Jogos casuais

NOTA tt
7.5

Review Little Big Planet 3

Com novidades pontuais, poucas melhorias visuais e uma campanha curta, LittleBigPlanet 3 é charmoso, mas pouco ambicioso. Definitivamente, a obra da Sumo Digital não demonstra o verdadeiro potencial do mascote no PS4!

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

LittleBigPlanet 3 traz a nova aventura de Sackboy, o carismático mascote da Sony, ao recente console de mesa da companhia. Lançado exclusivamente para PlayStation 3 e PlayStation 4, o título marca a estreia da Sumo Digital à frente da franquia e também introduz personagens inéditos para brindar a primeira aparição do boneco de pano na nova geração. Confira agora as nossas impressões sobre o criativo game de plataforma.

LittleBigPlanet 3: trailer criativo revela novos personagens do jogo

LittleBigPlanet 3 (Foto: Divulgação)LittleBigPlanet 3 (Foto: Divulgação)


Caras novas

LittleBigPlanet 3 apresenta uma campanha extremamente curta, talvez a mais fraca e genérica da série até o momento. A história começa com Newton, um personagem com cabeça de lâmpada, que se aproveita da boa vontade de Sackboy para trazer três titãs sagrados de volta à vida.

Contudo, Newton acaba sendo possuído pelos espíritos maléficos dos titãs, que vão fazer de tudo para destruir Bunkum, o paraíso da imaginação. A partir daí, Sackboy precisa ressuscitar três heróis lendários para evitar que cada partícula do planeta seja extinta.

Estamos nos referindo, é claro, às inéditas “sack-coisas” jogáveis. Cada personagem é responsável por trazer movimentações e habilidades diferenciadas, que possibilitam novas formas de interação.

Entre as opções, podemos destacar OddSock, sem dúvida o mais divertido de controlar. O cachorro feito de pano é demasiadamente rápido e consegue alcançar grandes distâncias em poucos segundos, graças aos seus saltos acrobáticos.

OddSock em ação com sua skin de cachorro da raça pug (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)OddSock em ação com sua skin de cachorro da raça pug (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Além do cão de estimação de Sackboy, há também outros dois personagens: Toggle, uma caricata figura capaz de mudar sua forma física, e Swoop, um pássaro que voa pelos cenários sem qualquer restrição.

Como a campanha vai direto ao ponto e pode ser concluída em uma única jogatina, dificilmente você terá muitas oportunidades de utilizar os heróis coadjuvantes. É uma pena que eles sejam pouco explorados, visto que suas habilidades conseguem diversificar o gameplay.

Entretanto, agora os estágios são uma espécie de mundo aberto, no qual o jogador pode perambular à vontade para realizar tarefas e coletar stickers escondidos. Algumas passagens secretas só podem ser alcançadas por determinado personagem, portanto, para fechar uma fase em 100%, será preciso revisitá-la com os amigos de Sackboy.

Sackboy fazendo pose e sorrindo (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Sackboy fazendo pose e sorrindo (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

As novidades não param por aí: o icônico boneco de pano também conta com novos apetrechos, que agora ficam armazenados em seu “Sackpocket”. Ao pressionar o botão círculo do DualShock 4, você pode acessar o seu arsenal de equipamentos, incluindo o inusitado óculos que cospe esferas de teletransporte.

Lapidando novos mundos

A fiel comunidade de jogadores tem motivos para comemorar. Se antes só era possível trabalhar com três camadas de profundidade, o terceiro game da série destinado aos consoles de mesa suporta atualmente 16 planos de profundidade.

O novo recurso possibilita criações muito mais complexas e ricas em termos de conteúdo. Além disso, você pode acrescentar obstáculos realmente desafiadores em suas próprias obras.

Agora, há um modo campanha focado unicamente em explicar como funciona o escabroso sistema de criação. Na verdade, o modo é um tipo de tutorial mais interativo e dinâmico, e menos entediante do que o normal.

LittleBigPlanet conta com um sistema de criação muito mais rico (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)LittleBigPlanet conta com um sistema de criação muito mais rico (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Embora esteja mais fácil compreender as ferramentas, os níveis explicativos mais avançados da “Popit Academy” podem assustar diversos jogadores, já que oferecem um vasto catálogo de itens e inúmeras possibilidades. Durante os tutoriais, o jogo ainda proporciona alguns desafios de tempo, visando acelerar o processo de aprendizado do novato desenvolvedor.

LittleBigPlanet 3 é um game essencial para quem nunca teve a oportunidade de se aventurar pelos charmosos mundos da série. Através do menu da comunidade, você pode acessar a extensa lista de fases criadas para os títulos anteriores. Isso significa que é possível jogar milhões de criações clássicas, além das novidades que surgem diariamente.

Little"Bug"Planet 3

Olhando em retrospectiva, o novo jogo da franquia talvez seja o lançamento deste ano com o maior número de problemas. E olha que a concorrência de jogos bugados está acirradíssima, principalmente neste final de semestre.

Jogar mundos concebidos para o segundo LittleBigPlanet, por exemplo, pode dar bastante dor de cabeça, Pelo visto, a portabilidade não foi executada de forma correta, o que faz com que nossos personagens fiquem literalmente travados em um obstáculo ou sintam extrema dificuldade em passar por etapas com mais de uma camada de profundidade.

Sackboy fugindo dos bugs e glitches (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Sackboy fugindo dos bugs e glitches (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Isso não é tudo. Durante o nosso período de testes, presenciamos alguns glitches bem bizarros, como por exemplo, quando o respawn misteriosamente deixar de funcionar, ou o “SackPocket” ficar inacessível e por aí vai.

Algumas lentidões ocasionais também frustram a experiência cooperativa e podem até fazer o seu console travar, acredite ou não. Também nos deparamos com problemas de arquivos corrompidos, o que acabou resultando em saves perdidos.

EscreverTudoJuntoTambémÉCriativo, não?

No quesito visual, LittleBigPlanet 3 impressiona pelo trabalho de arte e, é claro, pela criatividade. As fases são abarrotadas de cores vivas e objetos cartunescos e hilários. Assim como Sackboy, seus companheiros de aventura são bem modelados, carismáticos e fofos.

É difícil não simpatizar com o charme da franquia. Os ambientes são variados e dificilmente você irá se deparar com obstáculos semelhantes. No entanto, mesmo que o jogo use e abuse de cenários inventivos e diversificados, a sensação é de que a obra da Sumo Digital está longe de ser digna da nova geração.

Os três novos heróis da aventura (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Os três novos heróis da aventura (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

As diferenças entre as versões de PlayStation 3 e PlayStation 4 são sutis e você dificilmente vai notar algo além de texturas um pouco mais caprichadas e efeitos de iluminação levemente repaginados. O game de PS4 é superior sim, isso é fato. Contudo, não exibe características visuais de nova geração.

Com relação a parte sonora de LBP3, podemos dizer que pouca coisa mudou. As canções alegres ditam o tom descontraído do game e continuam excelentes. A Sumo Digital soube manter o feeling característico criado pela Media Molecule, criadora da série e subsidiária da Sony, em termos de qualidade sonora.

Conclusão

LittleBigPlanet 3 é charmoso, mas não tão ambicioso quanto deveria. Definitivamente, a obra da Sumo Digital não demonstra o verdadeiro potencial do mascote no PS4. Com novidades pontuais, poucas melhorias visuais e uma campanha curta, a primeira aparição de Sackboy na nova geração talvez não seja do jeito que os fãs almejavam.


Vale a pena comprar o Playstation 4?
 Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.5
Gráficos
7
Jogabilidade
7
Diversão
7
Som
9

Prós

  • Novos personagens
  • Jogatina mais diversificada
  • Tutoriais dinâmicos
  • Estágios criativos
  • Milhões de fases
  • Ferramentas inéditas de criação
  • Atuações hilárias de Sackboy

Contras

  • História curta e pouco envolvente
  • Falhas de desempenho
  • Visual não faz jus à nova geração
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares