O Xperia M4 Aqua evoluiu e suas melhorias são perceptíveis em relação a seu antecessor. Junto com elas, o preço também subiu. O aparelho é a nova versão da linha M à prova d'água da Sony, que foi apresentado na MWC 2015 e chegou em julho ao Brasil. Testamos o M4 Aqua e avaliamos se vale pagar R$ 1.499 pelo smart.
Fotos ‘turbinadas’: lista reúne lentes para smartphones disponíveis no Brasil
Design e Tela
O Xperia M4 Aqua é um smartphone bem bonito e simples. Medindo 145,5 x 72,6 x 7,3 mm, é um aparelho grande, com linhas retas e bordas arredondadas. Mas também é leve, já que pesa apenas 135 g. O tamanho pode atrapalhar quem gosta de andar com celular no bolso e também não é anatômico para segurar. O smart é bem fino, o que deixa o design ainda mais agradável.

Apesar de ser um celular grande, a tela de 5", com resolução de 1280 x 720 pixels, não ocupa toda a frente do aparelho, o que não diminui a resolução e justifica a nitidez e qualidade das imagens.

Ele pode ser encontrado nas cores preto, branco e vermelho. A traseira é revestida com um material que lembra bastante vidro, mas na verdade é plástico. Durante o uso, o aparelho pode ficar bem sujo e engordurado.
Desempenho
O desempenho do Xperia M4 é bom e sua principal diferença frente aos concorrentes se deve ao processador de alto nível. Trata-se de um octa-core Snapdragon 615 de 64 bits da Qualcomm. Ele é dividido em dois grupos quad-core: um de 1,5 GHz ARM e outro de 1 GHz Cortex A53.
O M4 possui integração 4G LTE com CAT 4, permitindo velocidade de download até 150 mps e streaming de vídeo de alta qualidade com decodificador H.265, que deixa o vídeo mais leve e o carregamento mais rápido.

Além do super processador, o M4 conta com 2 GB de memória RAM e 16 GB, expansível até 128 GB via cartão microSD, é dual-chip e já vem com o Android 5.0 (Lollipop) de fábrica. Sua conectividade aceita 4G/3G, Bluetooth 4.1, NFC, USB e Wi-Fi.
Como todo aparelho da Sony, o smart é recheado de apps nativos que não podem ser desinstalados. Isso é um problema da fabricante e não do gadget em si, mas é um ponto negativo, de qualquer forma.
O celular se saiu bem graças à boa configuração, que rodou jogos sem travar, funcionou perfeitamente em todos os testes, respondendo aos comandos com rapidez.

Bateria
A bateria do Xperia M4 Aqua oferece capacidade de 2.400 mAh. Em nossos testes, conseguimos autonomia de um dia e meio com pouco uso. Num dia normal – com ligações, acesso à internet e jogos –, ela dura no máximo 24 horas. A Sony promete até dois dias de uso, mas com o modo Stamina ativado. Diversos recursos do smartphone são desativados para garantir mais tempo com o aparelho funcionando.

Se formos comparar com celulares conhecidos pelo seu bom desempenho, como o Moto Maxx, que tem 3.900 mAh e dura até 40 horas, a bateria do M4, apesar da promessa de longa duração, deixa a desejar.
Câmera
Sem dúvidas essa foi a função que mais melhorou do M2 para o M4. Seu antecessor tinha 8 megapixels na traseira e apenas 0,3 megapixels na câmera frontal. O Xperia M4 Aqua tem 13 megapixels na parte de trás e 5 megapixels na frente, valorizando as selfies. Mas isso não é por acaso, a Sony fez uma pesquisa e constatou que a qualidade da câmera é a característica mais apreciada pelos clientes brasileiros.

A câmera traseira conta, ainda, com abertura f/20, ISO de até 3.200, HDR, sensor Exmor RS e o vídeo com estabilizador (tecnologia Steadyshot). A frontal tem campo de visão de 88º que faz com que a câmera "enxergue" mais gente na foto, para não ficar ninguém fora da selfie. Além disso, a câmera possui recursos como modo manual, para ajustar iluminação (balanço de branco), cenas com configurações próprias, moto automático e panorâmico, e possibilita conectar outros gadgets da Sony para filmar em diversas câmeras.
Quais são os cinco melhores smarts Android baratos? Veja no Fórum do TechTudo
Há outros recursos como Retoque de Retrato, Efeitos Criativos, Foto com Som e Diversão e Efeito RA, que possibilitam editar as imagens e colocar efeitos e elementos virtuais, para deixar suas fotos e filmagens ainda mais divertidas.
Em nossos testes, as câmeras frontal e traseira tiveram um bom desempenho mesmo em ambientes com pouca luz, garantindo a qualidade das imagens, sem que ficassem granuladas.

Funcionalidades
Como o nome “Aqua” sugere, o smartphone é resistente à água devido à certificação IP65/68. A orientação da Sony é para que os usuários aproveitem o dispositivo em água doce, pelo período máximo de 30 minutos, e numa profundidade de até 1,5 metro. Em piscinas e outros ambientes com cloro, é necessário que o celular seja lavado em água corrente logo em seguida.
É importante destacar que, como em qualquer dispositivo com tela do tipo capacitiva, não é possível digitar ou inserir informações no aparelho. O smartphone entende que a água é uma forma de toque e torna impossível operá-lo.
A vantagem é de poder utilizar a câmera em ambientes “molhados”. A Sony posicionou um botão físico de câmera na lateral para capturar as imagens.

A entrada para fone de ouvido e a porta USB também são à prova d’água, porém, no teste, ao molhar o aparelho, o Smart Connect foi ativado, como se houvesse um fone conectado.

Custo-benefício
O smartphone custa R$ 1.499 na loja oficial da Sony. Entre seus principais concorrentes está o Moto X, aparelho com um dos melhorescustos-benefíciosdo mercado, e o Galaxy A5.
O processador do M4 Aqua é um bom motivo para comprar o aparelho da Sony. A bateria poderia ser melhor e a proteção contra água, embora chame a atenção dos consumidores, ainda não permite o uso total do celular dentro da piscina, por exemplo. Sua principal vantagem são as fotos submersas.
De modo geral, constatamos que a linha M evoluiu bastante desde o último modelo, o M2 Aqua.