Computadores

NOTA tt
9.0

Review Mac Pro 2013

Testamos o Mac Pro, com design futurista, preço salgado e desempenho voltado para profissionais; confira o review

Rodrigo Bastos
por
em

A Apple finalmente atualizou o Mac Pro. A demora para a chegada da tão prometida novidade, lançada no fim de 2013, parece ter valido a pena. O supra-sumo em potência gráfica e design primoroso chegou ao Brasil e passou pela redação do TechTudo para um review completo; confira.

Comprou uma Apple TV? Confira dicas de como começar a usar

O design é um dos pontos fortes do Mac Pro 2013 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O design é um dos pontos fortes do Mac Pro 2013 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


Design

O design é com certeza um dos pontos mais chamativos do novo Mac Pro. Com seu formato cilíndrico, 16 centímetros de diâmetro e 25 centímetros de altura é envolvido por um metal escovado. A nova versão do mais potente dispositivo já feito pela Apple deixa os PCs robustos de mesa bem para trás, tanto no quesito beleza, como na união de potência e mobilidade.

Em relação a suas dimensões, se comparadas com a versão antiga do Mac Pro, o novo modelo 2013 tem um oitavo do tamanho do anterior, e mais de um quarto do peso mais leve. 

Muitos sites e fãs da empresa brincaram e compararam o formato inovador com o famoso personagem de Guerra nas Estrelas, Darth Vader, ou com uma pequena "lixeira" do futuro.

Mac Pro  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O formato do Mac Pro lembra uma "lixeira" futurística (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


O design de "peça de arte" não fica só na parte exterior do aparelho. Por dentro, o Mac Pro 2013 também impressiona. O formato único traz um dilema para os designers e engenheiros do quartel general da companhia de Cupertino: como deixar tudo bem montado com um formato inovador sem que o calor das peças do hardware seja um problema? 

O formato inovador inclui um cooler único central que consegue puxar ar fresco da parte inferior do case para a saída do ar quente no lado superior do gabinete cilíndrico. O silêncio do equipamento é outro ponto surpreendente, mesmo nos testes com uso pesado do processador e da GPU gráfica da AMD.

Desempenho

Mac Pro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O modelo traz um dos mais potentes desempenhos de processamento (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


Como já era de se esperar, o novo Mac Pro traz um dos mais potentes desempenhos de processamento, tanto na parte gráfica, como ao rodar softwares pesados voltados para trabalhos profissionais. O computador suporta até três monitores 4K ao mesmo tempo ou seis monitores via Thunderbolt 2.

A configuração do modelo testado não é a mais completa disponível no Brasil, mas também não pode ser considerada um desktop "modesto". Ele conta com processador Intel Xeon E5 de seis cores de 3,5GHz, memória RAM de 16 GB DDR3 1866 MHz, SSD de 256GB e duas GPUs AMD FirePro D500 com 3GB de VRAM GDDR5 cada. 

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Confira no Fórum do TechTudo.

O Mac Pro 2013 traz ainda a mais nova tecnologia Wi-Fi 802.11ac, igual aos outros modelos de hardwares lançados no ano passado pela Apple. A velocidade para a navegação sem fio pode chegar até o dobro do desempenho dos modelos anteriores, mas para isso o usuário precisa usar um roteador compatível com a nova banda. 

Mac Pro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Mac Pro é voltado para profissionais de fotografia, design, animação e vídeo (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


O miniPC não é pra qualquer um. O público alvo ideal seria os fotógrafos, designers, videomakers e animadores profissionais. Quem pretende comprar um Mac Pro especificamente para jogos, pode se arrepender da escolha. Porque mesmo ele tendo duas placas de vídeo, uma das GPUs só funciona em companhia do processador na hora de rodar softwares que pedem mais velocidade.  

Conexões

A nova versão do Mac Pro conta com muitas conexões, a começar pelas seis entradas Thunderbolt 2, mais quatro entradas USB 3.0, duas portas Ethernet gigabyte e uma HDMI 1.4. Todas essas portas trazem uma boa opção para conectar dispositivos e upgrades externos, como por exemplo um leitor de DVD externo ou um HD externo físico ainda maior. 

Mac Pro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O modelo possui muitas conexões, entre elas seis entradas Thunderbolt 2 e quatro USB 3.0 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


Custo-benefício

Nem todo mundo precisa do poderoso Mac Pro 2013 na mesa. Mas para quem trabalha com arquivos pesados, manipulando arquivos Ultra HD ou renderizando códigos e animações, a "fera cilíndrica" chegou do futuro para entregar um conjunto completo que mescla um belíssimo design e poder.

Tabela configurações Mac Pro (Foto: TechTudo/Arte)Tabela configurações Mac Pro (Foto: TechTudo/Arte)


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
7

Prós

  • Design futurista com tamanho compacto
  • Desempenho voltado para profissionais
  • Armazenamento interno rápido e com opção de expansão
  • Duas GPUs trabalham juntas
  • Diversas conexões Thunderbolt 2, USB, HDMI
  • Suporte para até três monitores 4K
  • Silencioso e sem esquentar muito

Contras

  • Aplicativos ainda precisam ser otimizados
  • Não traz leitor de DVD, somente externo
  • Tamanho compacto impede expansões internas
  • Preço no Brasil nos moldes ostentação
  • Não vem com monitor, mouse e teclado
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Costa
    2014-05-21T08:01:32  

    Porque todo idiota sempre diz uma piadinha nos comentários quando não tem dinheiro pra comprar?

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-05-21T08:01:32  

      Eu contei mais de 180 idiotas invejosos. Aposto que eles andam de carro nacional ou ônibus e nunca fizeram uma viagem internacional. Dá pena... kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-05-21T08:01:32  

      Sempre tem uma piadinha sem graça. As vezes fico na duvida... é pra rir ou chorar?

  • Vinicius
    2014-05-20T18:00:35  

    Primeiro que não tem porque criticar a Apple pelos 13 mil reais cobrados no Brasil, pois, no caso, os impostos brasileiros nos cobram duas vezes o valor do produto, ou seja o preço quase que duplica em relação aos EUA (+- 6/7 mil reais). Segundo que a maioria das pessoas que estão criticando não tem necessidade de comprar um computador como este, pois foi feito para ser usado por profissionais, que requerem um aparelho mais avançado como instrumento de trabalho.

    recentes

    populares

    • Vinicius
      2014-05-20T18:00:35  

      Seu alienado (para não dizer ignorante!!), alguma vez na vida vida você já trabalhou com design gráfico? ou melhor vou facilitar, você sabe o que é design gráfico??

    recentes

    populares

    • Vinicius
      2014-05-20T18:00:35  

      Quem usa software MAYA, 3DS MAX, LIGHTWAVE, AFTER EFFECTS, etc. não compra uma maquina dessa pois ela não vem com NVIDIA QUADRO FX ou K que são placas para 3D e aceleram o render, alem que vc não pode fazer upgrade na maquina, em 1 ano ela ta toltamente defasada.

  • Thortiago Batista
    2014-05-25T21:16:49

    nossa é a panela de arroz da minha mãe !!

  • Fernanda Voi
    2014-05-21T07:55:41  

    É surpreendente como em todas as matérias que publicam algum assunto relacionado à Apple, vêm um bando de idiotas criticar negativamente os produtos da empresa! Sempre os mesmos comentários: "Apple não presta porque é patenteadora de tecnologias altamente "cara". Nunca é pensado na grandiosidade da empresa, que cada produto supri uma necessidade e que cada pessoa compra o quiser com o seu dinheiro. Dinheiro não cai do céu... A Apple não é a empresa mais rica do mundo por acaso. "Pense Diferente".

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-05-21T07:55:41  

      Monsenhor Razão ai trouxao,,,vai no banco, pegue um emprestimo de 13 mil e compre essa torradeira ridicula...kkkkkkkkkk de metal...kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2014-05-21T07:55:41  

      Joe Max Clone, tentando mudar a opinião dos outros duplicando o nick?? kkkk

  • Jose Damasceno
    2014-05-23T20:13:01

    Empresa lança app para recarga e checagem de saldo do Bilhete Único. Realmente funciona, é necessário que o aparelho tenha NFC.

  • Joe Max
    2014-05-23T10:55:37

    É por isso que a Google passou a Apple como marca mais valiosa: INOVAÇÃO! Vejam: A principal motivação para esse aumento de valor é o investimento da empresa em inovação.Enquanto isso, a Apple, normalmente reconhecida por inovar no ramo de tecnologia, especialmente computação, anda estagnada; não são poucas as críticas com esse foco feitas à empresa nos últimos anos.

  • Jose Damasceno
    2014-05-22T21:42:51

    Juiz informa ao STF sobre supostos depósitos de doleiro para Collor, que situação roubou o Brasil e continua...

  • Jose Damasceno
    2014-05-20T22:28:12  

    Sindicato dos Metroviários de São Paulo decide, em assembleia, entrar em estado de greve. Funcionários recusaram proposta do Metrô de reajuste salarial de 5,2%. A categoria reivindica aumento de 35,47%, sendo 7,95% referente perdas salariais mais 25,5% de aumento real por produtividade, equiparação salarial, entre outros benefícios. Ainda não há data para paralisação. Uma nova assembleia está prevista para 27 de maio.

    recentes

    populares

    • Jose Damasceno
      2014-05-20T22:28:12  

      Parabéns Jose Damasceno caso as pessoas fossem espertas aqui no Brasil fariam a mesma coisa que você fez já que vivemos o Marco Civil há anos. Passando mensagem na página onde se possa comentar pode ser uma forma de fazer com que a Globo repense e abre comentários em todas as páginas deixando de ceder as pressões do governo!!

  • Jose Damasceno
    2014-05-21T18:54:43

    Brasileiro tem que trabalhar 5 meses no ano para pagar tributos, diz IBPT. Metade do ano perdido.

  • Jose Damasceno
    2014-05-21T19:07:31

    Comissão do Senado aprova gratificação sem limite para juízes e promotores e não podem aumentar 15% dos motoristas e cobradores. É o fim.

  • Conversa Mole
    2014-05-20T14:57:55  

    Nos EUA, custa 3.000 dolares, cerca de 6.300 reais. Será que eu não entendi bem, mas...a gente paga 1 mac pro para a apple e outro para o governo? aff....

    recentes

    populares

    • Conversa Mole
      2014-05-20T14:57:55  

      Caro Otavio Cunha... não dá para afirmar que a versão apresentada é a de 3.999, pois na tabela do review eles não falam com precisão qual é o processador Xeon E5 da maquina analisada (existem modelos diferentes do mesm processador que fazem o preço subir) e nem citam a placa de video (o de 3.999 tem uma placa dual AMD diferente do de 2.999....porém na tabela do review eles nem citam a placa de video. Por isso calculei em $2.9999, qua alias foi um exemplo usando o dolar comercial em R$ 2,208 (compra) só como referencia!!! o valor corrigido sim, seria R$6.627,79 então...ok...PASSAR BEM

    recentes

    populares

    • Conversa Mole
      2014-05-20T14:57:55  

      Conversa Mole e você compra alguma coisa usando o dólar comercial para conversão em que loja? Você anda fazendo bons negócios, hein?

  • Silvio Silva
    2014-05-20T18:37:16  

    Senhor Anderson Munbhoz, voce apenas paga pau pra PC ou ganha dinheiro vendendo o mesmo? Que chato ficar repetindo comentário pessoal pô! Seu blá blá blá não adianta, pois no meio profissional que se preze só entra MAC.

    recentes

    populares

    • Silvio Silva
      2014-05-20T18:37:16  

      Caro, sou fabricante de tecnologia. Minha Mensagem se repetiu por delay na atualização do servidor . Trabalho fortemente na implementação de tecnologia de alta demanda, trabalhos que exigem alta performance de processamento. Trabalho com plataforma mono e bi-processada. Os quais supera os modelos comercializados pela Mac. Hoje vejo uma forte corrente migrando para plataforma PC.

  • Anderson Munbhoz
    2014-05-20T15:20:58  

    O desempenho da plataforma PC supera o Mac. Seu modelo topo podemos encontrar em fabricantes nacionais como entrada. Outro aspecto é a utilização da placa gráfica, que não é a melhor de mercado. A linha Quadro da NVidia é superior. O processador não é especificado, o que deixa duvida sobre qual modelo da familia E5 é utilizado. Maquina "lançamento" que já é obsoleta em muitos aspectos. Outro fator negativo, plataforma proprietária, o que te força ha upgrades somente com os mesmos. E por Ultimo o valor abusivo por uma etiqueta. Para quem busca uma solução real em workstation Deskshop.

    recentes

    populares

    • Anderson Munbhoz
      2014-05-20T15:20:58  

      Esse foi o meu maior medo quando pensei em migrar do G4 para o Z820, Douglas, e confesso que não me arrependo. Você não está errado quanto à estabilidade do OS, mas o maior problema que enfrentei, quando usava plataforma Mac, foi em relação a atualizações dos softwares que usávamos aqui na agência. Sempre eram lançados séculos depois das atualizações para Win. Algumas sequer eram lançadas. E as licenças não eram baratas. Então, para pagar caro por um software e vê-lo tornar-se obsoleto em uma plataforma e em outra não, foi crucial para me convencer a migrar. Fora a questão upgrades.

    recentes

    populares

    • Anderson Munbhoz
      2014-05-20T15:20:58  

      A questão de sistema operacional varia muito de gosto de usuário. Quando se trabalha com plataforma aberta tu tem a possibilidade de eleger seu S.O.. Caro Fernando Albuquerque, sou fabricante e especialista em tecnologia, não um gamer Rodrigo Abravanel. Como conhecedores da área deveriam saber que a linha Quadro da nvidia é a melhor placa gráfica do mercado, superando de longe a linha Gl fire da Ati. Em quesito de atualização todas as maquinas que não são plataforma aberta sofrem. A melhor solução é a plataforma aberta ... upgrades livres, S.O. a escolha e custo justo pelo equipamento.

  • Alex Neres
    2014-05-21T12:47:21  

    É serio isso? O teste se resumiu apenas a conectar o Mac Pro nos monitores 4K?

    recentes

    populares

    • Alex Neres
      2014-05-21T12:47:21  

      Queria o que? Isso é um review do techtudo, se estivesse completo no minimo seria um kibe

  • Rodrigo Coelho
    2014-05-21T15:14:13

    Isso faz vitamina de mamão? E abacate?

  • Eduardo B.
    2014-05-20T16:51:20  

    Respeito quem curte a apple, tenho amigos designers que não vivem sem, mas é muito mais pelo software do que pelo hardware, isso sem falar nesse maldito status. Eu paguei cerca de 4.000 num intel 7 3 geração, 16 gb de ram ddr3., placa de video gforce de 256 MB e MAIS dois monitores de 22 polegadas. Rodo praticamente qualquer software e jogo disponiveis no mercado com facilidade. E olha que achei esse preço do meu muito alto inclusive, mas olhando quem paga essa fortuna nisso. Até me sinto bem, viu. Não vale tudo isso. Mesmo para profissionais especializados.

    recentes

    populares

    • Eduardo B.
      2014-05-20T16:51:20  

      João Peste percebi que trabalhamos no ramo, e uso Mac no trabalho e em casa. O de casa é um iMac late 2009, C2D 3,06. A máquina roda tudo atualizado, inclusive o Mavericks perfeitamente. Essa história que a Apple "obriga" os clientes comprarem novos dispositivos é totalmente equivocada, a prova é meu computador de 5 anos atrás totalmente atualizado, o iPhone4 e iPad2 com iOS7. No fim das contas, cada caso é um caso, cada empresa/pessoa sabe o que precisa e quanto pode gastar. Tem muita gente que gasta dinheiro com um monte de outras coisas, mas reclama do preço da Apple por falta do que fazer

    recentes

    populares

    • Eduardo B.
      2014-05-20T16:51:20  

      Pois é Will, para quem trabalha no mínimo 8 horas sentado na frente de um computador, vale sim a pena investir na qualidade do mesmo, ainda mais quando se tem algum ganho de produtividade. No meu caso isso é visível, já que nesse ramo de TI você tem que toda hora baixar e instalar pacotes que no windows é um saco, já no OSX / Linux é com uma linha no terminal. Isso facilita demais, na minha opinião a vantagem do OSX é que ele é bem similar ao linux, mas com uma interface intuitiva e estável, dessa forma você tem os dois mundos no mesmo sistema.

  • Rodrigo Freitas
    2014-05-21T11:16:29

    Pensei que fosse aquela panela elétrica de fazer arroz...

  • Rafael Pereira
    2014-05-21T09:30:02

    ESSE COMPUTADOR NÃO É PRA USO DOMÉSTICO..... a apple tem o imac e o mac mini pra vc usar em casa, MAC PRO é usado por profissionais q trabalham com imagens ou fotos, tipo produtoras de vídeo, hj as câmeras mais avançadas gravam em 4K e precisam de uma plataforma potente para edição dessas imagens, pra esses profissionais esse valor é um bom investimento q tem retorno rápido, se vc quer um computador pra jogar compre um PC.

  • Daniel Fontanella
    2014-05-21T08:08:46  

    eita.... salgadinho o preço. q deve ser bom ng deve discutir, mais com 13k compro um bom pc, tv de led pra sala e quarto, geladeira, fogao, maquina de lavar roupa, notebook, pago 2 anos de internet e ainda uma cg125 velha e um fusca ou um 147 velho kkkkkkkkkkkkk. mt dinheiro num computador

    recentes

    populares

    • Daniel Fontanella
      2014-05-21T08:08:46  

      O preço é absurdo, mas o foco não é usuário doméstico, mas heavy users, gente que precisa de um computador potente, com alto processamento. O detalhe negativo é pagar 13 mil e ter 256GB de armazenamento.

    recentes

    populares

    • Daniel Fontanella
      2014-05-21T08:08:46  

      entendo. mais tem muitas portas usb pra vc colocar unidades externas ehehehehehe

  • Umbabarauma
    2014-05-21T08:33:46

    Legal, mas com esse valor da pra configurar uma maquina que chega até a lua. Não há motivos para compra-lo.

  • Antonio Assunção
    2014-05-21T08:07:01

    Eu não preciso de outro vaso no meu banheiro.

  • Velho Madruga
    2014-05-21T07:52:01

    Steve Jobs está se revirando no caixão... coitado.

  • Alexandre Almeida
    2014-05-21T05:49:40

    Com 13.000,00, eu compro um computador muito melhor, comprar essa lixeira de inox por esse preço e com essa configuração é ser fanboy fanático, design futurista? Que isso minha gente que mau gosto!

  • Astrojonas Mascarenhas
    2014-05-21T03:24:26

    Melhor comprar uma Workstation Dell Precision com Geforce K5000, vai voar com o Adobe After effects e Premiere. E a Dell tem suporte 24 Horas, esse MAC PRO se qrebrar vc fica na mão e ainda tem que enviar para SP e vc paga o frete de ida e volta.

  • Diego Rodrigues
    2014-05-21T02:16:27

    A EQUIPE DA POSITIVO BY CASAS BAHIA MANDA UM SALVE PRA GALERA DA APPLE;