Jogos de raciocínio

NOTA tt
7.3

Review Mario vs. Donkey Kong: Tipping Stars

O game é o sexto da série da Nintendo. Ele traz os dois personagens gigantes da empresa duelando entre si em um divertido quebra-cabeças.

Felipe Velloso
por
em

Mario vs. Donkey Kong: Tipping Stars é o sexto jogo da série que reacende a mais antiga rivalidade da Nintendo. Os dois personagens gigantes da empresa japonesa duelam entre si através de pequenos bonequinhos em um intrigado quebra-cabeças. Misturando o clássico Lemmings com World of Goo, o título não possui uma história longa. Basicamente, o gorila raptou Pauline (a primeira namorada do Mario) e o encanador deve recuperá-la. Confira o review completo do game disponível para Wii U e 3DS.

Conheça os mais bizarros Power Ups do Mario

Outros personagens da turma do Mario se juntaram a festa (Foto: Reprodução)Outros personagens da turma do Mario se juntaram a festa (Foto: Reprodução)



Até a porta

O jogo é constituído de uma série de quebra-cabeças diferentes que criam obstáculos para os bonecos do Mario chegarem ao seu destino final: uma porta com suas caras. Nesse sentido, o game se parece muito com Lemmings, já que seus bonecos são suicidas inveterados que andam apenas em linha reta. A diferença, no entanto, é que o jogador deve interagir com determinados mecanismo do ambiente para guiar os seus personagens até um lugar seguro.

Os puzzles são bem variados (Foto: Reprodução)Os puzzles são bem variados (Foto: Reprodução)

Um sistema de pontuação se faz presente, separando o score final de cada fase em três estrelas (uma para bronze, duas para prata e três para ouro). Atingir a pontuação máxima nem sempre é fácil e, para isso, é necessário conseguir todas as moedas da fase e terminá-la em pouco tempo.

O principal defeito que podemos observar no título é que nenhum dos bonecos apresenta uma variação de jogabilidade: Mario, Peach, Toad e Pauline são absolutamente iguais. O único elemento novo de gameplay introduzido com a sua presença são portas diferentes onde cada um deve entrar, ou seja, é um absoluto desperdício de figuras tão bacanas.

Seis mundos em crescente

Não deixe de escolher um fundo para sua fase personalizada (Foto: Reprodução)Não deixe de escolher um fundo para sua fase personalizada (Foto: Reprodução)

Apesar de já ser o sexto game da série, ele continua tratando seu público a partir de uma perspectiva inexperiente. As primeiras horas de jogo são simples demais para serem aproveitadas pelo público adulto. Porém, a cada mundo desvendado, mais um elemento diferente aparece, o que torna os quebra-cabeças mais complexos.

Infelizmente, as coisas só engatam depois do quinto mundo, o que pode ser tarde para muitos jogadores impacientes. Quando se termina o sexto mundo, você tem acesso a 25 fases bônus incríveis, que possuem desafios extraordinários. Todas elas acrescentam elementos novos a quebra-cabeças apresentados durante o jogo.

Depois de completar tudo, você ainda pode criar suas próprias fases ou baixar as de outros jogadores, o que aumenta muito o nível de replay do jogo. Os níveis criados podem ser avaliados e criticados por outros jogadores e oferecem muito potencial de diversão.

Visual simples e som agradável

Lembre-se de votar nas melhores fases (Foto: Reprodução)Lembre-se de votar nas melhores fases (Foto: Reprodução)

Visualmente, Mario Vs. Donkey Kong Tipping Stars é muito simples, com gráficos que não exploram os potenciais máximos de suas plataformas. Nem mesmo o elemento 3D do 3DS é utilizado neste game para download. Apesar disso, o visual é agradável e o design de fases e personagens é muito fiel aos demais jogos do encanador. Musicalmente, o título se vale de temas menos utilizados nos jogos do Mario e do Donkey Kong. O som é composto por agradáveis remixes que vão fazer todos os fãs sorrirem de orelha a orelha.

Conclusão

Mario Vs. Donkey Kong Tipping Stars tem os seus problemas, mas é um bom jogo de quebra-cabeças para os fãs do gênero. Além disso, o sistema de criação de fase poderá elevá-lo a uma nova categoria se uma comunidade fiel de fãs for criada em torno dele.

Qual o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.3
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
7
Som
7

Prós

  • - Visual e músicas que atingem o ponto certo entre a nostalgia e a novidade
  • - Quebra-cabeças desafiadores e interessantes
  • - Modo de criação de suas próprias fases

Contras

  • - O jogo demora muito para emplacar
  • - Os personagens agem todos de maneira idêntica
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares