Notebook

NOTA tt
8.3

Review MacBook 2015

Produto agrada pela sua portabilidade, excelente tela e qualidade de som, mas assusta pelo preço praticado.

Pedro Cardoso
por
em

O MacBook sempre foi o modelo de entrada entre os computadores portáteis da Apple, atrás do MacBook Pro e MacBook Air, e com este novo exemplar não é diferente. Apesar de ter um processador mais acanhado, não ter leitor de DVD e pecar em conectividade, o produto ganhou ares de sofisticação, que se reflete em seu acabamento, e com a presença da desejada tela Retina, disponível nos modelos mais caros da marca.

Novo MacBook: veja as novidades e compare com os modelos anteriores

Essas mudanças também trouxeram uma nova realidade para os valores do dispositivo. No site brasileiro da Apple, o novo MacBook é vendido por preços que variam de R$ 8.499 a R$ 10.499, dependendo da quantidade de memória e armazenamento escolhido, que pode variar entre 250 GB ou 500 GB.

macbook 2015 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)O Macbook 2015 tem boa configuração mas preços surreais (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

O modelo testado pelo TechTudo tem processador Intel Core M de 1,2 GHz, 8 GB de memória RAM DDR3, chip gráfico Intel HD Graphics 5300 com 1,5 GB de memória e SSD com 500 GB de capacidade.

Design

O aspecto que mais chama a atenção no novo MacBook, e não poderia ser diferente, é a sua aparência. Este é o menor, mais fino e mais leve notebook da marca, mas para chegar neste design, o produto ganhou algumas "penalidades", que veremos melhor na parte de teclado e conectividade.

Outro ponto que deixou a desejar, e que sempre fez parte da identidade do MacBook, é o ato de levantar a tampa com apenas um dedo. Neste caso, por ser tão leve, o dispositivo se mexe e sai do lugar na mesa. Claro, isso é apenas um detalhe pueril, mas a própria fabricante sempre se gabou desta característica em seus modelos anteriores.

O Novo Macbook perdeu a capacidade de ser aberto com uma mão só (Foto: Carol Danelli/TechTudo)O Novo Macbook perdeu a capacidade de ser aberto com uma mão só (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Sem dúvida, é um dos produtos mais bonitos criados pela Apple. Extremamente portátil e leve, o novo MacBook pode ser guardado com discrição em qualquer bolsa ou mochila. E se sua preocupação é a questão de segurança, ele pode facilmente ser escondido entre papéis, dentro de um envelope A4.

Tela

Apesar da tela ter apenas 12 polegadas, ainda é muito confortável trabalhar por horas. Muito em virtude da excelente definição da tela retina, que possui resolução de 2304 x 1440. As cores têm uma aparência muito mais viva e não cansa os olhos, mesmo que todos os elementos em apareçam em menor escala em relação aos outros MacBooks.

macbook 2015 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)O Macbook 2015 é ultra fino (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Teclado e touchpad

Para fazer um notebook tão fino, a Apple diminuiu até a altura dos botões do teclado. Este novo formato é difícil de se acostumar, principalmente para quem já usa o teclado normal do MacBook Pro por anos. De fato, ele é suave e não requer nenhuma pressão para digitar, mas não é confortável se o seu objetivo for escrever longos textos. Não recomendaria para um escritor de livros, por exemplo.

O teclado é um ponto fraco do Macbook 2015 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)O teclado é um ponto fraco do Macbook 2015 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Por outro lado, as teclas são largas, apesar do dispositivo ser pequeno e estreito. Isso foi possível porque a Apple desenhou o teclado com quase nenhum espaço entre as teclas, e nenhuma margem nas extremidades. Desta forma, apesar de pequeno, funciona muito bem tanto para quem tem mãos pequenas, quanto para quem tem mãos grandes e dedos grossos.

O touchpad tem uma área útil generosa e uma sensibilidade apurada, como é costume em qualquer linha de MacBooks. Porém, seguindo o exemplo do teclado, esta superfície também tem a pressão mais curta, mas neste caso, o uso é bem mais confortável que os modelos anteriores.

Processador e memória

O processador do novo MacBook é a característica de hardware mais modesta que ele possui. Ao invés de inserir um Intel Core i5 ou Core i7, como no caso dos MacBooks Air e Pro, este modelo recebeu o Core M, uma versão para computadores móveis como híbridos ou notebooks ultra portáteis, por exemplo. Ele tem uma frequência de clock baixa e pode criar um gargalo em aplicações muito pesadas e jogos exigentes. Por outro lado, é mais do que suficiente para qualquer tarefa do cotidiano.

Os 8 GB de memória do modelo testado, aliados ao SSD, fizeram o notebook voar na maioria das tarefas. É impressionante como ele abre rápido programas como o iTunes, Pages ou Keynote, por exemplo. Aliás, essa combinação faz com que o MacBook inicie e esteja totalmente funcional em apenas 10 segundos.

Bateria

Esse texto inteiro e todo o trabalho de pesquisa e testes para realizar o review foram feitos com apenas uma carga na bateria, e ainda sobrou 45%. Realmente, é incrível como a Apple conseguiu construir uma bateria tão duradoura em um dispositivo tão fino e pequeno.

Som

Apesar de pequeno, o novo MacBook apresenta um som poderoso. Seu áudio é alto e claro, e não distorce no último volume, assim, pode até ser usado até para embalar uma pequena festa de apartamento. Os alto-falantes estão localizados na parte de cima, na faixa entre o teclado e a tela, e isso ajuda muito na propagação.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!

Conectividade

macbook 2015 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)O novo Macbook tem apenas uma saída (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Este é um dos aspectos que mais deixa a desejar. Para ser tão fino, o novo MacBook tem apenas uma saída, que é usada tanto para alimentação de energia, quanto para conexão USB e HDMI, neste dois últimos casos, com o uso de adaptadores que são vendidos separadamente. Assim o usuário deverá escolher se quer utilizar um mouse sem fio, recarregar a bateria ou ligá-lo na TV, por exemplo. Uma parte desse impasse pode ser resolvida com o uso de mouses Bluetooth, pelo menos.

Custo-benefício

O MacBook é o aparelho ideal para levar na viagem ou para quem passa muito tempo fora de casa ou escritório, mas precisa estar sempre com um notebook na mão para trabalhar. Entretanto, seu altíssimo preço não compensa para quem precisa de um computador para trabalhar por longas horas, pensando na questão do conforto, fazer edições de vídeo ou qualquer outra tarefa mais pesada.

O MacBook 2015 é extremamente caro e tem design de luxo (Foto: Arte/TechTudo)O MacBook 2015 é extremamente caro e tem design de luxo (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.3
Design
10
Funcionalidades
10
Desempenho
9
Custo-benefício
4

Prós

  • Excelente resolução de tela
  • Bateria duradoura
  • Leve e fácil de carregar
  • Som de alta qualidade

Contras

  • Extremamente caro
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Polycarpo
    2015-10-14T10:11:36  

    Nem que esse computador fosse de ouro valeria isso, amo os produtos da Apple mas nunca mais vou comprar qualquer coisa com esses preços abusivos, acho que todos deveríamos boicotá-los e processar a Apple por extorsão.

    recentes

    populares

    • Thiago Polycarpo
      2015-10-14T10:11:36  

      O pior é que o preço só fica assim por conta do dolar e Impostos. Mas minha opinião é bem parecida. Tenho iphone e ipad mas em relação aos produtos disponíveis atualmente no mercado, eu seria louco se comprasse um produto apple. "Deixar isso só para a galera do modismo e fanboy kkkk".