Celular

NOTA tt
8.6

Review Lumia 640

O Lumia 640 é um aparelho intermediário da Microsoft que atrai o interesse dos consumidores por dois recursos: TV digital e entrada para dois chips. Com 'preço justo' o smart é uma excelente opção para quem não quer gastar muito.

Raíssa Delphim
por
em

O Lumia 640 foi lançado pela Microsoft durante a MWC 2015 e chegou ao Brasil no dia 31 de março. O aparelho tem preço sugerido de R$ 799 e impressiona pelo excelente desempenho e autonomia da bateria, além de outros pontos positivos. O aparelho que testamos foi a versão Dual SIM DTV, mas vale lembra que existe uma outra versão, o Lumia 640 XL, que também tem espaço para dois chips, vem com conectividade 4G, mas não conta com TV digital . Descubra no review do TechTudo se o Lumia 640 é bom e vale o investimento.

Fim da bagunça: Microsoft vai cortar apps inúteis da loja do Windows 10

O Lumia 640 impressiona pelo excelente desempenho e autonomia da bateria (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O Lumia 640 impressiona pelo excelente desempenho e autonomia da bateria (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Design

Um dos pontos mais agradáveis no visual do aparelho é a tampa traseira com encaixe perfeito, dando a impressão de que o smart não possui nenhuma abertura. A aparência não foge muito dos outros modelos de Lumia já conhecidos, as cores fortes e divertidas permanecem no Lumia 640, com versões branca, azul, laranja e preta. Já a textura envernizada e ‘brilhosa’ deixa o visual mais elegante, característica que requer cuidado, pois o aparelho acaba ficando um pouco escorregadio.

Lumia 640 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)O Lumia 640 possui apenas os botões de volume e de bloqueio (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Acompanhando a tendência dos modelos 530 e 630, as bordas arredondadas tornam o aparelho confortável de segurar, sem muito ‘malabarismo’ do usuário. É possível manuseá-lo com apenas uma das mãos sem esforço. A ausência de botões na parte frontal, tendência entre os smarts da família Lumia, dá a impressão de uma tela ainda maior.  Nas laterais, apenas os botões de volume e de bloqueio, reforçando o visual ‘clean’ do aparelho.

As bordas arrendondadas do Lumia 640 tornam o aparelho confortável de segurar (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)As bordas arrendondadas do Lumia 640 tornam o aparelho confortável de segurar (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Bateria

Equipado com uma bateria de 2500 mAh, de acordo com a Microsoft, a autonomia de energia é de 10,9 horas de navegação em rede Wi-Fi e 8,7 horas para reprodução de vídeo. De fato, o smart não te abandona mesmo após um dia inteiro de uso. O aparelho é feito para quem não quer ser 'refém' do carregador ou não tem muito tempo para fazer recargas. Dá para sair de casa às sete da manhã e voltar às nove da noite ainda com carga, utilizando o Facebook, WhatsApp, navegando na Internet entre outras funções básicas do aparelho. Portanto, se você fizer uso moderado do smartphone, vai ficar satisfeito com a bateria do Lumia 640.

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

Desempenho

O desempenho é outro ponto positivo do Lumia 640. Com um processador Qualcomm Snapdragon 400 Quad-Core o smartphone não deixa a desejar em relação aos smarts mais ‘tops’ e não travou ou sequer ‘engasgou’ durante os testes. Assistir a vídeos no YouTube e jogar Asphalt 8 foram tarefas fáceis de se fazer com o aparelho até mesmo com vários aplicativos abertos. Se você for um usuário médio que utiliza apenas as funções básicas do telefone e alguns aplicativos de redes sociais, o Lumia 640 tem potência suficiente para atender às suas expectativas.

Desempenho do Lumia 640 surpreende (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Desempenho do Lumia 640 surpreende rodando jogos com facilidade (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Equipado com o Windows 8.1, com Lumia Denim, o aparelho apresenta usabilidade simples para os que já têm alguma intimidade com o Windows Phone. Mesmo quem não conhece o sistema operacional não terá dificuldade para se acostumar, já que é possível selecionar os aplicativos ‘preferidos’ que vão aparecer na tela inicial. Ao deslizar a tela para o lado esquerdo, uma lista com todas as funções do celular aparece, disposta em ordem alfabética, o que facilita a vida do usuário. O modelo já vem equipado com os programas do Microsoft Office, deixando 'sempre à mão' documentos importantes que podem ser editados em qualquer lugar. 

Já a TV Digital, que pode ser a cereja do bolo para muitos usuários, não decepcionou durante os testes. O sinal se mostrou eficiente em todos os locais testados e o aparelho utiliza o próprio fone como antena, o que não interfere no design. Ainda é possível gravar trechos da programação e fazer screenshots da tela para compartilhar com amigos.

Câmera 

O Lumia 640 conta com uma câmera traseira de 8 megapixels e frontal de apenas 1 megapixel. A câmera principal do aparelho surpreende pela qualidade em fotos tiradas durante o dia em locais abertos, já em ambientes fechados a qualidade cai um pouco, mas nada que preocupe. Toda foto capturada é acompanhada de um vídeo bem curto, parecido com um GIF, um efeito divertido, mas sem muita utilidade aparente.

A câmera traseira tem 8 megapixels e surpreende com fotos em boa qualiadde (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A câmera traseira tem 8 megapixels e surpreende com fotos em boa qualidade (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Para aqueles que entendem de fotografia ou que gostam de arriscar, a câmera do smartphone possibilita modificar funções específicas, como balanço de branco, ISO e abertura do obturador. Porém, se você for um amante de selfies, provavelmente vai se decepcionar com a qualidade das fotos da câmera frontal. Para suprir a baixa qualidade, o aparelho possui um aplicativo nativo chamado Lumia Selfie, feito para ajudar a posicionar a câmera traseira através de sons que só param de ser emitidos quando o enquadramento está perfeito.  

A câmera frontal decepciona  (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A câmera frontal decepciona com imagens muito pixeladas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)



Tela

A tela impressiona pelas cores vivas e qualidade HD com definição de 1280x720 pixels. Com 5 polegadas, ela tem o tamanho ideal para qualquer tipo de atividade feita no smartphone, desde escrever mensagens até assistir vídeos no YouTube. A nitidez do smartphone garante uma excelente experiência nas imagens de filmes e jogos. Equipada com Gorillla Glass 3, não acumula muitas marcas de dedo e é bastante fácil de limpar. A tecnologia ClearBlack também se destaca no aparelho, garantindo uma boa visibilidade mesmo com a luz do sol. 

Tela do Lumia 640 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A tela do Lumia 640 impressiona pelas cores vivas e nitidez (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Custo-benefício        

Se você procura por um smartphone bom e com preço justo o Lumia 640 é uma boa opção. Vale lembrar que, antes de comprar, muitos usuários o comparam com o Lumia 535, o Lumia 830, o Zenfone 5 e o Galaxy Gran Prime Duos, concorrentes na mesma faixa de preço. Como pontos positivos é possível destacar a duração da bateria e a presença de aplicativos nativos, como o pacote Office, que facilitam o dia-a-dia do usuário. Mas se você não abre mão de estar sempre atualizado com os aplicativos mais recentes e é viciado em selfies tiradas com a câmera frontal, o aparelho pode não ser uma opção tão vantajosa. 

Lumia 640 (Foto: Arte/TechTudo)Lumia 640 é uma boa opção de smartphone intermediário (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.6
Design
9
Desempenho
10
Tela
8
Câmera
8
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • Ótimo desempenho;
  • Bateria dura um dia inteiro;
  • Nitidez da tela.

Contras

  • Câmera frontal de qualidade muito baixa;
  • Não oferece os aplicativos mais atuais.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willian Martins
    2016-03-29T10:27:01

    Comprei esse aparelho e não me arrependo. Desempenho excelente e comparável, em muitos casos, aos aparelhos top de linha com sistema Android. Recomento, sem dúvida!

  • Allan Almeida
    2015-09-28T12:45:36  

    Comprei o 640 e não me arrependo! Já tinha o 520 que também é excelente! Os aparelhos são rápidos e não travam.

    recentes

    populares

    • Allan Almeida
      2015-09-28T12:45:36  

      A Camera frontal é boa ?

    recentes

    populares

    • Allan Almeida
      2015-09-28T12:45:36  

      Excelente!

  • Claudio Maragna
    2015-11-06T09:19:41

    eu tenho um lumia 530 e estou super satisfeito.já estou pensando em passar para outro melhor.estou entre o lumia 535 ou aguardo o 74(5)0.e viva o WP!!!!

  • Jefferson Cruz
    2015-06-03T15:12:53  

    Esse Techtudo é uma piada, os aparelhos Lumia dificilmente recebem nota acima de 9,0 e qualquer aparelho Android (cheio de vírus) recebe nota maior que os Lumias. Tenho um Lumia que está fazendo 2 anos e nunca me deixou na mão e se eu fosse pelo Techtudo eu estaria arrependido. Ou vocês tem algum contrato com o Google ou vocês tem alguma implicância com a Microsoft?

    recentes

    populares

    • Jefferson Cruz
      2015-06-03T15:12:53  

      Seja bem-vindo ao clube

    recentes

    populares

    • Jefferson Cruz
      2015-06-03T15:12:53  

      :)

  • Bruno Moraes
    2015-09-24T17:14:49

    Tenho o 640 XL à duas semanas... E até agora não me arrependi em nada de ter trocado o Android pelo Windows Phone, o aparelho em si também é excelente.

  • Alisson Barbosa
    2015-09-04T21:04:39  

    RAPAZ MESMO A CAMERA DO LUMIA 640 SENDO 1 MP E SENSACIONAL AMEI A CAMERA FRONTAL DA GRANDE ANGULAR DAS LENTES TOOOOP ACABA COM VÁRIAS AI QUE TEM 2 MP NA FRONTAL

    recentes

    populares

    • Alisson Barbosa
      2015-09-04T21:04:39  

      Concordo, para 1 MB de câmera frontal, achei o desempenho dela até muito bom, pois eu estava esperando um resultado péssimo, porém fiquei surpreso com a qualidade, mesmo sendo uma câmera de 1 MP.

  • Bruno Amichi
    2015-06-03T13:54:57

    A camera frontal realmente não parece ser boa... Não ajudou a modelo não!

  • Falkatrua Rei
    2015-06-04T18:33:33

    Procurando aqui a credibilidade to TechTUDO assim que achar volto