O Lumia 532 é um aparelho básico, com sistema operacional Windows Phone, lançado em março deste ano e pode ser encontrado nas lojas a partir de R$ 340. Na linha dos celulares de entrada, conhecidos como “baratinhos”, o dispositivo da Microsoft se destaca pelo visual moderno, bom custo-benefício e pela capacidade de armazenamento e processamento, além de ser dual-chip. Confira mais detalhes no review a seguir:
O que esperar da versão final do Windows 10 para celulares?

Design
No mesmo estilo de outros smarts da linha Lumia, o 532 tem design moderno e agradável, com dimensões de 118,9 x 65,5 x 11,6 mm. A capa reveste todo o aparelho e passa a impressão de qualidade superior, apesar de ser de plástico. O material da carcaça é liso, mas não a ponto de deixar o dispositivo escorregadio. Na parte superior há uma entrada de fone de ouvido, nas laterais ficam os botões de volume e de bloqueio. Com 136,3 gramas, o modelo usado para teste era branco, mas há outras versões em preto, verde e laranja.

Bateria
A bateria de 1560 mAh do Lumia 532 é suficiente para garantir o funcionamento do aparelho durante o dia inteiro. Como não tem recursos muito avançados, o smartphone não exige tanta capacidade de processamento a ponto de precisar repetidamente de recargas. Dá para ver vídeos, entrar no Facebook e conferir as novidades da internet tranquilamente.

Desempenho
Por ser um celular de entrada, o Lumia 532 não vem equipado com os recursos mais “tops” da atualidade, mas o processador quad-core Qualcon Snapdragon 200, de 1,2 Ghz, garante funcionamento bom para um “baratinho”. O sistema operacional pode ser um pouco confuso, principalmente para quem não está acostumado com a interface do Windows Phone 8.1, como os usuários do Android, por exemplo.

O smartphone não consome muito a memória RAM de 1 GB, por isso, é capaz de suportar aplicativos populares como o Facebook, o Skype e o WhatsApp. O chip gráfico Adreno 302, por sua vez, roda liso a maioria dos jogos disponíveis na loja virtual da Microsoft e oferece boas condições para assistir vídeos.
Apesar de ser modesto, o aparelho não apresenta travamentos e mantém a expectativa do consumidor em busca de um produto com funções básicas, como ligação de qualidade, acesso à internet e fotos com resolução aceitável

Um dos melhores atributos do Lumia 532 é a capacidade de armazenamento, pois ele vem com 8 GB de memória interna para o usuário guardar fotos, vídeos e músicas. Mas quem precisar de mais espaço pode colocar um cartão micro SD de até 128 Gb.
Câmera
Apesar de a linha Lumia ser reconhecida pelo alto padrão de suas câmeras, é nesse quesito que o 532 decepciona, pois, apesar de ter duas, uma traseira e outra dianteira, nenhuma delas tira fotografias de alta qualidade. O aparelho grava vídeos em até 480p a 30 fps, o que passa longe da definição HD.

Na traseira há uma câmera de 5 MP, porém o dispositivo não tem a função de flash, por isso ele até fotografa bem, mas a resolução das imagens fica aceitável apenas em condições favoráveis de luz. Quando não é esse o caso, as fotos saem borradas e sem nitidez.
A câmera da frente é ideal para tirar as populares selfies, mas o sensor é VGA, algo questionável até mesmo nos smarts mais básicos. Por isso não se espante se as fotos não ficarem boas.
Tela

O smartphone vem com tela touchscreen de 4 polegadas e resolução de 480 x 800 pixels, o que garante a densidade de 233 pixels por polegada, nada muito excepcional mas é ideal para as funções que o dispositivo oferece. A desvantagem fica por conta do vidro do display, que deixa acumular muitas marcas de digitais.
Custo-benefício
Disponível na maioria das lojas na faixa dos R$ 340, o Lumia é campeão em custo-benefício, pois entrega qualidade padrão com preço acessível. É claro que muitos recursos poderiam ser melhores, como, por exemplo, a câmera, mas o smartphone é muito bom para o que se propõe: ser um aparelho de entrada com todas as funções exigidas pelo consumidor atualmente.

Como diminuir o consumo de dados no Windows Phone? Opine no Fórum do TechTudo