Celular

NOTA tt
9.4

Review Lumia 1520

O Lumia 1520 é um aparelho gigante em tela e em configurações e tem especificações poderosas para brigar com os tops de linha. Mas será que o aparelho compensa os R$ 2.599 cobrados? Descubra no review completo do TechTudo!

Elson de Souza
por
em

O Lumia 1520 é um aparelho “extravagante” da Nokia não apenas por sua enorme tela de seis polegadas, mas também pelo processador quad-core Snapdragon 800 e a câmera PureView de 20 megapixels. Tamanha potência, porém, tem um preço: R$ 2.599. Será que vale a pena dar este valor no foblet com Windows Phone 8? Confira o review completo do TechTudo com o Nokia Lumia 1520.

Design

É inevitável. A primeira pergunta que vem à cabeça de muitos usuários ao ver o foblet da Nokia é: “É possível conviver com um telefone deste tamanho?”. Sim, é possível. No entanto, antes de comprar o Lumia 1520, o usuário precisa estar atento a alguns pontos: o aparelho, obviamente, não é tão portátil quanto a maioria dos smartphones e usuários com mãos pequenas e que usem roupas com bolsos menores tendem a ter maior dificuldade a se adaptar.

Lumia 1520 fica "apertado" no bolso (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520 fica "apertado" no bolso (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Por outro lado, a Nokia conseguiu fazer um aparelho bem mais fino do que boa parte dos modelos da linha. São 8,7 mm de espessura, bem menos que os 10,7 mm do Lumia 920, o que faz com que o foblet fique mais confortável em calças mais justas. No entanto, o 1520 perde pontos ao ser usado com apenas uma mão, já que os dedos não conseguem alcançar as extremidades da tela e fica mais difícil manter uma pegada firme no aparelho.

Lumia 1520: embora seja um aparelho fino, é difícil usá-lo com uma só mão (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520: embora seja um aparelho fino, é difícil usá-lo com uma só mão (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


No quesito resistência, é possível atribuir uma nota média. O aparelho é bem construído, com um plástico policarbonato leve e resistente, mas a enorme tela protegida “apenas” com Gorilla Glass 2, e não com a última versão, certamente vai preocupar em uma queda mais brusca. O material do 1520 peca ainda na aderência e tende a escapar com mãos suadas e úmidas. Outro fator incômodo é o relevo da câmera “olho de peixe”, que deixa o componente muito exposto na parte traseira.

Vale a pena comprar um smart com Windows Phone 8?Confira no Fórum

Tela

Equipado com um display IPS LCD com resolução Full HD (1080p) e densidade de 367 ppi, o Lumia 1520 é certamente um espetáculo para os olhos. Até os mais críticos de altas resoluções em smartphones devem reconhecer que o dispositivo da Nokia é capaz de oferecer uma qualidade fantástica em jogos e vídeos do YouTube ou Netflix. Nesse ponto, as seis polegadas mostram sua principal vantagem: tornar a visualização de conteúdo muito mais confortável do que em aparelhos menores.

Tela do Lumia 1520 tem resolução Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela do Lumia 1520 tem resolução Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Apesar disso, a tela do gadget está longe de ser perfeita. Em primeiro lugar, por conta dos incômodos reflexos em ambientes ensolarados, que são parcialmente minimizados pelo auto ajuste do smartphone. Em segundo, graças à falhas de sensibilidade ao toque do dispositivo testado, que dificultavam a tarefa de tocar e segurar em um ícone. O problema só foi minimizado ao ativar a hipersensibilidade do sistema, mas volta e meia acontecia.

Sistema operacional

O Windows Phone 8 é capaz de mobilizar uma legião de adoradores e críticos por diversos motivos, mas é inegável que o sistema evoluiu desde sua estreia no Lumia 920. Equipado com a atualização Black, da Nokia, o Lumia 1520 chega com algumas novidades às lojas. A primeira delas é a terceira coluna de Live Tiles, o que permite uma maior visualização de conteúdo do display através dos ícones atualizáveis, sem que o usuário precise ficar rolando a tela.

O foblet da Nokia traz ainda alguma boas soluções, especialmente para o uso profissional. Com o Lumia 1520, é possível editar confortavelmente documentos no Word, Excel e PowerPoint e salvar tudo no OneDrive para acessar em outro local. Uma boa ferramenta é o Nokia Beamer, com o qual é possível projetar a tela do aparelho em tempo real em computadores e outros dispositivos com acesso à Internet, mesmo à distância, tornando-se ideal para apresentações.

Lumia 1520 rodando Windows Phone 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520 rodando Windows Phone 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


No quesito apps, o sistema têm se saído melhor, mas ainda apresenta pontos fracos. Na loja do Windows Phone é possível encontrar os principais serviços do mercado, como Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp, mas as novidades demoram a chegar ou são lançadas com funções limitadas. Nos jogos, o catálogo é ainda mais restrito de boas opções, o que deve prejudicar a experiência oferecida pela telona.

 Há outro ponto em que o Lumia 1520 deixa a desejar: funções exclusivas. O aparelho da Nokia apresenta poucos diferenciais de software em relação aos outros modelos da linha, que trazem os mesmos aplicativos. Além disso, quando comparados aos concorrentes, o foblet do Windows Phone não traz uma função “matadora” como a S Pen do Galaxy Note 3 e nem permite a execução de dois ou mais apps simultâneos, desperdiçando o potencial de suas seis polegadas.

Apesar disso, o aparelho deve receber algumas novidades importantes, como a central de notificações e melhorias nas atualizações de apps, com a chegada do Windows Phone 8.1. O update é esperado para as próximas semanas, mas você pode já pode conferir o teste do TechTudo com a versão prévia do sistema.

Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Ligação sendo feita com o Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Desempenho

Além da tela, o Lumia 1520 traz configurações gigantes em seu interior. O aparelho é o primeiro Windows Phone a rodar um processador quad-core Snapdragon 800 aliado a 2 GB de memória RAM, o que pode parecer exagerado para um sistema considerado leve. No entanto, o conjunto faz com que o foblet quase não apresente as incômodas telas de “Carregando”, comuns em aparelhos mais antigos, e deve garantir um tempo maior de atualizações e bom desempenho.

Outro ponto que chama a atenção no gadget é a bateria de 3.400 mAh. Mesmo com um uso frequente e conectado à Internet, o Lumia 1520 consegue passar cerca de 12 horas sem pedir carga. Nada que se compare aos antigos tijolões, mas tempo suficiente para suportar uma jornada de trabalho e algumas atividades. Já com pouco uso, o aparelho da Nokia consegue resistir facilmente um dia inteiro longe das tomadas.

Por fim, mas não menos importante, cabe destacar os 32 GB de armazenamento, com suporte a expansão de até 64 GB via cartão de memória. Característica que faz do Lumia 1520 a opção mais versátil entre os tops da Nokia, inclusive os mais novos, já que o Lumia 930 tem os mesmos 32 GB internos, mas sem expansão. Há ainda o suporte ao NFC e 4G brasileiro.

Traseira do Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Traseira do Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Fotografia

Equipado com um sensor de 20 megapixels e tecnologia PureView, o Lumia 1520 consegue mostrar que também é uma boa opção quando o assunto é fotografia. Em primeiro lugar, ele chega recheado com aplicativos e recursos nativos, como o Nokia Camera, app que dá controle total ao usuário a configurações como ISO, balanço de branco e foco, sem deixar de ser intuitivo. Com ele, é possível fazer pinturas de longa exposição com experiência relativamente próxima a uma semiprofissional.

Lumia 1520 consegue bons resultados em ambientes com baixa luminosidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Lumia 1520 consegue bons resultados em ambientes com baixa luminosidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O foblet da Nokia é capaz de produzir imagens em dois tamanhos diferentes: uma foto de cinco megapixels, para compartilhamento na Internet, e outra com 16 MP, voltada para edição. No entanto, só é possível escolher entre salvar ambas as imagens (16MP + 5 MP) ou apenas a menor, o que põe o usuário entre encher a memória de fotos repetidas ou não aproveitar todo o potencial da câmera.

Lumia 1520 possui resultados melhores e mais nítidos com Zoom em comparação ao irmão Lumia 920 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Lumia 1520 possui resultados melhores e mais nítidos com Zoom em comparação ao irmão Lumia 920 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Uma característica interessante é suporte ao formato de negativo digital (DNG), que salva imagem em sua qualidade bruta e sem compressão para edição posterior. Já no quesito vídeos, destacam-se a estabilização óptica de imagens e os quatro microfones espalhados pelo aparelho, capazes de fazer uma captação de áudio estéreo e bastante limpo.

Multimídia

O Lumia 1520 chega acompanhado de um par de fones de ouvidos intra-auriculares com boa qualidade e controle de reprodução de faixas. Para os fãs de música, o aparelho oferece dois apps nativos interessantes: o Nokia MixRadio, um serviço de streaming gratuito e com reprodução de canais offline, e o Xbox Music, que tem integração total com o sistema e outros produtos da Microsoft, mas requer assinatura.

Já os alto-falantes possuem um bom volume e qualidade de reprodução, mas deixam a desejar nos graves. Além disso, saída de som do aparelho fica localizada numa região facilmente encoberta com as mãos, o que prejudica bastante a experiência do usuário.

Entrada microUSB e alto-falantes do Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Entrada microUSB e alto-falantes do Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Conclusão

Se fosse possível resumir de forma justa o Lumia 1520 a três pontos de interesse para consumidor, estes seriam: uso de ferramentas nativas para o dia a dia profissional e estudantil, entretenimento e câmera de alta qualidade. Sendo assim, o aparelho promete atender muito bem quem busca um smartphone para usar no trabalho ou em casa e também dispensar as antigas câmeras compactas sem abrir mão de fotos e vídeos com ótimos resultados.

No geral, é possível afirmar que o aparelho da Nokia é a melhor alternativa ao Galaxy Note 3, da Samsung, por oferecer características próprias e fora do mundo Android em relação ao Z Ultra e G Pro, mesmo com a ausência de uma “função matadora”. De qualquer forma, a decisão final cabe ao consumidor, mas o Lumia 1520 promete ser uma ótima escolha para quem quer se aventurar no mundo do Windows Phone e das telas grandes.

Especificações do Lumia 1520Especificações do Lumia 1520




Nota TechTudo

NOTA tt
9.4
Design
9
Desempenho
10
Tela
9
Câmera
10
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Tela com ótima resolução
  • Ótimo desempenho
  • Bateria de longa duração
  • Câmera poderosa

Contras

  • Falhas de sensibilidade na tela
  • Ausência do Gorilla Glass 3
  • Falta de funções exclusivas
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Arnaldo Neto
    2015-09-07T10:35:25

    Continua sendo o melhor da plataforma Windows Phone. Torço para o Windows Phone 10 rodar macio nele!

  • Joao Silva
    2014-06-30T16:04:07  

    Na boa........quem acha "Incrivel" celulares tipo : Nokia,SanSung,motorola,Lg........só pode ser doidão ou no minimo muito inocente.Tá na cara que nesse ramo, quem domina e dominará durante anos é a Apple, essa é pura realidade.........quer queiram quer não.

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2014-06-30T16:04:07  

      Danilo, quem vende mais, Woksvagem ou Ferrari? Nem sempre quem vende mais é melhor. Qualidade vs Quantidade.

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2014-06-30T16:04:07  

      Tiago Costa, não acho que vale pagar mais de três mil reais em um iPhone e ainda ter que usar pouco para não acabar a bateria. O iPhone tem a pior bateria do mercado dos smartphones. Eu comprei um iPad Air de 64Gb com 4G. Bem mais vantagem! E de quebra comprei um Lumia 1520.

  • Deivisson Lucas
    2015-01-17T13:56:53

    O sistema é excelente, tenho um simples (520), deveriam abaixar o preço um pouco como disse o colega aí abaixo

  • Danilo
    2014-06-30T10:09:22  

    Não sei o que a Nokia tem na cabeça. Eles tinham que baixar o preço dos produtos com Windows Phone para começar a fazer as pessoas pensarem diferente. O Cliente chega na loja,vê este Lumia 1520 por R$2600, ao lado dele um IPhone 5S e um S5 pelo mesmo preço,raramente optará pelo Windows Phone, Não da pra você "experimentar" uma nova plataforma investindo tão alto.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-06-30T10:09:22  

      Danilo em parte você tem razão. Na hora de gastar seu dinheirinho suado a pessoa prefere aquilo que já é conhecido como bom à algo relativamente novo. Mas quanto ao preço vale ressaltar que aqui no Brasil cerca da metade do valor de um aparelho desses é só impostos. E isso vale pra tudo. O cara pra comprar um carro popular aqui gasta uma grana preta, e lá fora, com a mesma quantia, compra um carro de bacana. Isso é revoltante...

  • Joseilton Fernandes
    2014-11-11T02:25:46

    Continuação... Minha família e eu somos a "Família Lumia": meu filho de 6 anos tem um 520, minha esposa o 720 e eu o 1520. Meu filho mal sabe ler ainda e faz de tudo com o aparelho. Tira fotos, grava vídeos, baixa jogos (isso aprendeu sozinho), muda imagem de bloqueio de tela, entre outras coisas. Realmente a Nokia acertou em cheio com a linha LUMIA, principalmente no 1520. Vale a pena pagar o preço SALGADINHO. E pra quem reclama do preço, parem pra lembrar que os impostos aqui no Brasil encarecem demais os produtos. Cerca de metade desse valor é só impostos.

  • Joseilton Fernandes
    2014-11-11T02:23:40

    O Lumia 1520 é mesmo o máximo em tudo. Quanto ao tamanho, pra mim nunca deu trabalho... Cabe no bolso da calça e fica só com uma pequena parte pra fora, e isso é o que facilita na hora de tirar do bolso. Na hora de comprar optei por ele ao invés do 1020 que tem a câmera de 41 MP, mas a tela de 4,5". O que eu sempre quis mesmo era uma tela assim, que desse pra ver as fotos em bom tamanho... E os vídeos então... É show mesmo. Navegação então é ótima. Nada de vídeos carregando sem parar.

  • Jose Junior
    2014-06-30T10:10:42  

    lamento informar, mas é inferior ao Note 3 a começar que tem 2gb contra os 3gb de ram do note 3... se for listar os recursos extras que o Note 3 faz e q o Nokia não possui, teria que escrever uma pagina inteira... mas vamos lá. só alguns para ilustrar: Filmagem 4K, saída MHL para ligar no HDMI da tv, possibilidade de plugar pen drive com adaptador, multiplas janelas ao mesmo tempo, tela dividida com dois apps, gestos para comandar algumas fuções, S Pen recheada de features etc etc... esse Nokia nada mais é q um 920 gigante, o que salva é apenas a camera, mesmo assim sem filmagem 4K...

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2014-06-30T10:10:42  

      Marcelo Colombo Pra começo de conversa, de onde tirou q eu achava q o Brasil seria campeão?? Só se for de sua limitada cabeça... segundo: o mercado está aí pra provar as minhas palavras, quantos Note 3 foram vendidos? Quantos Lumias foram vendidos? Pode somar vários modelos que não chegam perto do que foi a venda do Note 3... enfim, o choro é livre...

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2014-06-30T10:10:42  

      Alessandro faz me rir... competir? Serias o mesmo que chutar cachorro morto, Android compete de igual pra igual com iOS, o WP daqui a pouco some do mercado... ninguem quer, só os quebrados que acabam comprando pq tá barato, afinal fica encalhado nas lojas... kkk

  • Marcelo Colombo
    2014-07-08T08:41:13  

    Incrível como é fácil dizerem que os lumias são caros enquanto um iPhone super ultrapassado com tela super pequena câmera de 8 mpx (pressinto inocentes falando que mpx não é qualidade) e qualidades de tela medíocres são absurdamente e abusivamente caros...rsrsrs. Iphone = Status, tipo, eu sou riquinho, pois tenho um iPhone. e o quê mais??? NADA!!! (Não estou dizendo que o WP tá bom de preço, porém tbm não é justo dizer que são caros levando em consideração que tem iPhone por aí no mesmo preço do 1520.

    recentes

    populares

    • Marcelo Colombo
      2014-07-08T08:41:13  

      Inocente... acredita que MP são tudo... o que importa é o tamanho do sensor, qualidade das lentes, de que adianta ter um monte de MPs se o sensor não acompanha... resultado: um monte de ruídos nas fotos... enfim, o inocente aqui me parece ser vc...

    recentes

    populares

    • Marcelo Colombo
      2014-07-08T08:41:13  

      O problema da nokia não me parecer ser nem seu processamento, nem sua camera, nem seu sensor, mas o atendimento pós venda! A assistência técnica é muito ruim e depois de inúmeras vezes tentar resolver amigavelmente ingressei com uma ação judicial contra a empresa. Se quebrar, dentro da garantia, ou terá que ficar no prejuízo ou mover uma ação. Bem, hoje não quero mais nada Nokia e não indico a ninguém! DÚVIDO QUE A APPLE TRATA-SE ASSIM COM SEUS CLIENTES!

  • Luiz Junior
    2014-09-25T12:24:30

    Estou com problema com um aparelho da Nokia e com um fone. A assistência técnica é muito ruim e depois de inúmeras vezes tentar resolver amigavelmente ingressei com uma ação judicial contra a empresa. O quiosque Nokia, onde comprei o aparelho, se nega a receber citação em nome da empresa, diz que não é a Nokia, que é apenas um franqueado. Então que tipo de segurança você tem em comprar um aparelho Nokia? Nenhuma! Se quebrar, dentro da garantia, ou terá que ficar no prejuízo ou mover uma ação. Bem, hoje não quero mais nada Nokia e não indico a ninguém!

  • Douglas Rodrigues
    2014-06-30T12:13:36  

    Estou extremamente feliz com o meu Lumia 925 (apesar de ter somente 16gb). Acho o tamanho de tela ótimo. As 6" desse 1520, é um pouco demais pra pôr no bolso. Todos falam mal do WP, migrei do iOS para o Android e agora estou no WP. Todos possuem qualidades e desvantagens, o que importa é o usuário se sentir satisfeito com o que lhe convém. Ah, por favor, sem guerrinhas idiotas sobre sistema operacional, só quem ganha muito dinheiro com isso são as fabricantes... Sem mais.

    recentes

    populares

    • Douglas Rodrigues
      2014-06-30T12:13:36  

      Já postei um comentário parecido com esse seu amigo, tenho a mesma visão que vc, já fui usuário de Android, Symbiam e WP, porém meus amigos q tem iOS gostam e reclamam as vezes, paciência não tem sistema perfeito, tem o que mais te agrada, não quer dizer que não preste, cada um com seu cada um.

  • Rafael Sulivan
    2014-06-30T18:01:16  

    Troquei o WP por um 5s. Hoje sou liberto!

    recentes

    populares

    • Rafael Sulivan
      2014-06-30T18:01:16  

      Depende do teu conceito de liberdade kkkkkkk, dá até pra fazer um Filme "Anos de escravidão". Não sei o que o pessoal diz q o WP é travado que não é isso e aquilo e ninguém reclama do iOS aff...Tirando a Loja de apps o WP tá no mesmo patamar do Android enquanto a sistema aberto.

    recentes

    populares

    • Rafael Sulivan
      2014-06-30T18:01:16  

      Cara, relaxa... esse povo fanboy de WP geralmente são marinheiros de primeira viagem que compraram o primeiro smartphone, o WP é amarrado sim, pra começar que vc não tem nem uma multitarefa de verdade, se vc abrir outro aplicativo o que estiver em backgroud para, não tem central de notificação ainda, no 8.1 q ainda não está 100% é bem limitada.. os apps são muito piores, compara o facebook para ios ou android, compara o whats app... enfim... WP só é bom para usuário iniciante, q ta começando a mexer com smatphone

  • Lizeu Drummont
    2014-06-30T11:34:09  

    Falar que o custo / beneficio de um Nokia por 2600 Dilmas é justo, deu ansia aqui. perai ja volto..

    recentes

    populares

    • Lizeu Drummont
      2014-06-30T11:34:09  

      Esse celular tem esse preço aqui devido as operadoras malditas. Nos EUA o Xperia Z2 que aqui ta 2500 custa 630 dolares, o Lumia 1520 la sai 450 dolares (BEM mais em conta do que o Z2 além de ser superior) e aqui ta custando essa barbaridade...

  • Kd Neimarzets
    2014-06-30T14:06:52  

    TIRANDO O TAMANHO ;O APARELHO TEM UMA EXCELENTE CONFIGURAÇAO 6 "POL NO BOLSO NAO DA !!! CARREGAR NA MÃO TB NAO DÁ JA QUE ESTAMOS NO BRASIL . A MICROSOFT DEVERIA FAZER UMA VERSAO "MINI" DELE COM UMAS 4;5POL QUE EU COMPRARIA COM CERTEZA ;

    recentes

    populares

    • Kd Neimarzets
      2014-06-30T14:06:52  

      então nesse caso, vc deveria se ligar no 1020, que é tambem um ótimo celular

    recentes

    populares

    • Kd Neimarzets
      2014-06-30T14:06:52  

      A versão mini dele existe, se chama Lumia 930

  • Joao Simonini
    2014-07-01T09:37:33

    Finalmente um dispositivo que não irei forçar minha visão para ver o conteúdo, pois os smartphones de hoje são horríveis e forçam demais a visão. Mas poderiam trabalhar nos erros apontados pela matéria.

  • Guilherme Silva
    2014-07-01T00:28:33

    Minha NITERÓI

  • Luca Neto
    2014-06-30T10:24:31  

    LAMENTO MAIS IPHONE É O MELHOR E PRONTO

    recentes

    populares

    • Luca Neto
      2014-06-30T10:24:31  

      KKKKKKK.........É um noob mesmo!!!

  • Júnior Gomes
    2014-06-30T16:39:44

    Isso é um tablet!

  • Washington Silva
    2014-06-30T15:49:42

    Vamos lá,eu cansei do Android pq todo aparelho tem Android (menos Nokia e Apple). Acho o Windows Phone uma ótima opção para mudar,vale muito a pena,e tem aparelhos em conta,como o Lumia 520,630,625 vale a pena,eu tive o 520 e migrei para o 1020. para mim é Windows Phone ou IOS. Android chega. E Windows Phone 8.1 já disponível a meses.

  • Cristiano Moreira
    2014-06-30T15:20:29

    Não é so esses requisitos, o mais importante é que o software é excelente, não trava! e não da os engasgos visiveis do iphone

  • Marcelo
    2014-06-30T15:00:23

    Atualização: Logo após fazer fotos de Icaraí/Niterói, o aparelho foi roubado.

  • Fabio Cruz
    2014-06-30T14:44:04

    Discordo totalmente da análise. O Windows Phone hoje, tem uma série de Apps e Jogos, todos de alta qualidade. Os Recursos que a Nókia disponibiliza são ótimos, e não porque esta disponíveis para todos os modelos lumia (tais como Hear Drive, Nokia Cam e etc), que seja algo negativo ao 1520, pelo contrário, é um padrão para todos os Nokia Lumia.

  • Francis Peixoto
    2014-06-30T14:28:17

    o aparelho é ótimo, eu to em dúvida entre comprar ele ou esperar o iphone 6..

  • Francis Peixoto
    2014-06-30T14:22:58

    ótimo aparelho, mto melhor que esses lixos da samsung...

  • Juarez Santana
    2014-06-30T13:18:32

    RESUMINDO SOMENTE A CÂMERA PRESTA! PORQUE NÃO TEM TV, NÃO TEM JOGO E MUITO MENOS APLICATIVOS ATRAENTES!

  • Browie
    2014-06-30T10:16:15  

    Nossa, o Windows Phone 8.1 está liberado desde abril e o cara usa o Windows phone 8. Amadores escrevendo matérias de tops de linha não dá.

    recentes

    populares

    • Browie
      2014-06-30T10:16:15  

      Não é não Gabriel. O w 8.1 já está liberado para uso mesmo.

    recentes

    populares

    • Browie
      2014-06-30T10:16:15  

      isso e mentira