De um modo geral, o Logitech Wireless Illuminated Keyboard K800, da Logitech, é um ótimo teclado. É bonito, wireless, leve e apresenta ótimos recursos, no entanto, é bem caro – custa cerca de R$ 400 no Brasil.
No mercado, existem outras opções similares pela metade e, até mesmo, por um terço do preço. Mas quem puder pagar pelo K800, com certeza não vai se arrepender. Ele, de fato, cumpre bem as expectativas.

Design
Com um design elegante, o K800 “cai bem” em qualquer escrivaninha, seja plugado em um desktop ou em um notebook, como alternativa às teclas minúsculas dos teclados dos laptops.
O seu charme se dá, principalmente, por três detalhes: primeiro, pela sua espessura bem fina. Segundo, por uma tira pequena e clara que envolve sua borda exterior. E terceiro, por um acabamento de plástico preto brilhante que faz contraste com o preto fosco do restante do teclado.
Além de bonito, é super fácil de armazená-lo. Isso porque, quando não está sendo utilizado, é possível colocá-lo em pé para liberar espaço na mesa.
Iluminação
A iluminação é, com certeza, o ponto forte do K800. Um sensor de movimento detecta a aproximação das mãos e mantém as teclas acesas conforme a necessidade da luz ambiente, isto é, quanto mais escuro, mais iluminado fica o teclado.
Caso queira, o usuário pode ainda ajustar a intensidade da luz de fundo ou optar por mantê-la sempre acesa ou apagada. Mas é claro que o consumo da bateria é afetado por essas escolhas.

Bateria
A duração da bateria é alta. Durante o teste, o TechTudo utilizou o K800 12 horas por dia durante cinco dias e não foi preciso carregá-lo.
Além disso, mesmo descarregado, ele não te deixa na mão. Isso porque é possível digitar durante o recarregamento. Para a recarga completa, é necessário manter o cabo mini USB conectado por cerca de cinco horas.
Caso o usuário não queira recorrer ao cabo, existe a opção de alimentá-lo com duas pilhas AA. No entanto, o acesso ao compartilhamento das pilhas não é feito por meio de uma tampa de encaixe, e sim, por um parafuso, o que torna a ação mais trabalhosa.

Teclas
Em primeiro lugar, as teclas do K800 estão arrumadas nas posições esperadas, o que facilita na hora da digitação. Além disso, elas são macias, silenciosas, apresentam resposta precisa.
Outro fator interessante das teclas é o formato de suas bordas, que são arredondadas e, com isso, fazem com que os dedos passem de uma para outra rapidamente.
Por fim, o K800 ainda apresenta 12 teclas que funcionam como atalhos – de e-mail, visualização da bateria, etc. Para acioná-las, é só clicar no botão FN, que fica entre Alt e Ctrl direitos. Esse tipo de recurso oferece ainda mais agilidade ao usuário.

Sistema Unifying
Para facilitar a vida dos consumidores, a Logitech desenvolveu um conector USB que é capaz de integrar os demais aparelhos sem fio. Basta fazer o download do software. Ele irá rastrear os demais dispositivos wireless, no entanto, são funciona com periféricos da Logitech.
Ao todo, esse sistema, batizado de Unifying, pode “captar” seis aparelhos ao mesmo tempo. Para os usuários com portas USBs limitadas, esse recurso é um verdadeira “mão na roda”.
Considerações Finais
Não existem dúvidas que o K800 é um ótimo teclado! Com um visual agradável, ele é leve, sem fio, fácil de armazenar e ainda oferece uma sensação fantástica ao digitar. Contudo, peca um pouco pelo preço e, com isso, atinge a um público restrito, afinal não é todo mundo que pode e/ou pretende gastar R$ 400 em um teclado.