateria com durabilidade surpreendente
  • Bons aplicativos nativos
  • Fones de ouvido de excelente qualidade
  • Preço bem abaixo da média

Contras

  • Design simplório, "emprestado" dos rivais
  • Câmera mediana
  • Teclado nativo atrapalha bastante
  • Falta de caneta Stylus
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Hidalgo
    2014-07-03T22:09:02

    Lg Optimus G Pro,pra mim um excelente aparelho só não dou nota 10 devido a demora da LG nas atualizações,fora isso:Excelente fluídez,excelente câmera (apesar de falarem que não é boa eu coloquei lado a lado com o s4 e não senti quase nenhuma diferença) excelente recursos como o quick e o infravermelho,ceita cartão SD (compre classe 10 que jamais o aparelho irá travar) UI da LG não é pura como dos nexus mais vc se acostuma pois é fluida e agradável e não trava como a touchwiz,design pra mim não é "cópia" tem o seu charme original o led por exemplo é no botão sensacional pra mim nota 10 G PRO!

  • Diego Hidalgo
    2014-07-03T22:07:12

    Lg Optimus G Pro,pra mim um excelente aparelho só não dou nota 10 devido a demora da LG nas atualizaceita cartão SD (compre classe 10 que jamais o aparelho irá travar) UI da LG não é pura como dos nexus mais vc se acostuma pois é fluida e agradável e não trava como a touchwiz,design pra mim não é "cópia" tem o seu charme original o led por exemplo é no botão sensacional pra mim nota 10 G PRO!ações,fora isso:Excelente fluídez,excelente câmera (apesar de falarem que não é boa eu coloquei lado a lado com o s4 e não senti quase nenhuma diferença) excelente recursos como o quick e o infravermelho,

  • Juliano Lacerda
    2014-03-13T23:09:43

    Comprei o LG G PRO e estou na expectativa dele chegar, pesquisei muito e acho que foi um belo investimento! Parabéns a equipe do TechTudo, fizeram uma excelente matéria sobre o aparelho

  • Jhony Silva
    2013-10-17T21:28:23  

    nem o lg e s4 e note3 pate o podero iphone5

    recentes

    populares

    • Jhony Silva
      2013-10-17T21:28:23  

      pate, patê, purê ?? podero, pandeiro ?? tá ( SERTO )

    recentes

    populares

    • Jhony Silva
      2013-10-17T21:28:23  

      pate ? patê ? purê ?? sai daí jon jon

  • Gilberto Maia
    2013-12-03T09:44:24

    esse celular e melhor que o s4 porque,o g pro nao a bateria e melhor e tela da lg e superior a super amoled.

  • Áquila Busman
    2013-10-17T15:35:44  

    Ta aí um aparelho sem personalidade. Vejam que a traseira é extremamente parecida com a do S3, e de frente parece com o Galaxy Note 2, até adotou o botão físico tradicional da concorrente... Mais fora isso, deve ser um bom aparelho...

    recentes

    populares

    • Áquila Busman
      2013-10-17T15:35:44  

      realmente parece um S3 vitaminado,mas é um ótimo aparelho...alguém sabe se tem CM para ele?

  • Leonardo Melo
    2013-10-18T09:02:39  

    Excelente post, pena que esse telefone é um LG. Quem ja teve LG sabe o que estou dizendo, eles prometem mais do que realmente fazem, A LG há tempos vem tentando se equiparar ao S4 e Iphone 5 para entrar no mercado dos maníacos por telefones top de linha. Mais ao meu ver ainda estão longe de conseguir, mais sinceramente, quem tem R$1500 reais compra um Iphone 5 importado e quem tem R$ 2000 já compra o 5 s. Então qual a vantagem de comprar um smart desses? Nenhuma né? Isso ai para entrar no mercado tinha que vir no máximo por 1300 reais.

    recentes

    populares

    • Leonardo Melo
      2013-10-18T09:02:39  

      Cara, não compara phablet com iphone. publicos diferentes, quem quer tela grande não quer nem saber de um telefone com tela de 3.5 ou 4 pol...parece coisa de criança...e o LG é um belo celular, hoje fiquei fuçando num o dia inteiro...cara...é de respeitar o bicho..a tela tem uma bela imagem e o snap 600 roda tudo que tem por aí com folga

  • Erutan
    2013-10-18T02:37:29

    Nesse app de controle remoto do S4...WatchOn...Não consigo localizar a GVT e mesmo tendo a marca do aparelho lá não funciona muito bem com o receptor da GVT. Uma lástima...

  • josé pereira
    2013-10-18T01:54:36

    bate de frente com o optimus prime, principalmente no tamanho, daria uma ótima briga.

  • João Carvalho
    2013-10-17T23:51:16

    A versão dual chip dele está por R$ 1.055,12 no site "Barato Descontos".

  • Adair Filho
    2013-10-17T20:08:10  

    A VANTAGEM QUE EU VI NESTE TROÇO AI É QUE ELE PODE SER USADO NO PROTESTO PRA QUEBRAR VIDRAÇA DE BANCO

    recentes

    populares

    • Adair Filho
      2013-10-17T20:08:10  

      Aldair, kkkkkkkkk, quer dizer que o "troço"serve como tijolo? kkkkkkkkk rindo muito aqui.... troço kkkkk

  • Joao Santos
    2013-10-18T09:40:55

    bom dia,gostaria de saber como posso fazer para enviar fotos e musicas do pc para lg optimus g

  • Juliana Fernando
    2013-10-17T20:11:20

    Review legal, apenas tendencioso na parte da câmera (leia-se iPhone)

  • Marcelo Júnior
    2013-10-17T21:34:44

    No metrô? Só se for no Canadá ou Europa

  • Caio Pinho
    2013-10-17T17:00:29

    Não sou fã da LG, mas amei o p LG Pro G

  • Caio Pinho
    2013-10-17T16:59:43

    Temos que saber diferenciar um smartphone de um phablet (S4 x Note3).

  • Joao Santos
    2013-10-17T16:17:43

    Legal. Mas o Top do momento é o Note 3, não o S4. Então compararam com um segundo lugar não com o primeiro do ranking atual.

  • Ruan Santos
    2013-10-17T16:56:18

    Mais ou menos, mais ou menos !