Notebook

NOTA tt
9.0

Review MacBook Air 2011

Como superar um grande sucesso do ano anterior e vender o mesmo produto, até para as mesmas pessoas? Com o iPhone a Apple mostrou ser mestre nesta arte e agora repete a dose com o novo MacBook Air 11″.

Gino Olivato
por
em

Como superar um grande sucesso do ano anterior e vender o mesmo produto, até para as mesmas pessoas? Com o iPhone a Apple mostrou ser mestre nesta arte e agora repete a dose com o novo MacBook Air de 11 polegadas. Como em time que está ganhando não se mexe, o design externo é o mesmo dos que foram lançados em outubro de 2010, com exceção do teclado, que agora é retroiluminado.

MacBook Air (Foto: Reprodução)MacBook Air (Foto: Reprodução)

O que vem na caixa

Mantendo o que se iniciou com a linha do Air lançada em 2010, nada de CDs ou DVDs, mas agora nada de pendrive também! Tudo necessário para a restauração do seu novo MacBook Air vem dentro dele, em uma partição de disco separada. Se até isso falhar o recover pode ser feito pela internet. Não gostou? É possível comprar um pendrive por R$199,00 na Apple Store. Os tradicionais adesivos da maçã continuam na caixa. Ao ligar o notebook encontramos o Lion, o novo felino que habita nos computadores da Apple.

MacBook Air  (Foto: Reprodução)MacBook Air (Foto: Reprodução)

Design

Reeditando o design da edição anterior, o MacBook Air 11″ não tem nenhuma modificação externa. Em termos dimensionais, houve uma imperceptível mudança no peso, apenas 20g a mais, pesando agora 1,08 kg. Devido ao diminuto espaço, não há um slot SD, muito prático para descarregar fotografias e presente em todos os outros Macs da atualidade. Assim o mais fino notebook da Apple continua com dimensões que variam de 0,3 a 1,7 cm.

Teclado

Um teclado que brilha no escuro parece desnecessário até você precisar dele, essa característica agora não é mais só privilégio da linha Pro, tanto a versão Air de 11 ou 13 polegadas contam agora com essa funcionalidade. Claro que como tudo que ilumina, ajuda a consumir bateria. Nosso teste foi realizado em um teclado com layout português, possuindo a tecla [ç] e os assentos [´ agudo], [^ circunflexo] e [~ til] digitados sem a necessidade de combinação de teclas.

Teclado do MacBook Air (Foto: Divulgação)Teclado do MacBook Air (Foto: Divulgação)

Bateria

Se a bateria da versão anterior era boa, este ficou ainda melhor. O modelo testado foi o MacBook Air 11″ 1.6 GHz Intel Core i5 com 4GB de memória. Para as atividades como utilizar WiFi e tráfego intenso, a bateria durou quase 4 horas. Agora para digitar um texto e trabalhar com planilhas sem precisar de conexão à rede e com o brilho da tela no mínimo, a bateria sobreviveu por quase 7 horas!

Display

Com uma resolução de 1366 x 768 em sua tela de 11,6″ de tecnologia LED-backlit glossy, o MacBook Air é ótimo para escrever textos, emails, navegar na web e também para ver filmes. Se você já tem um adaptador para o conector Mini Display Port (vendido separadamente) ele também pode ser utilizado no novo Air para ligá-lo a um monitor externo.

Conexão Thunderbolt

Muito se falou sobre a nova conexão adotada pela Apple, que agora presente em toda sua linha de computadores. Com ela será possível ligar monitores e outros periféricos como HD externo na mesma conexão, formando um varal. Com isso o MacBook Air 11″ não estará limitado mais a apenas as duas conexões USB; só que para isso acontecer mais periféricos com essa conexão tem que chegar ao mercado. Hoje, da Apple, só há o Cinema Display de 27 polegadas.

Trackpad

O Trackpad com tecnologia multitoque (igual ao display do iPhone), permite utilizar até 4 dedos simultaneamente, muito útil e versátil para utilizar todas as funcionalidades da interface de gestos do Lion.

Touchpad do MacBook Air (Foto: Divulgação)Touchpad do MacBook Air (Foto: Divulgação)

Desempenho

Utilizando-se de um HD de estado sólido (SSD) o MacBook Air 11″ é inicializado em apenas 19 segundos, todo o boot será lento depois que nos acostumamos ao Air.Seu desempenho para atividades do dia-a-dia de um usuário comum é muito boa.

Editar um texto, atualizar suas redes sociais ou organizar suas músicas no iTunes são tarefas cumpridas sem dever nada aos outros Macs, inclusive assistir um filme em Full HD (1080p) sem engasgar. Associando isso à mobilidade o MacBook Air é uma excelente solução para a interação diária com o mundo digital.

Acessórios

Toda essa mobilidade, leveza e design tem um preço: nem tudo está integrado ao notebook. Se for necessário conectar o MacBook Air a uma rede cabeada, utilizar um CD/DVD ou ler um cartão de memória SD você terá que comprar um acessório, pois tão reduzido espaço não caberia mais nada.

Ficha técnica

Tela: Widescreen, brillhante de 11,6 polegadas, retroiluminada por LEDs
Resolução máxima: 1366 x 768
Sistema operacional: OS X Lion (versão 10.7)
Processador: 1.6 GHz Intel Core i5
Memória RAM: 4 GB 1333 MHz DDR3
Vídeo: Intel HD Graphics 3000 384 MB compartilhada
Mídia ótica: não tem. Opção: MacBook Air SuperDrive USB vendido separadamente
Armazenamento: 128 GB SSD
Webcam: sim
Conectividade: Wi-Fi IEEE 802.11a/b/g/n, Bluetooth, duas portas USB, uma porta Thunderbolt, saída para fone de ouvido, microfone integrado, auto-falantes estéreo
Dimensões (axlxc): 0,3 à 1,7 cm x 29,95 cm x 19,2 cm
Peso: 1,08 kg
Autonomia de bateria: 3 a 7 horas dependendo do uso
Itens inclusos: Adaptador de energia MagSafe de 45W, adaptador AC de parede e cabo, manual

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • - Teclado retroiluminado;
  • - Design leve e ergonômico;
  • - Porta Thunderbolt;
  • - Processador top de linha.

Contras

  • - Sem entrada para cartão SD;
  • - Não conecta a monitor externo;
  • - Falta uma porta Ethernet;
  • - Falta mídia de restauração.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafaela Lemos
    2012-02-04T17:55:01

    Ouvi dizer que o Air é muito bom para rodar varios aplicativos ao mesmo tempo sem travar, mas tb disseram que ele nao é muito rapido pra navegar na internet devido ter o i5 com 1,7GHz . é verdade? e o i7 com 1,8GHz muda muita coisa? quero um computador para navegar na internet[principalmente abrir e executar varias abas e paginas ao mesmo tempo. Carrego muitos videos no youtube, e uso muito o face e o twitter], seria melhor o pro?

  • Alex Moreira
    2012-01-23T22:56:08

    Quem escreveu essa materia certamente nao conhece o produto, pois vem com pendrive da apple de restauração a placa de rede é comprada separadamente, bem como a mini displayport, o unico porem que vejo é a pouquissima memoria RAM , isso nao consigo entender, a memoria RAN sendo praticamente de graca, vem com somente 2gb ou 4gb, sendo que uso VMWare e isso é pouco para conseguir trabalhar com dignidade, ;)

  • Kárita Nascimento
    2012-01-02T00:10:36

    Penso que sabe mais o criador do Mac Book Air, tudo "deve" evoluir. Eu tenho um MacBook Air nunca havia usado nenhum produto da apple e com apenas uma lida no manual eu já me familiarizei com o sistema, não há como sair tentando adivinhar como algo funciona, o primeiro passo é aprender, a humanidade passa por uma revolução tecnológica medonha e é normal que alguns tenham resistência ao novo. O novo MacBook Air é nota 1.000 eu aprovo e recomendo :)

  • Daniel Benicio
    2011-10-26T12:04:05

    interface magnificante, mas não possui barra de tarrefas, só os ícones, já não tem ec acabamento q o windows tem, não estou acustumado com o mac, e também não possui o teclado númerico, não recomendo, para quem nunca mexeu no sistema operacional mac, porq voc pode si extressar muito, até o chormebook ganha, o Windows sempre vai ser o sistema operacional mais usado é mais bem sucedido por todos os sites e clientes, sou fã de carteirinha pelo windows e pelo android, não troco por nenhum sistema operacional, os dois os melhores do mundo!

  • Jefferson Villalba
    2011-09-27T07:12:50

    Não troco meu Macbook White por esse não, alem de HD maior, Placa de Video melhor, tem tbm tela maior \o/ uma pena não derem continuidade a ele.