Celular

NOTA tt
9.4

Review Lumia 1520

O Lumia 1520 é um aparelho gigante em tela e em configurações e tem especificações poderosas para brigar com os tops de linha. Mas será que o aparelho compensa os R$ 2.599 cobrados? Descubra no review completo do TechTudo!

Elson de Souza
por
em

O Lumia 1520 é um aparelho “extravagante” da Nokia não apenas por sua enorme tela de seis polegadas, mas também pelo processador quad-core Snapdragon 800 e a câmera PureView de 20 megapixels. Tamanha potência, porém, tem um preço: R$ 2.599. Será que vale a pena dar este valor no foblet com Windows Phone 8? Confira o review completo do TechTudo com o Nokia Lumia 1520.

Design

É inevitável. A primeira pergunta que vem à cabeça de muitos usuários ao ver o foblet da Nokia é: “É possível conviver com um telefone deste tamanho?”. Sim, é possível. No entanto, antes de comprar o Lumia 1520, o usuário precisa estar atento a alguns pontos: o aparelho, obviamente, não é tão portátil quanto a maioria dos smartphones e usuários com mãos pequenas e que usem roupas com bolsos menores tendem a ter maior dificuldade a se adaptar.

Lumia 1520 fica "apertado" no bolso (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520 fica "apertado" no bolso (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Por outro lado, a Nokia conseguiu fazer um aparelho bem mais fino do que boa parte dos modelos da linha. São 8,7 mm de espessura, bem menos que os 10,7 mm do Lumia 920, o que faz com que o foblet fique mais confortável em calças mais justas. No entanto, o 1520 perde pontos ao ser usado com apenas uma mão, já que os dedos não conseguem alcançar as extremidades da tela e fica mais difícil manter uma pegada firme no aparelho.

Lumia 1520: embora seja um aparelho fino, é difícil usá-lo com uma só mão (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520: embora seja um aparelho fino, é difícil usá-lo com uma só mão (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


No quesito resistência, é possível atribuir uma nota média. O aparelho é bem construído, com um plástico policarbonato leve e resistente, mas a enorme tela protegida “apenas” com Gorilla Glass 2, e não com a última versão, certamente vai preocupar em uma queda mais brusca. O material do 1520 peca ainda na aderência e tende a escapar com mãos suadas e úmidas. Outro fator incômodo é o relevo da câmera “olho de peixe”, que deixa o componente muito exposto na parte traseira.

Vale a pena comprar um smart com Windows Phone 8?Confira no Fórum

Tela

Equipado com um display IPS LCD com resolução Full HD (1080p) e densidade de 367 ppi, o Lumia 1520 é certamente um espetáculo para os olhos. Até os mais críticos de altas resoluções em smartphones devem reconhecer que o dispositivo da Nokia é capaz de oferecer uma qualidade fantástica em jogos e vídeos do YouTube ou Netflix. Nesse ponto, as seis polegadas mostram sua principal vantagem: tornar a visualização de conteúdo muito mais confortável do que em aparelhos menores.

Tela do Lumia 1520 tem resolução Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela do Lumia 1520 tem resolução Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Apesar disso, a tela do gadget está longe de ser perfeita. Em primeiro lugar, por conta dos incômodos reflexos em ambientes ensolarados, que são parcialmente minimizados pelo auto ajuste do smartphone. Em segundo, graças à falhas de sensibilidade ao toque do dispositivo testado, que dificultavam a tarefa de tocar e segurar em um ícone. O problema só foi minimizado ao ativar a hipersensibilidade do sistema, mas volta e meia acontecia.

Sistema operacional

O Windows Phone 8 é capaz de mobilizar uma legião de adoradores e críticos por diversos motivos, mas é inegável que o sistema evoluiu desde sua estreia no Lumia 920. Equipado com a atualização Black, da Nokia, o Lumia 1520 chega com algumas novidades às lojas. A primeira delas é a terceira coluna de Live Tiles, o que permite uma maior visualização de conteúdo do display através dos ícones atualizáveis, sem que o usuário precise ficar rolando a tela.

O foblet da Nokia traz ainda alguma boas soluções, especialmente para o uso profissional. Com o Lumia 1520, é possível editar confortavelmente documentos no Word, Excel e PowerPoint e salvar tudo no OneDrive para acessar em outro local. Uma boa ferramenta é o Nokia Beamer, com o qual é possível projetar a tela do aparelho em tempo real em computadores e outros dispositivos com acesso à Internet, mesmo à distância, tornando-se ideal para apresentações.

Lumia 1520 rodando Windows Phone 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520 rodando Windows Phone 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


No quesito apps, o sistema têm se saído melhor, mas ainda apresenta pontos fracos. Na loja do Windows Phone é possível encontrar os principais serviços do mercado, como Instagram, Facebook Messenger e WhatsApp, mas as novidades demoram a chegar ou são lançadas com funções limitadas. Nos jogos, o catálogo é ainda mais restrito de boas opções, o que deve prejudicar a experiência oferecida pela telona.

 Há outro ponto em que o Lumia 1520 deixa a desejar: funções exclusivas. O aparelho da Nokia apresenta poucos diferenciais de software em relação aos outros modelos da linha, que trazem os mesmos aplicativos. Além disso, quando comparados aos concorrentes, o foblet do Windows Phone não traz uma função “matadora” como a S Pen do Galaxy Note 3 e nem permite a execução de dois ou mais apps simultâneos, desperdiçando o potencial de suas seis polegadas.

Apesar disso, o aparelho deve receber algumas novidades importantes, como a central de notificações e melhorias nas atualizações de apps, com a chegada do Windows Phone 8.1. O update é esperado para as próximas semanas, mas você pode já pode conferir o teste do TechTudo com a versão prévia do sistema.

Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Ligação sendo feita com o Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Desempenho

Além da tela, o Lumia 1520 traz configurações gigantes em seu interior. O aparelho é o primeiro Windows Phone a rodar um processador quad-core Snapdragon 800 aliado a 2 GB de memória RAM, o que pode parecer exagerado para um sistema considerado leve. No entanto, o conjunto faz com que o foblet quase não apresente as incômodas telas de “Carregando”, comuns em aparelhos mais antigos, e deve garantir um tempo maior de atualizações e bom desempenho.

Outro ponto que chama a atenção no gadget é a bateria de 3.400 mAh. Mesmo com um uso frequente e conectado à Internet, o Lumia 1520 consegue passar cerca de 12 horas sem pedir carga. Nada que se compare aos antigos tijolões, mas tempo suficiente para suportar uma jornada de trabalho e algumas atividades. Já com pouco uso, o aparelho da Nokia consegue resistir facilmente um dia inteiro longe das tomadas.

Por fim, mas não menos importante, cabe destacar os 32 GB de armazenamento, com suporte a expansão de até 64 GB via cartão de memória. Característica que faz do Lumia 1520 a opção mais versátil entre os tops da Nokia, inclusive os mais novos, já que o Lumia 930 tem os mesmos 32 GB internos, mas sem expansão. Há ainda o suporte ao NFC e 4G brasileiro.

Traseira do Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Traseira do Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Fotografia

Equipado com um sensor de 20 megapixels e tecnologia PureView, o Lumia 1520 consegue mostrar que também é uma boa opção quando o assunto é fotografia. Em primeiro lugar, ele chega recheado com aplicativos e recursos nativos, como o Nokia Camera, app que dá controle total ao usuário a configurações como ISO, balanço de branco e foco, sem deixar de ser intuitivo. Com ele, é possível fazer pinturas de longa exposição com experiência relativamente próxima a uma semiprofissional.

Lumia 1520 consegue bons resultados em ambientes com baixa luminosidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Lumia 1520 consegue bons resultados em ambientes com baixa luminosidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O foblet da Nokia é capaz de produzir imagens em dois tamanhos diferentes: uma foto de cinco megapixels, para compartilhamento na Internet, e outra com 16 MP, voltada para edição. No entanto, só é possível escolher entre salvar ambas as imagens (16MP + 5 MP) ou apenas a menor, o que põe o usuário entre encher a memória de fotos repetidas ou não aproveitar todo o potencial da câmera.

Lumia 1520 possui resultados melhores e mais nítidos com Zoom em comparação ao irmão Lumia 920 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Lumia 1520 possui resultados melhores e mais nítidos com Zoom em comparação ao irmão Lumia 920 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Uma característica interessante é suporte ao formato de negativo digital (DNG), que salva imagem em sua qualidade bruta e sem compressão para edição posterior. Já no quesito vídeos, destacam-se a estabilização óptica de imagens e os quatro microfones espalhados pelo aparelho, capazes de fazer uma captação de áudio estéreo e bastante limpo.

Multimídia

O Lumia 1520 chega acompanhado de um par de fones de ouvidos intra-auriculares com boa qualidade e controle de reprodução de faixas. Para os fãs de música, o aparelho oferece dois apps nativos interessantes: o Nokia MixRadio, um serviço de streaming gratuito e com reprodução de canais offline, e o Xbox Music, que tem integração total com o sistema e outros produtos da Microsoft, mas requer assinatura.

Já os alto-falantes possuem um bom volume e qualidade de reprodução, mas deixam a desejar nos graves. Além disso, saída de som do aparelho fica localizada numa região facilmente encoberta com as mãos, o que prejudica bastante a experiência do usuário.

Entrada microUSB e alto-falantes do Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Entrada microUSB e alto-falantes do Lumia 1520 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Conclusão

Se fosse possível resumir de forma justa o Lumia 1520 a três pontos de interesse para consumidor, estes seriam: uso de ferramentas nativas para o dia a dia profissional e estudantil, entretenimento e câmera de alta qualidade. Sendo assim, o aparelho promete atender muito bem quem busca um smartphone para usar no trabalho ou em casa e também dispensar as antigas câmeras compactas sem abrir mão de fotos e vídeos com ótimos resultados.

No geral, é possível afirmar que o aparelho da Nokia é a melhor alternativa ao Galaxy Note 3, da Samsung, por oferecer características próprias e fora do mundo Android em relação ao Z Ultra e G Pro, mesmo com a ausência de uma “função matadora”. De qualquer forma, a decisão final cabe ao consumidor, mas o Lumia 1520 promete ser uma ótima escolha para quem quer se aventurar no mundo do Windows Phone e das telas grandes.

Especificações do Lumia 1520Especificações do Lumia 1520




Nota TechTudo

NOTA tt
9.4
Design
9
Desempenho
10
Tela
9
Câmera
10
Custo-benefí­cio
9

Prós

  • Tela com ótima resolução
  • Ótimo desempenho
  • Bateria de longa duração
  • Câmera poderosa

Contras

  • Falhas de sensibilidade na tela
  • Ausência do Gorilla Glass 3
  • Falta de funções exclusivas