Computadores

NOTA tt
9.0

Review Mac Pro 2013

Testamos o Mac Pro, com design futurista, preço salgado e desempenho voltado para profissionais; confira o review

Rodrigo Bastos
por
em

A Apple finalmente atualizou o Mac Pro. A demora para a chegada da tão prometida novidade, lançada no fim de 2013, parece ter valido a pena. O supra-sumo em potência gráfica e design primoroso chegou ao Brasil e passou pela redação do TechTudo para um review completo; confira.

Comprou uma Apple TV? Confira dicas de como começar a usar

O design é um dos pontos fortes do Mac Pro 2013 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O design é um dos pontos fortes do Mac Pro 2013 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


Design

O design é com certeza um dos pontos mais chamativos do novo Mac Pro. Com seu formato cilíndrico, 16 centímetros de diâmetro e 25 centímetros de altura é envolvido por um metal escovado. A nova versão do mais potente dispositivo já feito pela Apple deixa os PCs robustos de mesa bem para trás, tanto no quesito beleza, como na união de potência e mobilidade.

Em relação a suas dimensões, se comparadas com a versão antiga do Mac Pro, o novo modelo 2013 tem um oitavo do tamanho do anterior, e mais de um quarto do peso mais leve. 

Muitos sites e fãs da empresa brincaram e compararam o formato inovador com o famoso personagem de Guerra nas Estrelas, Darth Vader, ou com uma pequena "lixeira" do futuro.

Mac Pro  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O formato do Mac Pro lembra uma "lixeira" futurística (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


O design de "peça de arte" não fica só na parte exterior do aparelho. Por dentro, o Mac Pro 2013 também impressiona. O formato único traz um dilema para os designers e engenheiros do quartel general da companhia de Cupertino: como deixar tudo bem montado com um formato inovador sem que o calor das peças do hardware seja um problema? 

O formato inovador inclui um cooler único central que consegue puxar ar fresco da parte inferior do case para a saída do ar quente no lado superior do gabinete cilíndrico. O silêncio do equipamento é outro ponto surpreendente, mesmo nos testes com uso pesado do processador e da GPU gráfica da AMD.

Desempenho

Mac Pro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O modelo traz um dos mais potentes desempenhos de processamento (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


Como já era de se esperar, o novo Mac Pro traz um dos mais potentes desempenhos de processamento, tanto na parte gráfica, como ao rodar softwares pesados voltados para trabalhos profissionais. O computador suporta até três monitores 4K ao mesmo tempo ou seis monitores via Thunderbolt 2.

A configuração do modelo testado não é a mais completa disponível no Brasil, mas também não pode ser considerada um desktop "modesto". Ele conta com processador Intel Xeon E5 de seis cores de 3,5GHz, memória RAM de 16 GB DDR3 1866 MHz, SSD de 256GB e duas GPUs AMD FirePro D500 com 3GB de VRAM GDDR5 cada. 

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Confira no Fórum do TechTudo.

O Mac Pro 2013 traz ainda a mais nova tecnologia Wi-Fi 802.11ac, igual aos outros modelos de hardwares lançados no ano passado pela Apple. A velocidade para a navegação sem fio pode chegar até o dobro do desempenho dos modelos anteriores, mas para isso o usuário precisa usar um roteador compatível com a nova banda. 

Mac Pro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Mac Pro é voltado para profissionais de fotografia, design, animação e vídeo (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


O miniPC não é pra qualquer um. O público alvo ideal seria os fotógrafos, designers, videomakers e animadores profissionais. Quem pretende comprar um Mac Pro especificamente para jogos, pode se arrepender da escolha. Porque mesmo ele tendo duas placas de vídeo, uma das GPUs só funciona em companhia do processador na hora de rodar softwares que pedem mais velocidade.  

Conexões

A nova versão do Mac Pro conta com muitas conexões, a começar pelas seis entradas Thunderbolt 2, mais quatro entradas USB 3.0, duas portas Ethernet gigabyte e uma HDMI 1.4. Todas essas portas trazem uma boa opção para conectar dispositivos e upgrades externos, como por exemplo um leitor de DVD externo ou um HD externo físico ainda maior. 

Mac Pro (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O modelo possui muitas conexões, entre elas seis entradas Thunderbolt 2 e quatro USB 3.0 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)


Custo-benefício

Nem todo mundo precisa do poderoso Mac Pro 2013 na mesa. Mas para quem trabalha com arquivos pesados, manipulando arquivos Ultra HD ou renderizando códigos e animações, a "fera cilíndrica" chegou do futuro para entregar um conjunto completo que mescla um belíssimo design e poder.

Tabela configurações Mac Pro (Foto: TechTudo/Arte)Tabela configurações Mac Pro (Foto: TechTudo/Arte)


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
7

Prós

  • Design futurista com tamanho compacto
  • Desempenho voltado para profissionais
  • Armazenamento interno rápido e com opção de expansão
  • Duas GPUs trabalham juntas
  • Diversas conexões Thunderbolt 2, USB, HDMI
  • Suporte para até três monitores 4K
  • Silencioso e sem esquentar muito

Contras

  • Aplicativos ainda precisam ser otimizados
  • Não traz leitor de DVD, somente externo
  • Tamanho compacto impede expansões internas
  • Preço no Brasil nos moldes ostentação
  • Não vem com monitor, mouse e teclado