Jogos de esporte

NOTA tt
7.3

Review Mario & Sonic at the Rio 2016

Os maiores mascotes dos videogames se encontram no Rio de Janeiro para celebrar as Olimpíadas de 2016 em divertidos minigames

Thomas Schulze
por
em

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games reúne os mascotes da Nintendo e Sega para disputar os Jogos Olímpicos, desta vez no Rio de Janeiro. Lançado exclusivamente para Nintendo 3DS (a versão para Nintendo Wii U sai em 24 de junho), o game oferece dezenas de minigames inspirados em esportes populares como futebol e natação, agradando em cheio aos fãs dos personagens. Descubra todos os acertos do novo jogo na análise completa.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games vai trazer os mascotes ao Brasil

Mascotes olímpicos

Mario e Sonic se encontram para disputar as Olimpíadas desde os Jogos de 2008 em Pequim. A partir de então, os heróis sempre participam das competições de verão (Londres em 2012) e inverno (Vancouver 2010 e Sochi 2014) em títulos cheios de minigames e personagens da Nintendo e Sega. Não foi diferente com as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games traz os mascotes ao Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Nintendo)Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games traz os mascotes ao Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Nintendo)

Rico em modos de jogo e diferentes jogabilidades para cada esporte, Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games não é um jogo enorme apenas no título, mas também no conteúdo. Além de disputar pelo recorde em 14 esportes, com direito a placares de liderança online, o jogador pode escolher entre os modos Versus, Quick Play e Road to Rio.

Caminho para o Rio

Enquanto Versus (limitado a multiplayer local) e Quick Play são auto-explicativos e ótimos para uma diversão rápida e descompromissada, Road to Rio representa uma espécie de campanha. Após designar um país para o seu Mii representar, ele é abordado por membros das academias Sonic e Mario, e deve escolher um lado para defender nas Olimpíadas.

Jogue pelo time Mario ou Sonic em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Foto: Divulgação/Nintendo)Jogue pelo time Mario ou Sonic em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Foto: Divulgação/Nintendo)

Fãs da Nintendo e Sega vão adorar interagir e competir com rostos conhecidos, mas o sistema de jogo é rico o bastante para agradar até os leigos. Antes de competir com seus rivais, o Mii pode customizar seus atributos e subir de nível em sessões de treinamento na academia, ou mesmo negociar a compra de novas roupas com Yoshi, o que aumenta a vontade de jogar várias vezes para desbloquear tudo.

Competição com tempero de videogame

Cada modalidade apresenta uma versão alternativa batizada como Plus Events, reimaginações dos esportes adaptados aos universos de Mario e Sonic. Não por acaso, são esses minigames que estão entre os mais divertidos e criativos do título.

O futebol fica mais maluco e imprevisível com a presença de power ups como blocos POW e os cascos de Koopa; o salto em distância ganha a mola de Sonic para ajudar no impulso; e até a natação, em vez de uma piscina comum, ela abriga um Thwomp (o pedregulho gigante da série Mario) para criar ondas gigantes e atrapalhar a prova.

Os Plus Events divertem em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Foto: Divulgação/Nintendo)Os Plus Events divertem em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Foto: Divulgação/Nintendo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Muitas formas de jogar

Os controles seguem a fórmula da série, obrigando o jogador a aprender os sistemas antes de jogar as modalidades. Os piores jogos são os de corrida, que se limitam a verificar o quão rápido é possível apertar os botões alternadamente, uma jogabilidade que já estava datada na década de 1990.

Por outro lado, há esportes que fazem um excelente uso do giroscópio e da tela de toque. Na natação, por exemplo, é preciso desenhar com a stylus na tela de toque, enquanto esportes como golfe e futebol apresentam um gameplay complexo. O ponto negativo fica para a inteligência artificial precária que facilita o game.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games possui muita variedade (Foto: Divulgação/Nintendo)Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games possui muita variedade (Foto: Divulgação/Nintendo)

Há até um suporte bem criativo ao Streetpass: ao caminhar por aí com o aparelho ligado, os passos do jogador são transferidos para o seu Mii, o que acelera o desbloqueio de extras ao mesmo tempo em que estimula a realização de atividades físicas no mundo real.

Elenco rico, mas limitado

Embora o elenco do game seja amplo e apresente uma boa variedade de rostos dos dois mundos, há uma decisão de design que limita o potencial das partidas.

Afinal, os esportes limitam a quantidade de personagens disponíveis para seleção. Não é possível, por exemplo, criar uma luta de boxe entre Mario e Tails, pois só personagens peso-pesado como Bowser podem entrar no ringue. Parece que faltou tempo e disposição para possibilitar todos personagens em todas as modalidades.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games tem um elenco rico, mas limitado (Foto: Divulgação/Nintendo)Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games tem um elenco rico, mas limitado (Foto: Divulgação/Nintendo)

Conclusão

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games é o melhor capítulo da série esportiva até agora. Apesar de apresentar algumas limitações, há charme e diversão de sobra no pacote para entreter qualquer entusiasta dos mascotes da Nintendo e da Sega. A quantidade de conteúdo, extras e recursos para desbloquear torna o jogo uma excelente compra para entrar no espírito olímpico e celebrar a chegada dos Jogos Olímpicos ao Brasil.

Quais são os melhores jogos do Sonic the Hedgehog? Comente no fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
7.3
Gráficos
7
Jogabilidade
6
Diversão
8
Som
8

Prós

  • Muito carisma e rostos conhecidos
  • A loucura e diversão dos Plus Events
  • Boa variedade de esportes e controles
  • Suporte a multiplayer local usando apenas um cartucho para até quatro consoles

Contras

  • Limitação de personagens dentro de cada modalidade
  • Alguns esportes se resumem a massacrar botões freneticamente
  • Ausência de multiplayer online
  • Inteligência artificial fraca
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Peter Santos
    2016-05-28T00:06:08

    Passei aqui pra dizer que são graficos de 3DS e pra Wii U sai em junho......Essa gente ainda fica criticando os graficos esquecendo que são do 3DS....

  • Hugo Fraga
    2016-04-25T13:16:56  

    Esse jogo foi feito nas pressas, so pode...

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2016-04-25T13:16:56  

      Filhão,esses graficos são do 3DS,pra Wii U so lança em junho......

  • Fernando Silva
    2016-04-25T16:49:38  

    As imagens são da versão pra 3DS, né? Por isso a baixa resolução... Pq os gráficos no Wii U não podem ser assim não...

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2016-04-25T16:49:38  

      A versão de Wii U nem saiu ainda. Na matéria diz dia 24 de Junho

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2016-04-25T16:49:38  

      Jogando no 3DS os gráficos ficam bons.

  • Haroldo Sampaio
    2016-04-25T10:59:42  

    Pelas imagens e serrilhados gritantes, presumo que foi lançado para N64, correto?

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-04-25T10:59:42  

      3DS

  • Carol Moritz
    2016-04-25T09:45:45

    Bizarro kkkkkk