Computadores

NOTA tt
9.0

Review Logitech Wireless Solar Keyboard K760

Além de funcionar via Bluetooth, ele dispensa qualquer tipo de fio ou cabo para recarga: o aparelho conta com células fotosenssíveis e funciona à base de energia solar ou luz artificial.

Taysa Coelho
por
em

O teclado Logitech Wireless Solar Keyboard K760 foi desenvolvido para remeter ao máximo possível os periféricos desenvolvidos pela Apple. Além de funcionar via Bluetooth, ele dispensa qualquer tipo de fio ou cabo para recarga: o aparelho conta com células fotosenssíveis e funciona à base de energia solar ou luz artificial.

Logitech k760 (Foto: Caio Renan/TechTudo)Logitech k760 (Foto: Caio Renan/TechTudo)

O aparelho feito de plástico recoberto de pintura prata vem com um painel de recarga solar embutido na parte superior. Pesando apenas 1 Kg e tendo 31 cm de largura e 3.7 cm de espessura, ele preza pela portabilidade. Para isso, no entanto, não conta com teclado numérico e pode ser considerado pequeno para quem tem as mãos grandes. Apesar de não ter com teclas retroiluminadas - o que pode ser ruim para quem precisar escrever com pouca luz -, elas são bastante confortáveis para a digitação.

O Logitech k760 é muito leve, fino e ultraportátil (Foto: Caio Renan/TechTudo)O Logitech k760 é muito leve, fino e ultraportátil (Foto: Caio Renan/TechTudo)

Parear o aparelho com os dispositivos é uma tarefa bem fácil. Basta ligá-lo, ativar o Bluetooth e escolher um dos três canais disponíveis. Sim, é possível conectar até três aparelhos simultaneamente. E para mudar de um para outro, basta apertar uma tecla. Ou seja, o usuário pode alternar entre seu iPhone, iPad e Mac com um simples apertar de botão. Não houve qualquer dificuldade para realizar esta mudança entre aparelhos.

Existem três canais no Logitech k760 (Foto: Caio Renan/TechTudo)Existem três canais no Logitech k760 (Foto: Caio Renan/TechTudo)

Testando o Logitech Wireless Solar Keyboard K760

Testamos o dispositivo em um iPad 1, em um MacBook Pro e um Samsung Galaxy S3, apesar de constar no site do fabricante que o produto roda apenas em iPads, iOS 4.0 ou superior e OS X a partir da versão X 10.5. No iPad, conseguimos ficar a uma distância de mais de 7m e o teclado funcionou sem apresentar falhas.

Ele também foi facilmente configurado para o português no dispositivo móvel da Apple. Ao realizar o pareamento, imediatamente o teclado virtual é bloqueado. Destravá-lo, no entanto, é bem simples: basta apertar uma tecla funcional do periférico.

Medir bateria no Logitech k760 (Foto: Caio Renan/TechTudo)Tecla funcional, localizado ao lado da trava que liga e desliga o Logitech k760 (Foto: Caio Renan/TechTudo)

No caso do MacBook Pro, o periférico também funcionou muito bem. O processo de pareamento é um pouco mais complicado, porque requer um PIN e o computador demora um pouco para reconhecer o novo dispositivo. Sua configuração para o português ocorre da mesma forma que a do teclado acoplado ao computador e os acentos funcionam corretamente. É possível, assim como no iPad, aumentar ou diminuir volume e luminosidade através do K760, por exemplo. No caso do MacBook o dispositivo foi reconhecido também a uma grande distância e não apresentou falhas no processo de digitação.

O Logitech Wireless Solar Keyboard K760 foi testado ainda e reconhecido sem dificuldades em um Samsung Galaxy S3. Neste caso, também foi necesário inserir um código para que o reconhecimento do dispositivo fosse feito, mas nada complicado. No entanto, o periférico é claramente desenvolvido para dispositivos da Apple, contanto com teclas que só funcionam neles, como aquela que destrava o teclado virtual ou abre e fecha a bandeja de disco.

Parte de trás do teclado, onde fica localizado o botão para ativar o Bluetooth (Foto: Caio Renan/TechTudo)Parte de trás do teclado, onde fica localizado o botão para ativar o Bluetooth (Foto: Caio Renan/TechTudo)

O aparelho vem acompanhado por um manual disponível em quatro idiomas, incluindo o português, que explica de maneira simples como usá-lo. O próprio manual apresenta o link para o site da empresa, que oferece uma boa opção de tutoriais e dicas de uso.

Bateria

Checar a quantas anda a bateria é uma tarefa muito simples. Basta apertar a tecla F8, referente a esta função: se a luz verde piscar, você esta seguro. Se a luz for de cor vermelha, é porque a recarga se faz necessária.

Seria mais interessante se o usuário pudesse acompanhar o nível de bateria, para não ter alguma surpresa desagradável. De qualquer modo, como o teclado também é carregável por lâmpadas comuns e é improvável que alguém passe por dificuldades. Durante as horas em que foi testado, em momento algum o aparelho indicou que estava com pouca energia.

Apesar de ser uma ótima aquisição para quem acha fundamental ter um teclado sem fio para tablet ou Mac e não quer correr o risco de ficar sem bateria, o aparelho da Logitech tem um preço alto (custa, em média, R$ 379). No entanto, para quem não necessita fica a uma longa distância do aparelho e não se importa em comprar pilhas ou recarregar baterias, existem opções boas e mais baratas disponíveis no mercado.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
8
Funcionalidades
10
Desempenho
10
Custo-benefício
8

Prós

  • * Sem fio
  • * Três canais de Bluetooth
  • * À base de energia solar
  • * Funciona à grande distância
  • * Portátil

Contras

  • * Preço
  • * Não tem retroiluminação
  • * Pode ser pequeno demais
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares